top of page

A CONVERSÃO DE MANASSÉS

2 Crônicas 33.1-16

 

Introdução

Quero compartilhar com você, hoje, uma palavra que vai te ajudar a conhecer a Deus e um pouco mais do que Ele gosta e do que Ele não gosta. Você vai ver o que ofende muito a Deus e vai ver como Ele é.

É uma palavra que vai ajudar você também, sobre como tocar o coração de Deus, sobre como alcançar o coração de Deus. E eu vou te mostrar isso através da história impressionante de uma pessoa. Eu considero, posso te dizer, que essa é a pior pessoa do mundo.

 

Deixa eu te falar uma coisa: a história da humanidade, é uma história de gente ruim; olha, tem muita gente ruim na história desse mundo. Tem ou não tem?

Tem... gente má, pessoas perversas, assassinas, pessoas que cruéis... gente que mexe com bruxaria, homens e mulheres que são verdadeiros monstros. Olha, tem gente ruim demais! Não é verdade?

Aquele 11 de Setembro, por exemplo, quem pode esquecer? Quando todo mundo pensava que um avião lotado de passageiros, cair sobre um prédio, tivesse sido acidente, outro avião caía no prédio ao lado, em pleno horário de trabalho, matando muita gente inocente.

E esses ataques terroristas mais recentes? Foi na França, foi em Bruxelas... e tá aí o Paquistão, o Afeganistão... e se você acha que isso é só daqueles lados de lá? Essa semana foi divulgado pela Agência Brasileira de Inteligência, que o Brasil tá na mira do terrorismo, eh! Brasistão também na mira do Al Qaeda, do Estado Islâmico!

O mundo é cheio de gente assim, gente má, que não ama a própria vida, que se mata pra matar os outros. Gente como Nero. Já ouviu falar do Imperador Nero? Ele era tão malvado e tão extravagante no poder, assassinou a mãe, pôs fogo em Roma, um incêndio que durou cinco dias, destruiu a cidade inteira, e enquanto isso, Nero se divertia.

Tem gente que é traidora, sim, tem muito traidor por aí. Tem gente que faz traição demais. Já encontrou um Judas por aí?

De Hitler, já ouviu falar? Um homem perverso, construiu câmara de gás pra matar pessoas. Dizem que o museu do Holocausto em Israel, é de chorar.

Bem, eu vou te contar uma coisa, não falta exemplos de gente assim.

Mas, eu vou ler aqui, a história de uma pessoa que superou todos esses. Talvez, o homem dessa história, tenha sido o pior homem que já viveu até hoje. Ele foi ruim demais. Você vai ver porque falo isso.

Essa pessoa, esse homem, foi o 13º rei de Judá, reinou 55 anos em Israel. Sabe, Israel teve um rei pior do que Hitler, pior do que Nero.

O nome dele é Manassés. Sabe o que significa esse nome Manassés? “Aquele que se esqueceu”. E ele se esqueceu de Deus, completamente. Vamos ver a história desse cara?

Mas, antes de ler, a minha pergunta pra você é: É possível, um homem como esse, alcançar a graça de Deus?

Talvez, você já tenha pensado em alguém e falado assim: “Ah! Esse aí merece ser levado para os quintos do inferno... esse merece ser jogando no lago de fogo aquecido na quinta potência”.

E algumas vezes, a gente fica assim, torcendo para os maus serem castigados, serem queimados vivos, de tão ruim que são.

A minha pergunta é: é possível, alguém, que desce ao mais baixo nível da violência, da criminalidade, da malvadeza, é possível alguém assim, alcançar a graça de Deus? Tem jeito pra uma pessoa dessa?

Esse é o meu raciocínio pra hoje. Depois, eu quero dizer que se tem jeito pra uma pessoa dessa, tem jeito pra você, que é muito menos pior.

 

Vamos ler a Bíblia e conhecer a história do pior homem do mundo? Está escrito em 2 Crônicas 33.1:

"Manassés” (Qual é mesmo o significado desse nome? “Aquele que esquece”. É o nome dele. Manassés se esqueceu de Deus)... tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém (olha, ele foi o rei que mais tempo reinou em Israel). 2 Ele fez o que o Senhor reprova”...

 

Olha, talvez, é bom você prestar atenção, porque tem coisa que Deus vai dizer: “Tá reprovado, rapaz!” Tem coisa que Deus não admite na vida de uma pessoa. Tem coisa que provoca a ira de Deus na vida de uma pessoa. Quer ver algumas? Diz o texto:

“...imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas. 3 Reconstruiu os altares idólatras que seu pai Ezequias havia demolido; também ergueu altares para os baalins e fez postes sagrados. Inclinou-se diante de todos os exércitos celestes e lhes prestou culto”... Você montou um altarzinho idólatra na sua casa? Deixa eu te falar: Deus reprova isso.

