top of page

O RAPAZ QUE SE VESTIU COM UM LENÇOL I

Marcos 14.51-52

 

Vamos ler o texto:

“Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, 52 ele fugiu nu, deixando o lençol para trás”.  NVI

“Um jovem, enrolado num lençol, seguia Jesus. Alguns tentaram prendê-lo, mas ele largou o lençol e fugiu nu”. NTLH

 

Introdução

Na Bíblia, são quatro os evangelhos. Esta história resumida é encontrada somente no evangelho de Marcos. Então, de 4 Evangelhos, encontramos este registro em apenas um, parece sem importância. Parece.

E talvez você nunca parou pra prestar atenção nesse texto, mas, o fato é que essa pequena história, oferece lições alegóricas significativas, para a nossa vida cristã.

Então, nesta noite eu quero falar sobre isso: o rapaz que se vestiu com um lençol.

Parece até cena de comédia, mas não é. Teria até sido comédia, se não fosse uma cena real, um caso verídico, acontecido em Jerusalém.

Mas, o que será que houve para aquele rapaz estar vestido somente com um lençol?

“Ah! Em Jerusalém devia estar muito quente, fazendo um calor daqueles... que, coitado, tirou a roupa e acabou dormindo nu, pelado”. Não, isso é imaginação nossa!

Como também é imaginação dizer que esse rapaz vestido de lençol, teria sido o discípulo de Jesus de nome Marcos, em cuja casa Judas Iscariotes foi primeiro, na tentativa de entregar Jesus para ser preso. Aí, acordado depressa, sem tempo de se vestir, se enrolou no lençol e saiu. Isto também é fruto da imaginação dos pesquisadores...

Se você prestar atenção, vai ver que a cidade de Jerusalém estava vivendo a noite mais dramática da sua história.

É que Judas estava liderando um grupo de religiosos fanáticos e soldados romanos, cruéis e impiedosos, estavam à caminho para prender Jesus.

Então, ali, se criou um cenário de tumulto, de confusão, de violência e medo. Alguns discípulos de Jesus, corriam de um lado para o outro, enquanto. outros até fugiam.

Já era noite isso. Muitas pessoas vendo a movimentação, apenas ficavam de longe, olhando a cena ou dando no pé.

Mas é aqui, nesse quadro de agonia e desespero, que ocorre esse fato curioso, inusitado: o de um jovem que não se conteve.

Do jeito que estava, enrolado em um lençol, pulou da sua cama e se infiltrou no meio da multidão que estava levando Jesus preso.

O rapaz não se deu conta de que lençol não é roupa. Ele não se apercebeu que estava indevidamente vestido e que poderia ser surpreendido e exposto ao vexame.

Que cena perfeita para ilustrar aquele tipo de gente, que se diz cristã, sem realmente estar comprometida com o Cristianismo. Vai passar vergonha.

Que cena perfeita, meus irmãos, para ilustrar aquele tipo que se diz evangélico, mas que não tem nada de evangelho na vida dele! Vai passar vergonha.

Esse jovem vestido com um lençol é, portanto, um símbolo daqueles que seguem a multidão, mas sem saber direito o que está fazendo e o que está acontecendo.

Esse jovem vestido com um lençol, bem representa aqueles que são seguidores ocasionais de Jesus. Tem uma multidão aglomerada ali, um movimento, então, eles estão lá, só pra ver o que está acontecendo.

Esse jovem vestido com um lençol bem representa aqueles que estão somente curiosos... estão seguindo a Jesus, mas sem medir as consequências.

Ora, aquele jovem estava vestido inconvenientemente e, portanto, despreparado para enfrentar as dificuldades próprias de quem segue a Jesus.

O quê? ...dificuldades próprias de quem segue a Jesus? ...então, se eu seguir a Jesus, se eu me tornar um crente, se eu for batizado e participar da igreja, eu vou ter dificuldades próprias disso?

Ué, não te contaram não? Ser um crente em Jesus, um seguidor dos ensinamentos de Jesus, implica em luta, em combate – e dos bons, porque o apóstolo Paulo até falou no final de sua vida: “Combati o bom combate”.

