top of page

SAINDO DA POBREZA

3 João 2

 

INTRODUÇÃO

Nesta noite eu quero ministrar sobre o seguinte assunto: Saindo da Pobreza. Quantos querem ouvir sobre isso?

E essa é a melhor foto que encontrei esta semana para ilustrar pobreza... veja aí.

Talvez alguns de vocês pensam que tal assunto nada tem a ver com a vida hoje... muitos aqui não viveram a condição de pobreza, não estão vivendo... talvez, alguns sim, outros não...

Seja como for, é importante que você receba a ministração da Palavra de Deus, para a sua vida, sobre esse assunto, porque há verdades que talvez, você não saiba.

E antes de qualquer coisa, deixa eu definir bem o conceito de pobreza, o tipo de pobreza que eu vou falar, porque temos a tendência de pensar em pobreza apenas como sendo a falta de recursos materiais.

Mas tudo o que eu vou falar vai muito além disso. O conceito de pobreza que eu quero que você entenda vai além da escassez material.

Então, vamos ler juntos esse texto da Bíblia (3Jo 2 - RA): “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”.

Em versão moderna, lemos assim: “Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente” (NTLH).

Este texto, irmãos, reflete o sentimento que o apóstolo João tinha por Gaio, seu amigo e irmão em Cristo. Mas não apenas isso: esse texto revela também a vontade de Deus para todos os Seus filhos.

Olha só, Deus quer que cada um dos Seus filhos esteja bem em tudo, que tenha boa saúde e a alma próspera. Deus quer o bem para os Seus filhos! Amém, irmãos?

Lemos no Evangelho, que Jesus ensinou isso: “e vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 7.11 – NVI).

Assim como um bom pai aqui da terra deseja o melhor para os seus filhos, Deus também deseja o melhor para os Seus. O apóstolo Paulo até declarou aos romanos, que se Deus “...não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Rm 8.32 - NVI).

Então, é indiscutível essa verdade: Deus quer o bem dos Seus filhos. Paulo está dizendo: se o Pai Celestial já deu o que tinha de melhor – que é JESUS – então não há nada que Ele não possa dar!

Deus deseja a sua prosperidade, Deus quer o melhor para você.

Mas o que é prosperidade?

A Concordância de Strong define “prosperidade” da seguinte forma: “é ter uma viagem rápida e bem sucedida... é ser bem sucedido”.

A palavra também era usada no sentido material. Paulo escreveu aos cristãos que “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade...” (1 Co 16.2 - ACF). Era a renda!

Então, essencialmente, prosperidade significa ir bem em todas as coisas... quantos gostariam de ir bem em tudo na sua vida?

Portanto, prosperar, não é só a pessoa ter recursos materiais, ter dinheiro no bolso, na bolsa e no banco (o famoso BBB), não!

Ser próspero, conforme a vontade de Deus, é a pessoa IR BEM em tudo!

Alguns pensam na prosperidade como sendo só o ter dinheiro, mas não é só isso.

Por que, o que adianta a pessoa ter dinheiro no bolso ou na conta e não ter saúde? Não é próspera... uma pessoa que tem muito dinheiro e muita saúde, mas não tem um bom relacionamento familiar, não tem paz na sua casa, não tem alegria na sua família, não é próspera... uma pessoa que tenha essas três coisas (dinheiro, saúde, alegria em casa), mas não é realizada profissionalmente, não gosta daquilo que faz, não é próspera.

Não sei se você já ouviu, mas a melhor definição de prosperidade diz que ser próspero é a pessoa possuir a soma de sete saúdes: a saúde física, saúde emocional, saúde familiar, saúde dos relacionamentos, saúde profissional, saúde espiritual e saúde financeira.

Então, o conceito bíblico de prosperidade vai além daquilo que a maioria pensa – ser próspero significa muito mais do que ter dinheiro. Ser próspero, segundo Deus, significa a pessoa ir bem em tudo.

