top of page

COMO ORVALHO

Oséias 14.5-6

 

“Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio. Como o cedro do Líbano aprofundará suas raízes; seus brotos crescerão. Seu esplendor será como o da oliveira, sua fragrância como a do cedro do Líbano.”

 

Introdução

Fim do horário de verão, mas não do verão... vivemos o período mais quente dos últimos anos e nunca o verão foi tão quente como nos últimos dias.  Esta semana no Rio de Janeiro até chegou uma frente fria, mas ela deu as costas pra nós... não chegou aqui.

Mas, se depender da música gospel, vamos ter um aguaceiro, porque, você já percebeu como se canta sobre “chuva” entre os evangélicos? Faz chover... Chuva de avivamento... Som da chuva... Quero ver chuva de poder, eu quero ver chuva de unção... Chove, chove chuva, chuva de poder... Dá pra ficar nublado, não dá não?

Mas não é sobre chuva que eu quero pensar com você. Eu quero meditar é sobre o orvalho.

Aliás, somente a versão da Bíblia na Linguagem de Hoje (NTLH) é que aparece, nesse verso, o termo “chuva”. Todas as outras versões bíblicas, inclusive as estrangeiras, falam de “orvalho”, que são aquelas pequenas gotas de água que aparecem à noite.

O Léxico de Strong, que é uma ferramenta para o estudo dos originais da Bíblia, define a palavra orvalho como névoa noturna, aquele mecanismo da natureza que restaura a terra castigada do sol. O orvalho traz nova vida à terra seca.

Mas o que torna o orvalho tão especial? Se você prestar atenção, vai ver que é Deus quem fala: “Serei como orvalho para Israel”.

A Bíblia diz que Deus é como orvalho para o seu povo. Como o orvalho... o que será que esta figura, esse elemento da natureza, tem para nos ensinar? O que Deus tem preparado com esta declaração?

O orvalho restaura a terra castigada pelo rigor do sol... pois Deus faz isso à nossa alma! Deus é a fonte de restauração para nós!

Para a alma cansada, atribulada, aborrecida... exposta ao rigor de tantas provações, Deus traz restauração, o refrigério, o frescor! É uma alegria saber que há restauração de Deus para a alma! Amém? Portanto, orvalho na Bíblia, fala da presença restauradora de Deus.

Então, vamos pensar mais um pouco no orvalho e ver quais as lições que a Palavra de Deus ensina.

 

Deus diz: “Serei como orvalho para Israel”. Então, pode ter certeza, lição nº 1:

DEUS VAI ESTAR CONSTANTEMENTE COM VOCÊ

Uma característica do orvalho é a seguinte: o orvalho cai constantemente.

Orvalho não é como a chuva. A chuva é periódica, ela vem de vez em quando, e às vezes, demora... mas o orvalho não, o orvalho é diário, é constante... todos os dias, você pode levantar pela manhã e conferir, na terra ou na folha das plantas, que houve orvalho durante a noite.

Sabe o que a Bíblia revela sobre a misericórdia de Deus? Está escrito que Deus também renova as suas misericórdias a seu favor a cada manhã! Olha só esse texto da Bíblia (Lm 3.22-23): “Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!” Aleluia!

Então, a cada manhã acontece um milagre, pois Deus renova o Seu amor, o Seu cuidado, a Sua misericórdia em seu favor.

A presença de Deus é constante...

Porque no dia quando Jesus Cristo veio ao mundo, no dia quando Ele se fez carne, o impensável aconteceu: a Bíblia diz que Deus habitou entre nós (Jo 1.14)! Habitar é morar, é fixar residência...

Mais tarde o apóstolo Paulo pergunta aos cristãos: “...Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1Co 3.16)”  Nós sabemos sim, pela Palavra de Deus e pela experiência de conversão: Deus habita em nós; a presença do Todo-Poderoso está conosco!

Então, você que é cristão, que é um crente em Jesus, considere isso: A presença de Deus é como orvalho para o Seu povo... Ele sempre está presente, todos os dias.

Isso significa que quando você enfrenta as pressões dessa vida, quando sofre com o calor das provações, e a alma fica em sequidão, você pode até ficar com a impressão de que Deus não está com você, mas a verdade mais segura é essa: quando você passa pelo rigor de uma provação, Deus está presente.

Você pode atravessar o vale da sombra da morte, que Ele vai te tomar pela mão, e vai dizer: “não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei” (Is 41.10). Filho de Deus, a presença do Senhor é contigo!

Deus está falando: “Serei como orvalho para Israel”.

 

...outra lição, pode ter certeza também:

SEMPRE VAI HAVER AJUDA DE CIMA PARA VOCÊ

De onde vem o orvalho? ...de cima, do céu.

Pois a sua restauração, o seu refrigério, o renovamento das suas forças, não vai vir da terra, mas vai vir do céu... a ajuda que você precisa, o poder que você precisa, não é produzido pelos homens, é realizado por Deus!

Então, entenda isso: a fonte da sua cura, a fonte da sua paz, a fonte das suas vitórias, a fonte da sua alegria, a fonte da sua satisfação e realização está localizada em Deus!

