top of page

O QUE JESUS VÊ EM NÓS

Mateus 9.1-8

 

1 Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua própria cidade. 2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados". 3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: "Este homem está blasfemando! " 4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: "Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? 5 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? 6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico: "Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". 7 Ele se levantou e foi. 8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

 

Introdução

Trago para nossa reflexão hoje, o seguinte tema: “O Que Jesus Vê em Nós”. Quando Jesus olha pra nós, o que Ele vê?

O propósito hoje é que você mesmo reflita, se pergunte, buscando encontrar as respostas nesta linda história que a Bíblia conta sobre o milagre que Jesus fez, curando um paralítico. Que nesta hora, o seu interesse seja saber a resposta para esta pergunta: O que Jesus vê quando olha pra mim?

Então, pergunte-se: O que Jesus vê quando olha pra mim? Deixa eu te ajudar a encontrar as respostas.

Primeiro, devemos considerar que a visão humana é um dos sentidos mais complexos e perfeitos que existe. Não tem câmera filmadora ou fotográfica que supera os olhos.

O telescópio ajuda, o microscópio ajuda, mas nenhuma dessas tecnologias supera o poder dos olhos, porque a visão não é um processo passivo, tipo, passa uma coisa na sua frente e aí você vê e se resume somente nisso.

Não, nossos olhos não são simples receptores de imagens. Eles não existem apenas para receber imagens. Os olhos fazem mais do que isso! A todo o instante eles estão processando informações importantes.

Orientados pelo cérebro, os olhos decodificam e interpretam as imagens. Nossos olhos recebem e interpretam cada informação que captam.

Não é por acaso que se diz: olho vivo, olho grande, olho gordo, olho de gato... Tinha que ter fundamento pra isso.

Aliás, a psicologia diz que “não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos”.

E uma coisa que nos preocupa muito quando falamos sobre os olhos, é a maneira como as pessoas nos vêem. Nos perturba muito como que os outros nos enxergam.

As empresas de cosméticos, vestuários, alimentação, ginástica, apelam muito pra esse lado da estética; exploram essa sensação de causar boa impressão.

Quando você olha pra mim, como será que você me vê? A gente deve estar até preparado pra resposta, não é? Então, não diz não, deixa eu me preparar primeiro. Porque, cada pessoa nos olha de um jeito: alguns olham exagerando, outros diminuindo, e tem até quem nos olha atravessado.

Mas, o que é muito fácil de acontecer, é os outros nos verem de maneira injusta e nos julgarem mais pela aparência do que pelo coração.

E isso machuca o nosso emocional, porque toca numa necessidade básica do ser humano: a necessidade de estima, de receber respeito, atenção, reconhecimento.

E o trágico é que nos frustramos facilmente, porque nisso, seres humanos que somos, deixamos muito a desejar. O próprio bem que queremos receber dos outros, não damos aos outros.

Ser visto, ser reconhecido, é uma necessidade básica do ser humano. Queremos que as pessoas nos vêem, mas ao mesmo tempo, temos medo, porque pensamos: “como elas vão reagir quando olharem pra nós”.

Por isso, tem uma canção muito linda composta por Davi Sacer e Luiz Arcanjo em 2006, que diz: “Olha pra mim, Senhor”.

É um clamor pra que Jesus olhe pra nós, assim como Ele olhou para Zaqueu que tinha subido numa figueira. É a melhor coisa, você procurar ser visto por Deus do que ser visto pelos homens.

 

Então, considerando que todo ser humano deixa muito a desejar nessa parte, eu te digo: melhor que ser visto pelos homens, é ser visto por Deus, porque, quando Deus olha pra você, eu posso te garantir, é um olhar livre de qualquer erro, livre de qualquer distorção.

Foi assim que Jesus olhou para as pessoas que, mostra esse texto, estavam em Cafarnaum no dia quando aconteceu aquele extraordinário milagre da cura de um paralítico, que Jesus fez.

 

...o que Jesus vê quando Ele olha pra nós?

A primeira coisa, irmãos, sem sombra de dúvida que Jesus vê, é a nossa fé!

Veja o que está revelado no v.2. O texto diz que Jesus chegou em Cafarnaum e trouxeram até Ele um paralítico deitado numa esteira, e aí está escrito que Jesus, “Vendo a fé que eles tinham”.

