top of page

OS DONS ESPIRITUAIS PERTENCEM À IGREJA

Efésios 1.13

 

Introdução

Alguns fatos sobre o Espírito Santo e nós: Ao receber Jesus Cristo, pela fé, em nossos corações, somos selados com o Espírito Santo (Ef 1.13).

A presença do Espírito Santo em nosso coração é garantia de que estamos salvos (Rm 8.9).

Essa presença maravilhosa que todo crente desfruta é o cumprimento do que Pedro, o apóstolo, disse no dia de Pentecostes (At 2.38-39).

O Espírito Santo nos é dado como um dom de Deus, ou seja, uma dádiva de Deus. Assim, ao render-se com fé e arrependimento, diante do Senhor Jesus, o discípulo recebe naquele exato momento o Espírito Santo. Isso é o que se chama batismo no Espírito Santo.

 

Há inúmeros textos bíblicos que falam do Espírito Santo dado ao crente na hora do seu novo nascimento (Gl 31.14; At 5.32, 2Co 11.22).

A presença do Espírito Santo na vida do discípulo de Jesus (crente), além de capacitá-lo para viver a vida cristã em santidade (Rm 8.5), concede dons especiais a cada um, para a edificação da igreja.

Os dons do Espírito são capacitações especiais dadas aos discípulos para equipá-los para a vida cristã, o testemunho cristão, o serviço e a edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja, e a glorificação do nome do Senhor.

Dons espirituais são dados à pessoas, à igreja... [galinhas pentecostais].

Outro texto pra conferir é 1Co 12.7: “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”. Cada dom é para proveito comum, proveito coletivo e não individual. Não é para proveito próprio, é para proveito de toda a igreja.

Temos que usar nossos dons para, por exemplo, cumprir com a visão da igreja: Adorar a Deus, Treinar os crentes e Alcançar os perdidos.

Como crente, membro da igreja de Jesus, você deve, realmente, entender que os seus dons não são para o seu auto-proveito, seu auto-engrandecimento. Os dons são para a edificação dos outros, de toda a igreja.

Um homem de nome Luis Tarísio, foi encontrado morto, certa manhã, em sua casa. Vivia pobremente, com muito pouco conforto. Mas tinha uma mania: colecionar violinos. Foram encontrados no sótão da casa 246 violinos caríssimos. O mais valioso de todos estava escondido na última gaveta de uma velha cômoda: era um Stradivarius de 147 anos! Tarísio gostava dos seus instrumentos mas os escondia de todos, privando os outros da bela música que poderiam ouvir. Os crentes fazem coisa semelhante quando deixam de se mover nos dons que o Espírito Santo lhes concedeu.  

Diga: “Os meus dons são para eu usar para o proveito de toda a igreja”.

 

Havia um jovem muito apaixonado, que dizia para sua namorada: "Maria, te amo tanto! Quem me dera ter mil pares de olhos para só te admirar. Quem me dera ter mil mãos para te fazer carinho. Quem me dera ter mil bocas para te beijar. Quem me dera...". A Maria interrompeu a conversa e chateada falou: "Morzinho, por que você não usa o que já tem?"

Muitas vezes nós também falamos: "Senhor, quem me dera ter talento para a música... Quem me dera ter o dom de pregar... Quem me dera... Quem me dera... O Senhor interrompe e fala: "Filho, porque você não usa o que já tem?"  

O que a igreja tem a fazer com os dons espirituais de seus membros? Que você acha que a igreja deve fazer? Espera-se o que está estabelecido em Ef 4.11-12: que a igreja ensine os seus membros a respeito dos dons, que a igreja treine os crentes para a obra!

 

Muitos membros não sabem nada sobre dons espirituais e não têm nem consciência de que os possuem.

Muitos membros de igreja estão vivendo em derrota espiritual. Acham que não podem fazer nada por seu Senhor. Sua auto-estima espiritual está lá embaixo.   

Então, os pastores e líderes precisam esclarecer os membros de suas igrejas sobre os dons espirituais. Os membros precisam ser ensinados sobre o que a Palavra de Deus tem a dizer acerca de seus dons.

Quando cada um entender que Deus os dotou para a "obra do ministério" (Ef 4.11-12), eles ficarão motivados e grandemente encorajados.

Outra coisa que a igreja deve fazer é gerar oportunidade para o serviço. Os discípulos precisam ser alistados para postos de serviço na obra de Deus. Sabe, os dons espirituais começam a aparecer quando você começa a trabalhar, ministrando às pessoas.

Então, a igreja precisa envolver ao máximo, os membros no serviço, oferecendo treinamento e capacitação.

A igreja toda pode ser equipada, por intermédio do púlpito, por exemplo, pela pregação, e cursos podem ser oferecidos. Os discípulos realmente devem ser equipados para usar os seus dons.

Outro fato importante: a igreja deve ser bem sensível às pessoas em sua área, descobrir necessidades e ministrar à elas.

Agora, vamos ao ponto que diz: Os Dons Espirituais Podem Ser Fraudados por Satanás. Você já havia pensado nisso antes?

Mas, sabe, Satanás, tentará confundir os crentes e criar conflitos na igreja. O diabo é um mestre da tentação e do engano.

Mas, sempre que a igreja estiver cheia do fogo da presença de Deus e os discípulos estiverem usando seus dons obedientemente, para alcançar os perdidos, discipular novos convertidos e ministrar às pessoas, o diabo não ficará satisfeito.

Ele vai tentar atrapalhar o que o Espírito Santo estiver fazendo e, uma ferramenta que o diabo usa muito bem é essa: criar conflitos internos e desunião entre os irmãos.   

O diabo tentará atrapalhar o que Deus estiver fazendo pela falsificação dos dons do Espírito. (2Co 11.13-15).

 

Em Atos 5, quando a igreja foi cheia de poder e multidões foram salvas, os crentes estavam unidos, ofertavam liberalmente para suprir as necessidades das pessoas...

Aí, apareceram na igreja um casal de nome Ananias e Safira. Eles queriam ter o mesmo tipo de reconhecimento. Venderam uma propriedade e fingiram que tinham dado tudo, quando, na verdade, haviam retido uma parte para eles mesmos.

A estratégia de Satanás foi mandar seus representantes camuflados para criar dificuldades naquela igreja.

Mas, logo foram desmascarados. O Espírito Santo guardou a igreja. Ambos morreram. Eles tentaram falsificar o dom de dar na igreja primitiva.

Barnabé tinha o genuíno dom de dar.

Ananias e Safira eram falsos!

Paulo exortou a igreja de Efeso: "E eu sei que depois de minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis e não pouparão o rebanho, e que, dentre vós mesmos, se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si" (At 20.29-30).

Estes são os falsos pastores, os falsos mestres, os falsos apóstolos, evangelistas, etc.

Em algumas ocasiões, Satanás usa falsos crentes para falsificar as obras de Deus. Em outras ocasiões, ele ataca crentes genuínos que estão usando seus dons legitimamente para edificar a igreja. Ele os tenta com orgulho e cria um espírito de competição entre os crentes.

 

Pr Walter Pacheco

bottom of page