top of page

OS DONS ESPIRITUAIS PERTENCEM À IGREJA

2 Timóteo 2.6

Introdução

O tema de nosso estudo nesta manhã acerca dos dons espirituais é o seguinte: Os dons pertencem à igreja. Eles não são dados para a delegacia, para os hospitais, as escolas, as associações. Os dons espirituais são dados para a igreja.

Os principais textos da Bíblia sobre os dons espirituais, mostram que eles são dados para a igreja, o corpo de Cristo. E igreja, você sabe, são as pessoas que receberam Jesus como Salvador.

Todo crente se torna membro do corpo de Cristo. Nós, pertencemos à Ele.

Nós crentes, somos de Deus, duas vezes, por direito de criação e por recriação. Explico: pertencemos a Ele, primeiro por criação. Deus nos fez. Somos dEle.

Mas, segundo, por recriação. Tendo o homem caído em pecado e se afastado de Deus, Ele nos recriou em Cristo, isto é, nos fez de novo espiritualmente.

Quando uma pessoa entrega sua vida para Deus dirigir e abençoar, essa pessoa nasce de novo, ela se torna nova criatura. O diabo nos havia prendido nas trevas do pecado, mas Deus nos comprou de volta para Ele, mediante a morte do Filho na cruz.

Somos de Deus duas vezes! Como naquela história do menino e seu barquinho de madeira. Um garotinho havia feito com as próprias mãos, um barquinho de madeira para brincar no rio. Um dia, aconteceu que a correnteza afastou o barquinho para longe do menino e ele se perdeu. O garoto ficou triste com aquilo e, passado um tempo, indo ao comércio da cidade, ele viu na vitrine de uma loja o seu barquinho. O barquinho que ele havia feito e que se perdeu! Ele foi ao vendedor, disse que o barquinho era seu, mas o vendedor somente explicava: “Não. Só tem uma maneira desse barquinho ser seu: comprando”. E foi o que o menino fez. Com um dinheiro que havia juntado, ele comprou o barquinho de volta. E, segurando o barquinho nos braços e olhando pra ele, ele disse: “Agora você é duas vezes meu. Primeiro porque eu te fiz, e segundo, por que eu te comprei”. Foi o que Deus fez conosco. Amém?

Agora, por sermos de Deus, por nos tornarmos membros da Sua família, Deus deseja que nossa vida seja frutífera. E para que ela seja frutífera, Deus nos capacita com dons espirituais.

 

Então, tem cinco verdades sobre os dons espirituais que nós precisamos entender hoje. A Bíblia ensina o seguinte:

1) Os dons são demonstrações da soberana graça de Deus aos crentes.

2) Os dons espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo.

3) Os dons espirituais pertencem à igreja.

4) Os dons espirituais são dados aos crentes individualmente.

5) Os dons espirituais, às vezes, são falsificados por Satanás.

 

O primeiro ponto diz:

Os Dons Espirituais São Demonstrações da Soberana Graça de Deus aos Crentes.

Irmão, Deus quer que cada um dos Seus filhos seja um membro frutífero da igreja e, apra isto, Ele capacita com dons espirituais.

O que é um dom espiritual? O autor Peter Wagner, escreveu um livro onde ele define dom assim: "Um dom espiritual é um atributo especial dado pelo Espírito Santo a todo membro do corpo de Cristo, de acordo com a graça de Deus, para uso dentro do contexto do corpo."

Portanto, dom é uma habilidade dada por Deus aos crentes. É uma capacitação sobrenatural; não é natural, não vem do homem, é divino, é sobrenatural.

Em 2Tm 1.6, Paulo lembra ao jovem Timóteo para despertar o dom de Deus que estava presente na vida dele. Paulo escreveu: “...torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos”.

É interessante também o texto de Jr 1.5. Deus falou a Jeremias sobre o dom dado a ele: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”. Profetizar é um dom espiritual!

Aí, quando Jeremias falou (v.6): “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”, Deus corrigiu logo e falou: “Não temas... eu sou contigo”. Isso é maravilhoso, porque mostra que o que Deus espera que a gente faça, Ele nos capacita para fazer!

Deus deu para Timóteo dons para o ministério evangelístico e pastoral e falou pra ele: “Timóteo, Não negligencie o dom que lhe foi dado” (1Tm 4.14).

Isto mostra que os dons que estão dentro de nós, podem ser negligenciados, desprezados, mas, como ocorreu com Timóteo, precisamos "despertar o dom dentro de nós".

Como crente, você fica diante da opção de negligenciar os dons que Deus te deu, você vai perder e o reino de Deus também vai perder. A coisa certa a fazer é despertar os dons, desenvolvê-los!

 

Um ponto curioso sobre os dons é o seguinte:

Quando que os dons espirituais são dados?

Três respostas são possíveis para esta questão. Primeira: Deus nos dá os dons quando nós recebemos a Jesus em nosso coração. Segunda: quando surge a necessidade, o Espírito Santo vem e nos capacita a fazer aquilo que deve ser feito. Terceira: na hora da nossa concepção, Deus já imprime em nosso DNA os dons espirituais que Ele tem para nós.

Todas essas três respostas são certas, mas um fato seguro é o seguinte: a Bíblia não diz exatamente quando que os dons nos são dados. Não existe essa informação na Bíblia. Há indícios, como no caso de Jeremias, que o Senhor respondeu: “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Quando estava sendo gerado, Jeremias tinha os dons para servir a Deus e cumprir o propósito da sua vida.

Saulo de Tarso, não era cristão ainda, e os dons espirituais já estavam potencialmente dentro dele.

Quando ele se tornou cristão, os dons foram manifestados. Se Saulo de Tarso não tivesse sido convertido, os dons espirituais que estavam potencialmente dentro dele, não teriam sido conhecidos.

Albert Einstein foi uma pessoa altamente capacitada. Mas, ele nunca aceitou Jesus como Salvador e Senhor. Então, os dons espirituais que estavam nele, também nunca foram manifestados. Que pena!

Vamos agora ao ponto número dois:

Dons Espirituais São Distribuídos pelo Espírito Santo.

Então, na concepção, o Espírito Santo já imprime dentro de nós os dons que Ele tem para nós. Lemos em 1Co 12.11, que o Espírito Santo de Deus é quem faz isso: “...ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”.

É o Espírito Santo quem dá e arruma os dons na igreja. Não é o pastor, não é a diretoria que decide... é o Espírito Santo quem distribui conforme Ele mesmo quer.

E Ele faz isso como um músico: não se pode produzir uma melodia harmônica com uma nota só... é preciso fazer um arranjo de várias notas para se ter uma música...

Nos cabe sermos cheios do Espírito Santo, obedientes a Deus.

Terceiro:

Os Dons Espirituais São Dados aos Crentes Individualmente.

As máquinas, instrumentos e organizações não podem receber dons espirituais. Eles são dados às pessoas, aos crentes.

O poderoso potencial da igreja está nos dons espirituais que Deus colocou na vida de cada crente. A vontade de Deus para cada um de Seus filhos é que a obra do ministério seja feita. Lemos em Ef 4.11-12: “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”.

Portanto, Deus capacita todos os crentes para servir, dando dons espirituais, (1Pe 4.10).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page