PECADOS DE ATITUDE
1 Coríntios 10.31
“...quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.
Quando Deus olha para nossas vidas, Ele não vê somente as ações exteriores, Ele vê também a atitude que está por trás delas.
E Deus está muito interessado nisso... na atitude do nosso coração. É o que Ele mais valoriza.
Um pai estava levando a filha de carro para a escola, uma garotinha de 6 anos de idade. No caminho, a menina achou de ficar em pé no banco de trás. O pai, mandou logo: “Filha, sente-se”. Mas a menina nada de se sentar, nada de obedecer. O pai teve que insistir muito para que ela sentasse. E quando ela sentou, depois de ameaça até de castigo, ela disse: “Tá bom, eu sento. Mas por dentro eu to em pé”. Isso ilustra o valor das atitudes. A menina obedeceu, mas agradou o pai? Deus quer a sua obediência, o seu amor... mas, vale muito é a atitude do seu coração.
Em Ap 3.15-16, lemos de Jesus falando: “Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca”.
Deus deseja o amor caloroso dos seus Filhos... mas se ao invés disso, não O amamos loucamente, calorosamente, então nossa atitude de amar menos, amar a Deus assim como que pr’o gasto, é como água morna que causa náuseas a Deus. E a falta de amor a Deus é a raiz de todo pecado.
Você pode afirmar, sinceramente, que seu amor a Deus é caloroso, é apaixonado, é ardente?
Em uma escala de 1-10, onde está o nível do seu amor por Deus?
Você sente uma vontade louca de orar, de ler a Bíblia, de falar de Deus e de servir a Deus?
Será que houve um tempo em que você amou e serviu a Deus de forma mais ardente, mais intensa, do que hoje?
Irmão, se você sente que está morno, confesse honestamente esse pecado e pede perdão a Deus. O Espírito Santo vai te dar um amor puro e louco, e ardente, por Jesus. Amém? Se você for sincero, Deus vai te dar um novo coração. Aleluia! (Ez 36.26)
Outra atitude pecaminosa é o orgulho. Em 1 Pedro 5.5 está escrito: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!”
O orgulho é um pecado que muitas vezes passa despercebido. Talvez, o pior orgulho, é aquele que leva a pessoa a dizer que, entre ela e Deus está tudo bem... que espiritualmente ela está satisfeita, não precisa pedir perdão, não tem nada pra confessar, não precisa crescer...
Olha, a bênção de Deus sempre vem quando temos uma atitude de humildade e de quebrantamento profundos com relação ao pecado. Está escrito em 2 Cr 7.14: “...se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu”.
Você se acha muito espiritual, mais santo que todo mundo?
Você é assim de criticar ou ficar julgando os outros?
Você tem mania de sempre querer consertar os outros?
Você tem o hábito de pedir a Deus que examine o seu coração?
E quando você comete erros, quando você peca, você fica realmente quebrantado por causa dos seus erros ou você pensa: "ah! ninguém é perfeito"?
Você deseja muito o poder de Deus na sua vida ou está satisfeito do jeito que está?
Irmão, Deus odeia a justiça própria... a mornidão espiritual causa náuseas a Deus. Procure confessar o pecado do orgulho. Limpe as suas atitudes!
Em Fp 2.3-4 lemos: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos." Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros”.
Você gosta de chamar atenção pra si mesmo?
Você é de se promover e rebaixar os outros?
Você deseja ganhar sempre e ser o primeiro a qualquer custo?
Você pensa mais em você mesmo do que nos outros?
Você se sente mais esperto do que todo mundo?
Você tem uma necessidade desordenada de ser notado, de ser elogiado pelas pessoas?
Essa também é uma atitude que Deus detesta: a arrogância, a autopromoção. 1Pe 5.5 diz: “cada um considere os outros superiores a si mesmo” (ACF).
Irmão, se você sente que Deus está te mostrando este pecado, confessa e abandona ele!
E olha o que está escrito em Tg 2.1e 4: “Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas”.
Cada pessoa tem um grande valor pra Deus, por isso, o crente nunca deve dar lugar ao preconceito. É um erro gravíssimo desvalorizar as pessoas.
Mas, infelizmente, o preconceito é muito comum entre os crentes. Alguns acham que podem julgar os outros, diminuir os outros, ridicularizar os outros. Meu Deus, que pecado terrível!
Você costuma dar mais valor às pessoas que se vestem bem, andam de carro, só viajam de avião?