E assim, com o conceito de pobreza, é a mesma coisa. Pobre não é somente aquele que vive na mendicância, sem dinheiro.

Também é pobre aquele que vive na miséria, na mendicância espiritual... muitos vivem na miséria familiar, fogem de casa porque o pior lugar pra eles na Terra é a família. Isso é pobreza, pobreza familiar.

Muitas pessoas vivem dominadas pela pobreza emocional, são cheias de complexos, de inferioridade, por exemplo.

Agora, meu irmão, eu leio a Bíblia e estou seguro de uma coisa: na vida espiritual, emocional, familiar, na saúde, no trabalho, nas finanças, eu estou seguro de que Deus não nos fez para a pobreza.  

Como diz um colega, pastor em Ribeirão Preto: “Pobreza não nasceu no céu”. Deus nos fez para uma vida de honra, de abundância.

Talvez eu choque alguns hoje com a minha pregação, porque eu nunca me aventurei a pregar sobre esse assunto de viver prosperamente, mas eu vejo alguns irmãos, oro por eles, e desejo que sejam prósperos.

É o que Deus quer, eu não tenho dúvida... e você pode ler sobre isso na Bíblia toda.

Aliás, se quiser, você pode fazer um levantamento rápido a respeito do que Deus planejou para a sua vida, olhando para o começo e para o fim da Bíblia.

Sempre que você quiser saber sobre o que Deus pensa para a sua vida, basta você ir ao livro de Gênesis e de lá voar para o fim da Bíblia e ler o livro de Apocalípse.

Porque os dois primeiros capítulos de Gênesis falam do estado original do homem, de como Deus criou o homem e desejou que ele vivesse.

No Jardim do Éden Deus plantou abundância, colocou ali o homem e disse para ele: “coma de tudo livremente”. Aquele era o plano.

E quando você vai para os últimos capítulos de Apocalípse e lê sobre a nova Jerusalém, sobre os novos céus e a nova terra, ou seja, sobre o futuro de todas as coisas, ali você também descobre o plano de Deus para a sua vida.

Ap 20-22, falam que o futuro dos filhos de Deus será na nova Jerusalém, uma cidade santa, onde não haverá mais morte, nem tristeza, nem chôro, nem dor... uma cidade cujos muros são revestidos de pedras preciosas, os portões de pérola e a rua de ouro! Pura abundância!

E o que existe no meio, entre Genesis e Apocalípse, nada mais é do que a história do nosso desvio da rota, a história do nosso desvio do plano de Deus que o pecado causou.

Mas, nesse meio, meu irmão, Deus está trabalhando para nos trazer de volta para aquilo que Ele planejou desde o começo.

O que Deus está fazendo hoje é justamente isso: nos restaurando, nos redimindo para termos de volta tudo que Ele sonhou para a nossa vida.

E digo para você: o plano redentor de Deus em Cristo Jesus, não vai ser frustrado... mas vai se cumprir completamente na nossa vida! Aleluia!!!

Porque Deus quer que você prospere, Deus quer que você vá bem em tudo. E você também quer. Amém?

Agora, talvez você diga: “Pastor, tudo bem, o Éden era um lugar de abundância e a nova Jerusalém também é, mas olha, eu não moro nem no Éden nem na nova Jerusalém... eu moro aqui, no Norte Fluminense,eu  sou quase que um capixaba...”.

Ouça: a prosperidade que você pode experimentar por todos os lados da sua vida, está diretamente ligada à prosperidade que você experimenta do lado de dentro, na alma.

Tem muita gente buscando prosperidade material, e quando conseguem uma quantia de dinheiro, uma casa, um carro, um bom emprego, julgam ter conseguido prosperidade, mas se apesar do dinheiro, da casa, do carro, do emprego, a pessoa não vai bem nos seus relacionamentos, não vai bem na sua vida familiar, não vai bem nas suas emoções, não vai bem na saúde nem na sua profissão, isso que ela chama de prosperidade não é prosperidade... porque prosperidade na ótica de Deus é a pessoa estar bem em tudo.

