top of page

QUANDO O SENHOR RESTAUROU A NOSSA SORTE

Salmo 126.1-5

 

I - Introdução

Todos querem sorte... todos desejam sorte.

Algumas pessoas, buscando a sorte, usam trevo de quatro folas (se é que existe); comem lentilhas no final de ano... biscoito da sorte... usam pé de coelho (disso aqui eu já desconfio bastante – se pé de coelho desse sorte, como que o coelho foi perder a dele?)... e ferradura? ...Se ferradura fosse boa pra dar sorte, burro não puxava carroça!

Também, quando se pensa em sorte, logo nos vem à mente as loterias, as tele-senas... as simpatias... os horóscopos... as superstições, etc...

Mas ouça isto: o grande problema da “sorte” do ser humano, é que ele, por si mesmo, não pode mudar a sua própria sorte.

A bíblia é um livro muito preocupado com a sorte das pessoas, tanto que existem umas 260 ocorrências da palavra “sorte”, na Bíblia.

Sorte significa quinhão... parte, porção, resultado, destino.

 

Agora, por mais que pareça impossível, Deus pode restaurar a sorte.

O ser humano nasceu rodeado de toda a sorte de bênçãos, revela a Palavra de Deus.

Naquele jardim do Édem, o paraíso, onde viviam Adão e Eva, ali, tinha tudo de que se podia precisar...

Mas o pecado tirou a sorte de Adão e Eva, e por conseqüência, a nossa sorte também foi tirada (é que naquela época, nós estávamos representados em Adão).

Mas hoje temos a Palavra, e por ela sabemos isto:Através de Jesus Cristo, DEUS PODE RESTAURAR A NOSSA SORTE. Aleluia!

Muitos crentes gostam do v.3 desse Salmo: “...o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres”.

Mas para você entender bem o porque dessa alegria, você precisa do Salmo 137.

Nele, lemos isto (v.1-6): “Sentados na beira dos rios da Babilônia, chorávamos quando lembrávamos de Jerusalém. 2  Penduramos as nossas liras nas árvores que havia ali. 3  Aqueles que nos levaram como prisioneiros mandavam que cantássemos. Eles diziam: "Cantem para nós as canções de Sião." 4  Mas, em terra estrangeira, como podemos cantar um hino ao Deus Eterno?5  Que nunca mais eu possa tocar harpa se esquecer de você, ó Jerusalém!6  Que nunca mais eu possa cantar se não lembrar de você, se não pensar em você como a maior alegria da minha vida!”.

Isto é letra de música, que foi cantada pelos primeiros a deixarem o cativeiro e retornarem à Jerusalém.

Cativeiro, significa privação, ficar sem liberdade, parcial ou totalmente.

Cativeiro provoca tristeza, choro: lemos no v.1. “Sentados na beira dos rios da Babilônia, chorávamos quando lembrávamos de Jerusalém”.

Era um choro de tristeza pela saudade da terra... pela falta de liberdade, falta de felicidade... o cativeiro sempre provoca tristeza e choro.

Quem sabe, você tem chorado de saudade da época em que você era feliz? ...da época em que você tinha liberdade? ...da época em que você sentia prazer naquilo que fazia?

 

E COMO SAIR DO CATIVEIRO?

A primeira dica que podemos tirar do texto é essa: Não se Acomodar com a Situação.

Lemos no Sl 137.5-6: "Que nunca mais eu possa tocar harpa se esquecer de você, ó Jerusalém! 6  Que nunca mais eu possa cantar se não lembrar de você, se não pensar em você como a maior alegria da minha vida!".

Não se acomodar com a situação, é você não se esquecer das promessas que Deus faz para a sua vida... é você não se esquecer dos dias felizes que já teve... é você não se contentar com as migalhas de alegria dentro do cativeiro.

Aplicação Prática: Você não pode se acostumar, amoldar-se, ou se alegrar com a situação de cativeiro, mas deve louvar a Deus que tem poder para livrar do cativeiro. Em Efésios 4.8. está escrito: “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”.

A segunda dica pra sair do cativeiro é: Orar Por Justiça.

Salmo 137-7. “Lembra, Ó Deus, do que os edomitas fizeram no dia em que Jerusalém foi conquistada! Lembra de como diziam: "Arrasem Jerusalém até o chão!”.

Esses edomitas tinham arrasado os judeus... então, esse povo – o povo judeu, era um povo muito marcado, muito infeliz... mas era um povo cria num Deus Todo Poderoso.

