top of page

RENOVA-ME

2 Crônicas 24.4

 

“E, depois disto, Joás resolveu renovar a casa do SENHOR”.

 

Hoje vamos começar a Palavra assistindo um vídeo onde a cantora Aline Barros, ministra uma canção muita linda. Ela canta com o seu pai, o pastor Ronaldo Barros. A canção é conhecida, então eu peço que você se contenha, pra não cantar junto, mas, apenas ouvir, porque essa vai ser uma oração que vamos fazer hoje. (vídeo)

Amado, por que devemos pedir: “Renova-me Senhor Jesus, já não quero ser igual”?

Por uma razão bem simples: depois de certo tempo, assim como as coisas vão ficando envelhecidas, desgastadas, nós também, na vida cristã, na vida espiritual, vamos ficando cansados, com a fé esfriando, diferente de como era no começo.

Pode ver uma casa, por exemplo. No começo, ela é nova, a pintura não descasca, as paredes não têm manchas... a pessoa também, quando é nova, ela tem mais vigor, é rápida, não tem estrias, pneus na cintura... tem cabelos e os cabelos não são brancos...

O crente novo na fé, é animado, faz oração, sobe monte, desce monte... é tão apaixonado por Jesus, tão fervoroso!

Mas, depois de certo tempo, aparecem os efeitos normais da caminhada e, aí, ele já não é tão fervoroso como no começo.

Então, sabe, esse é o momento em que se faz necessário uma renovação espiritual.

Olha essa oração que o profeta Habacuque (3.2) fez: “aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos”.

Eu acredito que, quando o profeta orou: “aviva a tua obra no meio”, é porque ele quer dizer que não é no começo, porque no começo, quando tudo é novo, é legal demais, o vento sopra a favor. Mas, ele diz: “aviva no meio”, indicando que agora, depois de um tempo, tá diferente de como era, tá desgastado... então, ele ora: “aviva no meio”.

Uma casa, todos os dias, deve ser varrida, arrumada, porque isto conserva, mantém o bom estado.

Mas, muitas vezes, a pessoa não tira tempo pra cuidar da casa, não quer gastar dinheiro pra fazer manutenção, então vai deixando, a pessoa se acomoda... aí, quando o pé da cama quebra, escora com tijolo, com lata... a porta da geladeira não fecha mais, amarra com pano de prato... é, com o passar dos anos, consegue imaginar como fica essa casa?

Com o carro é a mesma coisa... o vidro não pára fechado, trava com chave de fenda... tem carro cantando: “Renova-me, Senhor”.

 

E sabe, com a vida espiritual é a mesma coisa: depois de um tempo na vida cristã, a gente descobre que tem desgastes também. Desgastes emocionais, financeiros, familiares... a gente fica cansado!

Aí, acontece uma das situações mais terríveis no evangelho: começamos a achar que a vida cristã é sem graça, sem nada extraordinário, igual a de todo mundo... e isso gera acomodação.

Tem havido muitos crentes acomodados. Não estão mais animados em Deus, como estavam no começo. A vida deles é cheia de gambiarras... eles vivem de tapeação: não são de orar, então, pra tapear, agradecem na hora do almoço ou, talvez, pelo dia, na hora de dormir.

 

Por isso, amado, o grande segredo para evitar acomodação, é buscar renovação constante, porque quando passamos pelo processo da renovação, as áreas defeituosas da nossa vida vão sendo corrigidas.

A renovação espiritual é importante. Por que você deve se manter renovado? É para poder ser mais útil para Deus.

Você não vê as empresas? Muitas empresas levam os seus funcionários a participarem de cursos, treinamentos, reciclagens.

Porque, quando a pessoa faz uma reciclagem, participa de um curso, recebe um treinamento, ela está sendo renovada nos seus conhecimentos, nas suas experiências. A pessoa se atualiza!

É por isso, irmão, que precisamos de renovação espiritual. Deus quer usar nossa vida, mas a gente precisa estar atualizados com o nosso tempo, com a nossa geração!

Eu costumo ser perguntado sobre porque não cantamos os hinos do Cantor Cristão. A pessoa diz: “Era tão bom aquele tempo quando, 20 anos atrás, a igreja só cantava hinos do Cantor Cristão, da Harpa!” E boa parte dos que perguntam isso, 20 anos atrás, andavam a pé e moravam mal... mas hoje, tem casa própria, carro bom... será que desejam voltar atrás no tempo nisso também?

Ah! Irmão, precisamos ser renovados! Nossa igreja precisa estar aberta para o "novo" de Deus. Fechada para o pecado, mas aberta para o “novo” de Deus. Quantos dizem amém?

