top of page

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE DEVE FAZER HOJE

Salmo 128

 

Introdução

O Salmo 128 é o salmo da família. Ele tem somente alguns versículos e começa dizendo assim: “Como é feliz quem teme ao Senhor”.

O salmo começa revelando a intenção do coração de Deus para as famílias, o salmo diz: “como é feliz quem teme ao Senhor”.

E é interessante que na sequência, o salmo fala: v.3: “Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa” e no v.4, fala: “Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!”

O salmo começa falando de felicidade e no v.4 fala de outra intenção do coração de Deus para a família, dizendo: “Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”. A pessoa que tiver respeito a Deus, reverência, temor a Deus, ela será? ...abençoada.

Esta é a vontade de Deus para a família, que a família da gente seja um lugar de muita felicidade, e depois, que a família da gente seja um lugar de pessoas abençoadas.

Repara, então, que o salmo fala primeiro para o homem, dizendo: “Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero”. Primeiro fala com o pai, com o homem, com o provedor da família.

Depois, o salmo fala da esposa, v.3: “Sua mulher será como videira frutífera em sua casa”. Depois fala sobre os filhos: “seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa”.

E é interessante ainda que o salmo termina falando dos avós e também dos netos “os filhos dos seus filhos”. É mesmo o salmo da família, e que veja: que haja paz em Israel.

Então: o salmo começa falando de felicidade e termina falando de paz. Isso revela a vontade de Deus para a família. A vontade de Deus é que a nossa casa seja um lugar de gente feliz e de gente cheia de paz... que a nossa casa seja um lugar de gente abençoada. Amém?

Vamos ler agora Pv 12.15, aonde diz assim: "O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos". O sábio ouve conselhos. A pessoa sábia faz o quê? ...ouve conselhos.

Eu trago um conselho da parte de Deus para você esta noite, e o conselho é o seguinte: Não Deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Vamos repetir? ...não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Mais forte...

Então, abra agora a sua Bíblia no texto Lc 16.19-31.

Jesus conta de um homem muito rico e de um homem muito pobre. Jesus conta o seguinte: [...].

Jesus conta que havia um homem muito rico, que se vestia muito bem e vivia todos os dias em prazer e luxo. Aí, conta Jesus, que foi colocado na porta da casa deste homem rico, um mendigo, que além de mendigo, isto é, um pobre que não tinha nada, ele também era doente e o nome dele era Lázaro.

 

Então, esse Lázaro tinha o seu corpo coberto de feridas inflamadas, escorrendo pus, que eram lambidas pelos cachorros de rua. O rico passava por este pobre de forma indiferente, passava por Lázaro e fazia que não via, que não notava. E Lázaro ficava... ele só será assistido pelos cachorros que vinham lamber as suas feridas.

Inclusive, se você não sabe, do nome desse mendigo Lázaro, é que surgiu palavras como: lazarento, lazarado, lazarar... quando uma pessoa chama a outra dessa expressão horrorosa “lazarento”, ela está como que desejando para a pessoa a mesma condição de vida que esse Lázaro aqui da Bíblia tinha antes de morrer.

Mas preste atenção, o nome Lázaro tem um significado até muito lindo: Lázaro significa “Deus é o meu auxílio”. E nós temos um Lázaro conosco, o nosso Lazim. Abençoado o seu nome, viu querido!

E Jesus conta que o rico e o Lázaro, morreram. Ele diz que o Lázaro foi levado pelos anjos para a presença de Abraão, no lugar dos justos, no paraíso, era o céu, lugar da presença de Deus!

Mas o rico foi para o Hades, nome grego dado para o lugar de tormento, que é o inferno.

E Jesus fala que do lugar de tormento, lá do inferno, dava pra enxergar Lázaro no seio de Abraão, que chamamos de paraíso, o céu.

Oh! Isso já ensina pra nós de como é terrível esse lugar, o inferno. Já pensou estar lá, sendo atormentado para todo o sempre, fogo queimando, e dando pra ver a vida no céu, aquele paraíso gostoso, de descanso e refrigério? Do céu não vai dar para ver o inferno, mas do inferno vai dar pra ver o céu.

Amado, tem três coisas que o rico fez tarde demais na vida dele. Tem três coisas que o rico dessa história fez tarde demais. Vamos ver quais são?

