top of page

OS DONS ESPIRITUAIS PERTENCEM À IGREJA

Diversos

 

Introdução

No Natal a humanidade inteira é lembrada da maior dádiva de Deus, do maior presente dado por Deus: é Jesus. Jesus é o maior presente de Deus para o mundo. Então, festeja-se o Natal para celebrar este bendito presente. Mas, sabe, depois de Jesus, há outros maravilhosos presentes de Deus que as pessoas acabam deixando de lado, principalmente a igreja. Pasme!

É, a Igreja (em termos gerais), tem estado desinteressada a respeito dos dons do Espírito Santo. O Espírito Santo dá à Igreja uma variedade de dons, e poucos são os crentes que sabem a respeito dos dons.

Então, esta é uma razão por que devemos estudar a respeito dos dons do Espírito Santo: são presentes de Deus!

O que você faz quando ganha uma caixa de presente? Você abre a caixa. Você olha o que ganhou. Examina pra conhecer! É o que devemos fazer aos dons espirituais.

Então, em nossa folha de estudo, temos itens já estudados aí. Vamos reiniciar a partir do item nº 4: Os dons espirituais pertencem ao corpo para a sua própria edificação.

Um bom texto pra gente ler a esse respeito é 1Co 14.12: “Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”.

Esta igreja de Corinto tinha membros interessados nos dons espirituais. Ótimo, mas Paulo estava recomendando pra eles: “procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”. A recomendação era: “já que vocês estão interessados nos dons espirituais, procurem usar os dons para a edificação da igreja”.

Deixa eu lhe falar: Deus me abençoou com a condição de pesquisar e reunir uma variedade enorme de estudos bíblicos, sermões e pequenas histórias que servem de ilustrações para sermões. É uma quantidade impressionante de material que eu tenho colecionado. Aí, teve um dia, me ocorreu o seguinte: “Por que guardar essa fabulosa coleção somente para mim?”

Eu não achava justo guardar todo aquele material somente para o meu uso. Então, eu iniciei um projeto de disponibilizar pela Internet. Hoje tem um site com o meu nome e uma grande quantidade de material para pregadores usarem. E, de vez em quando, recebo e-mails de pastores agradecendo o material gratuito que está lá. Porque esse é o meu entendimento: o que Deus me deu, não é somente meu, é meu para ser compartilhado.

Alguns até me enviam mensagens perguntando se podem usar o material, e é claro que podem! Minha resposta é: “Este material não é só meu, pertencem ao corpo de Cristo. É para o reino de Deus que eu trabalho”.

E com os dons espirituais é a mesma coisa. O crente recebe dons espirituais para edificar a igreja, edificar os outros membros!    

Então, o que cada crente, cada membro da igreja deve fazer com os dons espirituais que recebeu? Deve usá-los para a edificação de toda a igreja.

Veja Ef 4.11-12, o que está escrito: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”.

Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres são orientados a utilizar seus dons para que finalidade? Para aperfeiçoar os crentes para a obra do ministério, para a edificação da igreja.

Outro texto pra conferir é 1Co 12.7: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”. Cada dom é para proveito comum, proveito coletivo e não individual. Não é para proveito próprio, é para proveito de toda a igreja.

Temos que usar nossos dons para, por exemplo, cumprir com a visão da igreja: Adorar a Deus, Treinar os crentes e Alcançar os perdidos.

Como crente, membro da igreja de Jesus, você deve, realmente, entender que os seus dons não são para o seu auto-proveito, seu auto-engrandecimento. Os dons são para a edificação dos outros, de toda a igreja.

Diga: “Os meus dons são para eu usar para o proveito de toda a igreja”.

O que a igreja tem a fazer com os dons espirituais de seus membros?

Que você acha que a igreja deve fazer?

Espera-se o que está estabelecido já em Ef 4.11-12: que a igreja ensine os seus membros a respeito dos dons, que a igreja treine os crentes para a obra!

Muitos membros não sabem nada sobre dons espirituais e não têm nem consciência de que os possuem.

Muitos membros de igreja estão vivendo em derrota espiritual. Acham que não podem fazer nada por seu Senhor. Sua auto-estima espiritual está lá embaixo.

Então, os pastores e líderes precisam esclarecer os membros de suas igrejas sobre os dons espirituais. Os membros precisam ser ensinados sobre o que a Palavra de Deus tem a dizer acerca de seus dons. Quando cada um entender que Deus os dotou para a "obra do ministério" (Ef 4.11-12), eles ficarão motivados e grandemente encorajados.

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page