top of page

RECUPERANDO OS CAÍDOS

Atos 20.7-12

 

Introdução

O tema desta mensagem é: Recuperando os Caídos.

Amados, aqui está a história de um rapaz chamado Êutico, que participava de um culto em que o pregador era o apóstolo Paulo.

Então, a Bíblia conta que ele assistia o culto sentado numa janela... imagina: isso não vai dar certo; janela não é lugar pra sentar.

E de repente, não deu outra, Êutico pegou no sono e resultado: dormiu e caiu do terceiro andar daquele prédio... de uma hora para outra, de uma maneira inesperada, Êutico caiu para o lado de fora do prédio onde a igreja estava se reunindo.

Observando essa história de Êutico, vamos ver que, assim como ele caiu pr’o lado de fora, muitas pessoas também tem caído pr’o lado de fora da igreja.

Amados, o número de pessoas, hoje, que se converte a Jesus é muito grande... gente anônima e gente famosa, tem chegado para Jesus.

As pessoas estão se convertendo... não é difícil ganhar pessoas para Jesus... mas temos um grande desafio: enquanto muitos estão se convertendo, muitos também estão caindo pr’o lado de fora da igreja.

E como é que nós vamos lidar com essa situação? ...porque a questão não é simplesmente a pessoa cair pr’o lado de fora da igreja, o problema é a pessoa morrer espiritualmente, e isso tem acontecido a muitos.

O texto diz que Êutico caiu da janela... caiu pr’o lado de fora. Por que Êutico caiu pr’o lado de fora?

Eu penso em vários motivos... vou falar de dois, de duas situações que podem ter levado Êutico a cair e, essas duas situações tem a ver com a igreja hoje.

A primeira situação que pode ter levado Êutico a cair pr’o lado de fora é a seguinte: os próprios erros dele. Ele mesmo vacilou e caiu.

Sabe, existem pessoas, hoje, que caem pr’o lado de fora da igreja por causa dos vacilos, por causa dos erros delas mesmas.

PENSE COMIGO: O PRIMEIRO ERRO QUE, TALVEZ, ÊUTICO TENHA COMETIDO E QUE PESSOAS HOJE, TAMBÉM COMETEM E POR ISSO, ACABAM CAINDO PR’O LADO DE FORA, É ESSE: O ERRO DE NÃO DAR A DEVIDA IMPORTÂNCIA À PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS.

 

Êutico não tava ligado em ouvir a mensagem e por isso, foi sentar numa janela e lá, adormeceu e caiu.

Existem pessoas que caiem pr’o lado de fora da igreja porque elas não estão nem aí para aquilo que está sendo ensinado ou pregado... elas não dão um pingo de importância ao culto... não valorizam o ensino... não valorizam o discipulado... elas não valorizam as ministrações que são dadas, com poder e com graça, para a vida delas...

E você sabe: pessoa que não é fortalecida na Palavra, ela adormece espiritualmente e fica fácil dela cair pr’o lado de fora da igreja.

Então, pessoas caem pr’o lado de fora, porque elas não dão importância aos princípios da Palavra de Deus... é por isso que caem.

 

OUTRO ERRO QUE ÊUTICO PODERIA, TALVEZ, TER COMETIDO PRA CAIR DO TERCEIRO ANDAR, É QUE ELE ESTAVA DISTANTE.

A impressão que dá é que essa janela ficava distante de onde Paulo e as outras pessoas estavam reunidas. Fosse uma janela perto de todo mundo, alguém iria dizer: “Querido, é legal que você queira ficar aqui perto, mas não é permitido sentar na janela”. Mas Êutico conseguiu, porque, provavelmente, estava distante das pessoas.

E hoje, amado, as pessoas caiem pr’o lado de fora da igreja porque elas estão distantes de todo mundo... não querem ter vínculos de relacionamento com ninguém...

Caiem pr’o lado de fora da igreja, porque  não querem frequentar uma célula... não buscam o discipulado... o negócio delas é viver isoladas: é chegar no prédio da igreja, assistir o culto de domingo, trazer a oferta, trazer o dízimo... levantar a mão, pegar a bênção final e acabou... não querem mais papo... não querem relacionamento com ninguém.

Assim fica fácil cair pr’o lado de fora da igreja... e esse pode ter sido o segundo erro de Êutico. E tem sido o erro de muitas pessoas hoje: ficar distantes, sem se envolver com ninguém... não ter um líder, não ter um discipulador, não ter companhias.