Primeiro, ele orou tarde demais. Ele ora assim: "Pai Abraão, pede pra Lazaro molhar a ponta do dedo na água e refrescar a minha língua, porque eu estou aqui, em grande tormento, nesse lugar quente, horroroso, insuportável".

Ele orou, mas foi tarde demais. Você sabia que o inferno é um lugar de muita oração, o lugar, onde as pessoas mais oram?

É, tem muita gente orando no inferno, clamando: “Deus, me abençoa, tenha misericórdia de mim!” Só que o pai Abraão disse para aquele rico: “Não é possível atender a sua oração. Porque entre você e Lázaro tem um abismo e, depois, outra coisa: em vida, você recebeu todo o conforto que você buscou e que você queria, mas Lazaro, não. Não é possível atender sua oração... você está orando, mas está orando tarde demais”.

Em segundo lugar, ele reconheceu o valor do próximo Lazaro, tarde demais. Em vida, quantas vezes ele passou por Lazaro e não percebeu. Em vida, quantas vezes ele passou, quase que atropelando o mendigo e não notou. Em vida, quantas vezes o mendigo estendeu as mãos, e ele na sua indiferença, não fez questão nenhuma de atender.

 

Agora, ele reconhece que Lazaro tem valor, que Lazaro é importante. Ele até chama pelo nome, ele diz: “Pede pra Lazaro molhar a ponta do seu dedo na água e refrescar a minha língua”. Ah! Agora o mendigo tem nome. Agora o mendigo é alguém, é importante!

Mas ele reconheceu o valor do próximo tarde demais. Já estava no inferno... e por último, em terceiro lugar, ele lembrou da sua família tarde demais.

Ele pede: “Pai Abraão, diga para alguém ir lá na minha casa, na casa dos meus pais, pois eu tenho cinco irmãos, diga pra eles prestarem em Deus, para que eles não venham para este lugar de tormento onde eu estou”.

Interessante: no inferno, ele lembra da casa dos pais, ele lembra dos irmãos, de cada um, porque ele diz, são cinco! Mas, lembra tarde demais.

Amados, preste atenção, o tema desta palavra é: Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Deve fazer quando? ...hoje. Hoje é o tempo, hoje é o dia de fazer o que deve ser feito. Quantos podem dizer amém?

Hoje é um tempo de reconhecer a dor do próximo. Hoje é o tempo de ser gentil com aqueles que sofrem na nossa frente. Hoje é um tempo de amar aqueles que estão precisando de uma mão amiga... hoje é o tempo de valorizar aquilo que realmente importa na vida da gente. E uma destas coisas é a família.

Em uma cidade havia uma família muito rica, e de repente nesta família, um homem foi sequestrado. Ele foi sequestrado e foi mantido em cativeiro durante um mês... durante um mês ele ficou com uma arma apontada para sua cabeça e sendo ameaçado de morte todos os dias. Os bandidos falavam: “Oh! se sua família não pagar o resgate, você morre”. Foi uma tortura, mas, depois de um mês, houve uma denúncia, os bandidos foram presos pela polícia e esse homem foi libertado. Então, ele saiu do cativeiro e pode voltar para a sua casa.

Olha, geralmente acontece assim: quando alguém é sequestrado, ameaçado de morte durante um mês, quando é liberto e volta para o seio da sua família, sabe o que acontece? Ele volta querendo abraçar a esposa dez vezes por dia... ele volta beijando os filhos de manhã, de tarde e de noite... ele volta querendo estar todos os dias na casa dos pais, e quando ele chega, ele beija mamãe, e beija o papai, ele volta beijando todo mundo... até o cachorro ele beija.

Agora ele presta atenção em todos os pobres na rua... agora ele pára o seu carrão para atender o mendigo e dar uma esmola... agora ele começa a prestar atenção nas coisas... agora ele se emociona com o pôr do sol, o nascer do sol... ou seja, agora, ele acordou para a vida... acordou pra vida.

 

Agora, quando alguém briga por causa de uma coisa pequena, ele diz: “Ah! Não vale a pena brigar por isso”. Mas, foi necessário um mês sequestrado, ameaçado de morte, pra ele acordar e valorizar aquilo que realmente importa na vida.

