top of page

PURIFICANDO-SE DOS PECADOS DE PENSAMENTO

Isaías 59.1-2

 

Introdução

Amados, começamos hoje, sete semanas de purificação. E a razão para isto é bem simples: experimentar, de maneira satisfatória, a poderosa presença e o poder de Deus em nossa vida.

Porque Isaías 59.1-2 diz: “Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações” (NTLH).

Aqui está o “x” da questão: Deus deseja Se mover com poder, mas os nossos pecados não confessados, bloqueiam as respostas de Deus às nossas orações. Por isso que precisamos de purificação constante dos pecados.

E os pecados existem em sete categorias: tem pecados de pensamento, pecados de atitudes, pecados de palavra, pecados nos relacionamentos, pecados de ação, pecados de omissão e pecados de autoconfiança.

Vamos começar nossa jornada com a purificação da mente e do coração.

De acordo com a Bíblia, é aí que o pecado começa. Você sabia? Em Mt 15.19 está escrito: “Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro” – NTLH.

O diabo sabe que nossa mente é poderosa, então ele ataca a mente com todo tipo de pensamentos inapropriados, pensamentos pecaminosos, porque assim, vamos pecar e ficar separados de Deus. Isso é tudo que o diabo quer – a sua separação de Deus.

 

Muito bem, agora, qual é o primeiro pecado de pensamento que precisa ser vencido? ...é a dúvida sobre a salvação.

Jo 3.16 diz: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” – NTLH.

A vida eterna significa duas coisas: é você conhecer Jesus e ter paz no seu coração agora e viver com Jesus no céu, por toda a eternidade, depois que você morrer.

E você está seguro disso? Você tem paz com Deus no seu coração e a segurança de poder dizer que vai, com certeza, viver com Jesus no céu?

Em Mt 7.21, Jesus falou: “Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu” – NTLH.

E como você está nesta questão: sobre ir para o céu, você tem certeza ou tem dúvida?

Olha, a pessoa quando tem a salvação de Deus, ela sabe, de forma sobrenatural no seu íntimo, que está salva e vai pr’o céu. Pessoas que são genuinamente salvas, elas têm certeza da sua salvação.

Mas como? Em Rm 8.16 está escrito: “O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus” – NTLH.

E olha o que diz a Bíblia (1Jo 5.11-12): “Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho” Quem é o Filho de Deus? Jesus! E o v.12 fala: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu escrevo essas coisas a vocês que crêem no Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” – NTLH.

Se você tem alguma dúvida sobre a sua salvação, Deus quer que você tenha a certeza... nenhum minuto mais de dúvida, mas a certeza.

 

Então, seja totalmente honesto com você mesmo e responda o seguinte:

Você tem certeza da sua salvação?

Você sente Deus falando com você frequentemente?

Você tem um relacionamento pessoal com Jesus ou só sabe algumas coisas sobre Ele?

Você consegue lembrar quando resolveu entregar sua vida totalmente a Jesus?

Você sente que foi perdoado por Deus e que está indo pr’o céu?

Você sente vontade de ler a Bíblia, de fazer oração, de participar da igreja?  

Se para alguma perguntinha dessas, você respondeu não, então é muito importante que você acerte logo o seu relacionamento com Jesus. E você pode fazer isto! O que Deus mais quer é te dar a certeza de que você tanto precisa.

Então, se você tem qualquer dúvida sobre a sua salvação, eu trouxe um material aqui que mostra como você pode ter certeza da sua salvação. Aí, você pega comigo no final dessa reunião. Combinado?

Agora, vamos continuar examinando os pensamentos.

Responda com cuidado e honestamente os tipos de pensamento que ocupam a sua mente. Claro, você não precisa responder nada em voz alta.

A sua mente é cheia de pensamentos sobre Jesus ou é cheia de pensamentos em torno das coisas terrenas?

Você pensa mais em seu trabalho, em sua diversão, em seu lazer, do que em seu crescimento espiritual?

Frequentemente você tem pensamentos impuros?

Os seus pensamentos estão infestados de raiva?

 

Olha, para cada pensamento infeliz, peça o perdão de Deus e confie nEle para renovar a sua mente.

Lemos em Mt 5.28, que Jesus falou: “quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração” - NTLH. A mulher também!

Pensamentos sensuais, impuros, frequentemente ocupam a sua mente?

Você assiste programas ou filmes que estimulam pensamentos e sentimentos impróprios?

Você está ciente de seus pensamentos impuros?

Você frequentemente tem pensamentos que teria vergonha se os outros soubessem deles?

Se você sente que Deus está te mostrando alguma coisa, então confesse a Ele. E resolva agora mesmo trocar estes pensamentos de pecado por pensamentos corretos, por pensamentos que agradam a Deus.

Uma boa dica pra conseguir isso é você usar a Palavra de Deus para remover todos os pensamentos pecaminosos.

