top of page

ANDANDO PARA TRÁS

Jeremias 7.21-27

 

“...andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás e não para diante”.

 

Introdução

O caranguejo, olha aí,2 tem fama de andar para trás... você já viu?, mas é só fama, porque na verdade, ele anda de lado... meio esquisito, mas é a natureza dele.

Já tem outros que andam pra trás afim de fazer graça... é o caso do garoto que sentou de costas na bicicleta e pedalou, exibindo a sua habilidade... porém, deu mais uma pedalada e levou aquele tombo... não é da natureza de pessoa alguma andar pra traz... mas como tem gente teimosa!

Mas, pior do que andar pra trás3 para fazer graça, é andar pra trás propositalmente, sabendo que isso é loucura e que não irá terminar bem. Afinal, é para frente que se anda!

Mas não é o caso de muitas pessoas, infelizmente. Elas sabem que estão indo na contramão, que estão indo na direção errada... porque os pais tem alertado, os amigos tem avisado, a igreja tem orientado, mas mesmo assim, ignorando todos os avisos, todos os conselhos, elas insistem em fazer o que fazem, colocando em jogo a própria sorte, a própria vida.

É o que vimos acontecer nesta semana com o cantor Michael Jackson4.

Ele revolucionou a música nos Estados Unidos... antes dele havia música para brancos e música para negros, mas ele quebrou essa barreira e conseguiu unir as duas tradições, criando o pop... Jackson foi chamado “o rei do pop”.

Nos anos 80 o seu visual virou moda... a coreografia dele se tornou obrigatória para qualquer cantor da música pop.

Ele vendeu (em vida) 750 milhões de discos, ganhou fama e dinheiro... pode construir, na Califórnia5, a sua própria Disneylândia, dando pra ela o nome de “Terra do Nunca”, inspirado na história infantil de Peter Pan... lá ele construiu castelos em miniatura, um pequeno zoológico, roda-gigante, montanha russa... uma estátua em tamanho natural do Homem-Aranha...

Mas a Revista Veja6, dessa semana, reportou o seguinte: “Michael Jackson... cresceu e dedicou a maior parte de seu tempo a agir como criança e a querer provar que isso era a coisa mais natural do mundo”. A Veja deu esse título à matéria de reportagem: “O Avesso do Avesso”.

Esse homem, não somente dançou para traz, ele andou para traz na sua vida... tinha 50 anos, mas agia como menino e menino bonzinho? ...nem tanto. Com suas roupas de soldadinho de chumbo, foi acusado de pedofilia... assombrou o mundo, sete anos atrás, quando diante de fotógrafos e cinegrafistas, balanço seu bebê7 (de cabeça coberta) do lado de fora da sacada de um hotel em Berlim. Essa janela é do 5º andar, minha gente...

Como reportou a Veja, Michael Jackson viveu o avesso do avesso... andou para trás!

Você conhece alguém que está andando para trás?8

Alguém que trabalha muito, mas não prospera? ...conhece alguém que, na vida, nada dá certo? Você conhece alguém que a cada ano que passa, a pessoa só regride, só anda para trás?

Pessoas assim precisam, urgentemente, de uma mudança de postura, uma mudança de atitude... Porque a morte surpreende, ela pode ser súbita!

Então, quando a família aconselha, quando os pais avisam, quando os amigos alertam e você insiste em agir como criança, em andar para trás, é preciso de uma intervenção de Deus na sua vida.

O profeta Jeremias denunciou a situação dos moradores de Israel que, naqueles dias, estavam “andando para trás”.

Aquele povo precisava de uma mudança de vida com urgência, sob pena de serem completamente destruídos. O povo de Israel estava andando para trás por alguns motivos que quero mostrar para você neste texto:

 

...primeiro motivo por que pessoas andam para trás:9

I – NÃO ESTÃO OUVINDO A VOZ DE DEUS

Está escrito no v.23: “Mas o que ordenei foi que me obedecessem, de modo que eu seria o Deus deles, e eles seriam o meu povo. Disse que vivessem sempre como eu tinha mandado, para que tudo corresse bem para eles”.

