top of page

MAIS FORTE, MAIS INTENSO, MAIS ATIVO

Habacuque 3.2

 

Vamos meditar hoje no texto de Habacuque 3.2, que fala sobre avivamento, sobre avivar: “Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia” (ACF).

 

O que é isso de avivar? O nosso amigo Aurélio, que sabe tudo da língua portuguesa, diz que avivar é fazer ficar mais vivo, mais animado.

O verso aqui fala de um avivamento espiritual, porque se refere à obra de Deus, que, outras versões da Bíblia, falam de ser realizada de novo (NVI), de Deus fazer agora no nosso tempo como era no passado (NTLH).

E o que é isso de avivar? É aquela ação que acontece conosco, quando somos restaurados àquele ânimo espiritual do começo e ficamos, em vista do que estamos hoje, mais fortes, mais intensos, mais ativos, avivados.

Mas, preste atenção: isso só pode ser experimentado por quem já se tornou crente em Jesus, que já nasceu de novo, que já recebeu Jesus como Senhor e Salvador.

Se você não passou por isso, se ainda não tem Jesus dirigindo a sua vida, então, seu caso não é de avivamento espiritual... você está como aquele palito de fósforo no seu estado natural, você nunca provou do fogo de Deus, sua vida nunca experimentou da luz nem do calor da presença de Deus.

 

Você ainda não se entregou a Jesus, não crê no Filho de Deus, e por esta causa, já está condenado. Então, o que você precisa, é clamar pela misericórdia divina, para que Deus o salve.

Mas se você já tem a salvação, já tem o Espírito de Deus fazendo morada em você, então, o avivamento espiritual é para você... especialmente, se você já não é mais tão fervoroso como no início... esse é o momento de buscar avivamento espiritual.

Sabe a cabeça de fósforo quando é acesa? O brilho é intenso, é forte, é vigoroso...

Normalmente, quando entregamos nossa vida pra Jesus, o começo é assim, maravilhoso. Ficamos animados porque ganhamos a presença do Espírito de Deus e entramos numa nova vida, onde tudo nosso passa a ser governado pelo céu: nossa vida física, material, emocional e espiritual. Não é mais terra-terra, mas é céu-terra!

A Bíblia chama essa experiência de "nascer de novo". É uma experiência que toda pessoa precisa ter.

Jesus disse que todos temos a necessidade de nascer de novo (Jo 3.3-7): “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espirito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”.

Prestou atenção? Jesus disse “necessário vos é nascer de novo”. Jesus está falando que nascer de novo é fundamental pra se ter acesso ao Reino de Deus.

Sabia disso? Você somente vai entrar no céu, somente vai entrar no Reino de Deus, se passar pelo processo do novo nascimento. E isso é uma coisa que Deus faz, se você for a Ele.

Veja o que a Bíblia diz em 1Pe 1.3-5: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma uiva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvaçãojá prestes para se revelarno último tempo”.

Portanto, é quando recebemos Jesus em nosso coração, é que passamos a experimentar uma mudança em nossa vida, porque agora, com o Espírito Santo dentro de nós, o poder do pecado está quebrado e os nossos desejos e as nossas atitudes começam a se alinhar com a vontade de Deus. É uma nova vida!

E no começo, o crente é parecido com um bebê: se começa a chorar, a mãe deixa tudo o que está fazendo e vai atender o filho, porque ela sabe que ele, sozinho, ainda não é capaz de fazer nada e depende dela pra tudo.

Deus faz assim conosco. Quando uma pessoa se torna crente em Jesus, ela é tipo um bebê espiritual. Então, nos primeiros passos da vida cristã, a pessoa abre a boca e Deus já responde logo as orações dela. Ela faz um movimento e já têm experiências tremendas com Deus.

 

Mas, observe direito uma criança. Depois que ela aprende as coisas básicas (aprende falar, andar, comer, tomar banho...), aí, ela resolve pedir as coisas pra mãe. “Mãe, pega meu chinelo... mãe, traz meu biscoito!”

Aí, a mãe, com sabedoria, não atende o filho de imediato, porque ela já sabe que ele sabe. Então, ela deixa a criança começar a agir sozinha pra se desenvolver mais!

