top of page

OS DONS E A VONTADE DE DEUS

Romanos 12.6-8

 

Introdução

Rm 12.6-8 nos fala que Deus deu para os seus filhos diferentes dons: “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria”.

O primeiro princípio que temos que entender é que se Deus deu, então eles devem ser usados. Não devemos deixar os dons adormecidos e sem utilização dentro de nós.

Sabe por que? Deus quer usar a sua vida. Usar você para que a obra dEle seja feita no mundo: o evangelho tem que ser pregado, mas não apenas isto, a obra de Deus precisa de administradores, precisa de profetas, precisa dos que vão interceder, precisa dos que vão socorrer os necessitados.

Cada um de nós, Deus quer usar conforme o dom que Ele deu.

E, sabe, ser usado por Deus produz alegria na alma! Veja o exemplo daqueles setenta discípulos de que fala Lc 10.17: “Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: "Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome".

Deus nos deu os dons para que eles sejam usados! Esta é a vontade de Deus para todos nós!

Em Rm 12.1-2, o apóstolo Paulo se expressou, dizendo: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Gosto muito desse verso porque ele fala de como é a vontade de Deus. Você não precisa descobrir como ela. Tem gente que diz: “Eu preciso descobrir a vontade de Deus pra minha vida”, como se a vontade de deus estivesse até escondida, precisando ser descoberta.

Tem pessoas que vão descobrir a vontade de Deus na sorte. Já viu? Abrem a Bíblia ao acaso, correm o dedo sobre a página e aonde parar, elas dizem: “É aqui, neste ponto, que Deus vai falar comigo”.

 

Conta-se que alguém, uma vez, fez isso. Fechou os olhos, correu o dedo, parou e leu naquele texto que diz: “E Judas foi e se enforcou”. Aí, a pessoa falou: “Tá repreendido. Não é isso que Deus quer falar comigo não!” E Tornou a fechar os olhos, correr o dedo e aonde parou, ela leu um verso que diz assim: “E tu, vai e faz o mesmo”.

Não precisa fazer isso, irmão, porque a Bíblia já revela, já mostra como que é a vontade de Deus. Ela é? ...boa, perfeita e agradável.

Agora, se você pergunta: “Mas como posso saber qual a vontade específica de Deus para a minha vida?”

Deus quer que eu use a meia preta ou azul, a sandália da fivela dourada ou a rasteirinha?

Se eu caso com Fulano/Fulana ou com o Beltrano? ...e já teve alguém que, querendo saber isso, abriu a Bíblia no texto que diz: “A minha graça te basta”. E saiu procurando moças de nome Graça pra ver com qual delas casar.

Como saber a vontade específica de Deus para nós?

Aí, o grande segredo é você manter a sua mente constantemente renovada pela palavra de Deus. Sempre lendo, meditando na Palavra, porque o Espírito Santo vai te orientar. Se em todos os momentos você der lugar ao Espírito Santo, você vai ser ajudado.

 

O apóstolo Paulo diz que você estará sendo transformado pela renovação da sua mente na Palavra de Deus.

E nesse versículo, Paulo usa a palavra grega metamorpheo, que significa transformação. É dessa palavra grega que vem a nossa palavra metamorfose. O que é metamorfose? Já ouviu falar nisso?

Metamorfose é transformação. É o processo pelo qual uma lagarta se transforma em borboleta. E a transformação é profunda, não é!

Pois, da mesma forma, somos transformados pelo Espírito Santo.

Então, confie na vontade de Deus para a sua vida. Não tenha medo de fazer a vontade de Deus, porque ela é: Boa - É boa pra você e para todos os que se relacionam com você!

A vontade de Deus é agradável. Isto significa que ela se encaixa bem na sua vida, ela é sob medida pra você ser feliz!

E a vontade de Deus também é perfeita, isto é, completa!  

Vale a pena entregarmos nossa vida para Deus dirigir e abençoar, porque a vontade dele pra nós é boa, perfeita e agradável.

 

E, sabe, se você andar interessado em fazer a vontade de Deus, Ele providenciará tudo o que for necessário para você fazer a vontade dEle.

Até os dons espirituais, Ele vai dar e vai revelar p que te deu!

Mas, se você estiver desinteressado dos dons, desinteressado em fazer a vontade de Deus, vai acontecer o contrário: os dons vão ficar adormecidos dentro de você. E você perderá a experiência da maior de todas as alegrias.

Porque, irmão, nada pode se comparar com a alegria de saber que estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa. Não tem sensação melhor, mais prazerosa do que estar fazendo a vontade de Deus.

Lembra da história do missionário David Linvigstone?

 

Conta-se que alguns marinheiros, chegando ao pôrto de uma cidade, deixaram o navio e foram de bote para a praia, afim de buscar diversão. E esbaldaram... já alta noite, semiembriagados, voltaram. Tomaram o seu pequeno bote e remaram para o navio que estava há poucos metros distante. Mas a viagem se tornou demasiado longa, remaram, remaram muitas horas e por fim caíram cansados de tanto remar, sem contudo alcançar o navio que se conservava sempre um pouco além. Adormeceram ali mesmo, no barco, até que amanhecendo eles verificaram que não haviam desamarrado o barco. Esforçaram-se inutilmente, porque o barco continuava preso à terra.

Muitas pessoas há, que querem ter alegria, mas não fazem uma coisa simples: desamarrar o barco, liberar o próprio coração para fazer a vontade de Deus.  

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page