Irmão, se Jesus teve uma coroa de espinho e uma cruz pra carregar, você acha que vai viver o Cristianismo numa boa, de perna pra cima e papo pro ar?

Tem um evangelho de facilidades sendo pregado por aí. Essa semana eu estava aqui na calçada do prédio e conversava com o pastor Paulo Diniz sobre isso – tem um evangelho de só vitória sendo pregado, um evangelho fácil de ser praticado, porque é um evangelho sem cruz, que fascina.

Por isso, amados, é que quero refletir nesse texto. Ele nos dá boas lições:

 

Em primeiro lugar, a lição de que:

PRECISO FIRMAR UM COMPROMISSO PESSOAL COM JESUS

O rapaz coberto com um lençol é um símbolo dos que seguem a Jesus sem compromisso.

Ele estava no meio do povo que seguia a Jesus. O verso fala que ele “estava seguindo Jesus”, mas, era ele um seguidor fiel de Jesus? Era ele um discípulo comprometido com Jesus? Era hábito dele, estar na companhia de Jesus?

Não era. Aquele jovem se tornou discípulo de Jesus por casualidade, um discípulo casual, por uma noite, por um momento. Aconteceu um movimento em frente à janela dele, então ele saiu para ver o que estava acontecendo e foi seguindo Jesus.

Fez como muitos estão fazendo ainda hoje: Percebem que há um movimento no mundo – o movimento de Jesus, e se envolvem no movimento, entram para a igreja porque a música é bonita, a oração é poderosa, a pregação é interessante ou porque, lá também participa o Fulano, o Sicrano.

Mas não se tornaram seguidores de Jesus de verdade. Não firmaram um compromisso pessoal com Jesus.

Quantos estão numa célula da igreja ou no meio da multidão da igreja, mas ainda sem compromisso com o Cabeça da igreja, que é Jesus?

Você acha que isso conta? Você acha que na hora do arrebatamento, estar numa reunião da igreja, fará com que você seja livrado do inferno e levado para o céu?  Só porque está no meio dos crentes, no meio dos que seguem a Jesus?

Se você estudar a Bíblia, vai aprender nela que para não ficar separado de Deus, que para não ser deixado fora do seu reino, no dia quando Jesus voltar, volta essa que será rápida como o relâmpago que risca o céu do nascente até o poente, então, para não ficar de fora, você precisa ter um compromisso pessoal com Jesus.

É o que faltava naquele moço: uma aliança com Jesus, um compromisso firme com Jesus.

Ele era um discípulo? Bem, ele estava ali no meio dos que seguiam a Jesus... sim, estava, mas por casualidade. Ele se tornou um discípulo de improviso, que resolveu seguir Jesus movido apenas pela curiosidade da hora.

Em momento algum ele reconheceu que Jesus é o Filho de Deus, enviado para ser nosso Salvador e nosso Senhor.

Em momento algum, aquele moço sentiu a miséria do seu pecado e a necessidade que tinha de comprometer-se com Jesus para a sua salvação. Ele apenas quis ver de perto. Apenas quis conhecer o movimento.

Mas, Jesus é o Filho de Deus, não é um astro de cinema nem mesmo um cidadão famoso para ser conhecido e admirado.

Jesus é o Filho de Deus para ser seguido, para ser obedecido, para ser amado, porque, conforme pregou João Batista, Ele é o enviado de Deus que tira o pecado do mundo. Ele é o Salvador!

Está escrito em Atos 4.12: “A salvação só pode ser conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos.”

Ouça, se você gosta das coisas de Deus, mas ainda não firmou um compromisso com Deus, isso só significa que você segue a Jesus casualmente ou que ainda está andando de braços dados com o pecado. Em realidade, você ainda não é crente, ainda não se tornou cristão e a gravidade disso é que será deixado de fora do reino de Deus.

Porque para participar do reino de Deus, não basta gostar de Jesus, não é suficiente gostar... é preciso que firme um compromisso pessoal com Ele. Você está disposto?

Em segundo lugar, este texto traz a lição de que:

2- PRECISO ABANDONAR MEU MODO SUPERFICIAL DE VIVER

O rapaz que se vestiu com um lençol é um símbolo daqueles que vivem superficialmente.