Amado, você precisa estar envolvido numa célula, envolvido na comunhão, envolvido no discipulado... porque quanto mais relacionamentos você tiver com as pessoas da igreja, mais difícil vai ser de você cair pr’o lado de fora.

Por isso que na célula precisa ter muita comunhão: festinha de aniversário, passeio, churrasco... pastel... porque o objetivo é criar relacionamentos entre as pessoas.

Tem pastores que não gostam de relacionamentos na igreja, eles falam: “Não, isso não pode, não!” Eles ficam desconfiados de que vai dar fofoca, que vai virar “disse-me-disse”, e aí, irmão, é por isso que muitas pessoas estão caindo pr’o lado de fora, porque elas tem medo de se relacionar. Êutico estava distante.

 

TERCEIRO ERRO QUE ÊUTICO PODERIA TER COMETIDO: ELE ESTAVA SONOLENTO E, TALVEZ, ALGUÉM PODE TER ESBARRADO NELE NA JANELA, AÍ, PERDEU O EQUILÍBRIO E CAIU.

Existem pessoas que estão meio sonolentas porque não se alimentam da Palavra, não dão valor às coisas de Deus... estão sonolentas.

Mas, o problema de Êutico ficou mais sério... porque, quem sabe, veio alguém que passou, esbarrou nele, jogando-o para o lado de fora.

Isso pode ter acontecido... as pessoas também são desatentas... elas não percebem o outro e aí, esbarram, atropelam e botam os outros pr’a fora.

Irmão, muitas pessoas que saiem da igreja, que se afastam, é porque o próprio povo da igreja colocou elas pra fora... empurrando pela janela.

Vou te revelar uma tristeza que sinto: é quando uma pessoa chega e diz que vai pra outra igreja. Eu tenho colegas pastores que não sentem essa tristeza, mas eu sinto. Eu sei de pastor que diz: “Vai, vai mesmo...  você não está se encaixando, não está se sentindo bem, quem sabe lá você vai caminhar melhor?”

Ah! irmão, como que a gente vai pegar uma pessoa que está sonolenta e empurrar pr’o lado de fora? ...o meu pensamento é: se Deus deu como filho pra gente cuidar, é aqui que vai ser criado, é aqui que vai ser cuidado. Amém, irmão?

 

]AGORA, ÊUTICO PODE TER CAÍDO PRO LADO DE FORA, NÃO SÓ POR CAUSA DOS ERROS QUE ELE MESMO COMETEU... QUEM SABE, PAULO ERROU COMO LÍDER!

VAMOS IMAGINAR: EU VEJO QUE PAULO PODE TER ERRADO COMO LÍDER, PORQUE APESAR DE ÊUTICO ESTAR LONGE, SENTADO NAQUELA JANELA, PAULO NÃO FEZ NADA PRA TRAZER ÊUTICO PRA PERTO.

Paulo, como líder, podia ter falado: “Êutico, sai daí dessa janela, querido, chega pra perto, senta aqui na frente!”. Talvez Paulo tenha cometido o erro de não trazer Êutico para junto dele.

Eu vejo aqui uma lição pra minha vida: como líderes, precisamos trazer pra perto de nós as pessoas que estão sonolentas, cambaleantes e quase pulando pra fora da igreja.

Parece que Paulo estava preocupado demais com a pregação que fazia ou com a viagem que tinha pra fazer no dia seguinte... que acabou deixando Êutico pra lá... esqueceu de chamá-lo pra perto.

Irmão, muitas pessoas, hoje, que estão caindo pr’o lado de fora da igreja, tudo de que mais elas precisavam, era de alguém que as trouxessem para perto.

Mas sabe o que está no coração da igreja? ...aquele pensamento assim: “Ah! Fulano está desse jeito, desinteressado da Palavra, distante de todo mundo? ...afasta dele porque se não você vai ficar igualzinho, vai se contaminar!” Misericórdia, irmão! ...

As milhares de vidas que estão do lado de fora da igreja hoje, tudo de que mais precisam é de alguém que se aproxime e chame-as para perto.

PAULO, TALVEZ TENHA ERRADO TAMBÉM POR TER SE ESTENDIDO DEMAIS NA SUA PREGAÇÃO.

