top of page

CRENTES PRA VALER

Miquéias 6.6-8

 

“Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano? 7 Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?

8 Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus” (NVI).

Esta noite eu trago uma palavra que nos desafia. Nos desafia a viver uma vida mais profunda em Deus. Eu diria, a viver uma vida de crentes pra valer. Diga comigo: crentes pra valer. Então, vamos ler o texto bíblico no livro de Miquéias 6.6-8 Este não é um dos livros mais procurados da Bíblia, mas é uma Palavra de Deus que nos inspira!  

 

Então, eis o tema para refletirmos: Crentes Pra Valer.

 

Trago esse assunto porque nós não podemos nos tornar pessoas que permanecem na igreja com a mentalidade de apenas conseguir coisas da parte de Deus. Crentes pra valer, não são assim. Mas, tem havido nas igrejas, pessoas somente interessadas em conseguir coisas de Deus. Eu era adolescente ainda quando vi e guardei uma gravura que é pura verdade. Ela mostra o tamanho de três filas e, descaradamente, a maior de todas é a fila para receber bênçãos materiais. Mas, nessa fila, pode ter certeza, estão também aqueles que buscam pelas bênçãos sentimentais: um namoro, um casamento, a volta da pessoa amada. Quem tá nessa fila, aí?

 

Qualquer um de nós pode responder facilmente à pergunta: o que eu espero de Deus? Ou, o que eu quero com Deus? Mas tem uma pergunta mais importante do que essa: o que Deus espera de mim? O que Deus quer de mim? É importante pensar nisso, porque a gente prega que Deus é cheio de bondade, que Deus é amor, que Deus está interessado em abençoar e em fazer milagres nas nossas vidas. Isso é verdade, Deus é gracioso e misericordioso. Ele ama abençoar. 

Mas, sabe, esta não é a verdade completa, porque Deus não apenas quer abençoar as pessoas, Deus também quer que as pessoas vivam para Ele Então, isso é muito mais do que ser crente. Eu quero, como pastor da igreja, que todos nós e não somente alguns de nós, entendam exatamente o que é ser crente, porque já basta o tipo que diz: “O que Deus pode fazer pra mim?” A fila dos que só buscam o favor de Deus, já está,  vergonhosamente, grande demais. 

 

Pois bem, nessa parte da Bíblia, a pergunta não é “O que eu posso conseguir de Deus?” A pergunta é outra: “O que eu posso fazer para o Deus que me ama?”  No v.6, está a pergunta: “Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo?” E a resposta vem do próprio Deus, que fala: “Olha, para que fique bem claro, eu vou dizer o que eu espero de você”Sim, de uma forma tremendamente objetiva, Deus fala o que é realmente a vida cristã, o que é que Ele espera de nós. Eu vou te mostrar Irmão, ser crente pra valer o nome, é muito mais do que seguir uma religião, é muito mais do que ter o nome na lista de membros de uma igreja, é muito mais do que frequentar cultos. A vida de um verdadeiro crente é muito mais do que isso. Na verdade, é uma resposta ao que Deus fez por nós na cruz O que Deus fez por nós na cruz? Ele deu Jesus em sacrifício. Sim, mas não foi apenas pra nos livrar do inferno, não foi apenas para nos perdoar os pecados e nos restaurar e nos dar a vida eterna Tudo isso Ele fez, é verdade, mas acima de tudo, quando Jesus derramou o sangue dEle por cada um de nós, Ele pensava em nos ter completamente para Ele.  

Deus esperava e espera, que nós, a partir daquele gesto de amor, tivéssemos e tenhamos uma relação muito mais do que superficial com Ele. E quando Deus vai definir o que Ele espera de nós, Ele fala aqui, nesse texto, de três áreas, de três verdades, que se nós entendermos e nos curvarmos a elas, então seremos de fato, crentes pra valer e não apenas pessoas vivendo uma religião. Deixa eu mostrar a primeira verdade que Deus coloca e que Ele espera de nós.Deus começa dizendo: “O que eu quero, o que eu espero de você é que você pratique a justiça”.

