top of page

QUANDO JESUS ESTÁ NA FAMÍLIA

João 2.1-11

 

1 Dois dias depois, houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava ali. 2 Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. 3 Quando acabou o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: —O vinho acabou. 4 Jesus respondeu: —Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora. 5 Então ela disse aos empregados: —Façam o que ele mandar. 6 "Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Os judeus usavam a água que guardavam nesses potes nas suas cerimônias de purificação." 7 Jesus disse aos empregados: —Encham de água estes potes. E eles os encheram até a boca. 8 Em seguida Jesus mandou: —Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dirigente da festa. E eles levaram. 9 Então o dirigente da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo 10 e disse: —Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho. 11 Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele.

Introdução

Numa paisagem o elemento mais lindo, na minha opinião, não é a árvore, não é a montanha, não é a flor, não é o rio ou a praia. É a casa, porque cada casa representa uma família e nada é mais lindo do que uma família!

Mas a família é o palco onde se passa os grandes dramas da vida. É na família que celebramos as nossas vitórias e também a nossa dor mais amarga.

Para uns a família é o céu na terra, já para outros... Que pena!

Esse texto conta que Jesus foi a uma festa de família, onde acontecia um casamento.

 

E aqui tem lições que podem revolucionar e abençoar para sempre a família de todos nós!

 

...a primeira lição é a seguinte:

Jesus é a pessoa mais importante a ser convidada para a sua casa.

Jesus foi convidado e Ele compareceu. E foi uma grande bênção, porque surgiu uma dificuldade. Novidade. Problemas surgem na casa de todo mundo.  

Mas, a presença de Jesus naquela casa, salvou a família de um grande constrangimento.

Esta é a maior necessidade das famílias hoje. Não é de mais dinheiro, não é de mais conforto. mas da presença de Jesus.

A casa pode ter de tudo: ar condicionado até no banheiro, tapete felpudo, TV de última geração, carro do último lançamento... mas, se Jesus não estiver presente... está faltando o principal, porque só Jesus é o Salvador e poderoso para satisfazer.

 

...a segunda lição é esta:

Precisamos perceber com rapidez quando a alegria está acabando

Lemos que Maria percebeu que o vinho estava acabando naquela festa.

Nós precisamos ficar com nossas antenas ligadas para perceber o que está acabando dentro de casa.

 

...a próxima lição é:

Precisamos recorrer à pessoa certa na hora da crise

Foi o que Maria fez para ajudar aquela família. Ela levou o caso à pessoa certa, levou para Jesus.

 

…a lição seguinte é:

Precisamos obedecer e fazer o que Jesus manda

Jesus mandou encher de água os potes de pedra que haviam ali. Mas essa ordem de Jesus parecia absurda. Eles poderiam ter questionado: “Senhor, não estamos precisando de água. O que está faltando aqui é vinho!”

Mas, Jesus é Deus e sempre sabe o que faz. Ainda que te pareça absurdo, faça aquilo que Jesus manda.

...lição número cinco, para revolucionar e abençoar para sempre a sua família:

Precisamos ser guiados pela fé e não pelos nossos sentimentos

Quem estava servindo naquela festa, não questionou o que Jesus havia mandado, mas creram e agiram prontamente.

Foi aí que um milagre aconteceu: a água se transformou em vinho.

Quando nos dispomos a crer, a confiar, em Deus, um milagre pode ser experimentado. O melhor está por vir!

 

Conclusão

Jesus ainda faz milagres hoje.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page