top of page

A PRÁTICA DA INTROSPECÇÃO

Salmos 139.23-24

 

Introdução

Depois da oração conhecida por “A Oração do Pai Nosso”, talvez, esta que diz: “sonda-me, ó Deus”, seja a oração mais repetida dos crentes. E é bom fazê-la! A Bíblia a recomenda por várias razões.

O rei Davi orou: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.

Davi reconhecia o perfeito conhecimento de Deus e por essa razão ele faz estas declarações, nos primeiros versos: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. (...) Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance; é tão elevado que não o posso atingir”.

É muito provável que esse pedido de sondagem esteja relacionado àquela situação em que Davi se envolveu com Bate-Seba, (não é Bat-girl, não...) a mulher de Urias.

Davi precisava admitir o seu grave pecado, afinal, ele adulterou e depois deu ordens para que Urias fosse morto. Davi pecou terrivelmente, mas precisava admitir isso.

Pois, pela prática da introspecção, a prática de examinar a si mesmo, é que isto foi possível.

Então, fazer introspecção (exame de si mesmo) é uma prática extremamente necessária por causa da dificuldade natural que todos temos de admitir e dar nome aos próprios pecados.

A Bíblia ensina esta prática.

Por exemplo, você sabe que é bastante comum, por ocasião da Ceia do Senhor, a leitura de 1Co 11.28: “Examine-se cada um a si mesmo”.

Esse examinar significa investigar, observar, analisar atenta e minuciosamente. Deus espera que você examine você mesmo.

Outra indicação do ensino desta prática está no v.3 deste Salmo, quando diz: “todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti”. A versão antiga traz o termo “esquadrinhar”, que significa investigar uma área minuciosamente, pedaço por pedaço, quadrinho por quadrinho e conhecer bem.

Outra indicação da importância da introspecção é essa palavra “sondar” também do Salmo 139.

Sondar significa examinar profundamente todo o interior, como se você usasse uma sonda, aquele aparelho que serve para investigar o fundo do mar, o subsolo, o espaço... já ouviu falar em sonda espacial? Ela é tipo uma nave não tripulada e que serve para investigar o espaço... e tem outras sondas também, como as que os médicos utilizam para examinar o organismo... ver lá dentro.daí a oração do rei Davi: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração.”

E uma quarta indicação porque a introspecção é importante, está em Pv 17.3: “O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração”. O verbo provar fala de submeter a pessoa a um teste para ver como ela pensa, como ela sente, como ela reage.

A Bíblia diz que assim como o crisol prova a prata, o Senhor prova os corações.

O crisol é tipo uma vasilha onde se derrete os metais preciosos, como a prata, em alta temperatura. No crisol a prata é colocada à prova.

Deus colocou Abraão à uma prova de fogo também, lá no monte Moriá, quando pediu o seu filho Isaque. Lemos em Hb 11.7: “Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício”. E Abraão saiu vencedor e tremendamente fortalecido daquela prova, como prata purificada no crisol e ouro no forno.  

Deus também quer que você seja provado por uma sondagem!

 

Quais são as áreas de sondagem da sua vida?

Todas, para você se conhecer a si mesmo, a sondagem tem de ser profunda e completa.

Nenhuma área de sua vida deve ficar de fora desse exame detalhado, porque numa delas pode estar alojado o foco de alguma infecção que está a lhe fazer mal.

Por isso, peça ao Espírito Santo de Deus ajudar você a fazer um exame completo de você mesmo, um exame sem medo, sem reservas... para que o mal possa ser diagnosticado. Isso é muito importante!

Uma senhora foi ao médico: “Doutor, eu sinto uma dor em todos os lugares aonde toco”. O médico pediu que a mulher indicasse onde, por exemplo. E com o dedo indicador direito, a mulher tocava na perna e exclamava de dor “Ai!” Tocava na barriga e “Ai!” de novo… tocava no braço e “Ai!” novamente. O doutor, examinou e concluiu: “A senhora está… é com o dedo quebrado”.

O rei Davi pediu a Deus, lemos no v.24: “Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. As outras versões desse verso falam em “vê se há em mim algum caminho mau (ARA)...  Vê se há em mim algum pecado (NTLH)”. Porque, sem diagnóstico não há tratamento e sem tratamento não há cura.

Talvez você esteja lutando contra alguma dificuldade, contra algum pecado, e não sabe onde exatamente está esse motivo da sua tristeza, da sua amargura ou do seu sentimento de culpa...

Então, planeje fazer esse exame de si mesmo. Separe um tempo, quem sabe ainda hoje, e pratique a introspecção.

E com a ajuda do Espírito Santo, faça esta sondagem nas seguintes áreas da sua vida:

 

Primeiro, é preciso sondar a nascente de tudo, isto é, o seu próprio coração... é dele que “procedem as fontes da vida” (Pv 4.23). Daí o pedido do rei Davi: “ó Deus... conhece o meu coração”.

