top of page

ORAÇÕES QUE VÃO MUDAR A SUA VIDA 4 - A ORAÇÃO DE SUBMISSÃO

Salmo 25.4

“Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas”. NVI

 

Introdução

Uma palavra do nosso vocabulário que não tem mais o sentido tão forte como tinha, por exemplo, na época de Jesus, é a palavra “senhor”.

Usamos essa palavra como forma de tratamento respeitoso, colocando antes do nome das pessoas: “Senhor Antônio, senhor João”. Mas, hoje em dia, nem pronunciar direito a palavra “senhor”, se pronuncia. O que se usa é “seu”: seu Antônio, seu João e por aí vai.

A palavra senhor ficou desgastada. Ela é usada hoje, imagina isso, até pra expressar a ideia de exagero, de uma coisa exagerada, por exemplo: “O Elcio comeu um senhor prato!” Não foi verdade, Elcio?

Mas, sabe o que a palavra senhor significava na época de Jesus? Significava autoridade máxima, o número um, o homem que estava acima de todos os outros, o dono de toda a criação.

A palavra grega para senhor (kurios) era assim: com inicial minúscula era usada pelos escravos ao se dirigirem a seus donos. A mesma palavra, com inicial maiúscula, já era usada para se referir a apenas uma pessoa em todo o Império Romano: a César. O césar romano era o Senhor.

Os funcionários do governo e os soldados, quando se encontravam na rua, eles tinham que saudar uns aos outros com essas palavras: “César é o Senhor!” E a resposta era: “Sim; César é o Senhor!”

Com isso, os cristãos enfrentaram um grande problema. Quando alguém os saudava com estas palavras: “César é o Senhor!”, eles respondiam: “Não; Jesus Cristo é o Senhor”.

E isso incomodava o imperador, porque César sabia muito bem o que significava essa palavra. Significava que os cristãos estavam sujeitos a um outro tipo de autoridade, e que na vida deles, Jesus era maior do que César.

Era como se dissessem: “César, o senhor pode contar conosco em algumas situações, mas se tivermos que fazer uma escolha nós ficamos com Jesus, porque Ele, sim, é a pessoa mais importante para nós. Ele é o Senhor, a nossa autoridade máxima”. E aí, fica explicado porque César perseguia os cristãos.

Jesus é o nosso Salvador, mas Ele também é o nosso Senhor.

 

Infelizmente, muitos pregadores tem colaborado já de muito tempo, para o significado da palavra senhor ficar tão empobrecido, porque é comum os evangelistas dizerem: “Aceita Jesus na sua vida”.

Aceitar Jesus? Ora, quem está na posição de aceitar é Ele. Então, o correto é que os evangelistas digam às pessoas: “Entreguem suas vidas à Jesus e clamem para que Ele aceite vocês”, porque, como diz a Palavra (Rm 3.23 – NTLH): “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”.

Isso nos coloca no devido lugar: Jesus é o Senhor, a autoridade máxima, e nós somos os que se submetem à vontade dEle.

Portanto, quando você entregou a sua vida para Jesus dirigir e abençoar, você estava, não só recebendo Jesus como Salvador dos seus pecados, mas também como Senhor da sua vida.

Isto significa que toda a sua vida, cada área (sentimental, estudantil, profissional, social, financeira...) deve ser dirigida por Ele, deve ter a direção dEle.

E é assim que está sendo? Jesus é Senhor ou somente Salvador para você? O verdadeiro cristão é aquele que tem Jesus como Salvador e Senhor.

A Bíblia diz em Provérbios (3.5-6): “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência... e ele lhe mostrará o caminho certo” (NTLH).

Portanto, se quiser que as coisas dêem certo pra você, reconheça que Jesus é o Senhor da sua vida e deixa o volante na mão dEle.

E quando você fala isto para Deus, quando você diz em oração: “Deus, dirija a minha vida, que a Sua vontade e não a minha, é que seja feita”, essa é a oração que chamamos de Oração de Submissão, a oração que diz: “Senhor, tome a direção da minha vida”.

Toda vez que você reconhece o senhorio de Deus sobre a sua vida e declara isto pra Ele, você está fazendo a Oração de Submissão.

Submissão é aquela atitude que, por exemplo, Maria teve quando recebeu a visita de um anjo, que disse pra ela: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo” (Lc 1.30-32 – NVI). E qual foi a resposta de Maria? Ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. (v.38 – ACF).

Oração de Submissão é aquela que Jesus fez no Jardim do Getsêmani, quando orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mt 26.39 – NVI). Jesus mostrou total submissão ao Pai.