 

O texto diz que Manassés “reconstruiu os altares idólatras que o seu pai, Ezequias, havia demolido”.  

Ezequias, pai de Manassés, havia sido um maravilhoso rei, ele trouxe o povo de volta para perto de Deus, mas Manassés trouxe os ídolos de volta. O pai tinha acabado com a idolatria, mas Manassés trouxe de volta. Deus detesta isso – o primeiro dos Dez Mandamentos já estabelece logo: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3).

Agora, v.4: Construiu altares no templo do Senhor, do qual o Senhor tinha dito: "Meu nome permanecerá para sempre em Jerusalém". 5 Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes”.

Ele adorava consultar os astros. Você consulta os astros? Fica lendo horóscopo? Fica vendo esse negócio? Deus reprova!

Presta atenção no v.6: “Chegou a queimar seus filhos em sacrifício, no vale de Ben-Hinom; praticou feitiçaria, adivinhação e magia, e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira”.  

Ele se envolveu a tal ponto com as trevas, que para obter favor do inferno, veja só, ele chegou a queimar os próprios filhos.

É, ele fez isso: praticou feitiçaria, adivinhação, leitura de mão, consultou médiuns, ele se envolveu com magia, fez despacho na esquina. Ele provocou a ira de Deus!

Muitas vezes, pessoas ficam com raiva de nós, mas uma pessoa fazer Deus ter ira dela, isso é muito forte, não é brincadeira.

Diz o v.7: "Ele tomou a imagem esculpida que havia feito e a colocou no templo, do qual Deus tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: "Neste templo e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei meu nome para sempre. 8 Não farei os pés dos israelitas deixarem novamente a terra que dei aos seus antepassados, se tão-somente tiverem o cuidado de fazer tudo o que lhes ordenei em todas as leis, os decretos e as ordenanças dados por meio de Moisés". 9 Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas."

O que Manassés fez? Ele levou o povo para longe de Deus, ele desencaminhou.

Sabe, algo que Deus reprova demais? É quando você induz os outros a fazerem coisas erradas, tipo: “Ah! Vem comigo, vamos! ...tem problema, não! É só uma baladinha, é só uma bebidinha, é só umazinha!” Manassés desencaminhou o povo a ponto de fazerem o pior dos piores. Israel tornou-se pior por causa desse homem aqui.

V.10: “O Senhor falou a Manassés e a seu povo, mas não lhe deram atenção”.

 

Outra coisa horrorosa, além de fazer tudo isso, quando Deus falou com Manassés, sabe o que ele fez? Ele sacudiu o ombro e disse: “quero nem saber, não tô nem aí”. Deus falou, mas ele não deu atenção.

Que coisa! Deus deu a chance de conserto pra esse homem e ele não quis saber, então, Deus enviou contra ele os comandantes do rei da Síria. Deus permitiu ataque do inimigo e falou: “Tá autorizado, pode ir com tudo pra cima dele”. Deus fez isso!

O v.11 diz: “Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia”.

Sabe esse gancho de pendurar carne no açougue? Ali no Mercado Plínio tem. Eles furaram o nariz de Manassés e o puxaram pela corda. Ele foi puxado feito animal.

V.12 agora: “Em sua angústia, (porque esse homem sofreu demais, mereceu!) ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados. Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus. Depois disso ele reconstruiu e aumentou a altura do muro externo da cidade de Davi, a oeste da fonte de Giom, no vale, até a entrada da porta do Peixe, em torno da colina de Ofel. Também pôs comandantes militares em todas as cidades fortificadas de Judá. 15 Manassés tirou do templo do Senhor os deuses estrangeiros e a imagem que lá havia colocado, bem como todos os altares idólatras que havia construído na colina do templo e em Jerusalém; e jogou-os fora da cidade. 16 Então restaurou o altar do Senhor e sobre ele ofereceu sacrifícios de comunhão e ofertas de gratidão, ordenando a Judá (que antes, ele tinha desencaminhado) que servisse o Senhor, o Deus de Israel”.

 

Vamos orar.

Normalmente, nós achamos que certas pessoas são irrecuperáveis, achamos que elas não têm jeito. Deixa eu dizer pra você: Nós achamos que as pessoas são irrecuperáveis e, muitas vezes lá no fundo, nós achamos até isso de nós mesmos: que pra nós não tem solução, que pra nós não tem jeito.

