top of page

REALIZE A VISÃO

Neemias 2.11-20

 

Cheguei a Jerusalém e, depois de três dias de permanência ali, 12 saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia contado a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daquele em que eu estava montado. 13 De noite saí pela porta do Vale na direção da fonte do Dragão e da porta do Esterco, examinando o muro de Jerusalém que havia sido derrubado, e suas portas, que haviam sido destruídas pelo fogo. 14 Fui até a porta da Fonte e do tanque do rei, mas ali não havia espaço para o meu animal passar; 15 por isso subi o vale, de noite, examinando o muro. Finalmente voltei e tornei a entrar pela porta do Vale.

  16 Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra. 17 Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. 18 Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: "Sim, vamos começar a reconstrução". E se encorajaram para esse bom projeto.

  19 Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: "O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? "

  20 Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!

 

Introdução

Imagine, por um momento, todos os animais que tiveram que entrar naquela arca que Noé construiu para que fossem salvos do dilúvio. Aí, vieram o casal da biodiversidade inteira: búfalos, leões, girafas, elefantes. Cada casal de animais, chegou na sua velocidade para entrar na arca.

E falando em velocidade, pensa no caramujo, no caracol! Como que estes pequeninos seres mais lerdos, alcançaram a arca a tempo de se refugiar do dilúvio?

O grande pregador Carlos Spurgeon, lá dos anos 1800 e considerado o príncipe dos pregadores, comentou que o caracol chegou à arca porque tinha persistência. A tartaruga também. Tiveram a visão da arca e com persistência foram alcançá-la.

 

Há muitas coisas que são alcançadas na vida porque alguém simplesmente persiste, tem persistência, ou se recusa a desistir.

Cada pessoa precisa ter na vida uma visão que vale a pena alcançar. Ter visão não é só ter a capacidade de ver, de enxergar as coisas.

Aliás, ver é a função dos olhos. Mas há coisas que a gente deve enxergar com o coração.

Por exemplo, foi a visão de voar que levou Santos Dumont a inventar o avião. Foi a visão de uma luz que empolgou Thomas Edison a inventar a lâmpada.

O que é uma visão? Visão é uma realidade a ser criada. Em outras palavras, é onde você sonha chegar.

Aqui está Neemias. Cerca de 100 anos antes dele nascer em Israel, seus familiares foram morar longe da própria terra. Eles eram de Jerusalém, mas foram para um lugar distante.

Neemias, no entanto, cresceu sempre ouvindo seus pais falarem sobre Jerusalém, sobre o templo que havia sido reconstruído. Aquela cidade estava no coração de Neemias, ele a amava.

E morando distante, ele recebeu notícias (Ne 1.2-3 – NVI) de como a situação em Jerusalém estava triste e o povo desanimado, porque o muro que protegia a cidade estava em ruínas.

Então, Neemias foi orar (v.4) e durante o seu período de oração, aconteceu que um grande objetivo foi gerado no coração dele (2.4-5): a reconstrução dos muros da cidade do seu povo.

Olha isso: se você tá sem objetivo na vida, sem saber o que quer direito, sem saber em que se ocupar, a coisa certa a fazer é orar. Ao passar tempo com Deus em oração, uma visão, um objetivo, vai ser gerado no seu coração.

E você tira um tempo diário para orar? É um tempo de qualidade ou só pra constar?

Toda pessoa precisa de um objetivo, precisa ter a visão de conquistar algo, porque, sabe, a pessoa mais pobre do mundo é a pessoa sem um objetivo.

 

Eu lembro da minha busca por um grande objetivo. No meu primeiro emprego, eu tinha um caderno onde anotava minhas impressões da Bíblia. Eu chegava para o serviço, fazia uma leitura e meditava rapidamente num texto bíblico. Aí eu fazia anotações no caderno e uma nota que eu sempre escrevia era que Deus tinha um plano para mim. Certa vez, folheando o caderno, descobri que isto se repetia todos os dias. Então, eu passei a perguntar: “Deus, qual plano é esse que o Senhor tem para minha vida?” E não demorou muito, Deus mostrou que eu nasci para pregar a Palavra e ajudar outros através da pregação. Fui chamado para isso. É o meu objetivo: pregar muito e ajudar muito através da pregação. Qual é o seu objetivo?

Reconstruir os muros de Jerusalém, se tornou a visão de Neemias, o seu objetivo!

Mas, muitas vezes, é fácil ter uma visão, ter um objetivo a ser alcançado, sem, no entanto, ter a persistência de trabalhar por essa visão ou por esse objetivo.

Deus tem uma visão para a sua  família. Sim, Ele tem! Deus tem uma visão, um objetivo, para a sua vida como pessoa nesse planeta. Sim, Ele tem! Deus tem uma visão para a nossa igreja!

E nós ficaremos no meio do caminho? Ou seremos como aquele caramujo que persistiu até chegar à arca?

 

Pois, nesse texto de Neemias, encontramos algumas verdades-chaves para alcançar o objetivo, para realizar a visão.

Sabemos, então, que Deus gerou no coração de Neemias a visão dos muros de Jerusalém reconstruídos (2.4-5). E Deus ajudou Neemias a organizar o trabalho de reconstrução do muro! Isso que é maravilhoso.

