top of page

QUE FAÇO AQUI?

Atos 2:41 e Filipenses 1.1

 

“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”.

“Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos”.

 

Uma criança pequena teve algo muito importante para contar a seus pais. Ela disse: “Eu já decidi o que eu quero fazer quando crescer”. E anunciou: “Eu quero ser pastor”. Os pais ficaram surpresos e felizes também, afinal, todos sempre foram muito dedicados nas coisas de Deus. Mas, a mãe quis saber mais e perguntou: “Filho, e por que você quer ser pastor?”  E a criança respondeu: “Bem, eu já sei que eu tenho que ir à igreja, e eu acho que deve ser mais divertido ficar lá na frente gritando, em vez de ficar só sentado pra ouvir”. As crianças...

Mas, acho que aquela criança estava um pouco confusa. É verdade que tem pastores que gritam, que esbravejam aqui da frente. Conta-se que um menino, certa vez, perguntou pro pai: “Papai, o que é que a gente vai fazer se aquele homem escapulir lá da frente?”

Bem, aquela criança que disse querer ser pastor porque achava mais divertido estar na frente do que estar sentada, na verdade, não sabia muito bem o que estava fazendo na igreja.

E como aquela criança, muitos estão confusos sobre o seu papel na igreja. Talvez alguns até se perguntem: “O que estou fazendo aqui?” Eles não sabem realmente o que é igreja e como a igreja funciona.

Talvez eles pensem que a única coisa que tem a fazer na igreja, é ouvir o pastor gritar ou contar algumas histórias. No entanto, o plano de Deus para você fazer algo na igreja é muito mais interessante do que isso.

 

Então, hoje, nós fizemos a leitura de algumas passagens bíblicas que falam sobre a igreja. Esta vai ser uma mensagem prática e espero responder duas das principais perguntas sobre a igreja.

Acima de tudo, espero que todos nós nos inspiremos a participar mais plenamente da igreja, a família de Deus.

Então, vamos começar com esta pergunta: Como entro para a igreja?

Para isso, vamos consultar Atos 2:41, que diz: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas” – NIV. O final do v.47 também diz: “E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (NVI).

Os que iam sendo salvos eram acrescentados aonde? Eram acrescentados à igreja, sim, mas não aparece na maioria das versões bíblicas, a palavra “igreja” neste texto. Algumas versões até trazem, mas não é a maioria, porque este foi um verso de difícil tradução.

Mas, uma verdade está bastante clara: as pessoas que iam sendo salvas, eram acrescentadas pelo próprio Deus ao grupo dos discípulos.

É correto falar que os que iam sendo salvos eram acrescentados à igreja, porque igreja, desde o começo, era isso – o grupo de pessoas salvas, crentes em Jesus.

Então, o que é igreja? Prédio ou pessoas? Pessoas. Igreja é gente. Igreja não é o prédio.

Costumamos dizer: “Vou na igreja”, “fui na igreja”, ou “a igreja que está na Rua Leontina Guimarães”. Acostumamos chamar o prédio de igreja, mas o prédio, na verdade, é onde a igreja se reúne, porque igreja são pessoas, pessoas que Deus salvou.

 

Então, como é que uma pessoa entra para a igreja? É quando ela é salva!

Este versículo de Atos descreve o que aconteceu no dia em que a igreja começou.

No dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para encher a vida dos discípulos que Jesus havia formado antes de retornar ao céu. Como resultado daquele enchimento do Espírito Santo, eles começaram a pregar, proclamar, a Palavra de Deus.

Pedro entregou uma mensagem naquele dia sobre Jesus, e muitas pessoas acreditaram no que ele estava dizendo, no que estava pregando. Três mil pessoas foram salvas e a Bíblia diz o que? Que o Senhor acrescentava essas pessoas ao grupo dos salvos.

A Bíblia, na versão King James Atualizada, diz: “o Senhor juntava à comunidade as pessoas que iam sendo salvas”. Igreja é gente, está vendo?

Como eles entraram para a igreja, como se tornaram parte da igreja? Primeiro, eles receberam a mensagem. Eles creram no evangelho. Eles colocaram a confiança em Jesus.

 

Em segundo lugar, eles foram batizados. Eles declararam publicamente, através do batismo, que haviam recebido Jesus como Senhor e Salvador da alma deles.

E, sabe, este plano não mudou. Ao longo do Novo Testamento, vemos a mesma coisa: as pessoas recebem a mensagem da salvação, são batizadas e, assim, tornam-se parte da igreja.

