top of page

PECADOS DE OMISSÃO

Tiago 4.17

 

INTRODUÇÃO

Vamos examinar hoje mais uma categoria de pecados. São sete ao todo e a de hoje é a de número seis: os pecados de omissão.

Se você perdeu a relação das categorias, ela é a seguinte: 1) Pecados de Pensamento, 2) Pecados de Atitude, 3) Pecados de Palavra, 4) Pecados de Relacionamentos, 5) Pecados de Ação, 6) Pecados de Omissão (que vamos ver hoje) e, 7) Pecados de Autocontrole (este, veremos na próxima semana).

Pois bem, um pecado frequentemente ignorado é o de omissão. Omissão é deixar de agir, é deixar de fazer alguma coisa que deveria ser feita.

Lemos em Tg 4.17: “...comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz”. Olha que ótima definição de omissão: saber fazer o bem e não faz. Outra versão diz: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.

Então vamos pensar em alguns desses bens...

Em Jo 15.4-5 está escrito: “Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”.

O que é que deve ser feito por nós? ...continuarmos unidos com Jesus.]

Tem coisas pra gente fazer a fim de permanecermos em Jesus: uma dessas coisas é o estudo diário da Bíblia e a oração.

Grave bem isto: é impossível viver cheio da presença de Deus, cheio do Espírito Santo, sem ter contato diário e íntimo com Deus.

Todos os dias você precisa praticar o TSD: Tempo Sozinho com Deus... negligenciar este tempo diário com Deus é pecado.

E, sabe, tragicamente, muitos crentes modernos têm comprado a ideia de que participar do culto da igreja no Domingo, já tá bom demais.

Não tá... ler a Bíblia e fazer oração é como respirar... dá pra você respirar bastante no Domingo a noite e ficar a semana tranquilo, sem precisar respirar? Não dá... assim é o TSD.

 

Perguntas para Reflexão:

Você tem um tempo significativo, todos os dias, para orar e ler a Bíblia?

Você tem se ocupado com muitas coisas e por isso não consegue ter um tempo significativo com Deus?

Irmão, a sua força espiritual, o seu poder, depende da qualidade do seu TSD!

Então, se você tem deixado se fazer esse bem à sua própria alma, a Bíblia diz que isto é omissão, é pecado... por isso, confesse e abandone este pecado. Pratique o TSD... ler a Palavra e fazer oração é fundamental para a sua força, o seu crescimento.

Veja Atos 1.8, onde está escrito: “quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”.

Esse verso revela que Deus chamou todos os Seus filhos para serem, diariamente, testemunhas dEle!

Então, se falhamos em testemunhar também nos tornamos culpados de omissão: os perdidos estão ao nosso redor e nós não damos testemunho pra eles de que Deus é Salvação.

Olha o que Deus fala em Ez 3.18: “Se eu anunciar que um homem mau vai morrer, e você não avisar esse homem para que pare de fazer o mal e assim salve a sua vida, ele morrerá como pecador, e você será o responsável pela morte dele”.

Já imaginou? ...”ah! Mas eu dou testemunho através da minha vida". Irmão, tá certo, só das pessoas verem como você vive, já é um testemunho, sem dúvida... mas, sabe, uma testemunha ela relata, ela fala, ela conta que viu algo...

Quando alguém vai ser julgado, tem lá o advogado de defesa e o de acusação... aí tem a testemunha... e o que a testemunha faz? Ela fica lá só pra eles olharem pra ela e ver a vida dela? Não! A testemunha depõe, ela fala,ela conta aquilo que viu...

E tem crente, você acredita, que diz assim: "Não, testemunhar não é o meu dom espiritual." Nada a ver... cada cristão é testemunha de Deus, então precisa estar disposta a suportar o desconforto que for, pra falar de Jesus para os outros.

E de acordo com 1 Pe 3.15, cada crente deve ser capaz de apresentar o evangelho de forma clara. Está escrito: “Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm”.

Você já fez uma lista de oração com o nome das pessoas que quer alcançar para Jesus?