O v.9 fala que Paulo “continuou falando durante muito tempo”. Paulo acabou falando demais... diga para quem está do seu lado: falando demais. Na verdade, Paulo falou demais em termos de tempo... ele não parava de falar.

Mas, olha, existem líderes que falam demais não é no sentido de tempo... falam demais porque falam o que não era para falar, ou falam da maneira errada. E aí, irmão, isso acaba jogando as pessoas pr’o lado de fora.

Pode ter certeza: existem pessoas que não estão mais na igreja por causa de coisas que nós falamos...

Existem pessoas que, talvez, não estão mais na sua célula, não estão mais na igreja, por causa de coisas que foram faladas.

Paulo falava sem parar... nós precisamos ter cuidado nisso: não podemos falar demais e nem falar da maneira errada.

É claro que chega a hora que alguém precisa ser corrigido, mas nós não podemos fazer isso da maneira errada. Amém?

E se, por acaso, falarmos com alguém da maneira errada, irmão, logo que você perceber, conserte. Vá até a pessoa e fale: “Me perdoa, não era pra eu ter falado daquela forma”.

 

TERCEIRO ERRO DE PAULO: A MENSAGEM ESTAVA DEMORADA DEMAIS, MAS PODE SER TAMBÉM QUE AQUELE CULTO, QUE ERA PARA SER UMA FESTA ANIMADA, PRA CIMA... TALVEZ ESTIVESSE TIPO UM FUNERAL DALI DO SEMAF, QUE O CAMARADA ÊUTICO DORMIU.

Não vamos botar a culpa só no Êutico... porque se o culto da igreja parece um funeral, frio, sem graça... se a reunião da célula é chata... irmão, pára um pouco e analisa: como é que você está fazendo as reuniões da sua célula?

Porque se sua célula tem a presença de Deus, tem a glória de Deus, então, ela tem que ser pra cima, tem que ser animada... o poder de Deus tem que descer naquele lugar. O troço tem que pegar fogo, irmão!

Na reunião da célula tem que ter risos... tem que ter comunhão, tem que ser uma festa!

Por que as pessoas caiem pr’o lado de fora da igreja?

Talvez seja porque está faltando unção... se o pastor não tem tempo com Deus, se o líder da célula não busca a Deus, não ora, ele não vai receber nada de Deus e aí, o culto e a reunião da célula vira um funeral...

Quem sabe, Êutico tenha caído porque aquele culto estava sem a unção, sem a graça de Deus.

Meu irmão, como é que você está fazendo a sua célula acontecer? Você está tirando tempo com Deus... você jejua pelas pessoas da célula... você se prepara para a reunião... você cuida das pessoas: liga pra elas... visita elas?

Eu quero chamar você pra refletir: as pessoas que andam afastadas da igreja, caídas para o lado de fora, caíram por culpa delas mesmas ou a culpa é nossa?

E antes de eu pensar que a culpa é do outro, eu olho pra mim e oro: “Senhor, onde eu errei? Me ensina, Senhor”.

Mas eu quero mesmo é chamar a sua atenção não é pra, se a culpa por ter caído pr’o lado de fora foi de Êutico ou foi de Paulo. Não quero apontar o culpado... eu quero é mostrar que Êutico está caído do lado de fora do prédio, e ele precisa voltar, ele precisa ser recuperado.

É isso: o que é que nós vamos fazer pra recuperar o Êutico? Fala pra pessoa do seu lado: “O que é que nós vamos fazer?”

Lemos no v.10 que houve recuperação pra Êutico! Mas pra isso, Paulo, como líder, teve atitudes que ajudaram Êutico a reviver e voltar para a igreja.

Nós vamos precisar dessas atitudes para não deixar ninguém caído do lado de fora.

O que é que Paulo fez e nós precisamos fazer? O v.10 diz: “Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse: - Não se assustem, pois ele está vivo”.

 

PRIMEIRA ATITUDE DE PAULO: ELE DESCEU PRA IR ATRÁS DE ÊUTICO.

Irmão, se nós queremos recuperar as pessoas que caíram pr’o lado de fora, temos que descer do pedestal de orgulho e ir atrás dessas pessoas. Precisamos descer. Foi o que Paulo fez.

Muitas vezes, vemos pessoas que não querem mais nada com a igreja, mais nada com Deus, e no nosso orgulho, falamos: “Largo mão... não vou atrás... se ela quiser que se levante e volta pra pedir perdão”. Diga se não é assim.