Por que você deve se manter renovado? É para ser corrigido nas áreas frágeis da sua vida.

Entenda isso: Toda casa tem um cano por onde a água passa. Se aparecer um pequeno furo na tubulação, haverá vazamento e, consequentemente, desperdício de água, a conta vai vir mais alta, a parede vai ter infiltração, a pintura vai descascar... mas, você chama o encanador, ele troca o que precisa, corrige todas as imperfeições, e no final de tudo, como fica aquela tubulação? Renovada.

Na vida cristã é a mesma coisa. Todos estamos sujeitos a ter um furo nas tubulações da nossa vida, a sofrer algum dano numa área e, um furo, pode arruinar o casamento, a família, o trabalho... apenas um furo.

Quais são essas tubulações em nossa vida? A comunhão com Deus, a frequência aos cultos da igreja e às reuniões da célula, a área financeira, os relacionamentos, a vida sexual... Nossa vida é cheia de tubulações, por assim dizer.

E com o passar do tempo na vida cristã, o que devíamos manter dominado, muitas vezes nos domina.

É o que o apóstolo Paulo fala à Igreja em 1Co 6.12 e 10.23: “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine”. E, “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo edifica”.

 

Quer dizer, aquilo que não edifica, passa a ter lugar na nossa vida. A gente abre brechas: uma "pornografiazinha" ali, outra aqui, um relacionamento indevido com alguém aqui, outro ali... uma festinha (balada de amigos) aqui, outra ali, e essas coisas que não edificam, começam a nos dominar... são abertos furinhos nas tubulações, e a gente deixa pra lá.

Aquilo que a Bíblia diz pra fazermos, a gente não faz. Está escrito em Cl 3.5: “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria”.

O ensino é: Mate os desejos da carne. Outra versão afirma o seguinte: “Exterminai”. A ideia é de vencer os apetites carnais e não permitir que eles nos dominem.

Ah! Mas, apesar de toda a recomendação bíblica, apesar de sabermos que devemos evitar o pecado e buscar uma vida de santidade, a gente não mata os desejos da nossa natureza, e em vez disso, vamos correndo ao encontro deles, pra satisfazê-los.

Meu Deus! Então, o que fazer pra não irmos de mal a pior? O grande segredo, meu irmão, é buscar uma renovação espiritual constante.

Chama o divino Encanador, deixa Ele reparar os furos da sua vida, tapar as brechas e renovar as tubulações.

O pior de tudo, é quando nós não tomamos esse cuidado de nos renovar em Deus, porque quando a gente se descuida da renovação espiritual, começamos a fazer aquilo que Paulo recomendou a uma igreja inteira que não fizesse, e que está escrito em Ef 4.27: “Não deis lugar ao diabo”.

É por isso que a renovação espiritual é importante!

Quando nos renovamos em Deus, ficamos atualizados, nos reciclamos e Deus pode nos usar para alcançar nossa geração.

Quando nos renovamos em Deus, é feito um reparo nas tubulações... os furos são localizados e são corrigidos!

Aquele texto de 2Cr 24.4, conta do rei Joás. Ele foi um dos reis de Israel.

O aspecto interessante é que ele começou a reinar com sete anos de idade e reinou quarenta anos. E o reinado dele foi assim, diz o v.2: “Joás fez o que o Senhor aprova”.

E uma das coisas que o rei Joás fez, está no v.4: “Joás resolveu renovar a casa do SENHOR”.

Ele viu como Jezabel e o rei Acabe foram maus... que levantaram adoração a deuses estranhos... que destruíram o templo! Então, ele resolveu renovar a casa do Senhor.

 

Hoje, você precisa entender: a casa de Deus não é o prédio da igreja. Deus não mora aqui dentro...

A morada de Deus hoje é o coração dos Seus filhos. A morada de Deus são aqueles que receberam Jesus, o Filho de Deus, no coração.

A questão é: como a casa está? Quais são as partes frágeis da sua vida, onde tem havido brechas, furos, que, em vez de você manter dominado, muitas vezes estão te dominando?

Como você está na sua comunhão com Deus, na frequência aos cultos da igreja e nas reuniões da célula?

Como você está na parte de finanças? Tem furo nessa tubulação?

Como você está na parte de relacionamento com as pessoas? Está tudo bem entre você e elas?

Na área sexual, como você está?

O rei Joás resolveu renovar a casa do Senhor. Hoje, se Jesus, o Filho de Deus, está no seu coração, você é a morada de Deus... é importante manter a casa renovada.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page