top of page

O QUE AGRADA A DEUS?

Miquéias 6.6-8

 

“O que é que eu levarei quando for adorar o Senhor? O que oferecerei ao Deus Altíssimo? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano para serem completamente queimados? 7Será que o Senhor ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades?

8O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus”.

 

Introdução

É muito recomendável que depois da leitura desse verso, façamos uma pergunta a nós mesmos... a pergunta é: O que Deus espera de mim?

E você consegue achar a resposta? ...claro! Ela está revelada nesse verso da Bíblia.

Isso é tudo de mais básico que podemos fazer para agradar a Deus... na verdade, é a expectativa que Deus tem a nosso respeito... é o que Ele espera de nós!

Esse verso da Bíblia é um recado que Deus dá ao seu povo através do profeta Miquéias... nesse v.8, Deus mostra como podemos agradá-Lo.

 

...eis como podemos agradar a Deus... em primeiro lugar:

FAZENDO O QUE É DIREITO

Deus espera que façamos o que é direito: “Que pratiques a justiça...”, assim se lê numa versão mais antiga da Bíblia.

Praticar a justiça, fazer o que é direito - isto nos fala de SANTIDADE.

Normalmente a palavra justiça na Bíblia tem o sentido de santidade, ou seja, de nossa adequação aos padrões de Deus.

Esta é a primeira coisa que Deus exige de nós, que não sejamos meros religiosos, meros frequentadores de culto, pessoas sem testemunho, sem compromisso...

Na época de Jesus havia um grupo religioso chamado de “os fariseus”.

As pessoas daquele grupo eram somente religiosas, interessadas apenas nos rituais da religião: ida ao templo, donativos para os pobres, um jejum... mas eram cheios de comportamento pecaminosos.

Trazendo para os dias de hoje, é bastante comum ver católicos fazerem o sinal da cruz e evangélicos darem “glória a Deus”, e esses mesmos, no momento seguinte, conversarem animadíssimos sobre suas experiências de baile, de namoros, de bebedeira e farras que nada tem de cristão.

Sabe, se queremos agradar a Deus, temos que fazer o que é direito... temos que viver uma vida santa.

 

...Deus também espera, em segundo lugar, que O agrademos:

2. AMANDO AOS OUTROS COM DEDICAÇÃO

Talvez na versão da sua Bíblia, esteja: “Que ames a beneficência...” .

Isto nos fala de SERVIÇO... Beneficência ou benevolência tem o sentido de abençoar os outros de maneira prática.

Podemos fazer isso através da oração, através do evangelismo por amizade, através do discipulado... podemos fazer isso, nos esforçando por suprir as necessidades físicas, emocionais e espirituais de quem estiver à nossa volta.

Podemos fazer isso, seguindo o exemplo daqueles que, enxergando uma família em dificuldades, devido à última inundação, reuniu roupas e alimentos e foram lá, em solidariedade, ministrar amor.

Mas, atenção a esta segunda coisa que Deus exige: que amemos uns aos outros com dedicação.

Isso significa fazer tudo que pudermos fazer em amor pelo próximo, mas fazer com paixão, com dedicação!

Se eu pudesse ir à sua Bíblia com lápis vermelho, eu grifaria essas palavras “com dedicação”.

Nós não podemos dizer que amamos a Deus, se não amamos as pessoas, e não podemos dizer que amamos as pessoas se não estamos dispostos a investir, com dedicação, nelas.

Em 1 João 4:20 está escrito: “O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão”.

Em Gálatas 6:9,10, está: “...sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé”.

Em outra parte da Bíblia, Romanos 12.9, está escrito: “O amor seja sem hipocrisia”. Não seja fingido...

E na carta do idoso apóstolo João, está escrito (1Jo 3.18): “Porque Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações”.

Essa palavra me humilha... falar de amor no microfone perante a igreja é desconfortável pra mim... porque toca num dos meus pontos mais fracos.

Mas não é por que sou humilhado com essa palavra, que posso riscá-la desse v.8, para não ter que mencioná-la...

Me constrange falar de algo onde preciso melhorar, mas esse constrangimento não me autoriza omitir nenhuma parte da Palavra de Deus.

Então, se você também tem ouvidos para ouvir o que o Espírito Santo diz, receba isto comigo: Deus espera que “amemos uns aos outros com dedicação” – grifado em vermelho!

...em terceiro lugar, Deus espera que O agrademos:

 

3. VIVENDO EM HUMILDE OBEDIÊNCIA A ELE

Lemos aqui no v.8: “...vivamos em humilde obediência ao nosso Deus”..., ou como traz outra versão: “Que andes humildemente diante do Senhor teu Deus.”

Isto nos fala de RELACIONAMENTO COM DEUS... andar diante de Deus é ter uma vida de intimidade com Ele.

Sabe, Deus não quer religiosidade... quer intimidade.

A pessoa religiosa diz: tenho que ir à missa, tenho que ir ao culto... tenho que fazer o sinal da cruz, tenho que fazer uma oração, uma reza... uma vigília, uma peregrinação... tenho que fazer o Quarto-de-Escuta, o jejum semanal, o discipulado... e vive escrava desses rituais da religião.

Mas, ouça, Deus nos quer como filhos; não é como religiosos!

Para Deus importa que nós O obedeçamos – isso tem mais valor do que o número de vezes que oramos, que adoramos ou que jejuamos... por que, na verdade, não tem valor algum a oração sem obediência, a adoração sem obediência, o jejum sem obediência...

Se havemos de agradar a Deus, Ele espera que vivamos em humilde obediência à vontade dEle.

 

Conclusão

É bom para nós agradarmos a Deus.

Havia certa vez um empresário que tinha um cachorro de estimação. Era um cão de guarda. Este cachorro era tudo para ele. Para onde ele ia, levava o cachorro. Se alguém quisesse agradar àquele empresário, era só falar bem do seu cachorro... um funcionário, que era novo no emprego e que queria logo ser bem promovido, desde cedo, procurou tirar proveito disso: cada vez que ele se encontrava com o patrão, falava bem do cachorro dele. Ele dizia: “Que cachorro esperto!” ou “Que cão comportado!” Não demorou, ele foi promovido. Era o único empregado que podia entrar na casa do patrão e, de fato, o patrão freqüentemente o convidava para ir à sua casa para ver o cachorro, o qual dizia estimar muito.

É interessante notar como todo mundo gosta de agradar aos outros, especialmente quando essa pessoa é alguém que possa nos promover, nos colocar em posição melhor na vida.

Agradar a alguém do qual se depende é bom negócio, é uma boa política, porque traz recompensas... e para agradar aos outros existe um segredo: é fazer exatamente aquilo que ele gosta.

Já imaginou se pudermos agradar a Deus?

Ora, se agradar aos homens já é negócio, imagine quanto mais é agradar a Deus!

Quem agrada a Deus conta com Ele sempre, mesmo na hora mais difícil!

Jesus mesmo testemunho disso, dizendo: “Quem me enviou está comigo e não me deixou sozinho, pois faço sempre o que lhe agrada” (Jo 8.29).

Nós teremos grande recompensa se agradarmos a Deus.

 

E conseguimos agradar a Deus, seguindo três princípios bem básicos:

FAZER O QUE É DIREITO,

AMAR AOS OUTROS COM DEDICAÇÃO e

OBEDECER A DEUS COM HUMILDADE.

Quem agradar a Deus contará com Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 23.1.2008

bottom of page