Quando você recebe o seu dinheiro e vai usá-lo, você diz: “Senhor, que esse dinheiro, que esse salário, seja usado, não conforme eu quero ou entendo, mas conforme Tu queres?” Deus é o Senhor da sua vida financeira?

Quando os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a orar, Jesus ensinou e parte do ensinamento foi sobre a submissão a Deus. Jesus disse: “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus... Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.9-10 – NVI).

As palavras do Sl 25.4-5 são de uma Oração de Submissão. O salmista declarou: “Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem. Ensina-me a viver de acordo com a tua verdade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador” (NTLH).

 

Vou te dar duas rações porque você deve fazer a Oração de Submissão. Primeira razão:

1- ORE PARA RECEBER MAIS DAS BÊNÇÃOS DE DEUS

Há bênçãos de Deus que vem sobre todos, mas há bênçãos que só vem para os obedientes. As melhores e mais substanciosas bênçãos de Deus estão reservadas para os obedientes.

Deus disse para Josué: “Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar” (Js 1.7 – NVI).

Podemos sair pelas ruas e perguntar quem quer ser bem sucedido e todo mundo quer. Mas, esse verso da Bíblia diz claramente: “para que você seja bem sucedido por onde quer que andar, tenha o cuidado de obedecer”.

A obediência é um princípio divino, é uma regra que Deus estabeleceu.

Na Bíblia, Deus diz, devemos ser obedientes em tudo: a Deus (At 5.29), aos nossos pais (Dt 5.16), a nossos pastores (Hb 19.17), aos nossos patrões (Ef. 6.5), às nossas autoridades (Rm13.1).

Com isso, precisamos entender que a obediência é uma disposição que jamais deve faltar em nossa vida. Alguém disse que obedecer é a senha para alcançar as bênçãos de Deus. Pra memorizar a senha, pensa no alfabeto: o-b-d-c. Memorizou?

Você só tem a ganhar quando diz: “Senhor, meu Deus, eu me submeto à Sua vontade. Me ajude a ser obediente ao Senhor”. No minuto que você faz essa oração, Deus libera bênçãos sobre a sua vida.

 

A segunda razão porque você deve fazer a Oração de Submissão é:

2- ORE PARA TER DESCANSO

O verdadeiro descanso não está na cama da gente ou no sofá da sala, ou na rede esticada na beira do mar. O verdadeiro descanso está em ter a presença de Deus dentro de nós e aí, poder ficar tranquilo, apesar do que estiver acontecendo à nossa volta.

Dizem que o melhor quadro de pintura retratando a paz, é aquele em que um artista pintou o seguinte: um grande rochedo sendo açoitado violentamente pelas ondas do mar em meio a uma tempestade cheia de relâmpagos e trovoadas. E quando alguém questionou: “Mas, como que este quadro tão violento pode representar a paz?” O artista respondeu: “Basta reparar que em meio à violência das ondas e à tempestade, numa das fendas do rochedo, tem um passarinho no ninho com seus filhotes dormindo tranquilamente”.

A verdadeira paz é aquela que vem da presença de Deus dentro de nós, apesar de todo tumulto à nossa volta.

Jesus diz: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28 – NVI).

Nesta Palavra, Jesus instrui a irmos a Ele. Então, quando o céu escurece sobre você, e chove problema, e é barulho daqui e dali, tudo é tão assustador, mas você faz essa oração de Submissão, dizendo: “Senhor, tá tudo tenebroso em volta de mim, mas o Senhor prometeu estar comigo e eu confio. O Senhor é grande e poderoso...”. Ah! Quando fazemos isso, Deus traz descanso para a nossa alma e aí podemos dizer: “Deus está no controle. Eu posso descansar”.

Quando oramos a Oração de Submissão, nossa alma encontra descanso em Deus.

O salmista Davi, do Salmo 23, ele se pôs tão submisso ao Senhor, as ovelhas são para o tomador de contas delas, que disse: “O SENHOR é o meu pastor... Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum” (Sl 23.1, 4 – ACF).

 

Conclusão

Se quisermos que as coisas funcionem bem na nossa vida, temos que reconhecer que Deus é o Senhor sobre todas as áreas de nossa vida.

É o maior mandamento. Está escrito: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Mc 12.29 – ACF).

Se você se submeter a fazer a vontade de Deus, você receberá mais das bênção dEle e terá o descanso que vem da presença dEle.

Ore sempre se submetendo à direção de Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 25.08.2019

bottom of page