COISAS QUE O CORONAVÍRUS DEVE NOS ENSINAR
Eclesiastes 7.14
“Quando as coisas correrem bem, fique contente; quando as dificuldades chegarem, lembre disto: é Deus quem manda tanto a felicidade como as dificuldades, e a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã”. - NTLH
Eu li nesta semana uma reflexão de um pastor (Mark Oden) em Nápoles, cidade italiana que está em quarentena devido ao coronavírus, uma reflexão que me animou trazer esta palavra: O QUE O CORONAVÍRUS DEVE NOS ENSINAR.
Coronavírus ou Covid-19, começou na China, mas hoje, a Itália é que se tornou no epicentro desta pandemia. Pandemia significa que a doença se espalhou pelo mundo inteiro.
Os EUA até desenvolveram um mapa dinâmico que permite você acompanhar a evolução desta doença pelo mundo em tempo real. É impressionante. O Brasil está com 151 casos confirmados e quase 1500 suspeitos e a disseminação passou a ser comunitária nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A questão é: nós crentes, nós que confiamos e servimos a Deus, nós cristãos, como devemos reagir diante desta crise?
Resposta: com fé e não com medo. Com fé. Nós devemos olhar pro olho desta crise e dizer: “Senhor, está tudo no poder das Suas mãos, e o que o Senhor quer que eu aprenda com tudo isso?”
Então eu te trago nesta noite, algumas coisas que todos deveríamos aprender, ou reaprender, desta pandemia que está acontecendo.
...a primeira lição que o coronavírus deve nos ensinar:
1- QUE SOMOS FRÁGEIS
Essa crise global está mostrando como que nós, seres humanos, somos fracos.
Sabe de que tamanho é o coronavírus? Não é nenhum Tiranossauro Rex. Na verdade, não dá nem pra ver no microscópio comum, somente pelo microscópio eletrônico. E pensa: mas já derrubou milhares de homens e mulheres mundo a fora.
Imagina se surgir um vírus ainda mais agressivo e contagioso. Poderá ser o fim da nossa espécie!
Mas, é fácil a gente esquecer da verdade de que somos humanos e não semideuses. É bastante divulgado por aí, a filosofia humanista que coloca o homem como sendo glorioso, exaltando a natureza humana como se ela fosse perfeita e tão boa. Pois isso que vemos tanta gente cheia de si, arrogante, nariz empinado, porque pensam que são muita coisa.
Mas a verdade é que o homem é caído. Desde que se tornou pecador, o homem é fraco e frágil.
Olha o que a Palavra de Deus diz: “Nossos dias na terra são como o capim; como as flores do campo, desabrochamos. O vento sopra, porém, e desaparecemos...” (Sl 103.15-16 - NVT).
Esta é a verdade. Por mais capazes, fortes e inteligentes que possamos ser, somos afetados pelo pecado, que nos tornou débeis, frágeis, fracos. E o coronavírus tá aí mostrando isso.
Você não é super-homens e não há super-mulheres. Então nossa oração de todos os dias deveria ser como a do salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12 - NAA).
...a segunda lição que o Covid-19 traz, é que:
2. SOMOS IGUAIS
Esse vírus não respeita raça, cultura ou fronteira de terras. Não é um vírus chinês ou europeu; é nosso vírus. Ele já está em 120 países!
Isso ensina que somos todos membros da grande raça humana, todos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn1.17), em cuja presença vivemos e haveremos de prestar contas.
A cor da nossa pele pode ser diferente do outro, podemos falar um idioma diferente, ter um sotaque diferente, uma cultura diferente, mas nada disso é levado em consideração aos olhos dessa doença contagiosa. Somos iguais!
A dor de perder um ente querido é a mesma pra todo mundo. Somos iguais!
Portanto, aquele que é de opinião diferente da nossa, cor de cabelo diferente, costume diferente, devemos amar e respeitar e nunca tratar com preconceito ou desprezo, porque somos iguais.
Essa imagem aí é muito interessante. No final das contas, somos iguais.
...terceira lição que o Covid-19 deve nos ensinar:
3- QUE SOMOS INCAPAZES
Todos nós amamos estar no controle. Nós fantasiamos que somos os donos do nosso nariz, senhores do nosso destino.
Nós até podemos controlar algumas coisas: os canais da nossa TV; podemos controlar o uso do nosso dinheiro com um clique num aplicativo; podemos controlar nosso corpo por meio de treinamentos e medicações.
Mas esse controle é bem pequeno, bem pequeno. Se formos analisar de perto, achar que temos o controle é uma ilusão, e o coronavírus está aí, mostrando a realidade: nós não estamos realmente no controle das coisas.