Portanto, a maneira de se tornar um membro da igreja é reconhecer Jesus como Senhor e Salvador. O batismo é como que um selo para essa decisão.

É importante ser batizado, Jesus foi! Mas, há casos em que a pessoa não tem tempo. Acontece de estar, por exemplo, acamada num hospital. Aí, a pessoa ouve a mensagem da salvação, crê em Jesus e O recebe como Senhor e Salvador, mas está tão debilitada, tão fraquinha e morre sem ter sido batizada.

Ela está salva, se recebeu Jesus como Senhor e Salvador; e não porque foi batizada. Batismo não salva. O Salvador é Jesus.

A Bíblia conta o caso do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. Ele reconheceu, pendurado lá, que Jesus era o Salvador, e Jesus disse pra ele: “Hoje mesmo você estará comigo no Paraíso!”

Ele não teve tempo de ser batizado, mas creu em Jesus para a sua salvação, no segundo tempo da prorrogação, no acréscimo final. Pois naquele momento quando confessou Jesus como Senhor e Salvador, ele foi salvo, ele entrou para a igreja.

 

A igreja, portanto, é o povo de Deus, a família de Deus, uma família numerosa, porque inclui todos os salvos, de todos os lugares e de todos os tempos.

Nós aqui somos igreja, na verdade, uma expressão dela, uma parte dela. Então, cada grupo de crentes que congregam num lugar, que estão reunidos num lugar, é igreja, uma parte da grande família de Deus, o povo de Deus, a igreja de Deus.

Você já faz parte da família de Deus? Você já é um dos salvos? Já recebeu Jesus para dirigir e abençoar a sua vida? Ele é o seu Senhor e o seu Salvador? Porque é assim que se entra para a igreja: recebendo Jesus como Senhor e Salvador. Você já fez isso?

 

Uma vez, em meu período escolar, fui convidado por uma professora, a passar o final de semana com eles. Eu havia me tornado amigo de um dos filhos da família e quase sempre estávamos juntos. Naquela época eu amava pintar quadros e o meu amigo também. Eu gostava de pintar quadros com ele, a frequentar a casa dele, e todos da família me queriam muito bem. Me davam incentivo e me ajudavam. Mas, eu não era daquela família. Havia amor envolvido, mas eu não tinha compromisso com eles.

Em cada igreja local há pessoas assim, que frequentam por muito tempo, mas não se juntam oficialmente à igreja. São parecidos comigo quando criança em relação àquela família. São amados e aceitos, mas não têm o mesmo compromisso. São pessoas que precisam se unir oficialmente à igreja.

Se você está nessa condição, por que não se torna membro da igreja? Se ainda não recebeu Jesus como Senhor e Salvador, tome esse passo. É para a salvação da sua alma!

E, se já tem Jesus dirigindo a sua vida, você O recebeu como Senhor e Salvador, então, enquanto você pode, enquanto você tem tempo, seja batizado!

Dia 23 de Dezembro, será o batismo do Eduardo Serra. Que bênção ele poder aproveitar a oportunidade de entrar para a igreja e selar com o batismo! Você pode aplaudir ao Senhor pela vida do Eduardo? Tem mais alguém que se apresenta para o batismo?

 

Agora, tendo respondido a pergunta: Como entrar para igreja? Vamos, a uma outra questão.

Eu quero que você imagine, por um momento, que um disco voador pousou ali fora no pátio deste prédio. E depois de alguns momentos, a porta da espaçonave abriu e uns seres, alienígenas verdes, desceram. Um se aproxima de você e, como sempre acontece nos filmes, ele te fala: “Hei, me leve ao seu líder principal, queremos falar com aquele que dirige a igreja, que está no comando da igreja”. A quem você vai levar o Et?

Nós encontraremos a resposta em Fp 1.1, onde está escrito: “Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos” – NVI.

O verdadeiro líder da igreja, irmãos, é Jesus. É Ele quem comanda. Nós somos os servos dEle.

Mas, muitas igrejas esqueceram isso e mandam o ET falar com o pastor. Misericórdia! Muitos pastores também se esqueceram que quem comanda a igreja é Jesus.

Muitos crentes estão esquecidos desta verdade e buscam fazer na igreja o que querem fazer, ao invés de perguntar ao Dono da igreja o que é para fazer.

A igreja é de Jesus. Ele conta com duas classes de líderes, líderes que estão abaixo dEle, sujeitos à Ele, que o apóstolo Paulo menciona aqui.

Os primeiros são os bispos. Essa palavra significa supervisor. É um termo usado para descrever a função de um pastor de supervisionar, cuidar, fazer funcionar, ensinar e dirigir a igreja.