 

Irmão, isso fala de uma vida de santificação. Justiça, quase todas as vezes na Bíblia tem a ver com a Lei do Senhor. Na maioria das vezes quando você encontrar a palavra justiça na Bíblia, pensa logo na lei de Deus. Pensa no código de ética que Deus quer implantar em nossas vidas. A justiça. 

A Bíblia diz que com a morte de Jesus na cruz, nós fomos transportados do reino das trevas para o reino de Deus (Cl 1.13-14) E o reino de Deus é um reino onde há justiça. O reino das trevas é injusto, é de desonestidades, é de enganos. Nele as pessoas são oprimidas e dominadas pelo pecado. O diabo dá rasteira, engana, faz um negócio parecer bom, mas no final é morte. Mas o reino de Deus é de justiça, é de retidão (Rm 14.17).

 

Portanto, não é possível ser um verdadeiro crente, sem mudarmos o padrão da nossa conduta. Não é possível sermos crentes pra valer, se não renunciamos a mentira, a falsidade, o engano. Mas, infelizmente, uma boa parte dos crentes, vive uma vida de aparência. Tem a casca bem cuidada, mas o miolo é mal conservado. Não é possível ser crente pra valer sem se converter completamente, por inteiro, à Lei de Deus A conversão, amados, é um momento fundamental na vida de um ser humano. Quem não se converte ao Senhor, está perdido.

 

Que é conversão? É um giro de 180 graus. Aconteceu com a Silvia, que era conhecida como a “bruxa da Cracolândia” e convertida, é uma serva de Deus. É tão radical essa experiência que a Bíblia chama de novo nascimento. 

Agora, a pessoa pode entrar pra igreja e ter cara de crente, cacoetes de crente, hábitos de crente, mas se não se converteu ao Senhor, se não nasceu de novo, nunca vai ver o reino de Deus

 

Eu fico preocupado com as pessoas que gostam da igreja, que costumam estar nos cultos, nos nossos cultos aqui, mas que ainda não nasceram de novo. Quando meus filhos eram bem pequenos, eu e Tânia tivemos a preocupação de mostrar a eles, a importância de amarmos a Deus e de obedecermos a Deus. Então, tínhamos muito CD de louvor tocando dentro de casa, nós compramos a primeira Bíblia para eles, estávamos juntos nos cultos, dávamos exemplos de fé. Mas, tinha uma oração que eu fazia: “Senhor, eu posso fazer tudo que eu acho certo fazer, posso até carregar os meus filhos junto comigo por um tempo da vida deles, mas tem uma coisa que eu não posso fazer: eu não posso mudar o coração deles, somente o Senhor pode fazer isso”.

 

Então, teve um momento que eles precisaram viver uma conversão, precisaram nascer de novo, espiritualmente falando, porque filho de crente não é crentinho. Vida cristã não se herda, ela é resultado de uma experiência: a pessoa precisa chegar num ponto de fazer uma escolha: de morrer para o mundo e viver para Deus. 

 

Mas, sabe o que é perigoso? É a pessoa viver no meio do evangelho e estar convencida, mas não convertida A pessoa se convence de que Jesus é o Filho de Deus, de que a Bíblia é a Palavra de Deus, de que todos somos pecadores; ela se convence, mas não se converte.

 

O perigo é que essa pessoa pode se enganar, achar que é crente porque frequenta igreja. Podemos nos enganar com a aparência.

 

A Bíblia conta de Jesus ter falado várias vezes sobre o último dia, aquele dia em que cada um de nós aparecerá diante do Senhor e prestará contas da sua vida e será introduzido na vida eterna, que será no céu ou no inferno Jesus falou, por exemplo, de pessoas que estarão diante de Deus naquela hora, mas que serão colocadas à Sua esquerda e irão ouvir: “Afastem-se de mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos” (Mt 25.41 – NTLH).

 

E aquelas pessoas irão dizer: “Mas, Senhor, nós participamos da igreja, nós fizemos oração, nós cantamos louvor”E Jesus irá dizer pra essas pessoas: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal” (Mt 7.23 – NVI)Num português bem claro: “fora daqui!”