Mas a história desse rei malvado, feio e horroroso de Israel, revela que não há fundo de poço onde a mão de Deus não possa alcançar.

Pra você entender, deixa eu te dizer: o amor de Deus é um amor extraordinário. Enquanto muitos de nós, estamos odiando, querendo vingança e dizendo: “Essa pessoa merece queimar no inferno”. Enquanto isso, Deus está dizendo: “Ah! se ela me der uma chance de poder salvá-la”.

Por que? Porque Deus não quer que ninguém se perca. O amor de Deus é incomparável, é uma loucura pra nós!

Esse Manassés, não merecia que Deus o ajudasse. Mas sabe, Deus ajudou.

Manassés tinha sido muito privilegiado. Pra começar, ele era filho de um pai maravilhoso. Ele não tinha desculpa pra dizer: “Ah! Eu sou assim porque meu pai era assim, eu fui abusado, a vida foi cruel comigo”.

Não, ele teve uma vida maravilhosa. Bons pais, boa educação, amor. Quantos privilégios... mas, e como é que esse homem termina desse jeito?

Outra coisa, Deus falou com ele, Deus deu direção. Mas, ainda assim, tendo todos os benefícios, sabe o que ele fez? Ele não quis nem saber. Ele era mal demais!

Amado, o que você tem feito com os benefícios que Deus tem te dado?

O que você tem feito com o privilégio de ter a Palavra de Deus na sua mão? Você lê a Bíblia em casa?

O que você tem feito com o privilégio de ter um prédio assim, onde congregar com sua igreja? Você ama esse lugar?

O que você tem feito com o privilégio de ter uma célula? Você curte estar junto dos irmãos? Você ajuda na reunião?

O que você tem feito com o privilégio de poder entrar no seu quarto, fechar a porta e falar direto com Deus?

 

Ah! Quantos privilégios. O que você tem feito com os privilégios que Deus tem te dado? A educação, o transporte, a saúde, as pernas, você pode andar, pode enxergar... o que você tem feito?

Deus tem te abençoado com tantas coisas. Você tem jogado isso fora e nem querido saber de Deus?

Foi o que Manassés fez. Deus cercou ele de bençãos, mas ele não deu valor.

Irmão, ter uma célula onde participar durante a semana, esse é um grupo abençoado, é um privilégio pra nós. Mas quantos falam: “Ah! eu não vou pra célula, não”?

Eu tava na minha célula sexta-feira, na hora que as pessoas estavam indo embora, depois eu fiquei sentado na sala, imaginando: “Puxa, eu queria amarrar todas essas pessoas aqui”, de tão maravilhosa que é a comunhão, a experiência de estar juntos! Foi maravilhoso. Que privilégio pra mim e Tânia, hospedar a célula lá em casa!

Mas, sabe o que Manassés fez com os privilégios dele? Pegou e transformou tudo em pecado. Ele pegou os privilégios que recebeu de Deus e transformou em ofensas a Deus.

Muita gente tem feito isso. Manassés, ele influenciou o povo para que se afastasse de Deus.

E você, de que maneira você tem influenciado o seu ambiente e as pessoas à sua volta? Você contribui para o bem ou para o mal? Quando você chega todo mundo fala: “Opa! Agora melhorou de verdade, vai ficar tudo iluminado!” Ou quando chega, as pessoas falam: “Ih! Já vem confusão”?  Você é do bem ou do mal?

 

Esse Manassés, a Bíblia fala, ele fez pior do que todo mundo. Ele foi muito mal.

Aquele traficante Pablo Escobar, morto em 1993, conta-se que, apesar de bandido cruel, ele amava os filhos que teve... aquele bandido amava os filhos. Manassés, não. Ele era mal e não sabia dar o bem aos filhos, nem os dele nem os dos outros.

Sabe, Flávio Josefo, que foi o maior historiador de Israel, no primeiro século, ele diz que todos os dias do reinado de Manassés, até o dia dele ir preso, todo dia, um homem, um ser humano, era morto em sacrifício. Todo dia ele matava pessoas.

Irmão, eu tô mostrando aonde um ser humano pode chegar. Mas, o meu objetivo é bem claro: primeiro Deus, é mostrar que nós, às vezes, pensamos que o nosso pecado fica impune, que a gente pode fazer, fazer e fazer, que nada mal acontece, que Deus é  muito paciente e coisa e tal.

 

Olha, mas chegou uma hora que Deus começou a pesar a mão sobre Manassés.