Olha, Deus gerou essa visão no coração de Neemias – ele entendeu, se dispôs a fazer conforme Deus queria e aí, Deus ajudou!

Deus despertou a boa vontade do rei, que ofereceu apoio na reconstrução (2.6-9). Tem coisa melhor do que seguir a direção que Deus dá? Não tem.

Deus tem um objetivo para a sua vida, e quando você percebe esse objetivo, Deus ajuda você a alcançá-lo.

E lá vai Neemias (2.11-13). Ele faz a longa viagem e chega a Jerusalém para realizar a visão que ele tinha no seu coração.

Então, Neemias está em Jerusalém agora. O que ele fez primeiro? Reuniu as pessoas do lugar e compartilhou sua visão com elas e daí, partiu para o trabalho? Não. Não foi isso que Neemias fez.

Tão logo ele chegou em Jerusalém, foi descansar da viagem e depois, sem dizer nada a ninguém, ele saiu para inspecionar, examinar os muros caídos. Tendo um objetivo, a primeira coisa que Neemias fez, foi investigar a situação.

Ele saiu à noite, com poucos homens, pra não chamar atenção. Até nos cavalos ele economizou.

O muro estava bem destruído e Neemias examinou tudo. Ele queria saber qual era sua situação e o que tinha que ser feito.

Então, aqui está uma verdade-chave: Se queremos realizar a visão, o objetivo que Deus nos tem dado, a primeira coisa que temos que fazer é investigar a situação.

O próprio Deus, quando enviou o Seu Filho para nos salvar, Deus preparou o caminho antes. Em Gl 4.4 diz: "No entanto, quando o tempo designado foi cumprido, Deus enviou seu Filho...".

Deus viu a situação do mundo e escolheu o tempo ideal para enviar Jesus. Não é falta de fé você dedicar tempo para investigar a situação, antes de agir.

Por exemplo, se você tem a visão de ter seus filhos estudando, comece a investigar o que será necessário. Quanto custa? Onde eles podem estudar? Quais são as opções? Não fique com os braços cruzados. Investigue a situação.

 

Como Igreja, é a mesma coisa, temos um objetivo: cumprir a Grande Comissão de modo que o crescimento da igreja seja retomado.

E como tudo começa com oração, estamos orando. Vamos até iniciar um período de 40 dias de oração focada e organizada, mas não é só isso: também estamos investigando.

Quais sãos os princípios de crescimento da igreja? Estou estudando isso! Como foi que a primeira igreja que existiu, a igreja do livro de Atos, teve um crescimento tão extraordinário? Quem pode nos ajudar nesse projeto? Quanto vai nos custar? Para realizar a visão, alcançar o objetivo, temos que investigar a situação.

Então, essa é uma verdade-chave para você realizar a visão. Quando você tem um objetivo, antes de começar o trabalho, investigue a situação.

O seu objetivo é namorar pra casar? Então, antes de iniciar o namoro, investigue se o rapaz é trabalhador. Investigue se a moça é de arrumar o quarto dela, investigue se respeita os pais.

Era uma vez um rapaz que pediu uma linda moça em casamento, mas ele não investigou, não cuidou de examinar a situação e propôs logo: “Você quer casar comigo?” E ela respondeu: “Não!!!” E o rapaz viveu feliz para sempre.

 

A segunda coisa que descobrimos no exemplo de Neemias, é que ele reuniu colaboradores (2.17-18).

Depois de ver como estavam as coisas no local, ele convocou os governadores, os sacerdotes e os nobres para conversar com eles sobre o que deveria ser feito.

Era hora de compartilhar a visão. Então, Neemias passou a mostrar claramente o que estava acontecendo e o que poderia ser feito a respeito. Ele buscou colaboradores.

É muito pouca coisa que podemos alcançar na vida por conta própria. Mas, é quando nos unimos uns com os outros, que tudo se torna possível. É por isso que precisamos reunir colaboradores que nos ajudarão a alcançar o objetivo.

 

É interessante observar como Neemias animou o grupo que ele reuniu.

Neemias contou pra eles o que Deus havia feito para que ele pudesse estar de volta em Jerusalém e começar este trabalho.

Em outras palavras, ele deu testemunho do que Deus havia feito quando ele falou com o rei. Neemias incentivou as pessoas, mostrando pra elas o que Deus pode fazer.

Uma realidade sobre a visão é que ela vaza.

É como a água em um balde com um pequeno buraco no fundo que não dá pra ser tampado. Tem balde que furou, você tampa o furo.

Mas, a visão é como um balde com um buraco que não dá pra tampar. Então, se você quer que o balde fique cheio, o segredo é ficar enchendo.

Da mesma forma, se queremos manter a visão do nosso objetivo, temos que manter nossos colaboradores encorajados com a aquilo que Deus pode fazer.

Por exemplo, se você tem uma visão para o crescimento espiritual dos seus filhos, você deve incentivá-los a confiar no que Deus pode fazer. E uma das melhores maneiras de conseguir isso é contando o seu próprio testemunho, falando do que Deus fez e tem feito em sua vida.