Olha isso, foi a fé que chamou a atenção de Jesus. Não foi o estado da esteira, se era nova ou surrada; não foi a maneira como os homens chegaram, se foi falando alto ou em silêncio. O que chamou a atenção de Jesus não foi a roupa que eles estavam usando, se era o manto rubro-negro do Flamengo ou do Cafarnaum Futebol Clube mesmo.

Nem o tipo de paralisia daquele que era carregado, chamou a atenção de Jesus. O que a Bíblia diz que Jesus viu? A fé que eles tinham.

Sabe, quando Jesus olha pra gente, quando Jesus está vendo você agora, a primeira coisa que Ele procura é a fé.

Jesus quer encontrar fé no nosso coração, porque sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6). A Bíblia também diz que é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe e que recompensa os que O buscam.

Jesus procura por fé, porque, irmão, onde há fé, há esperança. Onde há fé, um milagre pode acontecer. Onde há fé, pode haver salvação, pode haver cura, pode haver restauração!

Onde há fé, uma família pode ser refeita, o casamento pode ser reconstruído, um sonho pode ser realizado, um problema pode ser resolvido, uma enfermidade pode ser sarada!

Quando Jesus olha pra você, a primeira coisa que Ele enxerga, que Ele procura ver, porque te ama, é a sua fé.

O que Jesus está vendo nesse exato momento quando Ele olha para a sua fé? “Ah! Jesus tá vendo que a minha não é muito grande, não”. Alguém vai dizer: “Jesus tá vendo que eu tenho pouca fé. Jesus tá vendo que a minha fé é muito pequena”.

Quer uma boa notícia? Ainda que a sua fé seja pequena, seja como diz a Bíblia “do tamanho de um grão de mostarda”, a menorzinha das sementes, Jesus vê, e mesmo nesse tamanho, a fé é muito poderosa.

Você pode chamar a fé que tem de pequena e até de fraca, mas Jesus enxerga e vê que é poderosa. E esse é o ponto de partida: onde há fé, pode haver milagre. Onde há fé, pode haver salvação. Onde há fé, pode haver vitória!

Portanto, nessa noite, quando Jesus olha pra você, a primeira coisa que Ele enxerga, é a sua fé.

A fé que te trouxe nesta noite aqui. Você disse: “Eu vou lá! Eu tô sentindo que é pra eu ir”. E você veio! Veio na fé que tem.

Todos temos uma medida de fé. Quer fortalecer a sua fé? Quer que sua fé se desenvolva e cresça? Aí é com você. Tem gente que ora pedindo pra Deus fazer aquilo que compete a gente fazer. Ora pedindo: “Deus, aumenta a minha fé”.

Mas, Deus já revelou que a fé vem pelo ouvir a Palavra, então, ouça bastante a Palavra de Deus! Conheça a Bíblia, leia, estude, medita nela! Você vai ter a fé fortalecida pra enfrentar provações e vencer os desafios da vida.

Então, assim como Jesus olhou para aqueles homens em Cafarnaum e viu a fé que eles tinham, hoje Jesus vê a sua fé. Como diz um antigo hino, publicado pela primeira vez em 1912, quase 110 anos atrás: “Sua fé Jesus contemplará”. Jesus vê a sua fé.

...a segunda coisa que Jesus vê quando olha pra nós, é a nossa real necessidade.

Já imaginou se você estivesse naquele dia, naquela hora, naquele lugar, vendo um paralítico sendo carregado pra perto de Jesus, deitado numa esteira?

Eu penso que se fosse qualquer um de nós, iríamos dizer de boca cheia: “a necessidade desse aí é poder andar; a necessidade que ele tem é de cura da sua paralisia”. Nós diríamos “tá na cara que é isso!”

Só que não foi isso que Jesus viu, porque Ele falou outra coisa. Quando Jesus Se dirigiu carinhosamente ao paralítico, está escrito no v.2, que Jesus falou: “filho, tenha bom ânimo, os seus pecados estão perdoados”.

Jesus disse: “Filho (Jesus é muito carinhoso, Ele disse:), filho, tenha bom ânimo, anime-se! Os seus pecados estão perdoados”.

