top of page

O QUE PRODUZ DESÂNIMO

João 16.33

“...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – ACF.

 

Recebemos no Domingo passado uma palavra sobre ânimo. E agora venho com uma palavra sobre desânimo. Parece uma contradição, mas, calma, não desanime! É que para sermos uma pessoa animada, devemos estar alertas sobre aquilo que produz o desânimo.

Vamos conhecer algumas situações que causam desânimo. Quero deixar orientações pra ajudar você a vigiar para não ser pego pela falta de ânimo.

O que pode produzir desânimo?

 

...primeira situação, as:

PALAVRAS NEGATIVAS

Toda conversa negativa tem um poder destruidor. A palavra má, pessimista, que machuca, pode levar facilmente ao desânimo.

A Bíblia nos conta do profeta Elias, que foi um profeta da parte de Deus, muito abençoado. Teve uma vez que Elias orou, e caiu fogo do céu (2Rs 1.10)!

Foi um feito tão extraordinário que matou um oficial de tropa inimiga e seus 50 soldados. Deus estava com Elias. E EIias ficou com a reputação lá em cima perante o povo de Israel.

Mas, a esposa do rei Acabe, chamada Jezabel, soube da notícia e mandou um recado pra Elias. Dizia o recado (1Rs 19.1): “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles” (NVI).

Aí, quando o profeta recebeu essa mensagem, automaticamente perdeu o ânimo.

Olha o que as palavras de Jezabel produziram na vida de Elias: “Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta (arbusto comum no vale do Jordão), sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados" (1Rs 19.3-4 – NVI).

Veja isso: Elias chegou a pedir que Deus tirasse a vida dele, tão grande foi o desânimo que sentiu. O que produziu esse desânimo? As palavras maldosas de Jezabel.

Você não deve aceitar palavras de derrota, palavras pessimistas, palavras de miséria, porque elas te deixarão desanimado, te deixarão sem disposição pra viver, pra lutar por seus sonhos, por seus projetos, por seus objetivos.

Um outro caso de desânimo provocado pelas palavras más dos outros, a Bíblia mostra no livro de Números.

Doze espias foram enviados para fazer um reconhecimento da terra de Canaã, a terra prometida por Deus para o Seu povo. Depois de 40 dias, os doze espias voltaram e dez deles deram um relatório pessimista, o que resultou num grande desânimo no meio do povo.

Veja o que está escrito sobre isso: “Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. [...] Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra” (Nm 13.25-26, 31-32 – NVI).

Lemos que Josué e Calebe, entretanto, deram um relatório diferente: “Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” (Nm 13.30 – NVI). Mas, mesmo assim, veja só, o povo desanimou (Nm 14.1-3 – NVI). Eram 10 pessimistas e apenas dois com um relatório otimista, positivo. O povo desanimou.

Não seja assim! Não importa o número de pessoas que que falem pra te desanimar. O mais importante é você estar atento às palavras de encorajamento, porque Deus trabalha com este tipo de palavra pra trazer vitória pra sua vida.

O que pode produzir desânimo? O poder das palavras negativas. Portanto, tome cuidado para você não se deixar influenciar negativamente com o que os outros falam.

Cuidado também pra você mesmo não falar palavras de fracasso para a vida dos outros. Palavras negativas podem arruinar uma pessoa.

 

O que mais pode produzir desânimo?

AS ADVERSIDADES.

A maneira como você encara as adversidades, os momentos difíceis da vida, determinam o grau do seu ânimo.

Veja o que Salomão disse em Pv 24.10: “Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena” (ARC). Ou, numa linguagem bem contemporânea: “Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, você é um fraco, um pobre coitado” (BV).

O sábio rei Salomão está dizendo: “Se nos momentos difíceis você não tiver coragem, não tiver ânimo, com certeza você será vencido, será derrotado”.

Quem passa por uma luta e diz: “É, não tá fácil, acho que vou desistir”, esse desânimo tomará conta e vai te travar, pode estar certo. Sua derrota vai chegar, é só uma questão de tempo.

