top of page

INDO NA DIREÇÃO QUE DEUS DÁ

Êxodo 13.17-18

 

17 Quando, por fim, o faraó deixou o povo sair, Deus não os conduziu pela estrada principal que corta o território dos filisteus, embora fosse o caminho mais curto. Deus disse: “Se eles tiverem de enfrentar uma batalha, pode ser que mudem de ideia e voltem ao Egito”. 18 Por isso, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, rumo ao mar Vermelho. Assim, os israelitas saíram do Egito como um exército preparado para marchar. Êxodo 13:17-18

 

Introdução

Quero convidar vocês em casa a prestar atenção nesse texto da Bíblia hoje; preste atenção a um detalhe interessante: aqui afirma que Deus não levou o Seu povo pelo caminho mais curto, pelo caminho mais perto. Ao contrário, diz que Deus, além de levar o povo pelo caminho mais longo, mandou todos para o deserto.

À primeira vista, isso parece estranho, não parece? Por que o caminho mais longo? E logo pelo deserto?

A gente, olhando assim, parece não fazer sentido! Isso é como se você pretendesse ir à cidade mais próxima de onde você está, indo, porém, pelo caminho mais longe, dando uma volta. Já imaginou que estranho?

Mas não é assim que, às vezes, acontece conosco? Ficamos com a sensação de que Deus está enganado, está demorando demais. Muitas vezes pensamos: o caminho de Deus é muito difícil? Quanto mais quando é pelo deserto.

Mas, por que será que nesse momento, Deus preferiu evitar o caminho dos filisteus, que era mais perto, e mandou o povo de Israel pelo caminho do deserto?

Há tem um propósito. Para tudo o que faz, Deus tem um propósito. E sobre o propósito aqui, de mandar o povo para o deserto, está escrito no livro de Deuteronômio 8.2, escuta só: “Lembrem-se de como o SENHOR, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não” (NVI). Uma versão da Bíblia diz: “para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (ARA).

É claro que Deus sabia o que estava no coração deles. Deus sabe todas as coisas, Deus é onisciente, mas eles é que precisavam saber o que traziam no coração.

E o que é que havia no coração deles?

É aquilo que muitas vezes existe no coração de toda pessoa: incredulidade, desobediência, idolatria...

Deus queria tratar estas coisas, removendo-as do coração do Seu povo, corrigindo e ensinando, assim como os pais fazem com um filho, disciplinando.

 

E deserto na Bíblia é tipo escola. É onde Deus nos treina. Moisés, Elias, o apóstolo Paulo, foram treinados por Deus no deserto. O próprio Jesus antes de iniciar o Seu ministério, passou quarenta dias no deserto. Deus nos matricula na escola do deserto.

Então, deserto pode ser tanto literal quanto figurado. O Saara, ao norte da África, é deserto literal, ao pé da letra. Mas tem o deserto figurativamente falando: esse deserto pode ser uma doença, a perda de emprego, o divórcio, a crise familiar, o luto.

Pois bem, normalmente, temos muita luta para andar no caminho de Deus, especialmente quando atravessamos um deserto, uma situação difícil.

Mas você deve considerar o que a Palavra afirma em Pv 14.12, quando diz que “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte” (NVI). E também em Isaías 55:8, lemos que o Senhor declara: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos” (NVI). Deus tem os Seus propósitos.

Então, podemos aprender uma coisa: mesmo quando você não entende o que se passa, não entende o que está acontecendo, vale a pena andar na direção que Deus dá.

 

Dessa experiência do povo de Israel no passado, saindo do Egito e indo pelo caminho do deserto, pelo caminho mais longo, pode estar certo: se você escolhe andar na direção de Deus, porque foi Deus quem deu a direção pro povo ir pelo deserto, três coisas maravilhosas Deus vai fazer à você:

 

...primeira:

1- O SENHOR MESMO TE GUIARÁ

Em Ex 13.21-22, lemos isto: “Durante o dia o SENHOR ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.

Algo tremendo aconteceu!  Imagina você em um deserto, são dunas de areia a perder de vista. Que direção você vai tomar? Muitas vezes se fica sem rumo, sem direção alguma.

Mas, veja o que Deus fez ao povo que escolheu andar na direção dEle. Durante o dia, Deus guiava o povo usando uma coluna de nuvem, e durante a noite, Deus usava uma coluna de fogo; assim, fosse de dia, fosse de noite, eles andavam!

Deus também quer que você ande. Deus quer que você caminhe, que você acance, e na direção dEle, seja de dia, seja de noite.

Irmão/irmã, se o Senhor está te levando pelo caminho mais longo, pelo caminho do deserto, não estressa não! ...porque Deus mesmo é quem te guia.

Lembra da passagem em que Jesus mandou que os Seus discípulos entrassem num barco e atravessassem o lago para o outro lado? No meio da travessia houve uma forte tempestade. Os homens se amedrontaram, mas Jesus estava o tempo todo dando direção pra eles.

Entenda isto esta noite: vale a pena você andar na direção que Deus dá, porque Ele mesmo te guia.

