top of page

LADRÕES DE ALEGRIA 1

Filipenses 4.4

 

Introdução

Me permita te fazer uma pergunta hoje, uma pergunta bem pessoal.

Mas, esse tipo de pergunta, eu sei, a gente não gosta muito de responder... porque perguntas pessoais nos encostam contra a parede... perguntas pessoais parecem invadir nossa privacidade.

Mas, eu te pergunto assim em particular, como se fosse nós dois conversando agora... e eu te pergunto assim, com muito amor e carinho... a pergunta é essa: Você é feliz? Você é uma pessoa alegre?

Ou melhor ainda, aqui na Bíblia, no livro de Provérbios 31.28, diz que os filhos da mulher virtuosa se levantavam e diziam assim: “Mamãe é uma mulher bem-aventurada, é uma mulher feliz”.

Isso é muito interessante... os seus filhos poderão dizer isso de você? O seu marido pode garantir que você é uma mulher feliz? Sua esposa pode dizer: “Meu marido é uma pessoa feliz”? Os seus pais podem dizer isto a seu respeito? Os seus colegas de aula, os seus colegas de trabalho, poderão dizer isso a seu respeito? As pessoas lá da sua célula poderão dizer isto a seu respeito?

Talvez você esteja até argumentando: “Feliz... será que dá pra ser feliz nesse mundo de hoje, com tantas tragédias, tanta violência, tanto assalto... é sequestro, crianças abandonadas, doenças?” Será que dá pra alguém ser feliz?

Olha, deixa eu te dizer algo sobre esse texto que lemos hoje.

Quando o apóstolo Paulo escreveu esta carta, e nós só lemos apenas um trechinho dela, quando o apóstolo Paulo escreveu esta carta, ele estava preso, algemado... estava no corredor da morte, e ele escreve: “Tenham sempre alegria... Repito: tenham alegria!” - NTLH.

Há três verdades nesse verso da Bíblia: primeira verdade, ter alegria de acordo com esta palavra de Deus, não é uma opção, é uma ordem.

Nesse verso, alegria não é substantivo, é verbo e, verbo no imperativo. Quem tá na escola, na aula de conjugação dos verbos, sabe que um verbo no modo imperativo significa ordem, pedido.

Então, em outras palavras, aqui está dizendo que, você e eu, não temos o direito de sermos pessoas tristes.

Porque ser uma pessoa triste é desobedecer a uma ordem de Deus... e desobediência é pecado. Portanto, ser uma pessoa triste é pecado... você está desobedecendo à uma ordem de Deus quando permanece triste.

Então, o apóstolo Paulo diz assim: “Tenha alegria”, e ele diz quando mesmo?  “...sempre”.

Então, eu pergunto: você tem problema na sua vida, ou é só eu que tenho na minha?

De vez em quando falta dinheiro na sua casa também? ...ou é só lá em casa que isso acontece?

De vez em quando, alguém fica doente na sua família? ...ou é só na minha que acontece isso?

Porque, amado, quando o apóstolo Paulo diz: “Tenha sempre alegria”, o que ele está querendo dizer?

Primeiro, que a alegria do crente, além de ser imperativa, isto é, uma ordem... ela é também ultracircunstancial. Essa é a segunda verdade do verso.

Porque, veja: estar feliz ou alegre quando tudo está indo muito bem, às mil maravilhas, isso até o ateu consegue.

O desafio é ser uma pessoa feliz apesar das circunstâncias difíceis.

Sabe por que? Porque a alegria do crente não é um sentimento, não é uma emoção. A alegria do crente não é porque não tem coisas ruins acontecendo ou não é porque só acontece coisas boas.

Não, a alegria do crente é uma pessoa, a alegria do crente é Jesus!

Por isso que Paulo diz “tenha sempre alegria unidos com o Senhor”. Ou na outra versão da Bíblia, está escrito assim: “Alegrem-se sempre no Senhor”.

Se você tem Jesus, você é uma pessoa feliz... se você não tem Jesus, você não é uma pessoa feliz.

Então, a alegria do crente é imperativa e ultracircunstancial e, é cristocêntrica... Deus manda que nos alegremos sempre no Senhor. Jesus!

Agora, preste atenção nisso: você não precisa ser um psicólogo ou um grande entendedor da alma, pra perceber uma coisa: que, nem todos os crentes, nem todos os cristãos, salvos por Jesus, até batizados, estão desfrutando desta alegria.

Você pode olhar para algumas pessoas e notar isso no semblante delas.

E você vai perceber que no rosto de algumas pessoas crentes, parece que tem um ar de tristeza.