O outro tipo de líder são os diáconos, uma palavra que significa servo. Todos somos esses servos, esses líderes que servem a Deus e servem uns aos outros.

A responsabilidade dos diáconos é servir. Há congregações que elegem alguns para serem diáconos e estabelecem um serviço específico para eles.

Bem, o que importa é que sob a autoridade de Jesus, sob a liderança de Jesus, estão esses dois tipos de líderes. E está escrito na Bíblia (Hb 13.17), a Palavra de Deus, que a igreja prospera quando a liderança é respeitada.

Está escrito assim: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês” - NIV.

A igreja simplesmente funciona melhor quando há apoio para os líderes. Por outro lado, quando há críticas e reclamações sobre coisas insignificantes, isso cansa os líderes e tira deles a alegria de servir.

E nós precisamos multiplicar líderes. Éste é um dos princípios bíblicos de crescimento que abraçamos. Líderes são fundamentais e precisam ser honrados.

 

Mas, quantas vezes, os líderes apanham de fazer dó. Você já ouviu falar da piñata. A piñata é uma brincadeira popular muito comum no México, mas existe em outros países também. No Brasil é mais comum no nordeste, na Paraíba, em especial.

A piñata é assim: um pote de barro recheado de balas e doces, totalmente coberto por papel crepom colorido, nos formatos mais variados, e que é suspenso por uma corda. A brincadeira consiste em ter os olhos vendados e dar pancadas na piñata (existe um bastão, um porrete), com ele, se bate na piñata, até que o pote se quebre e as balas possam ser catadas no chão.

Quando os líderes se tornam a piñata da igreja, misericórdia, todo mundo sofre. Líderes precisam ser respeitados.

Mas, Jesus não apenas guia Sua igreja através de pastores e outros líderes. Jesus também enche com o Espírito Santo a todos os membros da igreja. Através do Espírito Santo, Jesus dirige, Jesus comanda a igreja.

Podemos ver um exemplo disso em uma história bem simples, que já aconteceu várias vezes aqui na igreja.

Quando o problema de alguém da célula é percebido, é identificado, há irmãos que se movem cheios do Espírito Santo, para abençoar aquela pessoa. Eu já vi célula conseguindo roupas, conseguindo remédio, botijão de gás, para servir ao próximo.

Crentes assim, não esperam que o pastor faça alguma coisa. Em vez disso, a atitude é: “Nós também temos o Espírito Santo para servir”. E eles vão e pregam, e ministram, e abençoam.

Isso produz algo muito interessante. Por um lado, a igreja tem pastor que deve ser respeitado e seguido, por outro lado, toda a congregação é capaz de tomar atitudes para servir.

Quando permitimos ao Espírito Santo fazer isso, a igreja prospera. Mas quando o pastor sozinho é o faz-tudo, ou porque ele se acha ou porque todos se acomodam, então a igreja fica estagnada.

Mas a igreja cresce quando os líderes são respeitados e quando todos da congregação se movem para servir.

 

Para que isso aconteça, a maturidade é necessária.

Então, uma das melhores coisas que você pode fazer para tornar sua igreja local, a comunidade aqui, mais saudável, é você crescer como crente, como discípulo de Jesus.

Então, quanto mais tempo passar em oração, em estudo da Palavra e em comunhão com os irmãos, melhor será a igreja.

 

Eu quero terminar esta mensagem fazendo dois convites.

Primeiro de tudo, se você já faz parte da igreja, procure maneiras de apoiar, de colaborar.

Você se lembra da criança que falei no começo? Pertencer à igreja não é simplesmente sentar para escutar. Você pode ser um apoio, uma grande ajuda no crescimento da igreja. Você está aqui para servir.

 

Portanto, cheio do Espírito Santo, se apresente para servir, se apresente para ajudar, pra dar apoio.

Nós precisamos ter o ministério de danças, de coreografia, na igreja. Quer ajudar?  

Precisamos de recepcionistas. Quer ajudar?  

Precisamos de voluntários para o Culto Infantil. Quer dar apoio?  

Precisamos criar o ministério de Intercessão? Quer ajudar? Vem para frente?

Segundo, se você não faz parte da igreja, por que você não começa hoje?

Se você quer receber Jesus como seu Senhor e Salvador, e assim, entrar para a igreja, venha para a frente.

Se você ainda não foi batizado de acordo com a Bíblia, resolva ser batizado! Venha para frente.

 

Conclusão

Sob a direção de Jesus, podemos alcançar o propósito para o qual Ele nos colocou aqui.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 25/11/2018

bottom of page