Mas olha o que Paulo fez: ele desceu... mesmo com Êutico todo sonolento, não dando atenção à Palavra, Paulo desceu para ajudar.

Irmão, é preciso descer. Se queremos recuperar os perdidos da casa de Israel, é preciso descer.

E Deus está precisando de líderes que desçam, porque líderes que estão em cima no pedestal do orgulho, o mundo está cheio... nós precisamos da atitude de Paulo: descer e ir atrás.

 

SEGUNDA ATITUDE DE PAULO PRA RECUPERAR O ÊUTICO: ELE VENCEU O MEDO DE SER CONTAMINADO.

Vença o medo, irmão. Olha o que se lê em 1Jo 4.18: “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo”. Se nós amamos as vidas de verdade, então afastamos o medo.

Paulo não teve medo de ser contaminado... você sabe? ...pela lei dos judeus, Paulo não poderia tocar em ninguém que tivesse morrido e o v.9 diz no finalzinho que Êutico estava morto... mas no v.10 diz que Paulo desceu e abraçou o corpo morto de Êutico.

O que aconteceu? ...aconteceu que o amor de Paulo e a graça de Deus no coração dele era maior do que o medo de ser contaminado.

Irmão, nós precisamos hoje de alguém que seja cheio do amor de Deus, de alguém que acredite no poder do amor e que desça e ajude a recuperar o que está caído. Acredite no poder do amor.

 

TERCEIRA ATITUDE DE PAULO PARA RECUPERAR O ÊUTICO: PAULO TAMBÉM VENCEU O MEDO DA DECEPÇÃO. DIGA: DECEPÇÃO.

Porque, imagina isso: Paulo interrompe a pregação, desce, vai atrás, ora pra Êutico viver de novo, e pense: depois de tudo aquilo e se o morto não corresponde? Olha a decepção.

Não vai faltar gente pra dizer: “Tá vendo? Não vale a pena ir atrás, não... as pessoas só decepcionam a gente. Elas não querem nada, não!” Mas, Paulo não teve medo de se decepcionar... ele foi atrás.

Irmão, você não pode ficar paralisado pelo medo da decepção, até porque, se as pessoas vão corresponder ou não, não é o seu papel – o seu papel é ir atrás... o nosso papel é descer, é amar e manifestar o amor de Deus às pessoas.

Se elas vão corresponder ou não, isso é entre elas e Deus... o nosso papel é amar, é ir atrás e com fé, irmão.

Veja no v.10, Paulo indo atrás e aplicando a fé... olha o que ele diz: “Não se assustem, pois ele está vivo; tem vida nele!”

O que Paulo está dizendo é: “Eu sei que na ótica humana, Êutico está morto... mas da ótica de Deus, esse morto vai reviver... essa vida vai voltar pra Deus... essa família inteira vai ser convertida!”

Essa semana lá em casa, eu disse pra minha esposa, que luta pra firmar uma colega na presença de Deus, ela chegou e disse: “Eu procuro, eu vou atrás e a pessoa não corresponde”. Eu falei: “Amor, não tem problema, nós vamos continuar persistindo”.

O que está sendo semeado, será colhido! Quantos crêem, digam “amém”.

 

QUARTA ATITUDE DE PAULO PRA RECUPERAR O ÊUTICO: DIZ AQUI O V.10 QUE PAULO DESCEU, ABAIXOU E ABRAÇOU O ÊUTICO; PAULO DEU UM ABRAÇO EM ÊUTICO.

O corpo já devia estar frio, molenga, mas Paulo levanta aquele corpo frio e abraça... dá um abraço caloroso naquele gelo.

Amado, as pessoas não vão ser recuperadas com sermão, com um monte de palavras... a única coisa que é preciso pra recuperar é um abraço cheio da unção... um abraço cheio do amor de Deus, um abraço caloroso.

Tem gente que vai recuperar o caído, com o dedo apontado pra poder acusar, pra poder mostrar tudo que a pessoa fez de errado... tem gente que fala: “Eu vou atrás, mas se eu chegar lá, ela vai ver o que é bom pra tosse... eu vou falar tudo que tá aqui, oh!”

Irmão, as pessoas que estão caídas pr’o lado de fora da igreja, elas não estão precisando de um dedo pra poder acusar, porque dedo pra acusar elas já têm do diabo, que acusa de dia e de noite.