 

Ah! Irmão, isso é tão sério. Nós precisamos entender que Deus é Deus. O reino dEle é de justiça, é de retidão, é de santidade Portanto, é completamente impossível sermos crentes pra valer e continuar vivendo os costumes do mundo.

 

O apóstolo Paulo, que foi um dos grandes defensores da verdadeira vida cristã, preocupado com as pessoas não se tornarem religiosas, mas sim, crentes pra valer, ele expressa a necessidade de que manifestemos em nossa nova vida, uma nova maneira de pensar.

 

Lemos em Ef 4.22-24: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (NVI).

 

Paulo está, de certa forma, dizendo: “Vocês precisam pensar de uma maneira nova. Os pensamentos, os costumes, os valores de vocês, precisam ser mudados, precisam ser lavados. Agora, vocês precisam pensar a partir da Palavra de Deus. Vocês precisam converter os seus pensamentos ao que está escrito na Palavra de Deus. Vocês precisam arrancar essa veste própria do reino das trevas, onde se vive debaixo de engano, debaixo de impureza sexual, debaixo de domínio do pecado, de mentira, de rebelião, de desobediência, de desonestidade. Agora vocês precisam aceitar o amor de Deus!”

 

Irmão, Deus quer que nós pratiquemos a justiça. É lei!  É possível que quando você escuta falar da lei de Deus, você pense nela como sendo um desmancha prazer, que vai ser obrigado a fazer algumas coisas e que vai perder os seus direitos. Mas, não é assim. 

Toda lei é dada para proteção, para segurança. Se no trânsito o sinal fica vermelho, a lei diz para parar e não respeitar a lei, é correr o risco de sofrer acidente.

 

Essa semana começou tão triste com a notícia da morte daquele rapaz de 18 anos, lá do Recife, que foi mordido por um tubarão na praia. O trágico é que tinha placas proibindo o banho naquela área. A lei estava dizendo: “Não entre na água”, era uma proteção, mas o rapaz ignorou, infelizmente. Foi socorrido, mas morreu segunda-feira de madrugada.

 

No mundo dos homens, no entanto, as leis nem sempre são justas, mas nós aqui, porém, estamos falando do reino de Deus e o reino de Deus é governado por um Deus que ama, um Deus que é justo E esse reino, imagine, quando você recebeu Jesus como Salvador, você foi transportado para ele, o reino de Jesus, onde as leis são perfeitamente justas e tem um único propósito: proteger você, proteger a sua vida, a sua integridade, proteger a sua mente, proteger o seu corpo, proteger a sua família.

 

Quando Deus me diz: “Eu quero que você honre o voto de fidelidade que você fez no seu casamento com a sua mulher. Quando Deus me diz isso, Ele não está desmanchando os meus prazeres, não está atrapalhando a minha felicidade. Ao contrário, Deus está guardando o meu casamento, guardando a minha integridade.

 

Está entendendo? O que Deus espera de mim é muito mais do que religião. Deus espera que eu viva de acordo com a Sua Palavra. Deus espera que eu me santifique dia após dia E santificação é isso: um processo que não pode parar. Amanhã cedo você precisa se levantar mais santo do que está hoje. 

Afinal, Deus colocou em você um Espírito Santo. E quanto mais você dá lugar ao Espírito de Deus na sua vida, mais a sua mente vai sendo transformada.

 

É isso, justamente, o que o apóstolo Paulo desejava que acontecesse, quando escreveu a Carta aos cristãos romanos No capítulo 12, ele disse: “não vos conformeis com este mundo, não vos amoldeis a esse mundo, não ajam como esse mundo, não pensa de acordo com o que pensam as pessoas deste mundo” – “mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

 

O escritor da Carta aos Hebreus 12.14, ele diz, como que resumindo tudo: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (NVI).

 

Preste atenção: quando você ler “ninguém” na Bíblia, é ninguém mesmo. Você não precisa consultar dicionário nenhum, porque “ninguém” na Bíblia é ninguém mesmo.