Quando recebemos o pastor Milton Monte aqui, fiquei satisfeito em ver quantos de vocês, líderes, se fizeram presentes para ouvir o ensino daquele pastor. Foi importante, porque é assim que vamos criando uma visão do que Deus pode fazer em nossa igreja.

O mesmo se aplica a sua vida em particular ou em família.

É necessário reunir colaboradores. Com quem você se ajunta? É gente que confia em Deus?

Caso contrário, o que começa com muito entusiasmo, logo ficará esquecido. A visão preciosa, vaza!

Você precisa de pessoas para alcançar o objetivo que Deus te deu. Portanto, não se afaste, não se isole, congregue, esteja por perto!

 

Há mais uma verdade-chave sobre realizar a visão, alcançar o objetivo: Neemias enfrentou oposição (2.10).

Os vizinhos dos judeus não gostaram da idéia de que os muros de Jerusalém fossem reconstruídos.

Eles estavam satisfeitos com a situação do jeito como estava. Eles já dominavam o comércio naquela região, e era conveniente para eles, que Jerusalém ficasse com os muros em ruínas.

Imagina que você tivesse uma pequena loja no seu bairro e, numa distância de dois quarteirões, tivesse outra loja que vende os meus produtos que você. Aí, numa certa noite, por acaso, aquela outra loja pega fogo. Queimou tudo. Agora, todo mundo tem que comprar de você! Não tem opção. Mas, de repente, o povo começa a falar pelo bairro, que a loja vai ser reconstruída. Como você reage?

 

Se você é uma pessoa de bom coração, você fica feliz em saber da recuperação daquele micro-empresário, mesmo que isso lhe custe um pouco. Mas se você pensar egoisticamente, fará todo o possível para evitar a reconstrução daquela loja. Você não quer perder seus clientes.

Os vizinhos de Neemias eram desse jeito: eles não queriam perder a posição que tinham, então começaram a se opor ao trabalho de reconstrução.

Como Neemias respondeu (2.20)? Ele ficou surpreso? Ele ficou desanimado? Nem surpreso nem desanimado. Ele confiou em Deus e continuou o seu trabalho de reconstrução dos muros da cidade.

Às vezes, pensamos que, se estamos fazendo a vontade de Deus, não vamos ter oposição, que vai dar tudo certo, tudo vai fluir com facilidade, que Deus vai abrir caminho, não vai ter problema.

Mas não é assim que acontece. Vai haver problemas, vai haver dificuldades, mas confia em Deus. Esse é o segredo.

Se você considerar a vida de Jesus, vai descobrir que as coisas não funcionaram facilmente pra Ele (Jo 1.11).

E olha que Jesus viveu fazendo exatamente o que o Pai havia ordenado, mas ainda assim, Jesus enfrentava todos os tipos de oposição. As pessoas interpretavam mal as intenções dEle, falavam mal dEle e tinha até quem procurava por Ele, mas apenas por conveniência.

Entretanto, com perseverança, Jesus cumpriu com o objetivo da Sua vida e recebeu o nome que está acima de todo nome.

Se queremos realizar a visão que Deus tem para nós, também temos que estar dispostos a enfrentar a oposição.

Ninguém deveria se surpreender com as dificuldades ou desanimar por causa delas, porque podemos confiar em Deus quando enfrentamos oposição.

Deus não nos poupará de todas as dificuldades, ou de toda oposição, mas Ele vai nos sustentar e vai nos defender! Ele é nosso Protetor!

Quando as pessoas aparecerem para nos desencorajar, Jesus será nosso refúgio. Quando a situação querer nos derrubar, Jesus será nosso braço forte.

 

Portanto, na história de Neemias, vemos o que Deus pode fazer com uma pessoa disposta a realizar uma visão.

Talvez você diga: “É, mas eu não sou Neemias. Eu não tenho as vantagens que ele tinha”.

Irmão, mas se você puder persistir, como o caramujo que veio para a arca de Noé, Deus pode usar você.

Mais valor tem a persistência do que a astúcia.

 

Um jovem conversava com um idoso que era crente. O rapaz disse ao velho senhor, que queria jogar a toalha, porque parecia que nada estava indo bem pra ele. O idoso sorriu e lembrou a ele do texto que conta da pesca maravilhosa e disse: "Você percebeu que quando Jesus disse aos Seus discípulos para voltar a jogar as redes para o mar, foi justamente no lugar onde eles tinham tentado toda a noite sem nenhum resultado?" Pois, é, eles estavam no lugar certo, Jesus falou para persistirem, então a pesca milagrosa aconteceu!

Não desista! Não desanime no trabalho que Deus te confia.

Recebi esta gravura uma vez no WhatsApp e guardei. Que mensagem essa gravura te passa?

Se Deus te deu alguma visão para alcançar, investigue a realidade. Investigue a situação. Reúna seus colaboradores e compartilhe a visão com eles.

Não se surpreenda quando enfrentar a oposição, mas confie em Deus.

Porque, por uma questão de tempo, você vai ver que a visão se tornou realidade.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 26/08/2018

bottom of page