Pessoas caídas, precisam é de alguém que chegue pra abraçar e amar...

“Ah! Mas eu fiquei chateado... fiz tudo por aquela pessoa e ela não dá importância... eu perdi tempo com ela!” Irmão, não deixa isso te abater!

Como diz um pastor nordestino que conheci na Conferência em Maricá: tenha côro de jacaré, côro duro, resistente... se você não tiver côro de jacaré, você vai lidar com as pessoas e vai se chatear, seu coração vai ficar magoado, ferido e você vai sentir vontade de vomitar um monte de coisas em cima da pessoa, e assim, você não vai recuperar nada.

Então como nós fazemos? Nós vamos atrás e se a pessoa começa a apontar nossos erros, a gente, fala assim: “Me perdoa... onde eu errei, onde a minha igreja errou, onde a minha liderança errou, perdão... nós vamos fazer de tudo pra melhorar”.

Sabe, tem a hora certa de tratar o erro das pessoas... mas enquanto estão caídas, afastadas, o primeiro passo pra você recuperar a pessoa é abraçar.

 

A QUINTA ATITUDE DE PAULO: LIBERAR PALAVRAS DE FÉ.

Quando Paulo deu aquele abraço em Êutico, as pessoas que estavam ali ficaram preocupadas, porque o rapaz estava morto; então elas só falavam disso: da tragédia, do problema, da morte... mas Paulo liberou palavras de fé, e disse (v.10): “Não se assustem, pois ele está vivo. tem vida nele ainda”. Palavras de fé.

Sabe, irmão, quando se trata de recuperar o caído, tudo que é tipo de gente se levanta. Pode esperar: vai ter sempre alguém pra dizer: “Paulo é maluco, ele é doido... esse garoto aí não quer nada... olha, Paulo, você vai quebrar a cara, vai perder o seu tempo”.

Nessa hora você tem que falar: “Irmãos, não se preocupem... tem vida nele, e essa vida vai ser restaurada, vai voltar pro meio da igreja, vai voltar pra família!” Paulo liberou palavras de fé.

O profeta Ezequiel foi levado por Deus para um vale de ossos secos e lá, Deus falou pra ele: “Ezequiel, você é servo de Deus e o seu papel vai ser profetizar vida para esses ossos secos”.

Amado, Deus está buscando por líderes assim, por servos assim: homens e mulheres que vão profetizar vida sobre os caídos... e aí, quando ninguém acredita, nós precisamos ir lá e dizer: “Tem vida nele e vai acontecer um rebuliço... tem vida nele e vai ser levantar um homem de Deus”. Aleluia!

Pode ser que a realidade mostra tudo ao contrário: a pessoa não quer nada, está mais fria que o gelo, mas diga: “Eu não vivo por aquilo que eu vejo, eu vivo por aquilo que eu creio e Deus me deu coração de amor, então eu vou acreditar, eu crer: os caídos serão levantados, serão transformados e vão dar frutos em nome de Jesus!”

 

E, PRA TERMINAR, A SEXTA ATITUDE DE PAULO PRA PODER RECUPERAR O ÊUTICO: PAULO FOI ATRÁS, DESCEU, ABRAÇOU, PROFETIZOU VIDA... E ELE LEVANTOU O ÊUTICO. DIGA: LEVANTOU.

Amado, pra recuperar os caídos, você não pode chegar desanimado... você tem que ter ânimo... tem que encorajar... tem que dizer: “Querido, vai dar certo, com Deus você vai conseguir.. então vamos que vamos!”

Muitas vezes queremos levantar o abatido, o caído, o desinteressado, e já vamos chamando a atenção, fazendo cobranças.

Mas não é assim, primeiro você levanta, anima, encoraja... depois, na hora certa, você fala: “Êutico, você errou em sentar naquela janela... você tinha que ter prestado mais atenção na Palavra... mas você se distanciou de todo mundo... mas olha, Êutico: eu acredito em você e eu sei que dentro de você está um grande servo de Deus e eu sei que você nunca mais vai fazer aquilo”.

Amado, como está o seu coração com relação aos Êuticos que foram jogados para o lado de fora, seja por erro deles ou talvez por erro nosso?

Deus quer te usar para anunciar vida e recuperação aos caídos.

E aí? Vamos que vamos?

CONCLUSÃO E MINISTRAÇÃO

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16.02.2014

Fonte: Bruno Monteiro

bottom of page