É como tá acontecendo com o nosso Brasil. O Brasil é conhecido como o país do carnaval e também, o país dos assassinatos. O Brasil mata 150 pessoas por tiro, todos os dias. Todo dia, o chão do Brasil, se encharca de sangue inocente. O Brasil também é o país do jeitinho, aqui se fura fila, se mente sem vergonha... o nosso país tem provocado a ira de Deus.

Não tenha dúvida, o que temos sofrido é resultado do peso da mão de Deus sobre nós. É hora da gente se arrepender.

Sabe o que aconteceu com esse homem?  Deus mandou o juízo sobre ele e o v.11 diz que ele não ouviu a palavra de Deus.

E deixa eu te dizer: quem não ouve a  palavra de Deus, vai ouvir a voz do chicote. Quem não ouve Deus falando por bem, vai ouvir por mal na hora que doer.

Escute: Deus permitiu que o rei da Síria fosse lá aonde Manassés estava e Deus deu total vitória para aquele inimigo, que foi furado no anzol. Amarraram ele todo, furaram ele todo e o levaram preso para a Babilônia.

Irmão, esse homem foi humilhado, ele foi ao fundo do poço... ele foi arrancado do trono e levado como um bicho pra Babilônia. Ele é humilhado.

E Manassés passa a sofrer uma angustia terrível. Merecidamente, claro.

Mas, o tema dessa mensagem é Manassés e Eu. O que a história desse homem tem a ver com a gente? Nenhum de nós é tão malvado como ele foi, mas tem uma lição pra gente aqui e a lição é essa: o pecado não compensa. Nenhuma forma de pecado.

Talvez, você fala: “O que!? Consultar os astros, envolver com feitiçaria, induzir os outros ao erro, prostituir, gera esse tipo de ira em Deus? É verdade. Quem brinca com o pecado é um louco. É um louco. Porque quem não escuta a voz de Deus, vai escutar a voz da vara.

Mas, quando esse homem tá lá na Babilônia, (o Iraque de hoje), tá preso lá, tá no calabouço, sofrendo terrivelmente, o v.13 diz assim pra nós: “Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido”.

 

Sabe o que aconteceu? Dá uma olhada: quando esse tipo de homem, quando ele orou, Deus o ouviu.

O que significa ouvir? Ouvir não é escutar só não. Ouvir significa atender, ouvir significa responder, ouvir significa dizer? Ok!

Uma pessoa dessa, quando pede pra Deus: “Senhor, por favor, me ajuda”. Sabe o que Deus faz? Ele diz: “Ok! Eu ajudo sim”.

Ah? Fala sério. É verdade isso? Amado, é verdade. O amor de Deus é maior do que o nosso.

Tivesse Hitler orado a Deus, Deus teria ajudado ele e Hitler seria salvo.

Muitas vezes, vemos pessoas tão más, tão perversas, e a gente fica com tanta raiva, que falamos: “Tomara que morra, que pegue uma doença, tomara que...”.

E Deus está dizendo: “Tomara que ele me faça oração, porque se ele orar a Mim, Eu vou dar chance pra ele, Eu vou abençoar ele”.

Meu amado, eu quero dizer pra você: o Deus da Bíblia é o Deus de infinita karis, infinita graça, graça é favor imerecido. Karis em grego fala desse favor, karis significa graça de Deus – o favor imerecido.

Sabe, nada do que temos de Deus é fruto de merecimento nosso. Quando Deus te abençoa, isso não tem a ver com a sua nota, não tem a ver com quão bonzinho você é. Não depende disso. Deus te abençoa por pura graça. Deus é maravilhoso demais.

Olha, Deus permitiu que Manassés fosse para a prisão, não foi porque Deus não amava ele, ao contrário, Deus queria ajudar Manassés.

Mutas vezes a gente não entende porque acontecem certas coisas: às vezes é um acidente, é uma doença, é uma crise familiar, e nós pensamos: “Ah! Deus, tá me fazendo o mal”, e agente não percebe que aquela prisão é para o nosso bem. Foi na prisão de Babilônia que Manassés orou a Deus e a vida dele foi extraordinariamente transformada.

 

Irmão, como é que você vê os problemas que tem te acontecido? Será que Deus não tá querendo falar algo?

John Stott, um dos maiores teólogos do século passado, ele escreveu e disse que o sofrimento é o megafone de Deus.

Quando tudo está bem, é Deus falando macio, voz calma e serena. Mas quando vem as situações difíceis, é Deus gritando. É Deus falando através da dor, da perda, do sofrimento.

Mas, na maioria das vezes, quando tá tudo bem, a gente é Manassés, aquele que se esquece de Deus. Nos momentos de paz, viramos Manassés.