Muitas pessoas estão buscando ajuda dos homens. Estão dizendo: “Preciso conversar com fulano, porque ele pode conseguir para mim o que preciso”. E as pessoas se entregam confiando que o homem poderá fazer alguma coisa.

É muito comum também os livros de auto-ajuda... a pessoa não quer pedir ajuda, então ela mesma vai se ajudar. Então, para isso, existem milhares de livros escritos e classificados como livros de auto-ajuda... esses livros pregam que toda pessoa tem dentro de si um gigante adormecido, e que basta fazer cócegas em seu interior para esse gigante dentro de você se levantar, se despertar cheio de força e vigor para a vida...

Contudo, nenhuma força de baixo é suficiente... somente a força que vem do alto, essa é suficiente. Está escrito na Bíblia em Is 59.1: “O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir”.

Então, o que você precisa não é auto-ajuda, mas ajuda do alto, e essa ajuda nunca acaba, porque vem de cima, vem de Deus... é como orvalho que cai constantemente todas as noites.

Ah! Você que precisa de ajuda, que precisa ser ajudado, que precisa ser socorrido... Deus falou que Ele vai ser como orvalho para o Seu povo.

Então não desista de crer, não desanime da sua fé, não coloque a vida à perder... porque se você tem Deus no seu coração, Deus está habitando a sua alma, e Ele é a sua fonte de ajuda inesgotável... a sua fonte de poder abundante... a sua fonte de restauração permanente...

Então, faz como faziam os cantores e os tocadores de instrumentos do Sl 87.7... olha só, eles cantavam: “…todas as minhas fontes estão em Ti”. Meu irmão, sempre vai haver ajuda de cima para você! Deus está falando: “Serei como orvalho para Israel”.

...agora, terceira lição, pode ter certeza:

NA HORA MAIS DIFÍCIL VIRÁ SOCORRO DE DEUS PARA VOCÊ

Qual hora cai o orvalho? ...à noite, o orvalho cai à noite. É quando a noite parece mais escura, quando as estrelas não brilham, quando os horizontes se tornam turvos e os perigos mais ameaçadores aterrorizam, essa é a hora em que o orvalho desce para banhar a terra com o seu frescor.

Pois é assim também, que o bondoso Deus faz! Deus sempre vem com ajuda, com livramento, com socorro, nas noites mais escuras para a alma.

Sabe aquela hora que é só provação? Aquelas madrugadas sem sono, frias, nas quais as lágrimas se derramam de dor e tristeza? ...são em horas assim, escuras de tudo, que descem de Deus o refrigério e a restauração.

É como se lê no Sl 30.5: “o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”. ...porque veio socorro de Deus!

Quando Sl 121 sugere aquele questionamento: “Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?” ...meu irmão, pode ter certeza, o filho de Deus vai declarar cheio de fé: “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”.

Se você é uma mãe temerosa, um pai temeroso, se você teme algum coisa pior, algum mal, saiba isso: Deus não desampara aqueles que confiam nEle... se faltar os recursos da terra, naquela noite mais sombria, que seja noite de dor, noite de lágrimas, seja a hora mais difícil que for, socorro do céu vai vir para você!

Porque Deus está falando: “Serei como orvalho para Israel”.

 

...e, pode ter certeza também, quarta lição:

A VIDA QUE DEUS TEM PARA VOCÊ É ABUNDANTE

Como cai o orvalho? Em gotículas escassas, insignificantes, que mal podem ser percebidas? Não... o orvalho cai abundantemente.

De manhã cedo, você pode até fazer um desenho com o dedo sobre a lataria do carro, ou no vidro da janela de casa... você pode escrever algo sobre o orvalho que pousou na superfície, porque durante a noite orvalho caiu com abundância!

O orvalho é sempre abundante e vital, porque sem ele, a terra se tornaria estéril.

Eu tenho me impressionado nestes dias de sol escaldante de verão, porque a vegetação ao redor da cidade, ainda se conserva verde... em alguns lugares nem tanto, mas se você olhar para o lado daquela torre, você vai ver os pastos verdes... e sabe qual é a explicação? ...durante a noite orvalho tem caído do céu, refrescado a terra e dado vida às plantas. A terra tem sido restaurada e as plantas recebido vigor!

Pois é dessa mesma forma, que Deus age com você mesmo nos dias mais escaldantes. Deus manifesta a Sua graça para que você tenha vida, e vida não pro gasto, não... mas vida abundante!  

Jesus declarou isto no Evangelho (Jo 10.10): “...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.

A palavra vida pode ser entendida de duas formas: a primeira é simplesmente estar vivo; e a segunda é a qualidade da vida que se tem: vida plena, completa, abundante.

Jesus está falando dessas duas coisas: que você esteja vivo, com vida, mas vida abundante. Quer dizer, primeiro Jesus oferece a vida no sentido de você não sofrer mais a condenação eterna, porque pagar castigo pelo pecado, Jesus já pagou no seu lugar (Jesus morreu na cruz por amor à você)...