Por isso que João declarou a Gaio: “Quero que você seja próspero… como é próspera a tua alma”.

Então, primeiro, para se ser feliz, para estar bem, prosperidade da alma... depois, como consequência, prosperidade em todas as coisas.

Em outras palavras, João está dizendo: “Gaio, eu quero que você prospere TANTO QUANTO a sua alma tem prosperado”.

Quer dizer, se Gaio tivesse prosperado pouco em sua alma, pouco João esperaria que ele prosperasse em outras áreas. Mas tendo a alma muito próspera, o desejo de João era que Gaio prosperasse tanto quanto em todas as coisas.

E isso é que é felicidade: a pessoa estar bem em todas as coisas.

Como que a gente sabe que alguém possui felicidade? Não é fazendo um exame de sangue da pessoa, não existe isso. Existe bafômetro, mas não existe um felicitrômetro pra medir o quanto uma pessoa tem de felicidade.

Ah! mas, podemos admitir uma coisa: para sermos completamente felizes, precisamos estar bem em todas aquelas sete áreas da vida que mencionei.

Pra eu ser completamente feliz, eu preciso estar bem na minha família, eu preciso estar bem nas minhas emoções, eu preciso estar bem nos meus relacionamentos, eu preciso estar bem na minha relação com Deus, eu preciso estar bem na minha conta bancária... quantos concordam comigo?

Aí, quando tudo isso nos vai bem, nós dizemos: “É, eu sou felizardo, sou uma pessoa feliz mesmo!” Não é assim?

Mas entenda isso: primeiro a sua alma precisa ser próspera para que você possa prosperar nas outras áreas da vida: a profissional, a familiar, a financeira...

Portanto, ponha essa verdade na sua mente: é o que você experimenta por dentro, na alma, que determina a dimensão do que você vai experimentar por fora.

Irmão, de nada adianta as roupas mais caras, o corpo sarado, a casa, o carro, o dinheiro, toda espécie de riqueza, se a alma é pobre!

 

A PROSPERIDADE PODE SE TORNAR EM MALDIÇÃO

A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas que prosperaram assim, exteriormente, sem prosperarem interiormente, e o resultado sempre foi que, o que era para ser bênção, acabava virando maldição.

Um destes exemplos é o rei Uzias, lemos sobre ele em 2Cr 26. No v.3 está que Uzias foi proclamado rei quanto tinha 16 anos de idade e reinou 52 anos. Importante, porém, é o que lemos no v.4 e 5: “Ele fez o que o SENHOR aprova... e buscou a Deus... Enquanto buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar” (NVI).

Quer dizer, com a bênção de Deus, Uzias conquistou aquilo que, sozinho, não teria conquistado, no v.15 está escrito: “...Ele foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe” (NVI).

Mas o verso seguinte (v.16) revela isso: “Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao SENHOR, o seu Deus”. O coração do rei começou a mudar quando ele alcançou prestígio e poder.  

Uzias prosperou no seu reinado, mas porque essa prosperidade não estava acompanhada da prosperidade da alma, aquilo que era para ser bom, se tornou ruim se transformou em queda para ele, a bênção virou maldição.

Sabe, irmão, essa história do rei Uzias se repete na vida de tantos hoje.

Cada célula da igreja pode contar casos de gente que buscou ao Senhor e que começou a ir bem na vida profissional, a ir bem na vida familiar, a ir bem na vida financeira, mas que não deixou a alma prosperar na mesma proporção e o resultado é sempre o mesmo: a queda... e terminaram longe de Deus, abandonando a célula, deixando os cultos da igreja...  

O apóstolo Paulo bem advertiu a Timóteo (1Tm 6.9-10): “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (NVI).

Quantos, você conhece, já conquistaram para si uma condição de vida melhor, mas que colocaram a perder a saúde, os filhos e inclusive, a própria fé? ...porque buscaram prosperidade material desvinculada da prosperidade da alma.

Por isso, encontramos pessoas bem nos negócios, mas arrebentadas por dentro...

