top of page

CASAMENTO DE ALINE & LÉO

João 2.1-11

 

Aline e Leonardo, finalmente chegou o dia tão esperado!

Depois de tantos preparativos, tantos planos, tantas contas... estamos aqui reunidos para a celebração, na presença de Deus, do casamento de vocês.

Para isto, vocês convidaram os familiares, os amigos, os irmãos em Cristo...  e Jesus também, vocês lembraram de convidar para participar e abençoar o casamento de vocês.

Vocês são muito queridos e que bom que encontraram um ao outro.

Do ponto de vista de Deus, não era bom que Léo ficasse sozinho, nem Aline! ...então, Deus permitiu o encontro de vocês.

Porém, me antecipo em dizer, que para ser feliz o casamento, não basta a união de vocês dois… para tornar o casamento feliz é preciso a união de três pessoas: um homem, uma mulher e Deus... porque o perfeito casamento é assim: a união de três pessoas.

 

Quero compartilhar com vocês a história do casamento em que Jesus participou em Caná da Galiléia, onde, inclusive, operou o Seu primeiro milagre.

Lemos em Jo 2.1-11: “1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;

2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.

3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4 Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.

5 Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo  usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros.

7 Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.

8 Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”. Eles assim fizeram,

9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a

água. Então chamou o noivo

10 e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até

agora”.

11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram      nele”.

 

Aquele dia em Caná da Galiléia, era como o de hoje, dia de festa... os moradores da vila estavam reunidos em torno de duas famílias para celebrar a união de seus filhos queridos.

E entre os convidados estavam Jesus, sua mãe Maria e Seus discípulos!

E, curioso, naquele tempo, uma festa de casamento podia durar uma semana, já imaginou? ...sete dias de alegria e comemoração!

Então, uma coisa não podia faltar durante a festa: era comida e vinho... ah! seria é uma tragédia... um pesadelo para a família!

A bem da verdade, duas coisas não podiam faltar para haver festa: a presença de um dos noivos no dia do casamento (lógico) e a comida na festa.

Mas a tragédia aconteceu... ela entrou na festa sem ser convidada. O vinho, que era servido livremente, acabou.

Maria, muito atenciosa, percebeu a situação. E ela disse para Jesus: "Eles não tem mais vinho. Não tem mais bebida para servir aos convidados”.

Ela percebeu que, por conta disso, a reputação da família estava em jogo... que seria o maior “mico” da Galiléia, faltar vinho naquela altura da festa... ah! por muitos anos a vizinhança do lugar não iria falar em outra coisa!

Mas Jesus, que antes de ser filho de Maria é o Filho eterno de Deus, também estava sensibilizado com o problema.

E Maria confiou que Jesus podia fazer alguma coisa para mudar a situação. Ela disse: "Façam tudo o que ele lhes mandar".  Que fé extraordinária!

 

Léo e Aline, vocês também precisam ter essa fé em Jesus!

Haverá muitas situações no casamento... muitas circunstâncias virão para concorrer com a felicidade de vocês... mas, em horas assim, a fé em Jesus servirá para proteger a união de vocês – então, não fiquem um dia se quer, sem confiar em Jesus, porque Ele tem o poder de mudar toda e qualquer situação.

Então, Jesus deu ordem para que os jarros de pedra fossem enchidos com água até em cima, até não caber mais.

Aí, Jesus, o Senhor da criação, sem fazer alarde, sem dar espetáculo, realiza um milagre: a água foi transformada em vinho!

E o encarregado da festa ficou tão admirado com a qualidade do vinho, que comentou com o noivo, "Puxa! todo mundo serve primeiro o vinho bom, e quando acaba, dá o inferior; mas você guardou até agora o melhor vinho!”

Olha, foi um presente de casamento e tanto, aquele que Jesus ofereceu para estes noivos e para suas famílias.

Porque, onde poderia haver frustração e tristeza, Jesus trouxe alegria. Jesus mudou a tragédia em celebração.

Esse é o melhor presente de casamento que existe: poder contar com a presença de Jesus.

 

Aline e Léo, o melhor presente de casamento que vocês têm é Jesus!

Sabem aquela TV de LCD, 32 polegadas, Full HD, com conversor integrado, que um padrinho aí pode dar pra vocês? Não é e nem pode ser melhor presente do que é a presença de Jesus na vida de vocês.

O melhor e mais caro presente que qualquer um de nós aqui, casados ou solteiros, pode ter na vida, o melhor presente é ter Jesus.

Ah! Mas espere um pouco: no início, Jesus é o convidado, mas ao longo da festa, Ele muda de papel. De convidado, Jesus se torna a Pessoa principal.

Afinal, quem é que promove o banquete? Quem que distribui com abundância o melhor vinho? É Jesus.

Jesus é o verdadeiro Dono da festa... a verdadeira fonte de onde jorra alegria, paz e felicidade duradoura é Jesus!

 

Eu quero ao concluir, lembrar isto a vocês: Jesus é o Senhor. Deixem que Ele traga orientação e façam tudo o que Ele mandar.

Que na casa de vocês, sabe, não seja o Leonardo quem mande, como se fosse o rei da selva, e nem Aline quem dê as últimas ordens, como se fosse a Dama de Ferro, entende?

Eu soube que um marido e sua mulher, estavam num tremendo bate-boca quando a campainha tocou. Mas quem acabou atendendo foi a vizinha do lado, que perguntou à pessoa que chamava: “Você gostaria de falar com quem?”E a pessoa disse: "Eu gostaria de falar com o dono da casa". E a vizinha respondeu: "Ah! vai ter que esperar um bom tempo, porque já faz mais de uma hora que eles estão discutindo exatamente isso: quem é o dono da casa!"

Sabem, ao longo da vida a dois, em casamento, em família, imprevistos podem acontecer, algo pode acabar,...

Como uma mulher estava se queixando: “Meu casamento acabou por que faltou respeito”.

Há relações que acabam por causa de dinheiro, de brigas constantes, de ciúmes...

Mas, se vocês seguirem a orientação do Senhor, a festa na casa de vocês não vai acabar.

Portanto, Leo e Aline, seja Jesus, a Pessoa sempre principal na casa de vocês.

E assim, que a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus, o Pai, permaneça com vocês para sempre. Amem.

 

Pr Walter Pacheco, 5.6.2010

bottom of page