top of page

TRANSFORMANDO PROBLEMAS EM VITÓRIAS

Mateus 11.28

 

Há pessoas que nos falam assim, que: “tudo o que nos acontece é porque Deus quer”. Então, acontece um problema e nós aceitamos.

O prejuízo disto é que, acreditando assim, você nunca conseguirá transformar em vitórias os seus problemas, porque você não terá a capacidade transformadora para passar de uma situação problemática para uma situação de vitória.

Quando você diz: "tudo o que me acontece, me acontece porque foi Deus que quis”, nesse exato momento você começa a limitar você mesmo... porque você conclui: “Como eu vou lutar contra Deus, se foi Ele quem me mandou este problema!?"

Há pessoas que dizem "Oh! Como estou doente! Foi Deus que quis assim... vou ser levado para o hospital, porque Deus quer que eu pregue o Evangelho aos médicos e aos enfermeiros".

Então, você acha que a única maneira que Deus tem, pra fazer você pregar aos médicos e enfermeiros, é fazendo com que você fique doente? De maneira alguma! Num caso ou outro, até pode ser... mas será por um propósito de Deus e não a regra... não é o normal.

Então, entenda: Deus não te trouxe a esta terra para uma vida de amargura e só de sofrimentos... a vontade de Deus não é que você viva de problema em problema, mas de vitória em vitória, de bênção em bênção, de graça sobre graça!

Uma coisa muito marcante que Jesus falou foi: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

Isto significa que: vamos ter problemas neste mundo... vamos ter cansaços, vamos ter opressões porque seremos oprimidos... mas, em meio a isto, a verdade é essa: o problema que você está passando, a carga pesada que está carregando, em vez de ser o seu fim, em vez de ser a sua derrota, pode ser transformado em uma vitoria para a glória de Deus, porque Jesus veio para você ter vida (Jo 10.10).

 

Há três princípios para você transformar um problema em uma vitória... o primeiro princípio é o seguinte:

TENHA A PRESENÇA DE DEUS

Em Ex 33, lemos que Deus viu o seu povo acampado, sossegado numa terra, e no v.1, Deus falou pra Moisés: “Saiam deste lugar, você e o povo que você tirou do Egito, e vão para a terra que eu jurei dar a Abraão, a Isaque, a Jacó e aos seus descendentes” (NTLH). E Deus falou mais, v.2: “Eu vou mandar um anjo pra guiar você” e v.3:“vocês irão para uma terra boa e rica”(terra que mana, que dá com abundância, leite e mel).

Mas, Moisés falou assim para o Senhor Deus, ele disse: “Ó, eu num vô naum!” Confere aí no v.15, o que Moisés queria... ele falou: " Se Tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui".

Olha, Moisés não tinha medo de deserto... o medo dele era que Deus não estivesse com eles quando atravessassem o deserto.

Por isso, não tenha também medo do seu problema... tenha, isto sim, medo de passar pelo problema sozinho, sem a presença de Deus. Isso que é ruim.

Em Atos 27, lemos do apóstolo Paulo, quando certa ocasião ele foi feito prisioneiro, foi amarrado a um montão de escravos e colocado num navio para ser transportado para outro lugar... e aconteceu que “os ventos eram contrários” (v.4).

A Bíblia fala que deu “um pé de vento, chamado Euro-aquilão”, que o navio parecia arrebentar ao meio.

Todos se desesperaram, mas sabe o que foi que o apóstolo Paulo falou às pessoas, aos presos que estavam com ele, aos marinheiros e ao capitão do navio? Paulo falou, v.22: “Fiquem tranquilos, porque ontem a noite, eu estava na presença de Deus e Ele me disse que não se perderá nenhuma vida, porque Ele quer me usar em outra cidade onde vou ganhar muitas almas para Jesus”.

A Bíblia conta que Paulo falou assim: “...tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo”.

Irmão, perante um problema, você precisa se dar conta da presença de Deus...

