top of page

CHEIOS DO ESPÍRITO

Mateus 25:1-13

 

Introdução

Os barulhos em geral são todos desagradáveis, mas para mim tem um que é simplesmente insuportável: o barulho de uma lata vazia. Quer quando cai, quer quando na mão de uma criança... não conheço barulho mais ruidoso.

 

Hoje mesmo vi até uma pegadinha na televisão em que os atores usavam quatro latas vazias, iam devagarzinho atrás de algumas pessoas na rua e atiravam aquelas latas para cima. Elas caíam no chão fazendo o barulho característico e as pessoas levavam um baita susto!

 

William Shakespeare dizia: "Os vasos vazios são os que fazem mais barulho".

 

Aqui neste texto eu vejo um punhado de latinhas vazias...

 

Trata-se de uma das muitas parábolas contadas por Jesus, mas que tem muito a nos ensinar individualmente e como igreja, deixando claro a necessidade de estarmos constantemente cheios do Espírito Santo, para não sermos pessoas parecidas com latas vazias, produtoras de desordem, de tumulto e coisas assim.

 

Vamos estudar essa parábola aplicando-a à nossa própria vida como crente e como parte da igreja do Senhor, que somos.

 

Sim, nós sozinhos não somos a igreja do Senhor (a igreja de Jesus inclui não apenas nós, mas também a Assembléia de Deus, a Presbiteriana, a Pentecostal Nova Vida, a do Brasil Para Cristo... somos diferentes uns dos outros na maneira de ser igreja, na placa denominacional, mas porque todos temos Jesus como Salvador, todos somos da Igreja do Senhor. Amém?

 

1) QUAL ERA A SITUAÇÃO DAS MOÇAS?

Observamos semelhanças entre elas que nos ensinam o seguinte, primeiro:

 

1- Que você é parte da noiva do Senhor

Todas eram noivas! O v.1 diz que as dez pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.

 

O “noivo” representa Jesus e as dez virgens, ou noivas, representam a igreja – que, neste tempo, está aguardando a chegada do noivo!

 

Todos aqueles que tiveram um encontro genuíno com Jesus, fazem parte da noiva do Senhor, que é a igreja, e aguardam o grande dia da festa, como está escrito em Ap 21.9: quando a igreja “...enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo”.

 

Portanto, se você tem Jesus no seu coração, você faz parte da noiva do Senhor! Amém?

 

...outra semelhança aqui é a lâmpada, o que ensina o seguinte:

2- Que você tem o Espírito de Deus no seu coração

Todas tinham a lâmpada. O v.1 diz “lamparina”.

 

Você conheceu a lamparina? Sabe como ela é? ...meus pais chegaram a usar algumas.

 

A lamparina é assim: É um recipiente de vidro ou latinha contendo querosene; desse recipiente sai um pavio umedecido pelo combustível, e que acendendo-se um fogo na ponta serve para iluminar.

 

O paralelo espiritual é o seguinte: Quando nos convertemos passamos a ser templos do Espírito Santo, esse recipiente para o combustível divino.

 

Todos nós temos o próprio Espírito de Deus habitando em nossos corações. Amém!

 

Mas observamos ainda, algumas diferenças entre elas que nos ensinam algo mais, primeiro:

 

1- Que você precisa ser prudente

Das dez moças, cinco eram prudentes!

 

O v.2 diz que eram “ajuizadas”.

 

Ajuizadas porque as vasilhas de suas lamparinas estavam cheias de óleo.

 

O óleo representa o Espírito de Deus.

 

Todos nós devemos estar constantemente cheios do Espírito e a razão apresentada para isto é porque não sabemos a hora em que Jesus (o Noivo) virá, nem quando seremos usados por Ele para iluminar algum ambiente ou alguma pessoa do mundo.

 

Para isso a Bíblia recomenda:

- “Enchei-vos do Espírito” - Ef 5:18 - Trata-se de uma ordem para que estejamos sempre em busca de um preenchimento maior do Espírito Santo em nossas vidas.

 

Uma outra recomendação diz:

 

“Andai no Espírito” - Gl 5:25 - É preciso mantermos intensa sintonia com Deus, a fim de que possamos andar segundo a Sua vontade.

 

Se temos o Espírito Santo, então precisamos andar nEle. Amém!

 

Outra diferença entre as dez moças ensina:

2- Que você corre o risco da loucura

Cinco das moças eram néscias, sem juízo! ...descuidaram do óleo, ficando com as vasilhas vazias.

 

Aqueles que não buscam estar cheios do Espírito são considerados loucos e, mesmo estando na igreja, não herdarão o reino dos céus.

 

Serão como aquelas latas vazias: farão barulho, desordem, tumulto... suas vidas não produzirão o som agradável.

 

Minha esposa foi professora de música 9 anos em Ribeirão Preto. Um dos exercícios que eu a vi preparar para os alunos, consistia de algumas garrafas de vidro, que eram cheias com água, algumas para baixo do meio, outras ao meio e outras para cima do meio. E com um pauzinho, ela ensinava as crianças a bater em cada uma das garrafas, extraindo delas um som maravilhoso. Aquele som era possível, porque as garrafas estavam cheias, algumas um pouco, outras mais, mas havia algo dentro delas!

 

Se você não se manter cheio do Espírito Santo, você vai enlouquecer com o seu próprio barulho de lata vazia:

 

- Vai enlouquecer em casa... na igreja... no trabalho... por onde for...

 

Por isso, irmão, a Bíblia recomenda: “Não apague o Espírito” - I Ts 5:19

 

Se você não cultivar um relacionamento de intimidade com o Senhor, que se adquire através do temor e consagração diária a Deus, o Espírito Santo se apagará de sua vida, o que poderá trazer terríveis conseqüências.

 

Também temos esta recomendação: “Não entristeça o Espírito” - Ef 4:30

O Espírito Santo é sensível e espera de nós atitudes santas.

 

Qualquer situação que não corresponda a uma vida de santidade vai entristecer o Espírito Santo, que é o próprio Deus.

 

Deus é atraído pela santidade!

 

A história do ursinho Puff diz que para chamá-lo para casa, você tem que atraí-lo com mel! O que é necessário para que Deus visite as nossas casas, a nossa igreja, a nossa cidade e país? A resposta é SANTIDADE!

 

Renê Terra Nova, um pastor conhecido lá de Manaus ,diz: “Devemos deitar a cada noite mais santo, para a glória de Deus”!

 

Gancho evangelístico:

Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: Nós vimos que ninguém sabe o dia nem a hora em que Jesus vai voltar para buscar sua noiva, que são todos aqueles que se decidiram entregar suas vidas a Ele. Precisamos ter certeza de que não vamos ficar para trás.

 

Você que está aqui hoje e não tem certeza de que estará com Jesus no dia em que Ele voltar, precisa adquirir essa certeza. Para que isso ocorra é preciso dizer isso a Ele (faça uma oração de arrependimento e entrega com todos e identifique os que a fizeram pela primeira vez).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

  •  

bottom of page