top of page

OS PRESENTES DE DEUS

1 Coríntios 12.1

 

Introdução.

O ignorante desconhece a existência de alguma coisa. Ele não está a par, está boiando. Quem quer ser ignorante?

Mas, o apóstolo Paulo diz que se a gente não sabe a respeito dos dons espirituais, somos ignorantes. Misericórdia, temos que aprender logo a respeito dos dons!

E, sabe, os seus talentos naturais podem ajudar na identificação dos seus dons espirituais, pela simples razão deles contribuírem entre si.

Você sabe que talento natural é diferente de dom espiritual.

O talento, que não é aquela barra de chocolate feita pela Garoto, talento é uma aptidão, uma capacidade que a pessoa tem pra fazer alguma coisa, por exemplo: cantar, tocar instrumento, desenhar, pintar, bordar, compor uma música, etc.

Talento toda pessoa pode ter, mas dom, é diferente: os dons espirituais são dados para a igreja, quer dizer, somente os filhos de Deus é que recebem dons espirituais.

O não crente pode até falar: “Ah! Eu tenho dom”, mas o que ele chama de dom nada mais do que talento mesmo, porque dom, somente os filhos de Deus é que possuem. Você já é um filho, uma filha de Deus?

Então, veja bem, o crente é possuidor dos dois. Ele tanto possui talento, como possui dons. Os dois são presentes de Deus, mas para os filhos, o Pai tem um pacote especial e esse pacote tem o nome de “Dons Espirituais”.

E é sobre eles que o apóstolo Paulo está dizendo: “A respeito deles eu não quero que sejais ignorantes”.

Por que? Porque trata-se de um presente para os filhos! Já imaginou alguém chegar e falar: “Olha, aqui está um presente para você. Quem está dando é a Pessoa mais maravilhosa do mundo, se você quer saber”. Mas, aí, você ignora, não abre o presente, não toma conhecimento dele... O que a Pessoa que deu vai achar? Que foi pouco caso da sua parte, um desprezo. E no que você se revela? Ignorante, não sabe o que está perdendo.

Mas, e aí? Para que servem os dons espirituais? Se eles são presentes de Deus dados somente para os filhos, qual a importância deles? Pra que servem esses presentes?

Ah! Boa questão: os dons espirituais servem como instrumentos de trabalho no Reino de Deus.  Trabalho? Ah! Essa não.

Essa sim, senhor!  A Bíblia diz que nós somos cooperadores de Deus, somos trabalhadores. Querido, Deus trabalha e os pais mais sábios são aqueles que preparam os filhos para o trabalho, pro trampo, como dizem os paulistas. O reino de Deus não é comida nem bebida, tá pensando o quê?

Se você é crente e não gosta de trabalhar, verifique se você é crente mesmo, porque Jesus falou em Jo 5.17: “Meu Pai continua trabalhando até agora, e Eu também estou trabalhando”.

 

Então, no reino de Deus tem trabalho. Você vai ter o sacerdócio da adoração, das crianças, dos pobres e viúvas, vai ter que cuidar de gente, de célula, de discipulado...

Mas, não pensa que trabalhar para Deus é exploração de menores, ou que é trabalhar a troco de ninharia ou trabalhar em condições precárias, sem segurança, sem incentivo, sem salário... não, querido: o reino de Deus, “não é comida nem bebida, mas [é] justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

Você jamais experimentará honra maior e privilégio maior, do que trabalhar para Deus. Não tem Patrão melhor. Amém!

O que são dons espirituais, então?

Para definir legal o que é dom espiritual, vou usar a ideia de Peter Wagner, um doutor neste assunto. Ele diz que dom espiritual é uma capacitação dada pelo Espírito Santo, a cada membro do Corpo de Cristo, isto é, a cada crente, para ser usado no contexto da igreja.

 

Quem é que dá esses presentes? Quem é que dá dons aos crentes? O Espírito Santo, é Ele quem dá dons aos homens.

Então, não é você que fica escolhendo: “Ah! Eu quero o dom de fazer milagres. Eu quero é ser milagreiro!” Não é assim... o Espírito Santo é quem escolhe, com muita sabedoria, os dons que vai dar a cada um (1Co 12.7, 11).

E para quê mesmo servem os dons? Temos a resposta em Ef 4.12-14: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.

Os dons são dados para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.

Os dons não são dados para conferir status a ninguém, percebe? São dados para a edificação do corpo.

Alguns perigos e benefícios que cercam esse assunto dos dons espirituais. PERIGOS:

Crer que apenas alguns poucos “escolhidos” é que possuem o direito de ter dons e que devem ser olhadas de modo especial.

É um erro achar que os dons espirituais podem ser usados fora do contexto da igreja, tipo: se o dom é meu, eu faço uso dele como eu quero e quando quero, aonde quero.

Outro perigo: Crer que os seus dons te dão o direito de se achar melhor ou mais importante na Igreja do que outras pessoas.

Crer que os seus dons são os mais importantes do que o que os dos outros... achar que toda a Igreja deveria ter o seu dom. O evangelista, por exemplo: reclama porque outros não evangelizam como ele.

 

Agora, eu quero falar dos BENEFÍCIOS de você usar os dons que Deus te deu.

Benefício número um: Você passa a saber exatamente qual é a sua função na igreja, qual é o papel que você deve realizar. Se Deus te dá o dom do ensino, então você sabe, essa é a minha praia!

Benefício número dois: A igreja não precisa ficar nomeando nem votando em pessoas para determinados ministérios e cargos. Deus já fez isto por meio dos dons e determina, Ele mesmo, quais os ministérios que a Igreja terá e que conjuntos de dons serão necessários para cumpri-los.

Benefício número três: Você desenvolve a sua auto-estima. Usando os dons, você vê claramente Deus atuando em sua vida e através de você, logo, você percebe o quanto você é importante para o Reino de Deus.

Benefício número quatro: O crescimento da igreja, porque temos as pessoas certas, nos lugares certos, pelos motivos certos.

Dito isto, sabendo que os dons espirituais são presentes dados por Deus aos filhos, algumas coisas importantes a considerar.

Os seus dons não podem ser confundidos com as suas responsabilidades como cristão.

Infelizmente, ainda existem crentes que confundem seus compromissos com a Igreja apenas servindo com o exercício dos seus dons. Por exemplo: O irmão tem o dom da intercessão, então ele só tá disposto a trabalhar nesse sacerdócio... carregar cadeira, trocar uma lâmpada, ele diz: “Não, o meu dom é da intercessão”.

Isso tá errado, porque todo crente precisa estar preparado para servir em casos de emergências na Igreja.  

Podemos comparar a Igreja a um time de futebol. Pode ser que a sua especialidade seja a defesa, mas nada impede, e as vezes é até necessário, que você ajude os companheiros no ataque, vez ou outra, lá na grande área. É claro que você nunca será um excelente centroavante, mas, quem sabe, de vez em quando, você poderá marcar um gol para o seu time!

 

Conclusão

Agora que você sabe estas coisas, aprenda mais sobre os dons espirituais. Você não quer ser ignorante, quer?

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page