Assim, em meio aos muitos problemas que você estiver passando, a presença de Deus com você, ajudará que esse seu problema seja transformado em uma vitória... você precisa aprender a se dar conta da presença de Deus.

Marta, depois que o seu irmão Lázaro havia morrido, ela chegou pra perto de Jesus e foi dizendo logo o quanto ela valorizava a presença de Jesus, porque ela disse pra Ele (Jo 11.21): "Senhor, se Tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido". Marta valorizava a presença de Jesus. Faz isso você também!

Há crentes que resolvem mais rápido os seus problemas, porque percebem mais facilmente, a presença de Deus do que os outros...

A grande maioria fica focada no problema em vez de focada na solução do problema, que as vezes é muito simples..

Conta-se que um paciente foi ao médico e disse lá: “Doutor, estou com um problema: toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Então eu fico baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!” E o médico fez mais algumas perguntas de avaliação e concluiu: “Olha, você vai precisar de três sessões de terapia por semana e aí, curamos esse problema”. “E quanto custa cada sessão?” ele perguntou. “Ah! custa R$ 120,00”. O paciente foi pra casa e não voltou mais... o maior problema dele agora não era mais a sua esquisitice, mas a sua falta de dinheiro. O tempo passou e os dois se encontraram na rua. E o doutor logo perguntou: “por que não me procurou mais?” E o sujeito respondeu: “Doutor, 120 reais, três vezes por semana? Muito caro!” “Mas, então, como fez com aquele seu problema de ficar pra baixo, pra cima, pra baixo e pra cima da cama?” E ele explicou: “Olha, por R$ 10,00 eu consegui alguém que cortou os pés da cama... e problema resolvido”.

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução muito simples.

Irmão, quando você se dá conta da presença de Deus, você pode contar que algo vai ser feito.

É isso que a Bíblia manda fazer... está escrito em Pv 3.6: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Portanto, esse é o primeiro princípio, a coisa mais básica de todas para que um problema seja resolvido e transformado em vitória.

 

...o segundo princípio para isto é o seguinte:

2- RECONHEÇA O PODER DE DEUS

Isso é tão simples, que muitas vezes, por simples que seja, nos passa desapercebido e começamos a querer resolver com nossas forças os problemas.

Paulo escreveu aos efésios que se lembrava de todos nas suas orações, porque queria que todos conhecessem a sobreexcelente grandeza do poder de Deus, lemos isto em Ef 1.19.

Veja, é sobreexcelente a grandeza do poder de Deus... é sobrexcelente... Deus liberou esse poder e Jesus foi ressuscitado...

Por isso, reconheça: o poder de Deus pode ser liberado sobre a sua vida, e aquilo que você considera não ter solução, pode ser resolvido.

É aí que você deve declarar para o seu problema o tamanho do seu Deus. Sabe aquela frase até muito batida? “Não diga o tamanho do seu problema para o seu Deus, diga o tamanho do seu Deus para o seu problema”.

É uma verdade... aprenda a declarar várias vezes ao longo do dia: "Senhor, como vou me preocupar se o Senhor está comigo!”

Sim, reconheça o poder de Deus! Declare mesmo, quantas vezes puder: “Estou passando por esta luta, por esta enfermidade, por esta crise financeira, mas, eu tenho o Senhor do meu lado, eu percebo, eu sinto e eu vou ser ajudado, porque eu me dou conta do Seu grande poder”.

Irmão, quando você reconhece como é grande o poder de Deus, numa hora que não imagina, por mais amargo que seja o problema, como diz aquela canção, a sua vitória vai ter sabor de mel... porque o poder de Deus vai vir sobre a sua vida e você vai ser ajudado, no nome de Jesus. Amém?

 

...agora, tem um terceiro princípio também, para transformar um problema em vitória:

3- Aprenda a Descansar em Deus

Você deve chegar a um momento em sua vida em que não fique mais ansioso, por nada, e isso acontecerá quando você aprender a descansar em Deus, porque no descanso da alma em Deus, está o alívio, por isso que o convite de Jesus diz: “venham a mim”.

