top of page

MENSAGEM PARA O DIA DAS MÃES
Êxodo 20.12

"Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá".

 

INTRODUÇÃO
Um e-mail que circulou na internet bastante tempo atrás, conta de uma mulher que foi renovar um do seus documentos. Na hora de preencher as informações, foi perguntado qual era a profissão dela. A mulher, não tinha formação acadêmica, estudo superior nem nada, ficou pensativa e depois respondeu com todas as letras: "Eu sou mãe!". Mas aí, diante dessa resposta, o funcionário disse friamente: “Desculpa, minha senhora. Eu vou colocar dona de casa, porque mãe não é ocupação". E aquilo se transformou num debate, até que a mulher falou de boca cheia: “Então, está bem, você quer saber a minha ocupação, não é?! Pois, escreva aí: Eu sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas”. Agora sim, o funcionário se deu por satisfeito e preencheu o documento. Mas, nisso,
despertou nele uma grande curiosidade e ele perguntou: "O que a senhora faz exatamente?" E a mulher explicou na ponta da língua: "Eu desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (quer dizer: dentro de casa e fora de casa). Eu sou responsável por uma equipe (a família), e já recebi quatro projetos (os filhos) e trabalho em regime de dedicação exclusiva!”

Mãe é assim, é uma verdadeira Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas. Mãe é mais que dona de casa, portanto, a mulher que é mãe, é digna de honra.
Mas, infelizmente, nesse mundo a fora, há quem não respeita, há quem não honra a mãe. Quantos que fazem à ela xingamentos, maus tratos, abandono, desobediências... Todavia, Deus dá grande honra à mulher que é mãe e Deus manda a todos que honrem à mãe.

Minha mensagem hoje do Dia das Mães, tem três pontos. O primeiro ponto é:
1. DEUS HONRA ÀS MÃES
Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3.20, Adão deu à ela o nome Eva, e a Bíblia explica, porque ela seria a mãe de toda a humanidade. O significado do nome “Eva” é “vida”.

A mulher que é mãe, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus – Deus gera a vida, e a mãe possui o reflexo desse poder de Deus nela.
Então, veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas do Seu poder de gerar filhos. Não é tremendo! E o ponto alto desta honra, foi quando aconteceu a encarnação de Jesus: Deus escolheu a mulher, escolheu Maria, para de um modo sobrenatural, ser mãe, dar à luz a Jesus, o Filho de Deus.

Esta é a forma mais elevada como Deus tem honrado às mães: é ter Se servido de uma delas para trazer Jesus a este mundo. Deus honrou todas as mães, escolhendo Maria para conceber pelo poder do Espírito Santo, a Jesus. 

Esta é a honra que Deus dá à mulher que é mãe. Essa honra não tem sido dada aos homens, é dada à mãe. Às vezes os filhos não entendem, o marido não entende... mas aqui está um fato: toda mãe é honrada por Deus. Portanto, mamães que me assistem hoje: quando lhes faltar o carinho de um filho, o reconhecimento do seu valor, saiba isto: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, Ele dá grande honra a cada uma de vocês.

...agora, o segundo ponto:
2. DEUS TAMBÉM MANDA A TODOS QUE HONREM ÀS MÃES
Primeiro, digo isto para os maridos: Deus convoca os maridos para honrar à mãe de seus filhos. O marido deve apreciar e apoiar a esposa.

Tem muito homem que no dia em que casou, no momento de repetir os votos matrimoniais, mais parecia que estava dizendo o seguinte: "Eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular ou como minha arrumadeira pessoal". Mas, mãe não é empregada da casa.
A Bíblia ensina o seguinte, lemos em 1Pd 3.7: "Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". O marido deve amar a esposa, para honrá-la. É o que Deus requer.

Maridos, posso ouvir um “amém”? Claro, eu não posso ouvir do lado de cá, mas espero que a esposa tenha ouvido. Depois ela conta!

Agora, digo também para os filhos: todos devemos honrar a mãe que temos. É um mandamento! Ah! Mas o pastor não sabe do que a minha mãe é capaz; é um verdadeiro BBB: ela berra, ela birra, ela barra a gente!
Outros podem dizer: “Fala aí em honrar a mãe, mas o pastor não sabe dos erros da minha mãe”. Ouça: não importa: Deus requer que ela seja honrada. 

E, preste atenção: quanto mais honra, mais dias de vida. O mandamento diz: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá” (Ex 20.12). 

Quer viver muitos anos? Isso não é questão de fazer uma dieta equilibrada e usar direito as prescrições médicas. Viver muitos anos é questão de honrar os pais.

Agora, cabe também à própria mãe, honrar a si mesma. O marido deve honrá-la, os filhos devem honrá-la, mas, mães, recebam com alegria as homenagens que lhes são feitas. Considere uma honra ser mãe, não despreze isto, porque tem mulher que acha mau gosto ser mãe...

Outra coisa: é comum a criança fazer um desenho todo borrado de tinta, escrito a garranchos e presentear a mãe nesse dia... o cartão é torto, mau escrito, mas dê valor... é para a sua honra!

E o terceiro ponto e final desta minha mensagem hoje:
3. DEUS CONVOCA TODA MÃE A SER DIGNA DE HONRA
Deus requer que as mulheres, por sua vez, se esforcem para ser dignas da honra que recebem.

Há mulheres irresponsáveis, devassas. Mas Deus requer que todas sejam dignas. Como você mulher e mãe, pode conseguir ser digna de honra? Lemos em Pv 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada". Então, para a senhora ser sempre digna de honra, tema ao Senhor.

Todos sabemos de como a mulher preza muito o se vestir, ter um bom penteado, o corpo em forma... tudo isso é muito legal, mas no fim de tudo, o que Deus preza é o coração.

Então, não importa se você veste a última moda ou se tem um corpo escultural, o que Deus preza é o seu coração; o coração é que precisa ser belo (então, entra pra academia de Deus, que o seu treino funcional principal seja: participar da igreja, conhecer a Bíblia (a Palavra de Deus), fazer oração... porque isto é temor ao Senhor.
Valorize a beleza do seu coração, até porque, se sua beleza depender só de creme, de Shampoo, de cosméticos, isso tudo sai com água e sabão. A beleza do coração não.

Portanto, mamães, sendo tementes a Deus, vocês sempre serão dignas de honra. Amém?

CONCLUSÃO
É isso. Deixa eu te recordar esses três pontos:
- Primeiro: O próprio Deus dá honra à vocês que são mães.
- Segundo: Deus requer que todos demos honra à nossa mãe.
- E terceiro: Deus também requer que todas mães se conservem dignas de honra.

Ministração
Hoje é Dia das Mães. Para quem tem a mãe que já partiu desta vida, hoje é um dia de lembrança, de saudade. Mas, continue honrando a sua mãe. Sempre fale bem a respeito dela.
Se ela não foi boa pra você, faz a sua parte, ela te trouxe à vida por um propósito de Deus. Honre! 
Se você tem sua mãe, uma dica: o gesto mais honroso não é caro, não custa dinheiro; consiste em você dizer à ela duas palavrinhas: “Mãe, obrigado”.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 10/05/2020

bottom of page