top of page

COMUNICAR NÃO É FÁCIL

Provérbios 12.18

 

Amados, Maio é mês da família, nele festejamos o Dia das Mães, noivados acontecem e casamentos se realizam.

Deus colocou no meu coração uma Palavra para abençoar nossos relacionamentos, quer em casa em família, quer na igreja, escola, trabalho, vizinhança... e algo muito importante nos relacionamentos é a comunicação.

Na década de 80, o Faustão era Abelardo Barbosa, conhecido pelo nome de Chacrinha. Ninguém ganhava nada assistindo aquele programa aos sábados à tarde. A mesma coisa com Faustão hoje, aos domingos à tarde. Você não ganha nada em assistir aquilo.

Então, a mania do Chacrinha era dizer: “Quem não se comunica, se trumbica”. E isso ficou famoso... mas, Chacrinha que desculpe, o correto, na vida real, é que muitas vezes quem se comunica é que se trumbica.

Quem que ainda não passou pela experiência de estar comunicando uma coisa, pode ser ao marido, à esposa, a um colega, ou a um filho, a um irmão, e a conversa parece ter chegado, assim, no “x” da questão, quando uma palavra errada escapa da boca?

E aí, de repente, a conversa começa a esquentar que nem água na chaleira perto de ferver...

Pronto, estragou tudo, a coisa entorna e agora é só discussão, ou pra não discutir, você nem fala mais nada.

Quando eu estava concluindo o curso de Magistério, eu era o único rapaz da turma de moças. Teve uma vez, eu estava fazendo um desenho no meu caderno e algumas meninas viram, e uma delas brincando com a outra, falou: “Fulana pediu pra você desenhar o rosto dela!” E essa menina estava perto. E eu respondi: “Claro, afinal não é qualquer coisa que se desenha!” Você sabe o que foi que a menina entendeu? ...que ela era qualquer coisa e que eu disse que não é qualquer coisa que se desenha. Ah! naquele dia, como se diz, eu me trumbiquei. Levou tempo para resolver aquela situação.

“Ser compreendido é um luxo”, declarou certo filósofo. E tem razão: ainda mais hoje, mesmo com toda a tecnologia disponível, comunicar não é fácil.

Mas, saber se comunicar direito é muito importante para termos bons relacionamentos em casa, na família... na igreja, no trabalho... É a boa comunicação que serve de combustível para alimentar os relacionamentos.

É como um carro, tem motor, motorista, mas se não tem combustível nunca que vai chegar em algum lugar.

Então, nossos relacionamentos aqui na igreja, de irmão com irmão, irmã com irmã, irmã com irmão, também não chegará a lugar nenhum se não houver o combustível da boa comunicação.

Se faltar comunicação, e seja aqui no ambiente da igreja, mas pode ser no ambiente do trabalho, da escola ou até de casa, se faltar comunicação, então isto vai fazer com que os seus relacionamentos fiquem enguiçados que nem carro na garagem por falta de combustível.

 

Então, irmãos, nós temos que nos comunicar bastante e direito uns com os outros.

Às vezes alguns têm ótimo começo, cumprimentam a todos, falam com todos, mas o combustível acaba na primeira esquina. E isso é péssimo... é que nem Facebook: aparece lá “Solicitação de amizades. Confirma ou agora não?”

Aí, a gente adiciona pessoas como amigas, mas só de Facebook, porque muitas vezes, essas pessoas amigas, passam na rua por nós e nem falam com a gente! ...agora, já colocaram lá assim: “Você conhece Fulano fora do Facebook? Sim ou Não?”

Mas, sabe, amado irmão, igreja não é Facebook: nossos relacionamentos são preciosos, são estratégicos... a gente não pode falar com nossos irmãos, só quando estamos aqui dentro, nós também precisamos ter a consideração de falar com eles fora do Face, sabe como? ...na rua, quando nos encontramos fora da reunião de célula, fora reunião da igreja.

Porque as pessoas reparam: “Ué, na reunião da igreja, me cumprimenta, conversa comigo... mas na rua não me conhece”. Igreja não é Facebook, diz pro irmão, aí.

Amados, a boa comunicação é necessária para manter um relacionamento que cresce cada vez mais.