Mas, em seguida Jesus a isso, oferece vida plena, vida em abundância, ou seja, uma qualidade de vida que proporciona a pessoa desfrutar da pessoa de Deus, uma coisa que antes não era possível, porque o pecado separa de Deus. Então essa vida que Jesus fala é para a sempre com Deus no céu, é eterna, não acaba nunca, mas Ele diz que é abundante, o que significa que já é para agora, para essa hora, para esse momento! Ou seja, você pode desfrutar de Deus imediatamente, porque Jesus veio dar a vida em abundância para você.

Algumas pessoas apenas beliscam dos pratos de bênçãos de Deus... porque não esperam em Deus, não amam a Deus... é uma pena.

E muitos crentes também quando ouvem falar da vida abundante, imaginam assim: “Ah! Essa vida aí é só para quando eu entrar no céu... porque é lá, somente lá, que vou ter essa vida!” Isso é um engano. Porque a verdade é que a partir do momento que o Espírito Santo entrou para dentro do nosso espírito, o Reino de Deus começou para nós e não há mais impedimentos para desfrutar de Deus.

Deus está falando: “Serei como orvalho para Israel”. Ele está dizendo: “O que Eu gotejar sobre o meu povo, vai ser abundante”. Por isso que pela boca do profeta Isaías (Is 44.3), Deus falou: “derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca...”. E, outra vez, pela boca do profeta Joel (Jl 2.28), Deus ainda falou: “derramarei do meu Espírito sobre todos os povos”.

A maneira de Deus dar é essa: é derramando... é vida abundante que Deus tem para você! Ele está falando: “Serei como orvalho para Israel”.

 

...e, pode ainda, ter certeza também disso:

MESMO QUE NINGUÉM PERCEBA, DEUS ESTÁ AGINDO

Eu tenho um irmãozinho na célula que sempre me envia mensagens no celular, e ele tem o costume de dizer isto: “Deus está agindo”. Muitas vezes não está acontecendo nada de especial, mas ele manda pra mim: “Deus está agindo”.

Algo curioso sobre o orvalho é que ele cai em silêncio. O orvalho é silencioso. É diferente da chuva, porque o orvalho não é precedido de trovões estrondosos nem de relâmpagos riscando os céus. Não. O orvalho cai sem alarde, o orvalho cai silenciosamente.

Assim Deus faz conosco: mesmo que as pessoas à sua volta e você mesmo, não percebam, mesmo que grandes e imponentes coisas não estejam sendo notadas em sua vida, porque não tem trovões nem relâmpagos, mas, filho de Deus, pode ter certeza, diariamente, Deus está agindo na sua vida, trazendo restauração, refrigério, vigor, renovação de forças...

Alguém pode pensar que o agir de Deus acontece no íntimo de uma pessoa, quando ela se agita, e pula e grita e dá cambalhotas, mas não é só assim...

Há pessoas que se contorcem e gesticulam com extravagância e que não recebem nada de Deus... e há aquelas que sem qualquer alarde, são encharcadas até transbordar da presença de Deus.

O nosso Deus fala: “Serei como orvalho para Israel”. Claro, periodicamente o agir de Deus pode vir precedido de trovoadas e relâmpagos e vir como chuva... mas no normal, é orvalho, é diariamente, num processo silencioso, de discipulado, mas que restaura e nutre a alma.

Então, pode ter certeza, no silêncio de tudo, Deus está agindo. Aquele que prometeu “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”, Ele está agindo, derramando orvalho santo sobre sua vida.

 

Conclusão

Esta noite, se você é um crente, quero sugerir que você ore assim: “Senhor, eu quero a cada dia, desfrutar mais e mais e mais da Sua presença, porque O Senhor está constantemente comigo; o Senhor sempre tem ajuda de cima para mim; na hora mais difícil o meu socorro vem do Senhor; a vida que o Senhor tem para mim é abundante e o Senhor sempre está agindo. Eu quero mais do Seu orvalho sobre mim”.

Agora, se você ainda não é crente, ainda não participa da igreja, ainda não participa do povo de Deus, porque também não fez ainda um compromisso com Jesus, de tê-Lo na sua vida, como Seu Salvador, o seu Senhor, eu quero dizer que nada disso que você ouviu se aplica a você.

Estou falando com franqueza, porque Deus diz expressamente: “Serei como orvalho para Israel”. Você já é Israel? ...Israel na Bíblia significa o povo de Deus. Todo aquele que recebe Jesus como Salvador, ingressa nesse povo. Você já fez isso?

Se ainda não e quer a oportunidade, então sugiro que agora mesmo aí no lugar onde você está, você receba Jesus como Salvador em seu coração. Sugiro que você ore assim: “Reconheço que o Senhor é o Filho de Deus, que morreu na cruz pagando pelo meu pecado. Eu te peço perdão. Senhor Jesus, entra em meu coração e em minha vida, pois agora eu Te recebo como meu único Senhor e Salvador. Quero ser feito filho de Deus, agora e para sempre. Amém.

 

Pr Walter Pacheco, 21/02/10

bottom of page