Ué! Será que aquele homem foi carregado até Cafarnaum pra ter os seus pecados perdoados? Quem tava levando aquele paralítico, não era pra ele ser curado da sua paralisia, não?

O que você acha? Com certeza, o pensamento deles era: “vamos levá-lo até Jesus, porque Jesus cura leprosos, cura cegos, pode curar aleijado também!” A necessidade nos faz buscar a Deus.

Quando que uma pessoa procura uma igreja hoje? Quando tá passando por um momento difícil e aí ela quer a benção de Deus sobre ela; tá doente, quer ser curada; tá desempregada, quer que Deus abre uma porta de serviço; tá angustiada e quer ouvir uma palavra de esperança.

Hoje em dia, as pessoas procuram as igrejas por vários motivos e quase sempre, são por conta de alguma necessidade que se têm.

Abençoadas são as necessidades, porque se alguma necessidade nos faz buscar a Deus, não ruim, não. Tem até aquele ditado que diz assim: “se não vem pelo amor, vem pela dor”. Não é regra, mas acontece. E não é versículo bíblico também. A pessoa não estuda a Bíblia e acha que isso tá na Bíblia. Tá não. É ditado popular.

Mas, o fato, é que nós olhamos para as nossas necessidades desta vida e achamos que elas são as mais urgentes.

Jesus, porém, olhou para aquele homem e disse: “você precisa de uma coisa pra ser feliz e essa coisa é mais importante do que você poder andar; você precisa saber que os seus pecados estão perdoados”.

Jesus soube, melhor do que todo mundo, que a maior necessidade daquele paralítico não era ser curado da sua paralisia, mas era a sua alma que precisava de salvação. E é isso que Jesus vê quando olha pra nós: a nossa real necessidade.

A Bíblia diz que Jesus veio para salvar as pessoas dos seus pecados. Essa é a maior necessidade de todo ser humano!

Quando Jesus olha pra você, Ele enxerga aquilo que você realmente precisa e não aquilo que você acha que precisa.

Às vezes, a gente pensa: “Ah! pra ser feliz, o que eu preciso é de uma casa nova, de um emprego melhor, de mais dinheiro no bolso... o que eu preciso pra ser feliz de verdade é de uma namorada, de um namorado, é de um marido, de uma esposa. Eu preciso é de cura da minha enfermidade. Eu preciso é de restauração pro meu casamento”, e coisas assim.

Mas, sabe, sempre quando uma pessoa alcança essas coisas na vida, aparecem outras necessidades. Quando esses problemas são resolvidos, outros problemas chegam.

Todas estas necessidades são importantes suprir. Mas, sabe, quando Deus olha pra você, Ele enxerga a sua prioridade e a prioridade número um de toda pessoa pra ser feliz, é de perdão.

Conta-se que a 50 ou 60 anos atrás, houve um movimento de Deus muito poderoso em África do Sul. Os missionários estavam lá pregando o evangelho e muitos milagres estavam acontecendo. As pessoas vinham até o lugar das reuniões e a primeira coisa que elas tinham que fazer era acertar a sua vida com Deus. Os missionários não aceitavam orar pelos enfermos, antes que eles acertassem a vida deles com Deus. Eles diziam: “Nós não iremos orar pela cura do seu corpo, antes que vocês resolvam o problema da alma. Vocês tem que confessar os seus pecados, tem que se arrepender dos seus pecados e tem que entregar a vida de vocês para Jesus, e aí, sim, nós vamos cuidar do resto”. E os milagres aconteciam. Um dia, um grupo de cristãos estava orando por um homem que havia sofrido um derrame e vivia prostrado na cama. O missionário chegou e perguntou: “Por que vocês estão orando por este homem? Por que estão pedindo cura pra ele? Vocês já sabem se ele se arrependeu dos seus pecados?” O grupo respondeu: “Não, não sabemos. Ele não pode falar devido ao derrame”. Então, combinaram uma coisa: “A gente pode falar e ele pode piscar os olhos. Se ele der uma piscada, significa sim e duas piscadas, significa não”. Então, perguntaram pro homem, se ele admitia que era pecador, se estava arrependido dos seus pecados e disposto a entregar a vida para Jesus. E ele deu uma piscada, sinalizando que sim. Depois oraram por sua saúde e ele foi curado.

É assim que é para ser. Essa é a preocupação de Deus!