Então, assim como o carro precisa do tipo certo de combustível para percorrer o caminho, os seus relacionamentos também precisam do tipo certo de comunicação para percorrer a vida toda.

O que aconteceria com o carro se você colocasse água no tanque de combustível? Não vai dar certo... pois, da mesma forma: ao lidar com as pessoas, ao falar com um irmão, ao se comunicar com pessoas que não são crentes ainda, você deve fazer de tudo para usar o tipo certo de comunicação.

Mas comunicar aquilo que queremos, aquilo que sentimos, aquilo que achamos, aquilo que resolvemos, não é uma coisa simples de fazer.

Eu sei de livros cujos autores tentam passar a ideia de que a comunicação é algo simples. Mas não é! Tem um livro famoso chamado “Como Falar em Público”, esse livro tem 220 páginas.

Na minha biblioteca eu tenho o “Aprenda a Conversar”, tem 208 páginas! Um outro é “Como Vencer Falando”, tem 283 páginas!

Por que eu tenho esses livros? Certa vez, uma colega no seminário fez uma brincadeira comigo que eu não gostei. Normalmente eu passo por cima dessas coisas e nem ligo... mas naquele dia eu não estava legal e pra retrucar, eu escrevi alguma coisa num papel e pus na mão dela. Eu não soube me expressar, não soube me comunicar direito... Então, ela não falou mais comigo... até que um ano depois, a turma fez um retiro na praia e houve um momento em que ela me chamou de lado, caminhamos pela praia e ela abriu o coração... e eu me consertei e ali, o nosso coleguismo foi restaurado.

Não é fácil se comunicar. Aqui na Bíblia, Tiago dá um retrato muito claro da situação, porque ele fala: "ninguém ainda foi capaz de dominar a língua” (Tg 3.8, NTLH).

A metade das mulheres reclamam que os maridos não se comunicam direito com elas... 86% dos divorciados, dizem que a causa principal do divórcio foi a falha na comunicação... e muitos são os filhos e filhas que dizem nunca terem tido uma boa comunicação com os seus pais.

 

Irmão, comunicação não é uma ciência, é uma arte. A ciência é lógica, é matemática... mas a arte tem as suas linhas e as suas sombras carregadas de significado.

E nós precisamos nos tornar artistas da comunicação. Você não pode ficar, como que no jardim da infância, com dificuldades até de segurar no lápis e conseguir pintar alguma coisa.

Eu e você precisamos que um especialista em comunicação nos ensine... nos ensine a arte de se expressar, a arte de se comunicar com os outros.

E quem melhor para nos ajudar do que Ele? ...Jesus, o Comunicador perfeito... Jesus tem lições maravilhosas para nos ensinar sobre comunicação.

Ele falava em público, pregava para grandes multidões... mas não só isso, Jesus se comunicava bem com todo mundo: com crianças, com jovens, com idosos.

Como Jesus se comunicava? Olha, vamos ver esse exemplo poderoso em Mc 5.22-43...

Aqui no v.31, os discípulos foram assim meio ignorantes, tipo grosseiros, com Jesus. E nessas horas dá na gente a vontade de retribuir na mesma moeda.

Mas veja como Jesus procedeu: ...Ele falava com mansidão, muitas vezes não usava nem palavras, usava os olhos. Como aconteceu aqui: Jesus não disse nada, apenas continuou olhando pra ver quem tinha tocado nEle, e quando falou alguma, que lemos no v.34, foi com mansidão, com ternura, Jesus disse: “Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento". Palavras de cura!

Vamos falar às pessoas com mansidão. Aliás, esse é o convite que Jesus faz aos Seus discípulos: “Sejam meus seguidores e aprendam comigo” (NTLH) e a NVI traz “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração”.

Vamos nos comunicar com mansidão... Pv 12.18 diz: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura” (NVI).

Quem será que tem necessidade de que você fale palavras de cura pra ela hoje?

 

Conclusão

Irmão, tem que ser assim: a boa comunicação é o combustível que faz os relacionamentos crescer a vida toda.

Comunicar não é fácil, mas podemos aprender com Jesus.

Então, pensa um pouco: quem será que tem, hoje, a necessidade de que você fale, de que você comunique palavras de cura... com aquela mansidão e ternura próprias de Jesus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12/05/2013

bottom of page