 

E o que o apóstolo Paulo estava dizendo, o escritor da Carta aos Hebreus aqui, está dizendo: “Ninguém verá a Deus se abandonar a santificação”

 

A santificação precisa ser seguida, precisa ter sequência na nossa vida. Quanto mais eu me relaciono com Deus, quanto mais tempo de vida na igreja eu tenho, quanto mais eu recebo da Palavra de Deus, mais santo eu preciso me tornar Porque, a pessoa que não andar por esse caminho, se tornará religiosa, não será crente pra valer. Será só aparência.

 

Então, precisamos entender que ser cristão sem viver o padrão de Deus é uma ofensa a Deus.

 

Cuidar da aparência é uma boa coisa, mas maquiagem espiritual não adianta, porque Deus vê o nosso coração, e Ele se ofende quando nos vê falando uma coisa e vivendo outra. 

 

Jesus, durante o Seu ministério, tirou um tempo pra confrontar os religiosos. Aliás, parece que Jesus confrontava mais fortemente os religiosos, os “santos do pau oco” (já ouviu isso?), do que os pecadores acostumados ao pecado Lemos em Mateus 23.27-28, por exemplo, em que Jesus disse: “Ai de vocês” E toda vez que você ler “ai” na Bíblia, outra dica, a coisa é séria. Toda vez que sair um “ai” da boca de Deus na Bíblia, a coisa é séria“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade”.

 

Eu sei que essa é uma palavra séria. A geste está costumado a falar do amor de Deus. E o amor de Deus faz todo sentido. Ora, imagina, pelo tanto que nós já erramos, Deus poderia ter nos abandonado para sempre.

 

Mas, Deus vai longe em Seu amor por nós. E uma das coisas que o amor de Deus faz, é desfazer as mentiras E existem mentiras que são acalentadas muito facilmente. O nosso coração é enganoso, ele aceita que podemos fazer de conta, que no fim vai dar tudo certo. Mas, irmão, pra ser crente de verdade, Deus requer dos Seus filhos mais que aparência, Ele requer santidade, justiça.

 

E como eu falei, quando nós tentamos viver aquilo que não somos, nós ofendemos a Deus.

 

O profeta Isaías (1.11-13), fala de uma queixa de Deus do povo daquele tempo, mas bem que serve para muitos de hoje que dizem ser cristãos. O Senhor diz: “Para que me oferecem tantos sacrifícios?”, pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes!” Isso se refere aos elementos do culto do Antigo Testamento.

 

Eu poderia escrever este verso para os nossos dias assim, Deus está dizendo: “De que me serve as suas músicas, de que me serve os seus aplausos, de que me serve as suas mãos levantadas... Depois, Deus fala: “Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade”.

 

E no final desse versículo, Deus fala algo que nos dá uma dimensão do quão terrível para Ele é nos ver fazendo de conta que somos crentes e não somos crentes pra valer. Deus fala: “Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade”.

 

De certa forma, Jesus está nos dizendo mais uma vez aqui: “Eu não morri por isso. Eu não morri pra ter pessoas frequentando cultos da igreja e ao mesmo tempo envolvidas com a mentira, com o pecado, com a pornografia...”O que Deus espera de você? Deus espera que você pratique a justiça, a santidade.

 

Aliás, a santidade é prática. Não é só você crer na Palavra de Deus, é você praticar o que a Palavra ensina. Santidade não é só assistir cultos aos domingos, é viver a Palavra de Deus todos os dias

 

Deus espera que você pratique a justiça, esteja você no escuro, sozinho, no meio de uma multidão, Deus espera que você seja um crente de verdade.

 

Conclusão

Eu acredito que alguns dos que estão aqui precisam ainda se converter. Precisam nascer de novo, precisam encontrar Jesus e dizer: “Senhor, eu abro o meu coração e Te recebo para dirigir a minha vida” E, talvez outros, já são convertidos, já tem o Espírito Santo de Deus em sua vida, mas permitiram que em algum momento, a santificação fosse interrompida.

 

Então, é preciso voltar. É preciso voltar a ser santo  .

 

O que Deus espera de você?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

Fonte: Danilo Figueira

 

bottom of page