Esta não é a vontade de Deus para você.

Então, Deus tem um conselho se você quer prosperar... se você quer ir bem em tudo, Deus tem um conselho e o conselho é esse (Sl 62.10): “se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração” (ACF).

 

MUDANDO O CORAÇÃO

Aí, alguns, vão pensar: “Bem, melhor então é ter somente pro gasto, nada de ficar rico... nada de ter bastante... melhor é ser pobre mesmo... nasci sem roupas e sem dentes, então, o que vier é lucro”.

Irmão, você não deve evitar a prosperidade. Ora, Deus quer que você vá bem em tudo e você não vai querer? Isso é ignorância, é estupidez...

Mas, o conselho de Deus é: vigie o seu coração. Deus diz “se suas riquezas aumentam (porque você é trabalhador, é esforçado, é inteligente... o conselho de Deus é), não ponha nas riquezas o seu coração”.

O que Deus está dizendo?

Que o tempo todo você deve manter o seu coração alinhado com os princípios e os valores do Reino de Deus, de modo que a prosperidade material não leve o seu coração para à ganância, para a avareza, para o egoísmo.

Não é pra você fugir da riqueza e ficar amando ser pobre, curtindo, a pobreza. Não!

Porque tem pobre que já se acostumou a ser pobre... o coitado olha no espelho e diz de si mesmo: “Olhem aqui, como é que eu vou ser próspero? Olhem a minha condição!”

E aí, pra não sofrer muito, ele se adapta à pobreza, se adapta à pobreza familiar, se adapta à pobreza dos relacionamentos, se adapta à pobreza da comunhão com Deus, se adapta à falta de dinheiro... e diz: “Eu tenho que me adaptar, tenho que me conformar, porque isso não vai mudar da minha vida”.

É assim que muitos crentes tem vivido, se adaptando à pobreza.

E o diabo até cria nas pessoas uma mentalidade que ajuda essa adaptação... o diabo tem colocado na mente de muitos, que ser pobre, é ser humilde.

A pessoa é pobre de tudo e se diz dela: “fulano é tão humilde”. Já ouviu isso? É como se pobreza e humildade fosse a mesma coisa... e se você falar: “Mas, fulano é muito humilde, pastor!” Aí isso quer dizer que ele é miserável mesmo.

Irmão, isso é um engano que o diabo criou para prender as pessoas na pobreza.

E alguns crentes, inclusive, já estão tão apegados à pobreza, que falam dela com carinho, como a pessoa que diz: “Ah! A minha dor de coluna. Ah! Você não sabe como é a minha dor de coluna”.

A pessoa agregou a dor de coluna à sua herança. Se bobear, antes de partir, ela deixa escrito no testamento: “Deixo a minha dor de coluna ao meu querido...”.

Irmão, o crente não pode agregar à sua vida aquilo que Deus não deixou para ele. Amém?

Eu tenho tantas coisas pra falar sobre esse assunto... mas meu tempo acabou, vou ter que parar por aqui... depois, posso retornar ao assunto.

Mas eu quero terminar reforçando a seguinte verdade para você: Deus não te criou para a pobreza, Deus não te fez para a mediocridade...

A Palavra de Deus diz: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma”.

Então, você precisa saber: o desejo de Deus para a sua vida é que você prospere... portanto, não se acostume à pobreza! ...mande a pobreza embora.

Diga assim: “Pobreza, sai!” ...legal, ficou bonito. Mas tem uma coisa: pobreza não sai assim não!!

Pobreza se resolve com atitude... busque a prosperidade da sua alma, busque a presença de Deus, mergulhe no Espírito Santo... se achegue mais perto de Deus... não abra mão dos cultos da igreja, dos encontros da célula, do discipulado... invista na prosperidade da sua alma.

Porque se você prosperar espiritualmente, você irá prosperar física e materialmente.

Que o Senhor te ajude a ter prosperidade de alma pra você também poder ir bem em todas as coisas. Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.9.2010

bottom of page