Esse corpo que é tão importante para nós, que a gente veste, trata, cuida com bons exercícios e alimentação, um dia a terra há de comer. Mas, a alma é eterna e onde ela passará a eternidade, dependerá de você ter recebido o perdão de Deus.

O perdão dos pecados é assim: Deus te deu quando Jesus morreu na cruz. Mas, você já aceitou? Já recebeu como sendo seu?

Gosto de ilustrar isto com uma carteira que bom seria se tivesse recheada, mas essa aqui não tá, não. Mas, suponha que tivesse bem recheada e eu lhe dissesse: “Esta carteira é gratuitamente sua. Estou dando pra você! No final da reunião, pode pegar”. Mas aí, a reunião acaba, você vai embora sem levar a carteira. Eu dei, mas você recebeu? Não.

A maior necessidade do ser humano é receber o perdão que Deus já deu a todos através da morte de Jesus na cruz. Está dado, mas poucos estão se movendo pra receber.

Não demore pra receber! O Gugu foi surpreendido por uma queda dentro de casa e morreu. Se fosse você surpreendido com a morte esta noite, você tem certeza absoluta de que sua alma seria salva e levada para a vida no céu?

Jesus olhou para aquele paralítico e viu nele arrependimento dos pecados. Por isso, que Ele disse: “Filho, tem bom ânimo, os seus pecados estão perdoados. Está tudo bem entre você e Deus!”, porque saber disto era a real necessidade daquele homem.

É a necessidade principal de todo mundo, porque todos somos pecadores e estamos separados de Deus.

Qual é o pecado que você tem que confessar e abandonar? Quando Jesus olha pra você, essa é a necessidade que Ele vê. Está tudo bem entre você e Deus? Tem coisa pra ser corrigida, pra ser acertada? Não demore, porque num momento que não se espera, a morte acontece.

...a terceira coisa que Jesus vê quando olha pra gente, são as nossas dúvidas.

Sim, porque também teve disso aqui na história do paralítico que a Bíblia conta. Jesus havia falado pra ele: “filho, tem bom ânimo; perdoados estão os teus pecados”.

E aí, no v.3, lemos sobre a reação dos escribas. Os escribas eram especialistas em Bíblia, mestres da lei. Eles tinham a função de copiar as Escrituras Sagradas, mas não apenas copiar, eles estudavam e ensinavam sobre elas.

Os escribas, portanto, eram pessoas entendidas, mas eles não ficaram nada satisfeitos quando ouviram Jesus dizer “filho, estão perdoados os teus pecados”. Lemos nesse verso que eles disseram: “este homem está blasfemando”.

Ora, se Jesus não é Deus, o que Ele falou para o paralítico, pode ser considerado blasfêmia mesmo. Mas, Jesus é Deus e conhece os pensamentos, está escrito no v.4.

O que está escrito aí, eles não falaram em voz alta, eles “disseram a si mesmos”, quer dizer, eles pensaram, e Jesus soube do que eles pensaram.

Quando a gente lê a Bíblia, pode surgir um monte de dúvidas na mente da gente. Por exemplo, você lê que Jesus falou “Eu sou o caminho” e poderá dizer: “Será mesmo?” Ou questionar: “esse negócio de céu, inferno, existe? Eu preciso mesmo de salvação? Porque sou uma pessoa boa e o meu pecado não é tão encardido assim!”

Deixa eu dizer uma coisa pra você: é normal ter dúvidas. Deus deu ao ser humano a capacidade de duvidar.

Se a gente não tivesse recebido de Deus essa condição de duvidar, sairíamos acreditando em tudo: em trevo de quatro folhas pra dar sorte, em fadas, em simpatias...

Não é errado duvidar. Mas, se você quer um milagre na sua vida, se quer salvação para sua alma, você tem que ir além da dúvida e acreditar que Jesus é verdadeiro e fiel.

Jesus questionou: “Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?”

É mais fácil fazer o paralítico andar; difícil é perdoar os pecados.

Um dom que o Espírito Santo distribui na igreja é o de operar milagres. Nós temos registros de crentes que oram por enfermos e eles são curados. Pessoas capacitadas por Deus podem operar maravilhas, mas só Deus pode salvar, só Deus pode dar a salvação. Você crê? Não duvide: Jesus realmente morreu na cruz e é o nosso Senhor e Salvador.