Querido, você sabe quando é que uma coisa custa realmente caro? Fácil, tudo que dá pra você comprar com dinheiro é barato. Vou repetir isso: tudo que dá pra você comprar com dinheiro é barato. Caro é aquilo que não dá pra ser comprado com dinheiro. Aquilo que não dá pra comprar com dinheiro, é que é muito caro.

Eu, independente da pessoa ser conhecida ou não, ser da família ou não, da igreja ou não, eu de vez em quando preciso estar num velório. E eu sou muito observador, tô mais pra coruja do que pra papagaio, sou mais de observar do que de falar... então, um ótimo lugar para observar as coisas é num velório. E eu já vi muitas coisas interessantes em velórios.

Normalmente, o caixão está bem ornamentado, tem coroa de flores, pelo menos a da SEMAF tem. Aí, eu já observei também que chega um e diz assim: “Grande homem”. Chega outro e fala: “grande amigo”. Chega outro: “grande pai”. Chega outro: “grande irmão”. Chega outro e fala: “Que pessoa boa”. E chega alguém da família e fala: “Ah! como eu te amo, como eu te amo, como eu te amo!”.

Aí, pra gente que fica observando, surge pergunta assim: quantas dessas pessoas que chegaram para o velório, que mandaram flores, que falaram essas palavras bonitas, quantas que fizeram isso quando a pessoa estava em vida?

Quantos desses que agora, olhando pro caixão, disseram: grande homem, grande amigo, grande pai, eu te amo... quantos destes abraçou e disse, quando a pessoa estava viva? Porque agora, morto não enxerga as flores, morto não sente o perfume, morto não ouve as declarações de amor, morto não sente o toque de uma mão... quantos destes que estão chorando a partida, chorou junto quando a pessoa mais precisava?

Eu pergunto pra você esta noite: quando é que você vai dar valor aquilo que realmente importa na sua vida? Quando é que você vai valorizar mais as pessoas do que as coisas? Quando é que você vai reconhecer o valor daquilo que realmente importa? Quando?

Quando é que você vai reconhecer o valor da sua mãe? ...quando ela estiver no caixão? É aí que você vai levar flores? ... vai escrever uma faixa? ...vai falar no ouvido “eu te amo”, quando ela não ouve mais?

Quando é que você vai reconhecer a importância, o valor do seu pai? ...quando ele estiver no caixão? Quando você vai reconhecer o valor da sua esposa? Quando você vai reconhecer o valor do seu marido? Quando você vai reconhecer o valor do seu filho? Quando você vai reconhecer o valor da sua filha? Quando você vai reconhecer o valor de um amigo? Quando você vai reconhecer o valor da sua família, do seu casamento?

Amado, não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. O que você deve fazer quando? ...hoje.

Me lembro de uma história, em que o marido entra no quatro após o sepultamento da esposa, e ele abre o guarda roupa, e algumas pessoas estavam na porta observando... e com os olhos cheios de lágrimas, ao abrir o guarda-roupa, ele pega um frasco de perfume caro, ele pega algumas roupas, e chorando, ele diz para as pessoas: “Filhos, eu dei esse perfume muito caro pra ela, e ela sempre dizia que haveria um dia especial para usar esse perfume... agora ela morreu e o perfume tá novinho, não foi usado”.

Ele segura uma peça de lingerie que comprou para a esposa e a esposa sempre dizia pra ele: “Um dia muito especial, num momento de intimidade nosso, eu vou usar essa lingerie”, mas ela morreu e não usou a lingerie.

Preste atenção: quantas pessoas que têm no armário de casa, talheres, pratos, xícaras, e que estão dizendo a cinco ou dez anos: um dia especial eu vou usar isso?

Cuidado minha irmã... você pode morrer e outra vai usar tudo no seu lugar. Cuidado irmão, você pode morrer e outro é que vai usar no seu lugar. Tem gente que fica esperando o dia especial... diga pra pessoa ao lado: “Quem faz o momento especial é você”.