Entendemos pelo v.52, que o lençol era a única cobertura que aquele jovem possuía. Era, portanto, um arranjo, uma proteção superficial. Não havia mais nada além daquilo que era aparente.

Tanto que, lemos nesse verso, quando os PMs puseram a mão no rapaz, para prendê-lo, ele largou mão do lençol, então, hummm... aí, meu, “pernas para que te quero?!”

Não havia mais nada com que se tapar, se cobrir, não tinha nada mais para proteger a parte íntima do moço. Por que? ...porque ele estava coberto superficialmente.

Muitas pessoas hoje, estão assim: Protegidas da vergonha? só por uma casca. Comprometidas com Deus? ...só por uma camada muito fina de compromisso. Obedientes a Deus? Só pro gasto, vivendo uma vida de santidade rasa, superficial, medíocre.

Quantas pessoas, conhecidas como cristãs, membros de igreja, mas que têm apenas um lençol por cobertura?

Um jovem, enrolado num lençol, seguia Jesus... no v.51 está escrito isto: que Jesus era seguido por um jovem, coberto unicamente por um lençol.

Você acha isso certo? Acha isso prudente?

É verdade que uma pessoa pode chegar à Jesus da forma como estiver: sentada ou em pé, deitada, andando, ou correndo, vestida ou nua, saudável ou doente...

Eu conheço pessoas que não fazem oração se estiverem sem camisa, que não põe a mão na Bíblia, se estiverem desnudos. Pensam ser isso um ato de desrespeito. Desrespeitoso é desobedecer a Jesus, é não levá-Lo a sério. Isto é uma desonra.

Eu creio que quando uma pessoa, mesmo na imundície do seu pecado, se puder e resolve procurar a Jesus, mesmo com o bafo do pecado, mesmo com o fedor do pecado, se essa pessoa, resolve procurar por Jesus, eu creio, da forma como ela estiver, Jesus a recebe. Jesus abraça essa pessoa.

Mas, seguir a Jesus da forma que se quiser, não dá não! O problema com aquele moço era a sua superficialidade.

Quantos hoje estão assim, seguindo a Jesus só até certo ponto? ...depois, quando se fala de ingressar numa célula, de receber preparo para o batismo, de ser um adorador ativo nas celebrações da igreja ou de receber treinamento para a obra de Deus, param de caminhar.

Por que param?

Porque não são sérios, mas superficiais na sua decisão por Jesus... estão tendo apenas um lençol servindo de cobertura, apenas um verniz, apenas uma casca.

Não tem a essência, que é a entrega de si mesmo, a renuncia de si mesmo, a morte para si mesmo.

Não, não dá para seguir Jesus do jeito que se quiser seguir, vestido com um lençol. É preciso que abandonemos o nosso modo superficial de vida... Jesus requer renúncia de nós mesmos.

É profundidade na decisão de amá-Lo e obedecê-Lo, e não superficialidade.

Aliás, aquele que seguir a Jesus coberto por um lençol, terá a sua vergonha exposta, e nada mais restará fazer, senão fugir desnudo. Já pensou?

Se você está na decisão de seguir Jesus, abandone a superficialidade... e se aprofunde no estudo da Palavra de Deus, mergulhe na adoração, invista no seu crescimento espiritual.

Porque Jesus requer a essência!

 

Em terceiro lugar, este texto traz a lição de que:

3- PRECISO ROMPER COM OS MEUS INTERESSES EGOÍSTAS

O rapaz coberto com um lençol era adepto da filosofia do “levar vantagem em tudo”. Muito querida por nós, a filosofia do “dar um jeitinho”.

Aquele jovem preferiu o que dá certo em lugar do que é certo. Não era certo sair enrolado num lençol, mas naquele momento deu certo.

Era noite e ele pensou: “vou passar despercebido pelo povo”. Aquele lençol enrolado no corpo, à noite, quem iria dizer que não era uma roupa decente? E você sabe de como era o figurino da época, não é de Jesus? ...as roupas eram compridas e esvoaçantes.

A escuridão favorecia a ideia do rapaz. Ele pensou: “ninguém vai ficar sabendo que é um lençol, então, eu vou lá!” Foi o famoso jeitinho.

Muitos ainda hoje agem desta mesma forma. Estão mais interessados em que algo dê certo pra eles do que ter aquilo que é certo.