Numa versão antiga da Bíblia, lemos este mesmo versículo assim: “...Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo.

Dar ouvidos à voz de Deus, significa obedecer os Seus ensinamentos, Suas leis.

O povo de Israel tinha uma aliança com Deus, um compromisso, e essa aliança estava condicionada à obediência deles à voz do Senhor...

O compromisso era, Deus disse que, obedecendo à Sua voz, eles prosperariam... mas, se desobedecessem, eles perderiam a proteção de Deus, perderiam a bênção de Deus... iriam andar para trás.

Então, nesse verso Deus está lembrando: “façam o que Eu mando, e tudo correrá bem!” Em Dt 28.1-2, Deus estabeleceu essa aliança de bênçãos: “Se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus, as bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão”.

Deus sempre falou com o homem, sempre orientou, sempre avisou e advertiu do mal, porque quer que cada um viva feliz, abençoado e próspero na sua vida.

A Bíblia diz que Deus fala conosco!

No Salmo 19 está escrito que Deus fala e a Sua voz pode ser ouvida até os confins do mundo.

A voz de Deus pode ser ouvida de diversas maneiras: pela Bíblia, pode ser ouvida através de um sonho, de uma visão, de uma convicção interior dada pelo Espírito Santo...

Nos últimos dias, a Bíblia ensina, Deus enviou Jesus para falar conosco! E uma das coisas que Jesus tem falado é: “Escutem! Eu estou à porta e bato...” (Ap 3.20).

Deus falou com Michael Jackson na juventude dele, aos 19 anos de idade... mas ele foi buscar Deus na seita Testemunhas de Jeová... depois, se desvinculou. No ano passado (2008), virou muçulmano10, (em lugar de receber a Cristo, o Filho de Deus, adotou a religião de Maomé).

Deus estava falando, mas ele não estava ouvindo a voz de Deus... porque ouvir significa obedecer... ele não ouviu e andou para trás! Ele ganhou fama, é verdade, e enriqueceu também, mas viveu a vida do lado do avesso... andou pra trás11.

Quem sabe, você esteja buscando as mesmas coisas, fama e dinheiro, ou no mínimo, uma vida de liberdade e conforto...

Não há nada de errado nisso! ...você tem trabalhado, tem estudado, tem feito suas economias, porque quer uma vida melhor, mas se você não está ouvindo a voz de Deus, se você não está obedecendo a Deus, embora consiga fama e dinheiro, você estará andando para trás.

O rei do pop ganhou fama, construiu uma mansão, mas até o último dia de vida, andou para trás.

Sabia que depois de ter sido absolvido da acusação de pedofilia, Michael Jackson nunca mais pôs os pés na sua Terra do Nunca?12 ...se desgostou, passou a consumir remédios, ficou sem trabalhar, sem fazer shows, se diz até que acumulou uma dívida avaliada em 500 milhões de dólares e foi morar de aluguel em Los Angeles... andou para trás ou não andou?!

É o que acontece quando a pessoa não assume o compromisso de obedecer a Deus: ela anda para trás!

Se isso está acontecendo com você, porque, quem sabe, você trabalha e trabalha e não conquista nada, não melhora... ouça a voz de Deus, comece a obedecer a Deus... porque é pra frente que se anda!

...o segundo motivo por que as pessoas andam para trás:13

II- NÃO ESTÃO ANDANDO NO CAMINHO DE DEUS

O resultado natural de ouvir a voz de Deus é andar no caminho de Deus. Deus fala, v.23: “...andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem”... para que tudo corra bem!

Essa foi a palavra de Deus para o povo de Israel, num tempo em que estava em grande dificuldade e que só andava para trás... era um aviso de Deus, de que não só andaria para trás, mas que também seria completamente destruído, caso Israel não mudasse de atitude.

E, lamentavelmente, o povo não mudou de caminho, não se converteu, e o que Deus havia falado se cumpriu: eles foram levados para a escravidão na Babilônia.

Você deseja mudar de vida? ...deseja prosperar na sua vida?