O controle de tudo está em Deus. A Bíblia diz: “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis (...) Tudo foi criado por meio dele e para ele. (...) Nele tudo subsiste” (Cl 1.16-17 - NAA).
Portanto, sejamos humildes. Deus é o Senhor. É nas mãos dEle que está o controle de tudo.
...a quarta lição que o coronavírus traz, é que:
4- SOMOS CARENTES
Sabe qual a nossa principal carência e que está vindo à tona neste período? É de relacionamento com Deus e com o próximo.
Muitas pessoas estão tendo que lidar com o isolamento, ficar de quarentena. É uma experiência que os leprosos dos dias de Jesus conheciam muito bem.
Naquela época, as pessoas doentes de lepra, eram forçadas a viverem sozinhas, e se andassem pelas ruas de suas cidades, deviam gritar: “Imundo! Imundo!” Pra ninguém chegar perto. Já imaginou o tanto que machuca o coração da pessoa ter que ficar isolada ou ser excluída do convívio?
Dói, porque fomos criados para relacionamentos. Precisamos de Deus e precisamos do próximo. Você não foi feito pra viver isolado. Então, vem para o grupo, se envolva mais com a igreja, interaja mais com os irmãos e com Deus, porque você precisa.
...a quinta lição que o coronavírus traz, é que:
5- PODEMOS REAGIR COM FÉ
Diante dessa crise aí, é fácil ser dominado pelo medo e entrar em pânico. Vi na televisão que tem gente correndo pra estocar álcool em gel e até papel higiênico. Estão reagindo com medo.
É claro que devemos seguir as orientações das autoridades e cuidar da higiene, mas a nossa reação deve ser com fé e não com medo.
Este é um dos principais apelos que a Palavra de Deus faz. Está escrito várias vezes: “Não temas!” “Não temas!” “Não temas!”
Toma posse dessa Palavra de Deus. Ali (Is 41.10) aonde aparece a palavra “você”, coloque o seu nome!
... lição número seis que deve ser aprendida com o Covid-19, é que:
6- PRECISAMOS ORAR
No meio de uma crise global como esta, tem uma coisa que podemos fazer: nós podemos clamar ao nosso Deus.
Devemos orar pelas autoridades que governam, orar pelos médicos que estão tratando os doentes, orar pelos homens, mulheres e crianças infectados, orar pelas pessoas que estão nos grupos de risco. Devemos orar para que Deus possa nos proteger e guardar, ter misericórdia de nós.
Orar também para que o Senhor Jesus retorne, que Ele volte e nos leve para a nova criação que Ele tem preparado pra nós, a Bíblia fala de novos céus e nova terra, um lugar onde não haverá mais lágrimas, nem morte, nem luto, nem choro ou dor (Ap 21.4).
Esta pandemia deve nos levar a fazer oração.
...sétima lição que o coronavírus deve nos ensinar que:
7. SOMOS ORGULHOSOS
O que não falta nos nossos dias são listas de coisas e desejos. Nós cuidamos de muitos interesses que achamos importantes.
Mas, essa crise deve nos ensinar a separar as coisas. Talvez o campeonato de futebol seja importante pra você, ou aquela cozinha nova, ou fazer aquela postagem no Instagram, mas isso não é essencial para a sua sobrevivência.
Deixe que esta ameaça do coronavírus te ensine: o que realmente importa é que você viva na dependência de Deus. O verso diz: “O que vocês devem dizer é: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15 – NBV).
A salvação da sua alma depende de Deus. Você já entendeu isso?
...a lição final que o coronavírus deve nos ensinar é que:
8- TEMOS ESPERANÇA
Sabia que Jesus veio para nos livrar de um vírus muito mais letal que o Covid-19 e já espalhado pelo mundo – um vírus que já atingiu todo homem, mulher e criança? Um vírus que não leva só à morte física, mas à morte eterna. Esse vírus é o pecado.
Quem está assustado com que o coronavírus pode fazer ao corpo, devia se preocupar mais é com o que o pecado pode fazer à alma.
Mas, você pode ter esperança. A ciência ainda estuda a vacina contra o coronavírus, mas Deus já interviu na história e enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, para nos perdoar e purificar de todo o pecado.
O sangue de Jesus derramado na cruz é o antídoto, em Jesus nós temos a salvação!
Veja esta declaração: “Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11.25-16 - NVI).
Conclusão
Somos frágeis
Somos iguais
Somos incapazes
Somos carentes
Podemos reagir com fé
Precisamos orar
Somos orgulhosos
Temos esperança
Pr Walter Pacheco da Silveira, 15.03.2020