top of page

PRIMEIRA FUNÇÃO DA CÉLULA

2 Timóteo 2.2

 

“Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros”. NTLH

“Pois, você deve ensinar aos outros essas coisas que você e muitos outros me ouviram falar. Ensine estas grandes verdades a homens de confiança que, por seu turno, as transmitirão a outros”. Paráfrase

 

Introdução

Domingo, apresentei aos irmãos o meu discipulador. Disse que iniciaremos o discipulado na visão do MDA, uma terminologia nova pra nós.

O que é MDA?

É uma sigla que significa Modelo de Discipulado Apostólico (MDA), que começou com Jesus e continuou com os apóstolos. Por exemplo, Barnabé foi o discipulador de Saulo (que mais tarde ganhou o nome de Paulo) e, obviamente, Barnabé investiu muito na vida de Paulo.

Paulo investiu em Silas, Timóteo, Lucas e tantos outros. A história diz que Pedro investiu em João Marcos, e assim por diante.

Então, esse é o “Modelo de Discipulado Apostólico”, ou seja, discipulado feito um a um.

E você sabia que essa é a ordem que Jesus deixou para cada um de nós? Está escrito em Mt 28.18-20: “Então Jesus chegou perto deles e disse: - Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (NTLH). Amém? Jesus mandou: “vão e façam discípulos”.

Por isso que os apóstolos, obedecendo a Jesus, continuaram a discipular e, por isso também, é que Paulo recomenda a Timóteo: “Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os [transmita-os] aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar [ou transmitir a] outros”.

Portanto, esse modelo de discipulado é feito um a um. Não é em grupo numa classe de estudo, mas um a um.

E sabe, é nessa visão que é possível à Igreja ganhar multidões para Jesus e cuidar bem de cada pessoa que se converte a Jesus.

Então, MDA significa Modelo de Discipulado Apostólico, mas numa maneira mais simples de dizer, também significa Meu Discípulo Amado... porque você vai ganhar muitas pessoas para Jesus e vai aprender a cuidar bem delas com muito amor e carinho. Dê um aplauso ao Senhor. Comemore isso!

Agora, irmãos, dentro dessa visão do MDA, as Células ganham cinco funções extremamente importantes.

Mas só para relembrar: o que é uma Célula?

Célula é um grupo de seis a dezesseis pessoas que se reúnem semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho.

Essa é a definição mais completa do que é uma Célula da igreja.

Ela pode ser formada com 6 pessoas e deve chegar até 16 e se multiplicar.

Ela deve se reunir semanalmente em dia e horário marcado.

Com que finalidade a Célula se reúne?

A definição diz: para todos aprenderem como tornar-se uma família (e numa família há prestação de contas... o marido sai e avisa a esposa: “Querida, estou indo lá na casa do João. Volto às 10. Eu te amo, querida!” ...numa família há responsabilidades, há tarefas, há muita liberdade...).

Segundo, a Célula se reúne para adorar a Jesus, afinal, Ele é o Senhor, o nosso Deus Forte, Maravilhoso, Conselheiro, Princípe da Paz!

Terceiro, a Célula se reúne com o propósito de edificar a vida espiritual uns dos outros. Irmãos, acontece um mover de Deus tremendo quando estamos juntos... a maneira como um adora a Deus, a maneira como o outro fala da Palavra e o outro dá testemunho, isso é muito edificante. Então a Célula tem esse propósito: edificar a vida espiritual uns dos outros.

Outro propósito da reunião da Célula: orar uns pelos outros, para encorajar, fortalecer, animar. Isso também é muito lindo!

E finalmente, a definição aponta para o seguinte propósito: levar pessoas ao Evangelho. Muito maravilhoso. A Célula é uma equipe que nos ajuda a ganhar os amigos para Jesus!

Muito bem, a partir dessa definição, podemos compreender que uma Célula tem cinco funções que são essenciais na visão do MDA, que você já sabe, numa forma mais simples, significa “Meu Discípulo Amado”.

Essas cinco funções da Célula são uma maneira de podermos medir a temperatura e a atmosfera espiritual e social da Célula...

É, por meio dessas funções, você pode saber se a Célula é fria ou quente... se é alegre, descontraída ou formal, sem fé, sem expectativa... então, por meio dessas cinco funções, nós podemos avaliar a Célula e garantir que ela cumpra o seu papel, que é crescer e se multiplicar.

Pois bem, qual é a primeira função da Célula? É o EVANGELISMO e a INTEGRAÇÃO.

Existe uma dificuldade para muitos crentes evangelizarem os amigos. Muitos pensam que evangelismo é para quem sabe, quem estudou no seminário... é pra quem “virou” pastor (pastor virado é uma problema!).

Mas, escute, todo crente que estiver cheio de Jesus, ele vai, automaticamente, atrair outras pessoas para si, para a Célula, para a igreja e para Jesus!