E Deus faz isso! Lemos na Bíblia que Deus escolheu o povo de Israel para ser o Seu povo, mas Israel tinha passado 430 anos de escravidão no Egito (e o Mar Vermelho abriu esta semana, não foi!) e agora, precisava aprender os princípios do reino de Deus.

E pra ensinar o Seu povo, os Seus filhos, o que foi que Deus fez? Trouxe Israel para o deserto, pra eles deixarem a mentalidade de escravos e aprenderem a agir como filhos.

Então, olha como foi o tratamento de Deus (Js 5.2-5): “...Naquela ocasião o Senhor disse a Josué: "Faça facas de pedra e circuncide os israelitas de novo". 3 Josué fez facas de pedra e circuncidou os israelitas em Gibeate-Aralote. 4 Ele fez isso porque todos os homens aptos para a guerra morreram no deserto depois de terem saído do Egito. 5 Todos os que saíram haviam sido circuncidados, mas todos os que nasceram no deserto, no caminho, depois da saída do Egito, não passaram pela circuncisão”. Agora, veja o v.12: “Um dia depois de comerem do produto da terra, o maná cessou. Já não havia maná para os israelitas, e naquele mesmo ano eles comeram do fruto da terra de Canaã”.

A partir daí, veja só: Querem comer? Vão plantar! Agora é uma nova etapa. Não vai ter mais a comida fácil caindo do céu todo dia.

Entenda a revelação: no começo, Deus mandava comida do céu, o maná, mas por fim, eles tiveram que plantar.

Amado, na vida espiritual é desse jeito: no começo Deus provê tudo, mas para haver o crescimento, Deus vai envolvendo os Seus filhos no processo.

Portanto, você quer crescer espiritualmente, ser uma pessoa madura na fé? Então, estude a Palavra, frequente as reuniões da sua igreja, se envolva na obra de Deus. Não fique mais esperando a comida no prato, porque você já tem idade pra se servir!

Em 2Pe 3.18, lemos de Deus até mandando a gente crescer, Ele diz: “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Agora, a questão é que muitas vezes, o crente pensa que sabe tudo, acha que por ter tido algumas experiências com Deus, já se formou na escola da vida cristã e é doutor! Não precisa estar nos cultos da igreja, não precisa de um discipulado, não precisa estudar Bíblia, não tem que fazer curso de nada.

Sabe do que esse crente precisa? ...vergonha na cara, porque não é isso que a Bíblia ensina.

Olha o que está escrito em 1Co 13.12, o apóstolo Paulo fazendo uma declaração: “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte...”.

Amado, o apóstolo Paulo, que era tão cheio de experiências com Deus, tão instruído aos pés de Gamaliel... mas ele disse: “agora [nesse tempo] conheço em parte”.

Ele até fala que, o que conhece até então, é como um reflexo obscuro num espelho.

Os espelhos hoje garantem uma visão nítida da imagem refletida, são espelhos de alta definição. Eu nem gosto muito desses, porque pé de galinha, rugas, manchas na pele, ele mostra tudo...

Mas, sabe, na antiguidade, o que eles chamavam de espelhos, eram pedras e metais polidos, que refletiam uma imagem embaçada, que pouco ajudava.

Então, o que o apóstolo Paulo está dizendo é que o conhecimento sobre Deus que ele tinha e as questões espirituais que ele sabia, eram como se fossem uma imagem refletida nesses espelhos embaçados, isto é, um conhecimento limitado demais.  

Então, como pode ter crente afirmando que sabe tudo, se a Bíblia garante que todos nós só conhecemos uma parte, uma parte?

 

Meu irmão, se você é daqueles que acha que não precisa fazer estudo bíblico, que não precisa participar das reuniões de ensino da igreja, então se segura, porque, Deus manda eu dizer que você está sendo muito atrevido.

É um atrevimento você deixar passar as oportunidades de aumentar a sua fé e o seu conhecimento de Deus, porque no livro do profeta Oséias (6.3), está escrito: “...conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

O profeta Oséias chama o povo a procurar o conhecimento do Senhor. Ele faz uma comparação interessante entre o conhecimento e a terra regada pela chuva.

Israel está localizado na Palestina e lá, sempre foi muito árido e o povo dependente das chuvas pra sobreviver, porque a seca é constante e se não tem chuva, falta alimentos e água pra beber. A tragédia é grande!

