top of page

QUANDO A IGREJA NÃO SERVE PARA NADA

Mateus 17.14-21

 

14 Quando eles chegaram perto da multidão, um homem foi até perto de Jesus, ajoelhou-se diante dele 15 e disse: —Senhor, tenha pena do meu filho! Ele é epilético e tem ataques tão fortes, que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o trouxe para os seus discípulos a fim de que eles o curassem, mas eles não conseguiram.

17 Jesus respondeu: —Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui! 18 Então deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado.

19 Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram: —Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio?

20 Jesus respondeu: —Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Saia daqui e vá para lá”, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa! 21 Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso com oração e jejum. - NTLH

 

Introdução

Esse texto de Mateus nos ensina lições valiosas sobre os discípulos de Jesus. Lições que servem de alerta para todos nós Igreja de Jesus.

Aqui conta que havia um jovem possuído pelo mal. Um jovem que tinha ataques e sofria muito. O v.15 informa que ele, quando sofria ataques, caia “no fogo ou na água”. Ele tinha um comportamento autodestrutivo.

Também somos informados no v.14, que o pai daquele rapaz “aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: ‘Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito”. O pai estava aflito com a situação do filho. Então, ele chegou humildemente para junto dos discípulos de Jesus, buscando ajuda.

É nesse ponto que aparece uma informação triste: os discípulos de Jesus não conseguiram fazer nada para ajudar o rapaz.

Jesus estava no monte em companhia de Pedro, Tiago e João... enquanto isso, os outros discípulos estavam na planície sem conseguirem fazer nada.

É aqui que temos um alerta. Eu quero falar nesta manhã sobre Quando a Igreja Não Serve Pra Nada.

Precisamos perguntar hoje: Quando a Igreja não serve pra nada?

Olha, foi Jesus mesmo quem disse aos discípulos no sermão da montanha, que quando o sal perde o gosto, “para nada mais presta”. E quando a gente vê os discípulos aqui, reunidos, mas sem a condição de fazer alguma coisa, isso deve nos fazer refletir. Quando que a Igreja não serve pra nada?

Amados, a Igreja não serve pra nada quando deixa de cumprir a sua missão.

O pai do garoto disse, lemos no v.16: “Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo” (Mt 17.16).

Você sabe que Jesus havia dado uma missão clara para os discípulos, lemos em Mt 10.7-8: “Por onde forem, preguem esta mensagem: O Reino dos céus está próximo. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios”.

Mas, aqui estão os discípulos sem saber direito o que fazer.

Irmãos, como Igreja de Jesus, nós devemos ter bem claro qual é a nossa missão, porque, do mesmo modo que o sal que perde o gosto, a Igreja não serve pra nada quando deixa de cumprir com a sua missão.

Nós temos uma identidade: somos também discípulos de Jesus e, como tais, temos também uma missão!

Aí, diante dos discípulos que não sabem o que fazer, Jesus chegou e mostrou pra eles, na prática, o que deviam ter feito.

Jesus vai ao encontro do rapaz atormentado, lemos no v.18, que: “Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado”.

Jesus é assim: enquanto o Diabo destrói a pessoa, Jesus a coloca de pé. E Jesus estava dizendo para os discípulos: “Vocês tem uma missão, mas quando vocês não estão engajados na missão, vocês não servem para nada”.

A Igreja não serve para nada, quando deixa de cumprir a missão que o Senhor deu.

Sem cumprir sua missão, a Igreja vira sal insípido que não serve para o tempero. Jesus afirmou isso, porque na antiguidade, as estradas eram pavimentadas com sal. Sal que perdia o gosto só servia pra pavimentar rua, ser pisado.

Isso serve de alerta para nós hoje! Nós somos Igreja, somos discípulos de Jesus. Nós temos uma missão neste mundo e nesta vida!

Então, nós não podemos ficar sem fazer nada diante dos ataques do mal. É o mal que deve ficar sem saber o que fazer diante de nós.

Eu li que o desbravador Vasco da Gama atravessava uma terrível tempestade em sua viagem para a Índia. Os marinheiros estavam desesperados porque as ondas açoitavam o navio violentamente. Quando alguns membros da tripulação se deram por vencidos e começaram a chorar aflitos, os relatos dizem que o capitão Vasco da Gama, começou a gritar para aqueles homens em meio à tempestade: “Levantem! Levantem! Vocês não devem ter medo do mar! É o mar que está com medo da nossa presença!” A tripulação recobrou o ânimo, lutou bravamente e passou pela tempestade.