Então, o segredo não é estudar, não é saber versículos de cor, não é falar bonito... o segredo é estar cheio de Jesus! Amém?

Eu já ouvi testemunho de alguns de vocês relatando justamente isso: pessoas que chegaram, notaram algo diferente e perguntaram o que aconteceu? ...diga pro irmão: “Continue cada vez mais cheio de Jesus, ouviu?”

Agora, vamos imaginar que uma pessoa entregou a vida para Jesus. O que é que nós temos que fazer agora? Nós temos que cuidar dela e integrá-la na vida da igreja.

Sabe, uma coisa que tem acontecido em muitas igrejas e até conosco (mas que vamos corrigir em nome de Jesus)? ...algumas pessoas tomam a decisão de viver para Jesus, de entregar a vida para Deus, mas depois não voltam mais!

Por quê? A razão principal é por que elas se sentem “um peixe fora d’água”.

Então, a Célula precisa fazer o papel de ponte, ligando a pessoa de fora para dentro – é a integração. Se a Célula faz isso, abraça a pessoa (dizendo pra ela: “Parabéns pela decisão que você tomou! Olha, eu quero te apresentar um grupo que vai te ajudar, que vai chegar junto... é um grupo muito bacana!”)... ah! a pessoa não se sentirá como “peixe fora d’água”, e sim, como uma parte da igreja que acabou de chegar.

 

A CHAVE PARA O EVANGELISMO ESTÁ NA AMIZADE

Veja em Lc 7.34 o que foi dito a respeito de Jesus: “Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores” (ACF).

Jesus, para ganhar os pecadores, se tornou amigo deles.

Porque a amizade quebra preconceitos, resistências... Um não-crente, talvez tenha conhecido cristãos chatos que nem carrapato ou cristãos orgulhosos, e então, se tornou preconceituoso, achando que todos os cristãos são iguais... mas aí, conheceu você e então diz: “Puxa, você é diferente, é sensível...”.

Irmãos, a amizade é o caminho que Deus usa para atrair homens e mulheres para a salvação em Jesus.

Foi feita uma pesquisa nas igrejas em 8 países, a pergunta era: Através de que você se converteu? ...eis o resultado:

1,8% disseram que foi pela Bíblia;

1,7% disseram que foi lendo alguma coisa;

2,9% foi por programa de rádio;

1,1% pela televisão;

1,1% por filmes;

1,4% por sermões;

4,4% por campanhas;

2,9% pelo pastor;

49,7% por meio dos parentes;

29,9% por meio dos amigos.

Então, uma dica preciosa: Precisamos ganhar as pessoas, primeiro, para nós, depois, nós as ganhamos para Jesus.

A ordem lógica das coisas é: transformar inimigos em amigos, os amigos em irmãos, os irmãos em discípulos, e os discípulos em líderes-servos!

Vamos aprender com o exemplo das crianças!

Em festinhas de aniversário, em restaurantes, na escola, na praia e na própria igreja... é muito interessante ver como as crianças iniciam relacionamentos.

As crianças chegam meio tímidas, encostando-se nas paredes, agarrando as pernas dos pais, mas, aos poucos elas vão se soltando e encontram um meio de chamar a atenção das outras crianças!

Às vezes, uma puxa um brinquedo meio diferente, abre um pacote de balas... e em pouco tempo, já estão correndo, subindo nos brinquedos, jogando bola juntos, nadando na piscina, etc...

As crianças são uma bênção! E muitas vezes, muitas mesmo, nós os adultos só nos aproximamos dos outros adultos, porque nossos filhos abriram a porta.

Hoje na hora que deixei a Ana Beatriz na porta da escola, chegamos um pouco cedo e ficamos esperando. Já havia uma mãe com a sua filha... as crianças começaram a conversar e por causa delas, eu e aquela mãe iniciamos uma conversa. Crianças abrem as portas!

Agora, para terminar por hoje, quero lhe falar sobre uma das estratégias mais eficientes para ganhar amigos e conhecidos para Jesus: o projeto Natanael-3.

Consiste no seguinte: Os evangelhos registram que Filipe conheceu Jesus e se esforçou para que Natanael conhecesse Jesus também.

Então, pelo projeto Natanael, você ora regularmente, durante certo período, por três pessoas específicas (os seus Natanaéis, por assim dizer... ou, Natanaelas, se forem mulheres) até vê-las convertidas a Jesus. Nós vamos fazer isso intensamente no mês de Abril.

Aí, quando um desses Natanaéis se converte, ele logo deve ser integrado na célula e na igreja, e a ser discipulado para crescer em Cristo.

Nós vamos ganhar muitos amigos e conhecidos para Jesus através do projeto Natanael-3. Amém?

Dê um aplauso forte ao Senhor e glorifique o nome dEle. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14/2/2012, Comunidade Batista Karis – São Fidélis, RJ

bottom of page