Eu lembro de uma irmãzinha em Ribeirão Preto-SP, quando fui pastor lá por quase 10 anos, que costumava dizer quando nos encontrávamos domingo pela manhã, nas aulas bíblicas, ela dizia: “Pastor, o céu está de bronze sobre mim”. O Domingo podia estar ensolarado, as crianças brincando saudáveis, as pessoas conversando animadas... mas ela dizia com o olhar mais frio e triste: “O céu está de bronze” – ela queria dizer: “tá pesado... eu não sou uma mulher feliz”.

E aí,a gente fica a se perguntar: “Mas, como pode? O que está acontecendo? Essa pessoa é cristã, ela tem Deus na vida dela! ...e vive mergulhada na tristeza?”

Olha, eu não tenho duvidas de que, o que está acontecendo com pessoas assim, é que algo roubou a alegria delas.

Amado, tem crentes assim: levando de goleada do inimigo... são servos de Deus, mas são tristes, andam tristes, vivem tristes.

E a minha conclusão é essa: algo roubou a alegria dessas pessoas.

Mas, agora, a grande questão é a seguinte: crentes assim, vão aceitar passivamente a decretação da derrota ou vão reagir?

Ah! Se formos perguntar pra Deus, Ele responderá: “Reaja, meu filho... porque tudo que o inimigo roubou de você, eu vou trazer de volta. Eu sou o Deus da restituição”.

Sim, o Deus que estamos adorando e servindo nesta noite, é o Deus da restituição...

Ele pode trazer de volta a alegria para o seu coração... Deus pode trazer de volta a paz para a sua casa... Deus pode trazer de volta a harmonia para o seu casamento!

Por isso que, certa vez, o salmista fez essa oração assim: “Restitui-me a alegria da tua salvação” (Sl 51.12). O nosso Deus é o Deus da restituição!

Agora, nós precisamos identificar, nesta noite, quais são os ladrões que estão roubando a nossa alegria.

E, sabe, esta carta de apóstolo Paulo aos Filipenses, fala justamente sobre esse assunto.

Cada capítulo dessa carta fala de um ladrão diferente da nossa alegria.

Vamos identificar esses ladrões. Eu quero falar deles nas minhas próximas mensagens... e aqui vai o primeiro.

O primeiro ladrão de alegria é esse que lemos no 1.12, quando o apóstolo Paulo diz: “Meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram ajudaram, de fato, o progresso do evangelho”.

Veja o que o apóstolo Paulo está dizendo: “as coisas que me aconteceram ou que me tem acontecido, ajudaram...”.

Essas coisas que ele fala “me aconteceram” são as famosas circunstâncias da vida... e as circunstancias da vida, amado, são o primeiro ladrão de alegria.

Por que as circunstâncias da vida são esse primeiro ladrão? ...é porque ladrão não avisa que vai chegar.

As circunstâncias da vida são assim: elas acontecem com você, querendo você ou não... gostando você ou não... planejando você ou não...  sonhando você ou não.

As circunstancias da vida acontecem à revelia da sua vontade, à revelia do seu querer.

Elas são como o ladrão: chegam de surpresa, sem mandar mensagem no celular, sem nada.

As circunstâncias da vida chegam e perturbam o coração... vira a vida da gente do lado avesso, de ponta cabeça!

Que circunstâncias da vida são essas? ...ah! pode ser uma doença grave, um luto traumático, um divórcio doloroso, uma perda financeira terrível...

As circunstâncias da vida são assim: numa hora que você não imagina, de repente ela chega na sua vida e vira tudo pro ar.

Sabe, amado, se você não tomar cuidado, essas circunstancias levam embora a sua alegria.

Pense num pai: ele cria uma filha com carinho, cheio de zelo, e no dia do casamento dela, o pai com muita alegria, leva a filha pro altar... imaginando que sua filha vai construir um castelo de felicidade.

E, de repente, essa filha descobre que se casou com um homem grosso... violento, infiel, que vai transformar a sua vida num pesadelo... casou, porque, parecia um príncipe, mas descobriu que casou foi com o cavalo do príncipe...

E aquele casamento que tinha tudo para dar certo, se arrasta num processo de divórcio...

Ah! se você não tomar cuidado, essa circunstancia leva embora a sua alegria.

Imagina você, indo ao médico pra um exame de rotina e de repente descobre que está com uma doença grave, quem sabe, até incurável na perspectiva da medicina.

Se você não tomar cuidado, essa circunstancia leva embora a sua alegria.