Quem sabe, alguém presenciou injustiça contra você e se alegrou? ...quem sabe alguém se espreitou na encruzilhada da vida para te fazer mal? ...quem sabe você foi roubado? ...quem sabe roubaram os seus bens, a sua dignidade, a sua felicidade?

Então, pra sair desse cativeiro, pra sair dessa situação, você deve orar ao Senhor... como no Sl 126.3, que diz: “Restaura, Senhor, a nossa sorte”, você deve colocar diante de Deus as suas queixas... você deve orar”!

Porque Deus é poderoso para fazer justiça, porque Deus é Justo e Verdadeiro.

 

SÓ DEUS PODE RESTAURAR A SUA SORTE

Está escrito no Sl 126.1-6: “1Quando o SENHOR restaurou a sorte...” é Deus quem restaura a nossa sorte!

O Diabo quer tirar a sua sorte... mas Deus quer restaurar a sua Sorte.

E quando Deus restaurar a sua sorte, veja o que isto irá provocar na sua vida:

Em primeiro lugar, a restauração da sorte, provocará ALEGRIA.

Aquele grupo de pessoas, já livre do cativeiro, estava habitando na terra dos seus antepassados.

Então, escute o que eles contavam: “Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. 2  Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: "O Senhor fez grandes coisas por eles!" 3  De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres”.

Parecia que estavam no meio de um sonho de felicidade... alguns até deviam pedir: ME BELISCA!

Eles estavam em êxtase de alegria, porque diziam: "...a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua de júbilo".

Em segundo lugar, a restauração da sorte provocará o TESTEMUNHO da sua vida.

Lemos que eles falavam às outras nações: "O Senhor fez grandes coisas por nós!" ...no v.3 está: “De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres”.

Os risos de alegria e os gritos de júbilo daquela gente livre do cativeiro, ecoavam deserto a fora, testemunhando diante das nações, quão grandes coisas Deus havia feito por eles.

Você pode adotar, ainda nos dias de hoje, a mesma regra: Deus me abençoou, então vou falar pra todo mundo... vou deixar que vejam minha alegria e que ouçam os meus gritos de júbilo!

Em terceiro lugar, a restauração da sorte provocará ORAÇÃO.

No Sl 126.4, lemos uma oração: “SENHOR, restaura a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe". Outra versão da Bíblia diz: “Ó Senhor, faze com que sejamos prósperos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios”.

É uma oração por restauração completa... nas terras áridas do sul da Palestina (O Neguebe), pode-se ver os leitos secos de muitas correntes, mas quando aparecem as chuvas, logo surgem pequenos fios de água, que vão se transformando em riacho, e o riacho em corredeira.

Não se contente com um pequeno fio de água. Que sua oração também seja: “Restaura nossa sorte como as torrentes do Neguebe”.

 

Conclusão

Por que ou quem você tem chorado?

Por causa do cativeiro financeiro?

Por causa do cativeiro sentimental?

Por causa do cativeiro profissional?

Por causa do cativeiro do passado?

Por causa de um erro do passado?

O Senhor pode mudar a sua sorte.

 

Ministração

O Ser Humano é um cativo. O Salmo 126, não somente conta a história da nação de cativos, chorando às margens dos rios da Babilônia há milhares de anos; conta também a história espiritual de toda a pessoa, depois que Adão e Eva pecaram contra Deus e foram expulsos do Paraíso.

Desde então, toda pessoa vive vagueando... vive sonhando com o lar perdido, que agora só pode ser conquistado de volta, mediante a entrega do coração a Jesus.

Se hoje, você fizer isto, você experimentará o que esse povo experimentou: sua boca se encherá de riso e a língua de júbilo.

E os parentes, os amigos e os vizinhos notarão a mudança da sua vida, e eles irão dizer: "O Senhor fez grandes coisas por ele!". E você responderá: “Sim. O Senhor fez grandes coisas por mim e por isso eu estou alegre!”

Deus é quem restaura a nossa sorte.

Não importa se disseram que você não iria muito longe;

Não importa se planejaram tirar a sua sorte;

Não importa se traçaram planos contra a sua vida... planos contra sua empresa, sua profissão ou sua saúde...

Amado, Deus decidiu te abençoar com toda a sorte de bens espirituais, e Ele já decidiu que você sairia do cativeiro.

Hoje é dia de bênção para você!

A sua porção, a sua sorte, o seu destino, o seu futuro, está nas mãos do Deus todo poderoso.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page