Quem faz o momento especial é você... então, o dia de usar aquele perfume caro é hoje... o dia de usar aquela roupa, é hoje... o dia de usar aqueles talheres é hoje, o momento especial é hoje. Hoje é o dia de você ter o momento especial com sua esposa, com sua família, com os seus filhos, com a sua mãe. Não deixe para amanhã o que você pode hoje.

 

Agora presta atenção: em 2007, quando o avião da TAM ultrapassou o final da pista durante o pouso em Congonhas, 187 pessoas morreram naquele acidente, o marido de uma das comissárias de voo, naquela semana, havia deixado no mural da empresa, esta mensagem: "Se eu soubesse que essa seria a última vez que eu veria você dormir, eu me aconchegaria mais apertado e rogaria ao Senhor que a protegesse. Se eu soubesse que essa seria a última vez que veria você sair pela porta, eu a abraçaria, beijaria você mais vezes e a chamaria de volta para abraçar e beijar uma vez mais. Se eu soubesse que essa seria a última vez que ouviria a sua voz em oração, eu filmaria cada gesto e gravaria cada palavra para que eu pudesse ver e ouvir de novo, dia após dia... eu gastaria um minuto extra, ou dois, para parar e dizer: “EU TE AMO”, ao invés de assumir que você já sabia disso... Se eu soubesse que essa seria a última vez, eu estaria do seu lado, partilhando do seu dia, ao invés de pensar: ”Bem, tenho certeza de que outras oportunidades virão, e eu posso deixar passar esse dia”... É claro que haverá um amanhã para se fazer uma revisão, e nós teríamos uma segunda chance de fazer as coisas da maneira certa. É claro que haverá um outro dia, para dizermos, um para o outro: “EU TE AMO”. E, certamente, haverá uma nova chance de dizermos, um para o outro: “Posso te ajudar em alguma coisa?” Mas no caso de eu estar errado, e hoje ser o último dia que temos, eu gostaria de dizer O QUANTO EU AMO VOCÊ. E espero que nunca esqueçamos disso”.

Essa mensagem você pode ler na Internet. Tem cópia dela divulgada em muitos sites.  

Mas, amado, o dia de amanhã talvez não chegue... então, abrace o seu filho hoje, abrace sua mãe hoje, abrace o seu pai hoje... abre os seus irmãos hoje... abrace sua esposa hoje, abrace seu marido hoje!

Assim que terminar essa reunião, que tal você ligar pra fazer uma declaração de amor a seu pai, a sua mãe, a seu irmão, a sua irmã, a seu cônjuge, aos seus amigos? Hoje é o momento especial.

Tire um tempo pra dar valor aquilo que realmente importa na vida. Pare de brigar pelo seu carro e comece a brigar pela sua família. Pare de brigar porque alguém riscou a sua parede e comece a brigar pelo sucesso dos seus filhos. Pare de brigar por causa de mixaria que você perdeu e comece a brigar pela saúde da alma da sua esposa, do seu marido.

Pare de brigar por causa de um sapato, de uma roupa e comece a brigar por aquilo que realmente importa na vida. Porque aquilo que realmente importa não tem nada a ver com coisas, mas tem a ver com almas, tem a ver com aquilo que tem peso de eternidade.

 

Então, pare de brigar por bobagens... alguém estava reclamando que só tinha banana pra comer, mas quando virou pra trás, e viu alguém pegando a casca da banana para matar a fome, ah! parou de reclamar e começou a agradecer a Deus pela banana de cada dia, banana abençoada.

Pare de reclamar daquilo que não é o mais importante da vida... porque o mais importante na vida é Deus, e quem está bem com Deus, vai ser feliz, vai ser abençoado.

Amado, o mais importante na vida é a sua família, a sua família não tem preço, ame a sua família...

Tem pai que há cinco anos não conversa com os filhos e tem filho que não quer ver o pai nem morto... ah! meu amado, pare de brigar por pouca coisa...

Hoje é o aniversário do meu pai, que mora lá em Teresópolis... quem me dera poder sair daqui e ver o meu pai agora e abraçá-lo... porque o que importa na vida é a família... O resto a gente compra. O resto a gente dá um jeito.

Ame a sua família... valorize sua esposa, valorize seu marido, valorize seus filhos, valorize seus irmãos, valorize os seus pais... e, em nome de jesus, não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje.

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 02/05/2015.

bottom of page