O que você pode fazer? ...você pode ter versos da Bíblia memorizados. Então, cada vez que um pensamento impuro aparecer, você lembra da Palavra de Deus. Se você fizer isso, logo terá uma mente totalmente nova!

E esta é a recomendação de Cl 3.1-3: “...procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” – NVI.

E de acordo com Mt 22.37, é Jesus e as coisas de Deus que devem ocupar os nossos pensamentos. Jesus disse que nós temos que amá-lO “com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente”.

No que você pensa mais: nas pessoas, nas coisas ou em Jesus?

Você tem mais paixão por pensar no trabalho, no esporte, no lazer ou no reino de Deus?  

Você gasta mais energia pensando nas coisas dessa vida ou nas coisas que são de Deus?

Olha, se os seus pensamentos estão voltados só para as coisas terrenas, coisas dessa vida, confesse isso a Deus e comece a focar seus pensamentos em Jesus, porque está errado... a Bíblia diz (1Co 15.19) que “Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo” NTLH. Outra versão diz: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” – ACF.

O Sl 1.2 fala do nosso prazer estar em meditar na lei do Senhor dia e noite. No Sl 119.15-16, olha que declaração fantástica: “Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos. As tuas leis são o meu prazer; não esqueço a tua palavra” – (NTLH).

A vontade de Deus é que cada crente tenha a sua mente cheia de versos da Palavra... mas encher a mente com versos da Bíblia não acontece por acaso. Você tem que fazer por onde isso acontecer.

Você tem o hábito de ler e estudar a Palavra de Deus todos os dias?

Você medita em versos bíblicos nos seus pensamentos?

Confesse o seu pecado de não encher sua mente com a Palavra de Deus... se você colocar textos bíblicos em seus pensamentos diários, Deus vai revolucionar sua vida!

Em Jo 15.7 está escrito: “Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem” – NTLH. Oh Glória!

Então, faça um compromisso pessoal de ler e meditar na Palarva de Deus todos os dias.

 

Agora, outro ponto importante é Tg 4.3. Esse texto diz que muitas pessoas pedem coisas a Deus em oração, mas: “...quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres” – NTLH.

Motivos errados é um pecado para o qual frequentemente se faz vista grossa... e é a causa de muitas orações não atendidas.

Por exemplo, a pessoa que pede um emprego melhor pra Deus: “Oh! Deus, abre a porta de um emprego melhor pra mim... pra eu ganhar bem, sustentar minha família...”. A pessoa diz isso na oração, mas aí a motivação dela é a seguinte: “Hum, se eu tiver um emprego melhor, um salário melhor, eu vou estar por cima!” ...a pessoa está cheia de vaidade, cheia de orgulho. A motivação errada é pecado!

Muitas pessoas tratam Deus como um empregado importante delas... elas querem que Deus faça as coisas pra elas, mas elas não estão nem aí em fazer coisas pra Deus.

E Deus, diz, lemos em Mt 15.8: “Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim”.

Vamos refletir:

Você busca a Deus só na hora que precisa ou você conversa com Ele pra adorar, louvar?

Quando você se decepciona na vida, você "esfria" com Deus e a igreja?

Então, admita suas motivações impuras, confesse esses pecados e peça a Deus que encha o seu coração de um amor incondicional por Ele.

Irmão, Deus não existe pra satisfazer as suas vontades. Ele é Deus santo e soberano, que governa com amor e justiça, logo, é merecedor e completamente digno de ser adorado.

Porém, muitos crentes estão esquecidos disso, e tratam Deus de empregado deles...

Quantos que vivem fazendo coisas erradas, esquecidos de que cada pecado que cometem, é como pisotear o sangue de Jesus de novo(Hb 10.29)!

Muitos recebem a Ceia do Senhor impensadamente... ali está a carne e o sangue de Jesus, e a pessoa come e toma sem exame interior, sem sequer admitir e se arrepender dos pecados.

Sabe, em 1Co 11.28-30, Paulo afirma que doenças e até morte, podem resultar de você participar da Ceia indignamente.

Muitos ainda tratam o dia de culto da igreja como um dia qualquer, um dia de trabalho, de compras, de passeio... são crentes que esqueceram completamente de que é mandamento de Deus guardar o dia do Senhor. Tá lá nos Dez Mandamentos!

 

Vamos refletir:

Quando você vem ao culto, você vem pra adorar mesmo... vem pra se prostrar diante de Deus? ...ou vem como quem diz: “Vou lá ver o que tem pra hoje, se tem música nova, quem que vai ser o pregador e quais serão os avisos... e quero ver se fulano vai tá lá”?

Irmão, você separa o Domingo para Deus ou só se descansa e se diverte nele?

Você já tomou a Ceia do Senhor sem um exame profundo e sem arrependimento dos seus pecados?

Você canta no culto sem pensar profundamente no que está cantando?

Você ouve a pregação sem nenhuma preocupação de obedecer depois às instruções de Deus?

Esses são alguns dos pecados mais sérios que um crente pode cometer.

Você precisa confessar a Deus algumas coisas?

Ministração

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page