Mas na hora da luta, a gente tá lá: “Oh! Deus, me perdoa, me ajuda!”. Portanto, Deus olha diz: “Que bom que alguns problemas têm acontecido com você”. Que bom, porque são problemas que te fazem buscar a Deus.

E foi isso que aconteceu com Manassés! No v.12 está escrito: “Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados”.

Olha essa expressão "humilhou-se muito diante de Deus". Muitas pessoas falam: “Pastor, eu não tô conseguindo mudar. Eu não consigo vencer isso na minha vida, eu não consigo sair dessa situação, eu não consigo reverter o meu quadro”.

Deixa eu te falar: Você já se humilhou muito diante de Deus? Você já chorou diante de Deus?

Eu quero dizer aos líderes de célula que falam: “Pastor, não dá certo, Deus não me usa. Eu não vejo as coisas acontecendo, as pessoas cochilam na reunião, eu não dou pra dirigir célula, não”.

O que quero dizer é: Você já experimentou chorar no tapete da sua sala e se humilhar e dizer: “Deus me ajuda, porque eu não to conta?”

Foi exatamente o que Manassés fez, ele falou: “Deus, como eu fui doido! Eu sou idiotia, uma besta quadrada, eu sou o pior do mundo... eu mereço morrer, mas, tem compaixão”. Isso é humilhação e foi o que Manassés fez.

E quando ele orou humilde, Deus ouviu e atendeu. Ele reconheceu o erro e não endureceu o coração, ele se encurvou, se humilhou, se arrependeu, ele orou a Deus – até outro dia ele tava mexendo com feitiçaria, mas agora, ele orou para a pessoa certa, ele orou a Deus e Deus ouviu e atendeu.

 

O v.13 diz que Deus trouxe Manassés de volta. Sabe, Deus tem que trazer você de volta. O sonho de Deus é trazer pessoas de volta. De volta aonde? De volta no caminho, no rumo, no plano que Ele tinha desde o começo.

Quem sabe, você é alguém que tem se esquecido, tem se desviado de Deus, mas o arrependimento faz a gente voltar. Voltar pra onde? Pro caminho certo, pra uma vida certa, uma vida alinhada com a vontade de Deus.

É impressionante, o cara não merecia, mas Deus amava Manassés e quando ele se arrependeu, Deus o ajudou e Manassés nunca mais foi o mesmo.

Por que eu te falo isso? Porque no v.15 diz, que Manassés teve outra atitude, ele fez uma reforma, tudo que tava errado, ele limpou, tirou pra fora, ele fez uma faxina na casa.

Minha pergunta: voce já fez uma faxina na sua casa? Já fez uma faxina? Pegou sua coleção de uísque, de cachaça e já virou tudo no vaso? Já pegou sua coleção de Playboy e pôs fogo? Já pegou e jogou tudo fora?

Já fez uma faxina na sua alma? Já jogou suas mágoas ora, seus ódios? Manassés fez isso. Mudou de atitude.

 

E presta atenção: Ele não só tirou o que tava errado, mas ele colocou no lugar o que era certo. O texto diz que ele tirou o lixo, e reconstruiu o altar.

Não adianta jogar fora as revistas da Playboy, pôr as mágoas fora e ficar vazio... você tem agora que se encher de que? Da presença e das coisas de Deus.

Consiga música de louvor, pregação da Palavra, participa da célula, busca a presença de Deus!

Uma palavra pra quem está dizendo: “Está tudo bem comigo. Não sou de igreja, não sou de entregar dízimo, não sou de ficar fazendo oração... fim de semana eu bebo com os amigos, gosto das baladas e, tá tudo bem comigo”.

Olha, manassés pensava assim. Ele reinou 55 anos desse jeito, achando que Deus não era importante, até que chegou uma hora, ele quebrou o nariz literalmente.

A gente não deve esperar lambada de Deus, esperar que uma tragédia aconteça... A hora de orar a Deus e se arrepender do mau caminho é agora.

Pra concluir, se alguém te perguntar: o que foi que o pastor pregou? Você diz: “Pregou que o pior homem do mundo se converteu a Deus e que, se o pior homem do mundo se converteu, meu pai pode se converter também... aquele traidor pode se converter, aquele bandido pode se converter... Todos podem se converter.

Daquilo que eu falei hoje, o que se aplica à você? Em que sentido essa palavra se aplica pra você?

Você percebe que se esqueceu de Deus, que se desviou do caminho e que não consegue voltar pro rumo? Só uma coisa a fazer: se humilhar diante de Deus, orar a Deus. Ele está prontinho pra te abençoar!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page