Eu tenho louvado a Deus pelo Jamil... ele tem sido um guerreiro nisso... essa circunstancia da vida chegou pra ele, chegou pra levar a sua alegria embora, mas ele faz resistência, corpo duro: “Minha alegria você não vai levar embora não!” Levou esposa, levou os móveis da casa, levou dinheiro... mas a alegria você não vai levar não!” E ai você vê o Jamil na célula, no culto da igreja, nos passeios... o Jamil é mil! Você pode louvar a Deus por ele? Dê um aplauso forte ao Senhor.

Imagina você um casamento de 5 anos, 10 anos, 15, 20, 30 anos de vida conjugal, harmonia, fidelidade, respeito, amor, de repente  uma traição... uma apunhalada nas costas, uma situação de dor, de vergonha...

Se você não tomar cuidado, isso leva embora a sua alegria.

As circunstancias da vida, se não formos zelosos, elas roubam nossa alegria.

Então, quando o apostolo Paulo fala “Meus irmãos, eu quero que vocês saibam que as coisas que me aconteceram, em vez de me roubar a alegria, ajudaram o progresso do evangelho.”

Olha, a gente tem que perguntar pra Paulo: “Que coisas são essas que aconteceram contigo? Que circunstancias são essas?”

E ele poderia dizer pra nós: “Olha, eu fui perseguido em Damasco... fui rejeitado em Jerusalém... eu fui esquecido em Tarso... eu fui apedrejado em Listra... eu fui preso e açoitado em Filipos... eu fui escorraçado em Tessalonica... eu fui enxotado em Beréia...

Eu fui chamado de tagarela em Atenas... eu fui chamado de impostor em Corinto... eu enfrentei feras em Éfeso... eu fui acusado em Cesaréia... eu enfrentei naufrágio indo pra Roma...

Mas ei quero que vocês saibam, que essas coisas que me aconteceram, essas circunstancias da vida, contribuíram para o progresso do evangelho.

Paulo não crê em acaso, não crê em sorte...  não crê em azar... ele não tem medo de sexta-feira 13, não tem medo de olho gordo... porque esse homem, ele sabe, que quem está no controle é Deus.

Então, Paulo conta nesse primeiro capítulo da sua carta aos Filipenses, porque ele estava preso... e conta que isso ajudou na pregação do evangelho.

Paulo aproveitou que estava preso e evangelizou os guardas... os guardas de elite, os caras que faziam a guarda pessoal do imperador, gente que trafegava no palácio, que tinha influencia no império...

E outra coisa, Paulo, estando preso, não podia visitar às igrejas, então ele começou escrevendo cartas, cartas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom. Sabe, querido, se Paulo não tivesse preso, talvez, nos não teríamos essas jóias preciosas na Bíblia.

Então ele fala: “as coisas que me aconteceram, em vez de me roubar a alegria, ajudaram o progresso do evangelho”.

Amado, quando você pensa que a sua vida está de ponta a cabeça... quando você acha que a sua situação está fora de controle, que a vida está como uma canoa furada e que vai chegar a hora, vai afundar de vez...

Amado, na verdade, a mão do Deus Todo poderoso está nisso... Deus é quem dirige a história!

Então, faz isso: Olha para as circunstancias da vida pela perspectiva da soberania de Deus, do cuidado de Deus...

Do contrário, as circunstancias poderão levar embora a sua alegria.

O autor do famoso livro As Cinco Linguagens do Amor, conta que quando criança, brincando aos pés de sua mãe (sua mãe fazia bordados), e ele olhou o bordado da mãe de baixio pra cima, pelo lado do avesso e falou: “Mamãe, que coisa feia a senhora tá fazendo! O que é isso?”

E a mãe, percebeu que o filho não estava entendendo porque tinha muitas linhas soltas, sem harmonia, sem graça... então ela disse: “Filho, venha cá”, e sentou o menino no colo e mostrou o bordado de cima pra baixo, pelo lado direito... e havia beleza, havia harmonia e havia sentido.

Talvez você esteja olhando a sua vida como uma criança, vendo o bordado da mãe pelo lado do avesso.

tem muitas linhas soltas, as coisas não são nada fáceis... você não entende o que está acontecendo.

Mas, um dia, querido, Deus vai pegar você no colo e vai mostrar o projeto dEle de cima pra baixo, do lado direito... e você vai sempre entender que todas as coisas sempre cooperaram para o seu bem...

Porque a mão de Deus dirige a história, dirige também o seu destino.

Olhe pra vida da perspectiva de Deus (Ele é soberano, tem tudo sob controle)... olhe para as  circunstancias da vida pelo lado direito, para que elas roubem a sua alegria.

Prende esse ladrão! Algema ele... seja livre, viva seguro e alegre no Senhor.

Faz como a Bíblia ordena: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!”.

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, Nov/2013

Fonte: Hernandes Dias Lopes

bottom of page