Por isso, quem está enfrentando luta, não pode se entregar, porque se o desânimo encontrar lugar, a pessoa será vencida pelas adversidades.

Pra evitar que isso aconteça, tenha amizades sinceras.

O apóstolo Paulo, contou por carta, como se sentiu desanimado pelas terríveis lutas da vida (2Co 1.8).

As circunstâncias difíceis da vida podem nos levar ao desânimo. Aconteceu com o apóstolo Paulo. Mas, sabe o que ele fez? Ele se firmou numa amizade sincera.

Paulo conta que a chegada de Tito, grande companheiro, o consolou (2Co 7.5-6 - NVI).

Por quê? Porque Tito era um amigo sincero, que chegou com palavras de encorajamento.

Os amigos verdadeiros sempre têm uma mensagem de ânimo e isto foi abençoador para o apóstolo Paulo.

Eis a lição pra nós: nos momentos duros e difíceis da vida, busque o apoio das pessoas amigas, não se isole, não se afaste, porque, veja o que a Bíblia diz: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver” (Pv 27.9 – NTLH).

...e tem mais uma situação que produz desânimo:

A VISÃO DISTORCIDA DA VIDA

Como você vê a vida? Só enxerga coisa ruim pela frente? Só desgraça e miséria? Há pessoas assim, infelizmente, que estão sempre com pensamentos pessimistas.

Elas vêem uma casca de banana jogada no chão e já declaram logo: “Essa não, vou levar um tombo!”

Existem 12 milhões de pessoas desempregadas no país, e a pessoa que encara a vida com pessimismo, logo pensa: “Serei o próximo!” Ou então, “Fulano fechou a loja dele, a minha também vai fechar, meu Deus do céu!” Só vê doença, só vê desastre, só vê derrota.

Um pai chamou o filho para acordar e ordenou: “Vá para a escola!”. – “Mas, papai, vou te dar três razões porque não quero ir: Primeira, estou com muito sono. Segunda, não gosto daquela escola. Terceira, as crianças ficam rindo de mim”. Ao que o pai respondeu: - “Anime-se! Eu vou te dar três razões porque você tem de ir pra escola: Primeira, é a sua obrigação. Segunda, você tem 45 anos. Terceira, você é o diretor da escola”.

É muito errado ficar só vendo o lado ruim das coisas. Todo mundo tem lutas, tem problemas, tem adversidades, mas Jesus falou: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16.33 – NVI).

Jesus está dizendo: “Eu posso ajudar você, Eu posso estender a minha mão pra você. Tenha ânimo”.

Conclusão

Tenho mostrado três situações que produzem desânimo na vida da gente: as palavras negativas, as adversidades e a visão destorcida da vida.

O que fazer diante destas situações? Você se firma na Palavra de Deus.

Já ouviu falar nesse aí? (figura de Abraham Lincol). Você está desanimando? Faliu no comércio aos 31 anos de idade. Perdeu para Deputado Estadual aos 32 anos. Faliu novamente no comércio aos 34 anos. Aos 35 anos, sua esposa faleceu. Teve colapso nervoso aos 36 anos. Perdeu para Prefeito aos 38 anos. Perdeu para Deputado Federal aos 43 anos. Perdeu para Deputado Estadual aos 46 anos. Perdeu para Senador aos 55 anos. Perdeu para Vice-Presidente aos 56 anos. Perdeu para Senador aos 58 anos. E foi eleito Presidente dos EUA aos 60 anos (1861). ABRAHAM LINCOLN (homenageado até hoje nas notas de US$ 5 por suas virtudes).

Sobre a Bíblia que Abraham Lincoln usava, até hoje, os presidentes norte-americanos eleitos, fazem seu juramento.

Faz isso: se firme na Palavra de Deus. Olha o que está escrito: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5 – ACF).

“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR O livra de todas” (Sl 34.19 – ACF).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page