Assim que deve ser conosco. Como filhos de Deus não temos que temer o mal, porque maior é Aquele que está em nós!

Mas, qual é a missão da Igreja? Pra quê existe igreja? Por que nos reunimos aqui, domingo após domingo? Por que você está aqui nessa hora?  

Precisamos saber quem somos, pra ficar bem claro o que devemos fazer. Aliás, isto foi tema de uma pregação do Kelinho e do Pablo outro dia. Temos quer ter a nossa identidade, eles ministraram.

Então, conheça quem somos. Nós somos uma igreja local, que está aqui no bairro da Penha, oficialmente estabelecida em 26 de Março de 2011.

O nosso nome é COMUNIDADE BATISTA KARIS. Comunidade porque é pra nos lembrar de como era a vida dos primeiros crentes. Eles formavam uma comunidade, isto é, apesar da diversidade cultural entre eles (alguns eram estudados, cultos, outros não), diversidade social (alguns eram pobres, outros eram ricos) e, diversidade física (alguns eram altos, outros baixos, uns gordinhos, outros magrinhos, alguns escuros, outros claros), mas neles havia unidade – eles tinham em comum a mesma experiência de fé em Deus. Então, para nos servir de inspiração, a palavra comunidade está no nosso nome.

Batista, porque as doutrinas fundamentais desta denominação evangélica nos caracteriza.

 

As principais doutrinas defendidas pelos batistas são:

Cristo é o Senhor da Igreja e dos crentes.

A Bíblia é a única autoridade acima de qualquer outra, porque é a Palavra de Deus.

O Batismo é a imersão de um crente como ato de obediência.

Os batistas crêem no princípio da liberdade religiosa, a separação entre a Igreja e o Estado.

Os batistas crêem que a salvação é dada uma vez para sempre. Deus salvou, então salvação não se perde.

Os batistas também, praticam o batismo e a ceia do Senhor como um memorial.

E crêem que a salvação é somente pela fé em Jesus Cristo.

E o nome KARIS, sempre é bom lembrar, é uma palavrinha grega que significa graça, o favor que sem merecer, Deus dá pra nós. E 1Tm 1.14 fala que a graça de Deus é superabundante. Aleluia!

Agora, sabendo quem somos, vamos entender também que nós temos uma missão. Missão não é missa grande, missão fala de incumbência, de encargo.

E qual é a nossa missão como Igreja? Nossa missão, amados, é tríplice. A nossa igreja existe para fazer três coisas: algo em relação a Deus, a si mesma e algo a fazer ao mundo.

Em relação a Deus, nós existimos para adorar. Esta é a maior missão da igreja. A maior missão da igreja não é fazer missões, não é fazer obras de assistência social, não é construir escolas... A adoração é a maior missão da igreja.

E essa adoração é centrada em Deus, porque o culto não é para agradar os homens. A música não é para entreter.

O adorador precisa entender que se Deus não for honrado no culto, então é tempo perdido. O profeta Malaquias fala dos sacerdotes que não honravam a Deus, que não ofereciam o seu melhor, mas faziam a obra do Senhor relaxadamente. Deus aconselhou apagarem o fogo do altar, porque estavam perdendo tempo.

A quem estamos honrando quando cultuamos: a nós mesmos ou a Deus? A primeira e maior missão da igreja é adorar a Deus.

Agora, em relação a si mesma, a igreja existe para quê? Para treinar os crentes. É missão da igreja treinar os filhos de Deus para a obra do ministério.

Veja Ef 4.11-12: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”.

A igreja romana instituiu o clero na igreja na época da Idade Média e do feudalismo. O clero é representado pelos padres, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa, é uma classe especial de pessoas, os sacerdotes.

Martinho Lutero rompeu com este ensino e divulgou o sacerdócio de todos os crentes, mas mesmo após a Reforma Protestante, o pensamento de muitos é que apenas uns poucos é que são chamados para o ministério. Pastores, missionários...

Mas não é assim que diz a Palavra de Deus. Hoje todos somos servos de Deus, hoje todos somos feitos sacerdotes para servir. Lemos em 1 Pd 2.9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.

Então, é missão da igreja treinar todos os crentes para o sacerdócio, para o serviço.

Deus deu cinco dons ministeriais para a edificação da igreja. Ef 4.11 e 12 falam deles: apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. E o texto diz claramente o propósito: “com o fim de preparar os santos para a obra do ministério”. Os santos aqui, somos todos nós, os filhos de Deus, que devem ser treinados para o serviço.

