top of page

O SEGREDO DA SATISFAÇÃO TOTAL

Isaías 55.1-3, 6

 

1 O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. 2 Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. 3 Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi. 6 "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto."

 

INTRODUÇÃO

Nas propagandas de televisão, tem aquelas que são muito, mas muito apelativas mesmo. Tem até canais de televisão dedicados somente à propagandas assim... propagandas do tipo: "Se você não ficar satisfeito nós devolveremos o seu dinheiro!".

As indústrias sabem: Clientes não compram serviços, adquirem satisfação para as suas necessidades.

Então, o apelo é à satisfação, ficar satisfeito... porque, na verdade, esse é o grande anseio de toda pessoa. O ser humano é, por natureza, um ser de muitas carências.

Todos queremos nos sentir satisfeitos.

Você mesmo, talvez seja, hoje, uma pessoa muito satisfeita, pouco satisfeita ou nada satisfeita... o fato mesmo é que estamos sempre em busca de mais satisfação.

 

Quem sabe, você não chegue a dizer como um antigo presidente americano, Winston Churchill: "Eu não sou exigente, eu apenas me contento com o que há de melhor...".

Talvez, você não aspire tanto... mas sentir-se satisfeito, é uma necessidade que todos temos.

E como você está hoje? ...muito satisfeito? ...pouco satisfeito? ...ou nada satisfeito?

Olha pra pessoa do seu lado... o que você achou dela? Então, diga pra ela: “Eu não sei como você está, mas eu aqui do seu lado, estou muito satisfeito”.

Agora, preste atenção, se você não está satisfeito com o emprego, com o casamento, com a vida sentimental... quem sabe, você não está satisfeito com o seu corpo... e, até nem satisfeito com sua vida espiritual, a sua vida interior.

Então, escute isso: Você pode encontrar satisfação... você pode viver satisfeito em cada área da sua vida!

Aqui está uma pirâmide de necessidades de toda pessoa: as necessidades mais básicas são as fisiológicas: fome, sede, sono, abrigo...

Mas tem ainda as necessidades de segurança, de amor, de afeto, de auto-estima e de auto-realização.

Mas sabe, o segredo, o grande segredo, é, primeiro, você encontrar satisfação em Deus.

É o que a Bíblia ensina nesta parte, está escrito o seguinte em outra versão: "Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e vocês que não possuem dinheiro algum, venham comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Dêem-me ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi".

Então, quando você reconhece que sua alma tem sede de Deus e por isso, resolve saciá-la, preenchê-la em Deus, é aí que você começa se sentir bem, satisfeito e realizado, porque Deus é o suprimento básico da alma.

Lemos no v.1: "Venham, todos vocês que estão com sede". Sede é a sensação da necessidade de beber água... é uma necessidade da qual não se pode fugir.

 

Dizem os médicos que uma das coisas mais importantes para se ter boa saúde é tomar água regularmente... se você não bebe água com regularidade, isso é tão prejudicial ao coração como fumar, por exemplo... então, tem que beber água.

Mas, existem pessoas que não bebem água o suficiente... só se lembram da água em extrema necessidade. Isso é muito errado!

E sabe, querido, na vida espiritual esse problema também é gravíssimo... há pessoas que estão com a alma tão sedenta, ressequida, sem alegria, sem motivação, sem fé... porque estão sem beber de Deus!

Você precisa reconhecer que a alma sente sede de Deus, e que ela não se revigorará, enquanto você não saciar essa sede em Deus.

Tem um exemplo bíblico de alguém que saciou a sua sede espiritual... vamos olhar João 4.1-42... vamos conhecer uma mulher da cidade de Samaria que encontrou Jesus à beira do poço.

Ela, além de mulher (isto é, um ser humano de segunda categoria de acordo com a cultura da época), ela era samaritana (cidadã também de segunda categoria para os judeus).

E além disso o v.18 nos revela que a vida sentimental dela era um caos! A mulher havia tido cinco maridos e o homem com quem vivia não era o seu marido, era um novo amante.

Mas Jesus gastou tempo com ela. Lemos no v.14, que Ele falou de Si mesmo como a "água da vida que jorra para a vida eterna".

Então, ela compreendeu que a sua alma tem sede de Deus... e ela confiou em Jesus como seu Salvador e mudou de vida!

Ela encontrou satisfação e, até se tornou missionária, porque, muito feliz, ela foi contar do seu encontro com Jesus a todos os outros da cidade (João 4.1-42).

Essa mulher bebeu da Água da Vida... ela teve um encontro pessoal com Jesus, e esse foi o resultado: felicidade, contentamento, alegria, satisfação!

Irmão, Jesus é água boa demais... Ele disse: "Eu sou a água da vida!" Imagina a cor da pele, o rejuvenescimento daquela mulher, o seu espírito restaurado, purificado, ao beber dessa Água!

Aquela mulher encontrou satisfação na vida... porque encontrou satisfação para sua alma em Deus. Ela reconheceu a sede que sua alma tinha de Deus.

Ah! você deve fazer o mesmo! Sua alma é ávida por Deus e ela somente ficará satisfeita em Deus!

O salmista do salmo 63.2, declarou isto: "Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água".

Se você não reconhecer que sua alma tem sede de Deus, você nunca ficará satisfeito com nada na vida.

 

Conclusão

Então, o grande segredo para você viver satisfeito em todas as áreas da vida, é você estar com Deus, unido com Ele, ligado a Ele, comprometido com Ele.

O segredo é estar com Deus! Eu te digo: se você encher a sua alma com a presença de Deus, o efeito disso será a sua satisfação total.

O Salmo 37.4 diz: “Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja”. Outra versão, está assim: “Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração”. Ainda outra versão da Bíblia traz: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração”.

 

Preste atenção: não é você agradar o Senhor para Ele te ajudar... você é que tem que sentir agrado, sentir prazer – agrade a você mesmo com as coisas de Deus, e Ele satisfará os desejos do seu coração.

Este é o segredo da satisfação total: Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 28/10/2013

bottom of page