Então, você tem que fazer isso: tem que ouvir a voz de Deus e andar no caminho dEle... se só ouvir e não obedecer não adianta – porque a aliança de bênçãos é a seguinte14: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos... bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, o seu Deus” (Dt Dt 28.1-2).

Resumindo: depois de ouvir a voz de Deus, você deve obedecer, deve andar no caminho de Deus...

Porque tem aí o “Caminho das Índias”, não sabe?15

É um caminho colorido, repleto de risos, brilho, lugares suntuosos, mas cuidado com o “caminho das Índias”!

A novela que tem esse nome, mostra por exemplo, uma Índia encantadora, cheia de beleza, de cores... e nada mostra da miséria e do horror do lugar...16

O site da Junta de Missões Mundiais da nossa Convenção Batista, informa que grande parte da população da Índia é hindu17 – o hinduísmo é uma religião que tem milhões de deuses, que são representados pelos ratos, vacas, elefantes, macacos... e que são adorados das mais diversas maneiras.

Mas, os missionários estão lá para dizer aquele povo, que ele somente andará para frente, se andar no caminho Deus.

E hoje, nesta noite aqui, Deus está revelando isso pra você!

Se você ainda não assumiu o compromisso de andar no caminho de Deus, assuma logo esse compromisso... porque, é pra frente que se anda!18

 

...e o outro motivo porque pessoas andam para trás é que:19

III- NÃO ESTÃO ABRINDO O CORAÇÃO PARA DEUS

Veja o que lemos no v.24 sobre o povo de Israel: “Mas eles não me deram atenção, nem obedeceram. Pelo contrário, fizeram tudo o que o seu coração teimoso e mau queria. Assim, em vez de melhorarem, eles pioraram”.

Esse verso fala como é a natureza do coração humano – teimoso e mau...

E isto basta para cada um enxergar a sua própria necessidade de ouvir a voz de Deus e andar no caminho dEle... Porque nosso coração é mau, é enganoso – precisa de Deus!

A Bíblia diz, neste livro mesmo do profeta Jeremias (17.9)20: “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado”.

O problema do homem é cardíaco. Ele tem um coração enganoso que precisa da direção de Deus.

Mas esse foi o principal erro do “rei do pop”, falecido quinta-feira, e de tantas pessoas mundo a fora, que estão vivendo a vida do lado do avesso: não deu e não têm dado a Deus o seu próprio coração.

De vez em quando, vejo maridos deixando a esposa e os filhos no portão do prédio da igreja... eles estão dando a esposa e os filhos para Jesus... mas eles mesmos não estão dando o próprio coração... Sei de algumas mães que acordam os filhos no domingo pela manhã, os arrumam com roupa bonitinha, penteam-lhes o cabelo, perfumam e os mandam para o culto da igreja... elas estão entregando os filhos para Jesus, mas elas mesmas não estão dando o próprio coração.

O diabo torce por isso e insiste para que pessoas como você “andem para trás”... enquanto que Deus quer que você ande para frente.

O diabo sabe que Deus estabeleceu uma aliança de bênçãos com a humanidade... ele sabe que quem ouvir a voz de Deus e andar no caminho dEle, com o coração completamente rendido a Deus, o diabo sabe, que esse vai prosperar, esse vai andar pra frente, porque Deus prometeu, e quando Deus promete, nada pode abalar essa aliança! Aleluia!!

Portanto, a questão é a seguinte: Você entregará o seu coração para Deus? ...porque isso determina a sua bênção.

É pra frente que se anda! 21

 

Conclusão

Mas você está disposto? ...porque isso implica em:

Escutar a voz de Deus... andar no caminho de Deus... e entregar, completamente, o coração para Deus.

Fazendo isso, você vai andar pra frente.22 ...não vai precisar buscar o sucesso, porque o sucesso irá te acompanhar, se você ouvir a Deus, andar no caminho dEle e entregar à Ele o seu coração.

Está pronto para fazer isso? Eu quero orar pela sua decisão!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05/06/2009

bottom of page