Segundo, é preciso sondar as razões pessoais: Faça a você mesmo essas perguntinhas: Por que eu penso assim? Por que eu falo assim? Por que eu me comporto assim? ...nem sempre a motivação é pura! Os fariseus oravam às esquinas das ruas e foram censurados porque queriam aparecer.

Terceiro, é preciso sondar as reações... toda ação provoca uma reação. As suas reações revelam a sua espiritualidade!  Como você reage?

Quarto, é preciso sondar a consciência: Nem sempre é seguro se guiar pela voz da consciência. A consciência pode ser boa (1Tm 1.5), limpa (1Tm 3.9) pura (2Tm 1.3), mas também pode ser fraca (1Co 8.7), corrompida (Tt 1.15) e cauterizada (1Tm 4.2).

Sei da história de um homem que, andando na rua, pisou numa casca de banana e… Plóft! Levou aquele tombo. Levantou e continuou andando e de repente, Plóft, outra casca de banana, outro tombo. “O senhor precisa olhar onde pisa! Toma consciência!” Alguém lhe advertiu… então o homem se pôs a caminhar sem tirar os olhos do chão. E de repente avista outra casca de banana e diz: “Essa não! Lá vou eu cair de novo!”

Quinto, é preciso sondar o caráter: O seu modo de ser, de sentir, de agir inclui boas qualidades? ...há pessoas que são lindas por fora e horríveis por dentro! Como é o seu caráter? Sepulcros caiados?

Sexto, é preciso sondar a fé. Lemos em 2Co 13.5: “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos”. Será que se dá o caso de você ter fé sem obras (Tg 2.14), ou uma pequena fé (Mt 6.30) ou fé nenhuma (Mt 13.58)? Investigue a qualidade da sua fé.

Sétimo, é preciso sondar o amor: O amor não pode ficar só em palavras – o próprio Deus diz que ama e prova esse amor “pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). É como aquela velha declaração: “Morreria de amor por você, querida!”. Mas sempre diz e nunca morre.

Oitavo, é preciso sondar o trabalho: Por vezes há mais palavras do que ação, há mais planejamento do que execução, há mais promessa do que esforço, mais relatório do que atividade, mais ambição do que serviço. A Palavra de Deus exorta: “Cada um examine os próprios atos” (Gl 6.4.). As obras que você faz, no dia de Cristo, se forem comparadas à madeira, feno e palha vão ser destruídas pelo fogo, mas se forem comparadas ao ouro, prata e pedras preciosas, serão preservadas (1Co 3.10-15).

Nono, é preciso sondar o comportamento diário. O que você pensou hoje, viu hoje e ouviu hoje e fez hoje – foi tudo do agrado de Deus? Deus espera a sua santificação contínua, como Davi declarou no v.24: “Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”.

Uma sondagem bem feita é que nos tira do caminho mau para o caminho eterno.

Como vê, a introspecção, a sondagem, é muito importante... e Deus quer ajudar você a tirar proveito dela.

Para isso, Deus oferece uma sondagem de cima, vinda dEle mesmo, como resposta à oração. A sondagem de Deus é a mais séria, mais profunda, mais completa, mais justa e mais confiável.

E importante: é de graça; Deus não cobra a consulta... Conta-se que um sujeito foi ao médico e após a consulta, perguntou pelo preço, quanto tinha custado. E o doutor respondeu secamente: “São duzentos reais”. “Duzentos? Mas, não tem nem um desconto pra um colega de profissão?” E o médico, sem entender, quis saber: “O senhor também é médico?” E o homem disse: “Não, eu também sou ladrão!”

Depois, o Espírito Santo ajuda você a fazer a sondagem de você mesmo, é a autosondagem.

Consiste em você, ajudado pelo Espírito de Deus, a se conhecer melhor... para isto, você deve parar de enganar a si mesmo, confessar tudo que sabe de errado e preocupar-se mais com a trave que está no seu olho do que na que está no olho do seu irmão (Mt 7.3).

E uma outra ajuda maravilhosa é a sondagem alheia, isto é, a sondagem que os outros fazem a seu respeito.

Em alguns casos essa sondagem começa com um parente, um amigo, um irmão em Cristo... Davi contou com o profeta Natã para tomar conhecimento de sua grave crise espiritual (2Sm 12.1-15).

E a Palavra manda ajudarmos uns aos outros nesse projeto, lemos em Hb 3.13: “encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”

 

Conclusão:

Alguma vez você já orou como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau” (Sl 139.23-24)?

Você tem humildade suficiente para fazer e receber esta sondagem de você mesmo, de cima e dos outros?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Fonte: Elben César, 7.6.2010

bottom of page