...segundo, se você optar por andar na direção que Deus dá, outra coisa maravilhosa que você vai experimentar é que:

2- O SENHOR PROVERÁ PRA VOCÊ

Vamos conferir Ex 16.15-21: “Quando os israelitas viram aquilo, começaram a perguntar uns aos outros: “Que é isso?”, pois não sabiam do que se tratava.Disse-lhes Moisés: “Este é o pão que o SENHOR lhes deu para comer. Assim ordenou o SENHOR: ‘Cada chefe de família recolha quanto precisar: um jarro para cada pessoa da sua tenda’”. Os israelitas fizeram como lhes fora dito; alguns recolheram mais, outros menos. Quando mediram com o jarro, quem tinha recolhido muito não teve demais, e não faltou a quem tinha recolhido pouco. Cada um recolheu quanto precisava. “Ninguém deve guardar nada para a manhã seguinte”, ordenou-lhes Moisés. Todavia, alguns deles não deram atenção a Moisés e guardaram um pouco até a manhã seguinte, mas aquilo criou bicho e começou a cheirar mal. Por isso Moisés irou-se contra eles. Cada manhã todos recolhiam quanto precisavam, pois, quando o sol esquentava, aquilo se derretia” (NVI).

Imagina a situação. Como que uma multidão se alimenta no deserto? Porque num deserto não tem padaria, não tem mercado. Num deserto, não dá pra plantar e colher... Você não consegue um pé de alface no deserto!

Mas veja o que Deus fez ao povo que se submeteu à direção dEle! Aconteceu que todos os dias pela manhã “chovia” comida. Já ouviu falar do maná? Chovia maná do céu.

Deus cuidou do povo e cuidou durante os quarenta anos em que eles andaram pelo deserto.

Nós estamos em quarentena e eu creio, já indo pro final dela, mas olha a quarentena de Israel, quarentas anos no deserto. Mas Deus é provedor! No hebraico bíblico Ele é chamado Jeová Jiré, que significa Deus Proverá.

E foi assim com Israel naquela quarentena: A roupa que usavam não envelheceu, os sapatos que calçavam, não estragaram. Que coisa maravilhosa!

Irmão/irmã, Deus também suprirá cada uma das suas necessidades. Ande por fé, não ande por vista.

É muito interessante também, ler aqui no texto, que ninguém podia guardar do maná para o dia seguinte, porque dava bicho e cheirava mal.

Aqueles que eram meio desconfiados, sem fé e que pensavam assim: “Sei lá o que pode acontecer amanhã! Eu heim, não vou me arriscar; vou garantir o meu lado, vou estocar maná!”. Sabe o que acontecia? Não adiantava, porque dava bicho.

O que Deus queria ensinar para aquele povo? DEPENDÊNCIA! Para cada dia Deus tem o seu suprimento.

Jesus disse, lemos em Mt 6.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (NVI). Paulo declarou em Filipenses 4.6: “Não andem ansiosos por coisa alguma” (NVI).

Confie que o Senhor proverá. Meu irmão, minha irmã, vale a pena você confiar na direção que Deus dá, porque te me sustenta. Jeová-Jiré, Deus é provedor!

...e se você escolhe andar na direção que Deus dá, a terceira coisa maravilhosa que você experimenta é a seguinte:

3- O SENHOR TE CAPACITARÁ

Lemos em Ex 16.22-25: “No sexto dia recolheram o dobro: dois jarros para cada pessoa; e os líderes da comunidade foram contar isso a Moisés, que lhes explicou: “Foi isto que o SENHOR ordenou: Amanhã será dia de descanso, sábado consagrado ao SENHOR. Assem e cozinhem o que quiserem. Guardem o que sobrar até a manhã seguinte’”. E eles o guardaram até a manhã seguinte, como Moisés tinha ordenado, e não cheirou mal nem criou bicho. “Comam-no hoje”, disse Moisés, “pois hoje é o sábado do SENHOR. Hoje, vocês não o encontrarão no terreno” (NVI).

Que impressionante é isso! Na sexta-feira, eles podiam colher o maná em dobro e guardar uma parte para o sábado e, nesse caso, não dava bichos, como nos outros dias da semana.

Por que a diferença? Aqui temos dois dias muito significativos: o Sábado fala de descanso, fala do tempo em que vamos estar para sempre com o Senhor, em alegria eterna com Ele.

Estamos na labuta nessa vida aqui, mas esse dia, o Sábado, ainda não chegou, mas está às vésperas. Então, podemos dizer que vivemos numa Sexta-feira, dia que antecede o Sábado. “Sexta-feira” significa “últimos tempos”.

A Bíblia fala  desses tempos como difíceis, tempos difíceis, está escrito em 2Tm 3.1: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis” (NTLH). Quem não acredita, pensa nessa pandemia. Pois está escrito, a Bíblia diz: “nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis” (NVI). Nos últimos tempos, está escrito em 1Tm 4.1: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (NVI).

Agora, o que é que Deus está falando? Deus está dizendo o seguinte, isso é revelação: nesses dias difíceis em que você está vivendo, Deus tem uma porção dobrada pra você!

Irmã/irmão, Deus te capacita a viver em dias penosos! Você vai lutar e vai vencer, porque Deus te capacita!

Não desanime na fé, não pare a sua caminhada com a igreja, não pare de seguir a direção que Deus dá, mesmo que você esteja num deserto, passando por uma situação difícil, porque o Senhor tem uma porção dobrada pra você! Aleluia!

Ah! Que nesta noite você diga: Vale a pena eu andar na direção que Deus dá, porque Ele me capacita.

 

Conclusão

Irmão, vale a pena você andarmos na direção que Deus dá. Mesmo que à primeira vista, o caminho pareça difícil, mas é o melhor.

Se você escolhe andar na direção de Deus, três experiências maravilhosas você vai ter:

Deus mesmo vai guiar você,

Deus vai prover pra você e

Deus vai capacitar você para vencer as batalhas da vida.

Amém? Vale a pena andar na direção que Deus dá!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 31.05.2020

Fonte: IBC-Belo Horizonte

bottom of page