top of page

VIVA AO MÁXIMO

Salmo 90.1-12

 

INTRODUÇÃO

O verso tema deste Salmo é o de nº 12, que diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” (ACF).

O filósofo Sócrates, da Grécia antiga, costumava dizer: "Uma vida sem reflexão não merece ser vivida". Viver por viver não é válido... viver por viver é indigno dos seres humanos... é desperdiçar a vida.

Você precisa ter um propósito. Não pode viver por viver.

E esse Salmo 90, diferente da maioria dos outros, esse foi escrito por Moisés que estava no final de sua vida.

E Moisés parou para pensar um pouco sobre tudo o que havia lhe acontecido, e até no que ele tinha feito até então.

Da mesma forma, eu e você somos encorajados pela Bíblia, a Palavra de Deus, a refletir sobre os nossos dias de vida sobre a terra. Deus nos convida a contar os nossos dias, e isto, para a nossa própria felicidade.

Eu lembro que antes dos quinze anos, eu contava: mais um, mais dois, mais três... até chegar aos quinze, porque eu achava

maravilhoso ter essa idade, e de fato, é uma fase muita linda, mas eu também lembro que completei vinte anos e depois mais vinte, que somaram quarenta... e hoje são 48, e a conta que eu faço, silenciosamente é: menos um, menos dois... dura realidade!

Mas seja como for que você conta os seus dias, o desejo de Deus visa a sua felicidade.

 

Então, vamos refletir sobre três fatos! Primeiro:

1- QUAL É A DURAÇÃO DA NOSSA VIDA?

Ela pode durar poucas semanas ou alguns breves momentos, ou várias décadas... o fato é que a nossa passagem por esse mundo será sempre rápida.

O v.5 fala que a vida passa como um sono... no v.9 lemos que ela passa como um suspiro, um sopro.

Os anos passam depressa... o intervalo entre o nascimento e a morte, o berço e a sepultura, é muito curto... é do pediatra para o geriatra; o v.10 resume dizendo: "Nós voamos.

Pois é exatamente porque os nossos dias são poucos que devemos contá-Ios, porque assim, podemos aproveitá-los mais e até corrigir algumas coisas.

Quando um médico diz pra um paciente que ele está com os dias contados, o que isso significa? Que resta pouco tempo...

E pra alguns é pouco tempo mesmo... O médico diz: “Lamento informar, mas não há mais nada que eu possa fazer”. Aí o paciente murmura: “Mas que notícia terrível! Quanto tempo eu ainda tenho, doutor?” E o médico faz uma previsão: “Dez”. “Dez, o quê? Dez meses? Dez semanas? Dez, o quê?” E o médico: “Nove... Oito... Sete...”.

É engraçado, mas é triste, porque existem pessoas que só dão valor à vida quando escutam isto dos médicos.

Aí, param de beber todas, param de fumar... e começam a cultivar hábitos saudáveis!

Ah! mas, para não deixar que isso aconteça no final da vida, faça como Moisés, peça a Deus antes: “Senhor, me ensine a contar os meus dias” (v.12).

Porque, talvez, você pense que são muitos... mas não são; a vida é breve.

 

Outra reflexão:

2- QUAL É A SITUAÇÃO DA NOSSA VIDA?

A situação é a seguinte, está aqui no v.5-6: além de breve, a vida é frágil, ela é delicada... é como uma folha de grama que nasce pela madrugada, cresce durante a manhã e à tarde é cortada sem hesitação.

No Novo Testamento, lemos que Tiago (4.13-14) escreveu: “...escutem, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro! Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece”.

Deus quer que entendamos que fazer planos é bom, mas planejar as coisas como se Deus não existisse é burrice, porque a qualquer momento algo pode nos acontecer. Nós não somos os senhores do destino.

Precisamos ter em mente essa verdade: nossa vida, que é breve, também é frágil... de uma hora para outra, acaba.

Por isso, cada um tem que cuidar bem de si mesmo e ajudar os outros.

 

...e a terceira reflexão é:

8- QUAL É A ESPERANÇA DA NOSSA VIDA?

Como você vê, o Salmo 90 é bem realista, ele é claro e direto, mas ele não é depressivo.

O próprio Moisés foi surpreendido pela bondade de Deus, porque no v. 10, ele falou assim: “Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!”

Mas, foi isso que aconteceu com Moisés? Não.

Em Deuteronômio 34.7, está escrito isto: “Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor se enfraqueceram”.

Ora, o que é que houve? O que aconteceu com esse homem que havia falado: “O limite de nossa vida é setenta anos e só alguns, mais fortes, conseguem chegar a oitenta” (BV).

O que aconteceu é que ele pediu a Deus que lhe ensinasse a contar os dias e ele aprendeu, e se tornou sábio!

Sabe, a vida pode ser curta e frágil, mas quando ela é vivida na presença de Deus, ela se torna cheia de significado.

Deus é a esperança da nossa vida!

Você quer viver a sua vida ao máximo, aproveitando bem cada segundo? Viva na presença de Deus.

E para te ajudar nisto, Deus te dá recursos formidáveis, olha só: você tem os cultos da igreja, tem as reuniões de célula, tem os estudos bíblicos de domingo pela manhã, tem agora o discipulado um a um...

Tudo isto são recursos que ajudam você a ficar ligado em Deus.

Adoentada, uma senhora foi ao médico, que examinou, passou a receita e fez a seguinte recomendação: “Agora, minha senhora, por seis meses, repouso absoluto. Não saia de casa”. E a senhora questionou: “Mas, doutor,  eu sou crente... e a igreja, como é que vai ficar?” O médico respondeu: “Ora, a igreja pode passar muito bem sem a senhora”. E a senhora disse: “Sim, eu sei... mas eu é que não posso passar bem sem a minha igreja”.

Mas sabe o que está faltando? ...compreender isso.

 

Amado, a sua vida é um milagre... cento e vinte milhões de espermatozoides estavam na corrida e foi o que deu origem à você que conseguiu furar o bloqueio e fecundar o óvulo! A sua vida é um milagre! Valorize isto!

Não guarde mágoa, culpa nem pecado no seu coração. Não faça nada pela metade. Não ignore as pessoas. Não desperdice as suas oportunidades. Viva a sua vida ao máximo... e maneira de vivermos ao máximo, é vivermos na presença de Deus, numa relação que consiste de orar, adorar, obedecer, amar o próximo...

Você está vivendo sua vida ao máximo? Há muitos que estão se afundados na depressão, outros estão atolados no desânimo, mergulhados na moleza...

Ah! Mas, esse não é o propósito de Deus para a sua vida. Deus quer que você viva ao máximo!

Por isso, aprenda a contar os dias... eles passam rápidos... e você não tem controle sobre quantos são.

Para viver ao máximo, entre num relacionamento firme com Deus... entrega pra Ele agora a mágoa que está no seu coração, a culpa, o pecado... Deus tem planos elevados para a sua vida!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 4 de Agosto de 2012

bottom of page