O profeta estava dizendo pro povo: “Sem Deus, que é a Fonte das bênçãos, nós secamos esturricados, torrados... nós temos que buscar conhecer mais a Deus, porque se não a tragédia é grande!”

E é fato, amado irmão. O próprio Deus deseja que nós O conheçamos. Ele anseia Se revelar aos filhos. Deus deseja estreitar a relação conosco!

Você sabe o que o patriarca Jó declarou no final do seu livro? Lemos em Jó 42.5: “Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos”.

E o profeta Habacuque está dizendo pra nós, da parte de Deus: “...aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida”.

Veja o que está sendo declarado, o profeta Habacuque está falando: “Senhor, aviva a tua obra no meio”. Porque, amado, é justamente aí, no meio, que precisamos de avivamento.

Não é no início, porque no começo, tudo é novo, é maravilhoso, é novidade, o vento até sopra a nosso favor... mas, é lá no meio, quando o ânimo começa a esfriar, quando o fervor espiritual começa diminuir... quando a paixão por Jesus já não queima no peito como antes... quando você já não ora mais como antes, quando você não participa da igreja como antes, esse é o momento de dizer: “Senhor, aviva a tua obra”!

Eu quero te dar três razões porque você deve buscar a renovação espiritual.

 

A primeira razão é a seguinte: é para evitar que sua vida espiritual chegue à ruína. 

A Bíblia ensina que devemos vigiar e orar (Mt 26.41), mas nem sempre oramos e vigiamos. A Bíblia ensina também para vivermos pelo Espírito, pra não ficarmos satisfazendo os desejos da carne (Gl 5.16).

Quer dizer, há muitas coisas que estragam o nosso relacionamento com Deus, e se você ficar achando que não tem nada de mais ficar fazendo corpo mole para o pecado, sua vida espiritual vai chegar à ruína.

É por isso que precisamos da renovação espiritual: é para evitar que isso aconteça.

 

Segunda razão pra você buscar renovação espiritual: é para que o Senhor te livre da queda.

Quando você fica distraído, entretido com as coisas que esse mundo oferece (o sexo fora do casamento, os vícios, as coisas depravadas), você pode estar a um passo do fracasso, da derrota e da desgraça espiritual.

O triste, é que muitas vezes a pessoa só percebe a queda, depois que leva o tombo... ela fica esfriando na fé e não percebe: se a igreja tá louvando e adorando, ela tá sentada apática, bocejando... não sente mais vontade de vir à igreja, de ler a Bíblia, de orar... não sabe mais o que é entregar o dízimo, não quer fazer mais nada na obra de Deus... o que você acha que tem ali na frente no caminho dessa pessoa? ...a queda.

Tem um texto na Bíblia que nos adverte contra a queda, é 1Co 10.12: “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”  E uma forma de cuidar pra não cair, é buscar renovação espiritual.

Talvez, alguém aqui já está caído, sofreu uma queda espiritual. Eu quero declarar com voz profética, na autoridade do nome de Jesus, o diabo não vai festejar a sua queda, porque você vai se levantar. O Senhor vai renovar as suas forças! Aleluia!

 

E, a terceira razão pra você buscar a renovação espiritual, é pra você não negociar com o pecado.

É muito fácil para qualquer pessoa, na vontade de ter as coisas, na vontade de ter prazer, na vontade de ganhar e dar bem na vida, é muito fácil para qualquer pessoa negociar com o pecado.

Se pra trabalhar embarcado, precisa esquentar a carteira, faz negócio... se é pra fazer festinha de aniversário que vai arrebentar a boca do balão, com música profana e bebida alcoólica pros parentes que não são crentes, faz negócio... se pra conquistar uma mulher tem que transar com ela, faz negócio.

Negociar com o pecado virou uma prática tão comum, que hoje a gente vê crente, vê gente evangélica, com aparência de anjo dentro da igreja, mas lá fora, o “santo” compra e não paga, é preguiçoso no serviço, é ignorante, bate na mulher...

Sabe por que precisamos de renovação espiritual? ...é pra gente não negociar com o pecado ou com qualquer coisa que nos atrapalhe no relacionamento com Deus.

 

Conclusão

Oh! Senhor, aviva-nos, renova-nos com o Teu poder!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page