top of page

O SEGREDO DO SUCESSO

Hebreus 4.15

 

Diz o escritor da Carta aos Hebreus, que Jesus foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

Jesus experimentou fraqueza, experimentou provações, “passou por todo tipo de tentação” (NVI)... experimentou tudo, menos o pecado. Isso é que é sucesso, viu!

Mas, a questão que nos interessa: Como é que Jesus conseguiu isso, já que era homem sujeito às mesmas fraquezas que nós? Qual foi o segredo da vitória de Jesus sobre o pecado?

Quando a Bíblia fala que Jesus passou por todo tipo de tentação, como nós, isto significa que Ele podia ter se desviado da vontade de Deus... mas Ele não fez isso, porque conseguiu sucesso sobre a fraqueza, sucesso sobre as provações, sucesso sobre as tentações.

Eu estou profetizando que este ano nós seremos 150 discípulos assim: homens e mulheres de sucesso sobre todo o mal, sobre a fraqueza, sobre o pecado, como Jesus!

Um texto que mostra Jesus vencendo todas as tentações, é Lucas 4, onde fala da tentação que Ele sofreu no deserto.

Lemos no v.1 que Jesus foi levado para o deserto da Judéia pelo Espírito Santo, com o propósito de ser tentado. Isto estava no plano de Deus - que Jesus passasse por tudo aquilo. Mas, uma coisa muito importante, e que devemos aprender com Jesus, é que Ele não foi para o deserto de qualquer maneira.

Não! Lemos aqui, que Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e foi levado pelo Espírito de Deus ao deserto, onde durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo (Lc 4. 1-2).

Então, Jesus estava cheio do Espírito Santo! Cheio de Deus, cheio da presença de Deus - no coração, na mente, Jesus estava cheio do Espírito Santo.

Esse é o segredo: se você e eu, queremos ser vitoriosos sobre o nosso pecado, só há uma maneira: estarmos cheios do Espírito Santo.

Quantas vezes, sentindo a nossa fraqueza e sofrendo tentações, ouvimos a mensagem do domingo à noite, concordamos com a Palavra de Deus e prometemos a nós mesmos que vamos mudar, vamos corrigir o nosso erro... mas aí, logo no começo da semana, voltamos ao erro tudo de novo.

O que será que há de errado? Por que você não tem conseguido vencer uma fraqueza, um pecado em sua vida? Talvez seja porque você ainda está querendo lutar com as suas próprias forças.

Amado, de nada vão adiantar os votos, as promessas, os choros e tudo o mais, se você não estiver cheio do Espírito Santo.

E pra isso, pra ficar cheio do Espírito de Deus, cheio do Espírito Santo, é preciso você ter um tempo diário com Deus em oração... é preciso praticar o TSD: “Tempo Sozinho Com Deus”, um tempo que pode ser de 5 minutos, 10, 20, meia hora, 1 hora ou mais... pra você ler e meditar a Palavra de Deus, porque é isso que nos faz ficar cheios do Espírito Santo, cheios da presença de Deus.

Foi porque Jesus estava nesta condição, cheio do Espírito Santo, que Ele venceu os ataques um a um.

Jesus até ensinou aos discípulos que eles deviam vigiar e orar porque a carne é fraca (Mt 26.41). A carne é fraca. Não é o bife, o filé que é fraco... essa carne de que Jesus fala é a natureza humana.

O que Jesus está dizendo é que não existe natureza humana que suporte a tentação por muito tempo. A carne é fraca... vai chegar uma hora, ela vai fraquejar.

Então, se você quiser vencer as pressões do dia a dia, vencer as pressões do mundo e vencer também todas as ciladas do diabo contra a sua vida, é preciso você estar cheio do Espírito Santo.

O espírito humano pode ser regenerado, o corpo humano pode ser modelado, pode ficar na forma, saradinho... mas a carne, a natureza humana inclinada para o pecado, essa nem pode ser melhorada. Nossa carne é tão má que precisa morrer. O remédio pra ela é a cruz! Por isso que Jesus ensinou: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24).

Amado, Jesus pede que neguemos a nós mesmos, ou seja, todos os apetites e paixões da carne, a soberba da vida, a concupiscência dos olhos, e tudo aquilo que está fora da vontade de Deus pra nós, devemos nos negar a isso... porque a carne conduz ao pecado e o pecado à morte espiritual.

Muitas são as pessoas que tem se deixado levar por suas paixões e acabam escravizadas por elas. Então, uma coisa importante a fazer logo, é cortar o pecado fora, antes que ele tome proporções maiores.

Jesus também ensinou que tanto o homicídio como o adultério, antes que sejam praticados, eles já aconteceram na mente da pessoa.

E aí está o segredo: se você cortar o erro, o pecado, logo que ele brota na sua mente, rejeitando esse pecado com veemência, confessando a Palavra e, buscando a ajuda do seu discipulador, pode ter certeza, você vai vencer esse pecado.

Mas se você não fizer nada, o pecado vai sendo alimentado, vai sendo estimulado no seu coração, às vezes é por horas, dias e até semanas e aí, ele surge, ele acontece... porque estava sendo alimentado no coração.

Uma das muitas bênçãos de se ter um discipulador é que toda semana ele pode perguntar: “E aí, como está o seu coração?”

Veja o que Salomão escreve em Cantares 2.15: “Peguem as raposas, apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas, que está em flor”.

Ah, se a gente conseguisse pegar estas raposinhas, esses pecados quando surgem no coração! A gente evitaria muitos estragos, muitos prejuízos...

À vezes temos uma grande preocupação com pecados do tipo adultério, roubo, homicídio... mas não paramos pra pensar que todos estes pecados um dia começaram pequenos, no coração.

São essas raposinhas... se você não pegá-las cedo, elas vão crescer e estragar a vinha.

Um homicídio já é, por assim dizer, a vinha devastada... mas o que leva alguém a tirar a vida do outro? Pequenas coisas... um desejo, uma pontinha de inveja, daí a pouco é uma discussão, depois é uma agressão física e depois, um tiro...

Ah! Se você conseguir cortar o pecado em sua origem, acabando com as raposinhas, você ficará livre dos estragos tão terríveis.

Já viu um assaltante iniciar a carreira de crime, começando com roubos a banco? Normalmente não é assim... porque, primeiro, vêm as raposinhas, vem as coisas pequenas: é uma moedinha, depois um pequeno furto na casa de um amigo e, em seguida, outro em uma casa de um desconhecido.

As coisas vão crescendo até que chega um momento que essa pessoa se torna um assaltante de bancos... Então, assaltar banco, já é, por assim dizer, estar com a vinha destruída... porque as raposinhas tomaram conta!

Mas guarde isto: os pecados geralmente começam a partir de pequenas coisas.

Por isso, uma boa coisa a fazer em sua vida, é você caçar as raposinhas antes que elas cresçam e estraguem a vinha.

Vigie o seu coração contra pensamentos e sentimentos ruins... não fique alimentando eles... se você já tem o seu discipulador(a), diga pra ele: “meu irmão, eu quero andar em vitória, mas hoje eu senti isso, isso e isso... mas eu não quero esconder nada de você, porque o meu negócio é alcançar o sucesso, eu quero vencer sobre o mal”.

E o discipulador vai orar, vai te abençoar e você vai crescer muito, meu irmão... você vai ser cheio do Espirito Santo... o diabo vai vir, mas vai dar de frente com um vencedor, como foi com Jesus. Aleluia!!!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page