A Bíblia diz que quem está com Deus é um espírito com Ele. Lemos em 1Co 6.17: “quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele” (NTLH), isto significa, está com Deus? ...então pode descansar.

E, descansar em Deus significa, confiar nEle... isso pode ser ilustrado com a figura de um banquinho: Você está cansado e precisa descansar. O que você faz? Ah! aqui tem um banquinho e você senta nele, você descansa nele. Por que você faz isso? Por que está cansado! Sim, mas por que se senta no banquinho? ...porque confia que ele pode agüentar... então você senta, descansa, se revigora e vai...

É isso que você precisa aprender a fazer espiritualmente... a descansar em Deus, confiar nEle!

O plano de Deus na criação era esse: que o homem vivesse na Sua presença, reconhecesse sempre a grandeza do Seu poder e confiasse nEle para todo o sempre.

Lemos em Gn 2 que, Deus colocou o homem no Jardim do Éden e, no v.10, está escrito sobre esse jardim, esse lugar onde Deus pôs o homem para viver: “E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços”.

Do Jardim saía um rio que tinha quatro braços... isso é muito significativo: porque as águas do rio fluem calmas...

Isso mostra que Deus pôs o homem em uma terra onde tudo fluía... eles tinham uma terra preparada para fazer o que quisessem... e tudo que Adão tinha que fazer era fluir também, ou seja, era seguir a orientação de Deus, confiar nEle e tudo estaria seguro.

 

Irmão, hoje você tem alguém onde a sua vida pode fluir segura... hoje você pode estar em Cristo, numa posição de benção onde tudo para a sua vida flui... por isso, descansa em Deus!

A mensagem dos rios do jardim do Éden, é que ali naquele lugar, as águas fluíam calmas... e com o fluir das águas, Deus estava dizendo: “Adão, aqui na minha presença, onde Eu estou, nada de ansiedade, nada estresse... o que Eu quero pra você é que você também flua na minha presença”.

Porque os problemas são assim: quanto mais você se envolve com eles, mais cansado, mais estressado, você fica... mas, Deus diz: “Eu quero que você seja um Comigo para que a sua vida flua".

Deus ama o fluir das águas... o Sl 23 fala dessas águas, “águas tranquilas” que refrigeram a alma. No evangelho, Jesus revelou (Jo 7.38): “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”.

Sabe, Deus quer que a sua vida flua... que você flua em sua vida financeira, em sua vida familiar, em sua vida matrimonial... há casamentos que não estão fluindo, porque precisam de manutenção que não está sendo feita; mas a vontade de Deus é que a relação marido e mulher, flua... que a relação pais e filhos, flua... mas, quantas crises nessas áreas, porque não se aprendeu a fluir nelas.

Deus está falando hoje: "Quero transformar os teus problemas em vitória, mas para isso, você vai ter que aprender a descansar em Mim".

Para uma pessoa cansada sentar num banquinho e descansar, tudo o que é necessário é que ela confie no poder do banquinho.

Hoje, Jesus fala pra todo aquele que está cansado e sobrecarregado: “Confie em Mim, venha a mim” e “e eu vos aliviarei.”

Normalmente, quando temos problemas, sentimos que Deus nos abandonou e ficamos perguntando: “por quê... por que isso foi acontecer comigo? por quê?”

Mas, isso não ajuda nada... o que você precisa é se dar conta da presença de Deus, reconhecer como é grande o poder de Deus e, então, confiar nEle!

Quando você faz isso, nessa hora Deus diz: “Ah! Ele está se dando conta da Minha presença, está percebendo a sobreexcelência do Meu poder, está compreendendo que Eu sou Deus e que não abandono Meus filhos... então, vou lá... vou transformar o seu problema em sua vitória!”

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 7/2/2011 - Fonte:Alejandra Stamateas

bottom of page