Me lembro de haver atendido um casal que procurava bênção para o casamento. O casal era querido na congregação, mas não participava da igreja. E quando fui procurado, me disseram: “Pastor, queremos que nosso casamento funcione, por favor nos abençoe, celebrando a cerimônia.” Eles queriam aquilo que dá certo, porque feita a cerimônia, nunca mais o casal foi visto na congregação. Eles não queriam aquilo que é certo...

O que me aborrece muito nas campanhas de oração, é ver o povo se acotovelando para ter os seus interesses atendidos. Pessoas que são capazes de qualquer sacrifício para ter a bênção de Deus, mas depois da bênção alcançada (porque Deus é muito misericordioso), já não permanecem no propósito de buscar a presença de Deus.

Quantos estão buscando os seus interesses egoístas? Quantos estão buscando por vantagens pessoais? Buscando conveniências?

Ah! Se queremos tomar parte no Reino de Deus, é preciso romper com esses interesses egoístas.

Aquele que segue a Jesus, tem a maior vontade, não por satisfazer os seus próprios interesses, mas por cumprir os interesses de Deus e do próximo.

E a quarta lição deste texto é que, se vou ser um seguidor de Jesus, então:

4- Preciso Estar Preparado

O rapaz que se cobriu com um lençol é um símbolo daqueles que andam vulneráveis. Esse moço se viu indefeso ao ser atacado. Ele foi identificado como seguidor de Jesus e foram prendê-lo, aí, ao precisar usar suas mãos, o lençol caiu e ele ficou nu.

Eram suas mãos que faziam com que o lençol aderisse ao corpo. Então, ao liberar as mãos, o lençol caiu, deixando o rapaz exposto, desprotegido!

Ele perdeu o lençol, a única coisa que lhe protegia... ficou nu e fugiu nu. Ninguém pode se sentir seguro, preparado para uma hora de crise (porque seguir a Jesus implica em luta, implica em guerra)... mas não há como se sentir seguro enrolado num lençol. Você fica em “maus lençóis”, se confiar num lençol.

Mas há muitas pessoas que estão seguindo a Jesus, que estão no caminho de Deus, foram batizadas, se tornaram membros da igreja, e que estão completamente despreparadas para a luta.

São crentes que não sabem orar. São crentes que não sabem manusear a Bíblia... Quando se é um novo crente, isto é compreensível, mas depois de 1 ano, 1 ano e meio, 2 anos, 5 anos, 10 anos...

Todos deviam estar bem seguros, bem protegidos... mas, quando o inimigo ataca, quantos estão vulneráveis e até saem de carreira!

Crentes que, se sofrem ataque na área sexual, são acertados em cheio... crentes que se sofrem ataque no casamento, são acertados em cheio... se sofrem ataque financeiro, são acertados em cheio... se sofrem ataque na vida profissional, são acertados em cheio.

Porque ocorre isso? ...porque tais crentes estão trajando apenas um lençol.

Não é prudente se vestir com um lençol!

Amado filho de Deus, você precisa estar vestido com toda a armadura de Deus. Estude Efésios 6 pra se inteirar do assunto.

Então, na hora da crise, na hora quando o inimigo ataca, porque você está revestido por uma armadura, mal algum te alcançará, ou como disse o profeta Isaías: “Toda arma forjada contra ti não prosperará” (Is 54.17).

Mas se você estiver despreparado, enquanto segue a Jesus... se estiver seguindo a Jesus sem estudar a Bíblia, sem fazer oração, sem ter comunhão com a igreja, você estará trajando apenas um lençol... e poderá ficar exposto à desonra e à vergonha.

Portanto, se você segue a Jesus, ou se está resolvendo isto, saiba que é preciso estar preparado.

 

Conclusão

Você precisa ser um discípulo de verdade, um seguidor de Cristo verdadeiro... um cristão autêntico, pronto a viver e morrer com Cristo e por Cristo, sem precisar fugir envergonhado.

Para isso, firme um compromisso pessoal com Cristo;

Abandone todo modo superficial de vida;

Rompa com os seus interesses egoístas;

E esteja sempre bem preparado.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 08/04/2018

bottom of page