...aí, temos a quarta coisa que Jesus vê quando Ele olha para nós: Jesus vê a nossa vitória.

Irmão, quando Jesus olha pra nós, Ele enxerga como somos e o que podemos nos tornar. Quando Jesus olha para nós, Ele enxerga o que Ele pode fazer em nós e através de nós.

Como seres humanos, por natureza, somos derrotados, somos vencidos, nos perdemos para a vida, perdemos para a tentação. Mas, Jesus quando olha pra nós, Ele enxerga vencedores!

Quando eu olho pra você, eu vejo quem você é, mas quando Jesus olha, Ele vê quem você pode ser. Aleluia!

Quem olhava para aquele homem carregado, deitado na esteira, via um paralítico, alguém incapaz de se levantar e mover sozinho. Mas, quando Jesus olhou pra ele, Jesus viu o que podia fazer na vida dele: um homem salvo, curado da sua enfermidade e capaz de levantar e andar.

Imagina agora, quando Jesus olha pra você. O que Jesus enxerga que Ele pode fazer na sua vida?

A Palavra do Senhor nos fala “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 9.2). Também está escrito (Jr 29.11): “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

Quando Jesus olha pra você, Ele vê o filho que você pode ser, o pai que você pode ser. Quando Jesus olha para você, Ele vê o marido que você pode se tornar. Quando Jesus olha pra você, Ele vê a benção que você pode ser. Quando Jesus olha pra você, Ele vê um vencedor.

O que pode transformar a visão de Jesus em realidade é a fé.

É por isso que a primeira coisa que Jesus procura é a fé, porque se aquele homem não tivesse fé, ele não teria levantado, pego a sua esteira e ido pra sua casa. Se não tivesse fé, eu acho que ele não teria nem tentado, porque falaria: “O quê? Eu vou pagar um mico desse? Vou nada”.

Sua fé sozinha, não faz nada. Mas, se a sua fé for colocada no Salvador, não há nada que ela não possa conseguir. Amém

Quando Jesus olha pra você, Ele não vê apenas a sua necessidade, a sua dor, o seu sofrimento, os seus fracassos. Quando Jesus olha pra você, Ele vê um vencedor. Ele vê uma vencedora. Ele vê alguém que vai um dia estar lá no céu, exaltando o Seu nome!

 

Ministração

Irmãos, que grande história que a Bíblia nos conta.

Mas, eu lhes digo que neste exato momento, uma outra história está sendo escrita. É a sua história. O mesmo Jesus que estava em Cafarnaum, está aqui.

O que Ele vê quando olha pra você? Que Jesus veja alguém que crê, alguém que deseja segurar na mão dEle pra ser Salvo, feliz e abençoado pelo resto da vida.

Quando Jesus olha para você o que é que Ele está vendo? Não saia daqui sem jesus no seu coração.

Vamos orar. Você pode, por favor fechar seus olhos e abaixar a sua cabeça, dirigir os seus pensamentos a Deus?

O que Jesus vê quando ele olha pra você? Talvez ele veja uma pessoa assustada, tomada de medo, um menininho, uma menininha escondida no corpo de um adulto. Talvez ele veja alguém que está cheio de dúvidas e questionamentos.

 

O que jesus vê quando ele olha pra você?

Talvez ele veja alguém que já esteve nos caminhos do Senhor, mas por artes da vida, se distanciou. O que jesus vê quando ele olha para você?

Jesus está olhando pra você agora. Ele quer poder dizer: “filho, filha, tem bom ânimo, perdoado são os teus pecados, resgatada é a tua alma, consertada é a tua vida, transformada é a tua história, transformado é o teu coração”.

Mas, você tem que entregar a sua vida para Jesus. Você é o material que ele vai trabalhar, mas ele não vai fazer isso contra a sua vontade. Você tem que entregar a sua vida.

Quero te perguntar: você, agora, quer entregar a sua vida para Jesus? Você quer receber jesus como seu único e suficiente salvador?

Ah! pastor eu quero. Levante uma de suas mãos onde você estiver.

Vou orar por você, porque hoje você está entregando a sua vida para jesus. Alguém que quer entregar a sua vida para jesus? Levante a sua mão.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Fonte: Cristian Oliveira

bottom of page