Você só se relaciona mais de perto com pessoas parecidas com você?
Você se acha bom demais pra ser amigo de alguém que não é atraente, bom de grana?
Outra atitude pecaminosa: falta de fé. Lemos em Hb 11.6: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus”.
A falta de fé foi que levou muito filhos de Israel a morrerem no deserto. A falta de fé impede que o poder de Deus venha para a sua vida. A falta de fé é a causa de muitos crentes viverem fracos, derrotados e de muitas orações não atendidas.
Em Mt 13.58 está escrito algo curioso: “Jesus não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé.” Jesus podia fazer muitos naquele lugar, Ele podia e Ele até queria, mas “...não pôde fazer muitos milagres ali porque eles não tinham fé”.
Você normalmente tem mais dúvida ou mais fé?
Você tem a tendência de se preocupar ou de confiar em Deus?
Você se sente frequentemente ansioso?
A ansiedade não é só uma fraqueza, é um pecado intencional contra Deus. Se você precisa confessar o pecado da falta de fé ou da ansiedade, não demore fazer isso.
Não importa por quanto tempo você tem duvidado no seu coração... Deus quer te dar a fé verdadeira e uma paz sobrenatural. Não aceite nada menos do que isto!
Agora vamos para Ef 4.2: “Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor”.
A principal marca de um crente cheio do Espírito Santo é que ele é gentil. E a principal marca de um crente sem unção de Deus, é um espírito crítico, uma atitude negativa, nada ta bom...
Você tem um espírito manso ou é assim de briga, de discutir, debater?
Você fica "pegando no pé" dos outros?
Você se zanga com facilidade e diz o que dá na cabeça?
Ah! Irmão, um espírito manso e quieto tem grande valor pra Deus.
Os outros acham que você tem um espírito manso e quieto?
Você é assim, rápido em apontar os defeitos dos outros?
E sobre os seus defeitos, você costuma se desculpar dizendo: "Eu não posso fazer nada, eu sou assim, é a minha personalidade?"
Seja honesto na avaliação da atitude do seu coração.
Nosso próximo texto é 1 Co 13.4-7: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. "Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas." Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”.
A marca de alguém que está em um relacionamento certo com Deus é uma atitude de perdão. Mas, é muito comum as pessoas falarem "Eu te perdôo", mas não ser um perdão de verdade. A pessoa fica alimentando antipatia, mágoa... Pela falta de amor e perdão, quantas barreiras são construídas no relacionamento em casa!
Você responde com amor e perdão quando alguém te fere?
Você procura fazer o bem àqueles que te fazem mal?
Você está carregando uma listinha de queixas no seu coração?
Você fica remoendo decepções com filhos ou esposo?
Você usa o "tratamento do silêncio" com quem te machuca?
Você já decidiu amar sua família, amar as pessoas, com o amor incondicional de Cristo?
Ah! Confie, Jesus quer derramar amor puro, incondicional, em seu coração, pelos outros.
Avaliemos agora nossas atitudes em relação às coisas.
1 Tm 6.8: “...se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso”. E em 1 Jo 2.16-17: “...Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo. "E o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre”.
O materialismo e o mundanismo estão entre os pecados mais presentes hoje entre os crentes. Hoje em dia, ao invés de muitos crentes viverem com moderação, eles estão vivendo em grandes dívidas. Muitos cobiçam as coisas que são de encher os olhos... querem mostrar status, querem possuir coisas.
A maioria dos crentes está longe do simples princípio que está em Hb 13.5: “fiquem satisfeitos com o que vocês têm”.
Você mal entrega o dízimo, embora pague juros enormes por aí?
Nas suas compras, você é mais motivado pela ganância ou você busca a direção de Deus?
Sua vida financeira é sem dívidas?
Suas dívidas fazem você enrolar o pagamento das contas e, portanto, manchar o seu testemunho cristão?
Você cobiça coisas, isto é, tem o olho maior do que o bolso?
As pressões financeiras desgastam muitos casamentos. Será que as dívidas estão desgastando o seu?
Você pode realmente dizer que Jesus está no controle das suas finanças?
Você tem orado ardentemente antes de tomar decisões que mexem com dinheiro?
Pensa um pouco: que mudanças você precisa fazer nessa área da sua vida?
Que atitudes Deus te mostra para mudar?
Ministração
Pr Walter Pacheco da Silveira