Se a igreja não cumpre essa missão, ela fica com cara de creche. A igreja-creche é a igreja onde os crentes são feitos crianças, só brincam... tem entretenimento, não são treinados para o serviço.

As vezes a igreja fica com cara de Apae. Igreja-Apae é a igreja onde o crescimento é retardado... os membros não são treinados para o serviço, então o crescimento da igreja sofre um retardamento espiritual.

Tem a igreja cara de plateia – é quando os crentes se reúnem apenas para assistir o que acontece. São a plateia, vão assistir o louvor, assistir a pregação...  

E às vezes, a igreja ganha cara de clube também. Os membros “pagam” o dízimo pra garantir um ambiente limpo, uma programação legal. Mas, querido, igreja não é uma praça de entretenimento espiritual.

Somos todos sacerdotes reais.

Portanto, todos os crentes precisam ser treinados para o serviço. E essa é a função dos cinco ministérios!

E também é por essa causa que temos as células e o discipulado na igreja – a célula é ambiente de serviço – servimos a Deus, servimos uns aos outros... e o discipulado não é transferir conhecimento, é transferir vida, transferir caráter, é treinar os filhos espirituais para o serviço.

Então, para que existe igreja? Igreja existe para, em relação a Deus, adorá-Lo. Em relação a si mesma, treinar os crentes para o serviço, para o sacerdócio.

Depois, em relação ao mundo, a igreja existe para alcançar os perdidos.

Nossa missão ao mundo foi estabelecida por Jesus quando Ele disse: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28.19-20).

Nossa missão foi estabelecida por Jesus e o nosso maior propósito é cumpri-la. Fazer discípulos não é opção. É um mandato do Senhor para nós alcançarmos os perdidos!

A primeira igreja que existiu não tinha templos. No passado tinha o templo de Salomão em Jerusalém, ele foi destruído, então, no primeiro século, a igreja não tinha prédio.

Os crentes se reuniam nas casas uns dos outros. Nessas reuniões nos lares, eles praticavam o evangelho e testemunhavam de Jesus.

A Bíblia conta que o apóstolo Paulo testificava de casa em casa, usando nosso vocabulário, ele testificava de célula em célula, porque ele compreendia que é missão da igreja alcançar os perdidos.

 

CONCLUSÃO

Então, como igreja de Jesus, nós temos uma missão, uma missão tríplice: Adorar a Deus, Treinar os crentes e Alcançar os perdidos. Isso vai ser o nosso famoso ATA (ah! tá!”) – Adorar a Deus – Treinar os crentes – Alcançar os perdidos.

Se alguém perguntar pra você: “Para que a sua igreja existe?” A resposta é: “Ah! Tá. A igreja aonde eu participo, ela existe para ADORAR a Deus, TREINAR os crentes e ALCANÇAR os perdidos”.

Irmão, nós temos uma identidade: somos igreja de Jesus. E a nossa visão é a seguinte (alguém até perguntou se continua sendo MDA, só porque aquele painel não está aqui na frente mais).

A nossa visão, irmão, é a seguinte: Ser uma igreja em Células que ADORA a Deus, TREINA os crentes e ALCANÇA os perdidos. Nossa visão é essa.

Aí, agora entra a estratégia e o MDA é uma boa ferramenta.

Se perguntar, como iremos ADORAR a Deus, como iremos TREINAR os crentes, como iremos ALCANÇAR os perdidos?

A resposta é: por meio das Células e do discipulado, do amor e cuidado um a um.

A Célula é a unidade básica da igreja, onde acontecem os relacionamentos uns aos outros e onde vamos vivenciar a operação do ministério quíntuplo, para a edificação da igreja.

Então, daqui para frente, aprenda a resposta da pergunta: Para que existe a igreja? Nós existimos para ADORAR a Deus, TREINAR os crentes e ALCANÇAR os perdidos.

Você é igreja! Então, isso é tudo que se espera que você faça: que você adore a Deus, que você seja treinado para exercer o seu sacerdócio e que você ajude a alcançar os perdidos.

E você sabe, se a igreja deixa de cumprir a missão, ela não serve mais para nada.

Mas, louvado seja Deus, nós estamos compreendendo a nossa identidade, a nossa missão e a nossa visão. Aleluia!

 

 Pr Walter Pacheco da Silveira, 16/02/2016

bottom of page