Você ora por eles? Você procura ser bondoso, simpático com eles? Você fala de Cristo pra eles?

Você convida pessoas para a sua célula?

Sabe, irmão, ter vergonha de fazer isso é pecado contra Deus. Em Mc 8.38 está escrito que Jesus falou: “se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa”

Você deve ter uma lista de pessoas pelas quais orar todos dias para que venham à salvação: vizinhos, colegas, familiares, etc.).

Se você tem falhado nisso, confesse este pecado e obedeça a Deus, porque você é testemunha dEle.

Em Ef 4.8 está escrito: “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas”.

Deus deu dons espirituais a cada crente e esses dons devem ser usados para a edificação do povo de Deus.

Tem uma desculpa pecaminosa que as pessoas usam muito e que é assim: "Ah, mas eu não sei qual é o meu dom". Ora, se você não sabe, pergunta pra Deus, porque Ele com certeza vai te revelar!

Hoje em dia, pra você saber quais são os dons que Deus te deu, tem muitos materiais que ajudam a identificar.

Em Lc 14.15-25, lemos uma história trágica sobre pessoas dando desculpas para não aceitar o convite de Deus.

Você está buscando maneiras de servir a Deus ou está contente em ficar sentado e ser servido?

Você dá desculpas por não estar fazendo nada na igreja?

Você se recusa a servir, a menos que sejam trabalhos de muita importância?

Você quer que todo mundo trabalhe enquanto você assiste?

Você é preguiçoso com as tarefas que aceitou fazer?  

É triste, mas é verdade: alguém disse que vinte por cento dos membros da igreja é que fazem oitenta por cento do trabalho... 20% dos membros é que mais sustentam a obra!

Em qual porcentagem você se encontra? Irmão, até os velhinhos, os que estão presos ao leito, podem servir, podem ser úteis na obra de Deus!  

Portanto, não servir a Deus, é deixar de fazer o bem... isso é omissão... isso é pecado.

Outro texto pra lermos é Rm 6.14: “O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus”.

Deus nos prometeu vitória completa sobre os pecados e fraquezas que nos escravizam. Porém, tragicamente, muitos crentes vivem ano após ano, escravizados aos mesmos pecados de sempre. E alguns nem querem realmente ser livres!

Você tomou posse da sua vitória completa em Deus?

Você está determinado a vencer os pecados que continuam aflorando ou você está acomodado a eles?

Você se desculpa de seu pecado dizendo que é uma fraqueza ou uma característica de sua personalidade?

Você tem falhado em resistir a Satanás até obter vitória completa? Você tem sentido preguiça para se esforçar por andar em vitória?

Irmão, seja raiva, medo ou um hábito pecaminoso, você precisa estar determinado a se livrar disto.

Confesse imediatamente o seu pecado e determine não aceitar nada menos do que a vitória completa que Jesus conquistou na cruz.

Vai ter um período de batalha espiritual, mas você experimentará vitória completa se persistir na fé! Aleluia!

Em Tg 3.1lemos: “Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros”.

Pastores, professores e dirigentes de célula, todos recebemos uma enorme responsabilidade diante de Deus: guiar o povo.

Embora seja um privilégio glorioso, acompanha uma grande possibilidade de julgamento de Deus. É muito importante que pastores e professores exercitem  seu  chamado  com  toda  a diligência, integridade e santidade pessoal. Os líderes ocupam, de fato, um padrão mais elevado diante de Deus. A quem muito foi dado, muito será exigido, diz Lucas12:48.

Os que estão em posição de liderança sofrem batalhas que os outros não enfrentam, por isso, é vital que os líderes busquem uma profunda purificação pessoal, do contrário, serão presas fáceis do inimigo.

Você tem relaxado no exercício de sua responsabilidade no serviço cristão?

Você prega toda a mensagem de Deus ou se concentra numa pequena parte?

Você pratica o que prega ou ensina?

Houve um tempo em que você era mais dedicado e zeloso do seu chamado?

Peça perdão a Deus e deixe que Ele reacenda a chama na sua vida de serviço.

 

Walter Pacheco

bottom of page