top of page

DESENVOLVENDO SUA AUTOCONFIANÇA

Mateus 9.18-22

 

Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá". Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos. Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, pois dizia a si mesma: "Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada". Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou! " E desde aquele instante a mulher ficou curada.

 

Existem pessoas que demonstram confiar muito em Deus, confiar muito nas pessoas, mas que não confiam nelas mesmas. Já viu isso?

Verdade. A pessoa confia em Deus, confia nos outros, mas não confia em si mesma. Algumas até confiam em si mesmas, mas não demonstram, pensando que fazer isso é se tornar orgulhoso, arrogante e coisa e tal.

Sabe, irmão, o maior número de fracassos que vemos no mundo hoje, é de pessoas que não acreditam nelas mesmas.

Imagina por exemplo, um rapaz inteligente, bom partido, temente a Deus, que conhece uma moça linda, também muito crente.

Aí, eles começam um namoro santo e depois de um tempo, ele diz pra ela: “Amor, eu quero me casar com você, porém, eu nunca casei, não sei como é ser um bom marido, eu até acho que não serei um bom esposo, tenho receio de perder meu emprego, inclusive, penso que depois de casado, posso te fazer passar fome e se tivermos filhos, eu não sei se eu vou ser um bom pai”.

Pensa: você acha que essa moça, depois de ouvir isso, se casaria com um rapaz desse? Se ela tiver juízo, não casa, não!

Agora, pense no mesmo casal, na mesma situação, só que quando ele vai falar de casamento, ele diz assim: “Amor, eu nunca casei, mas eu acredito que Deus vai me abençoar e me dar sabedoria para eu ser um bom marido pra você”. Você acha que a resposta dela será “sim” ou será “não”? Claro que será “sim”, porque ele demonstrou autoconfiança. Isto é um grande segredo.

Sabe, vemos na Bíblia que muitos homens e mulheres, foram exortados por Deus a acreditar em si mesmos, a ter autoconfiança. Esse é o grande desafio.

Desde cedo na minha infância, eu aprendi a acreditar em Deus. Eu nunca tive dificuldades de acreditar em Deus. Eu até fico impressionado

como pode ter alguém ateu e atoa! Eu sempre acreditei em Deus com muita facilidade.

Também, eu nunca tive dificuldade de acreditar nas pessoas. Tem pessoas boas e tem pessoas maldosas, mas mesmo havendo pessoas que

decepcionam a gente, eu acredito nas pessoas.

Mas, sabe qual é o meu maior desafio, e pode ser que seja o seu também? É acreditar em mim mesmo. Eu tenho limitações tão grandes que, as vezes, fico achando que não posso todas as coisas naquele que me fortalece. Eu tenho aprendido que preciso acreditar em mim mesmo.

 

No Velho Testamento, encontramos Abraão, um homem que quando foi chamado por Deus, não teve dificuldade nenhuma em deixar sua terra, sua parentela e ir pra um lugar que não sabia direito. Abraão acreditava em Deus. Com muita facilidade também, ele acreditava nas

pessoas. Por exemplo, lemos que ele levou consigo o seu sobrinho Ló. Abraão foi levando o sobrinho porque acreditava nele.

Ah! Mas quando Deus falou pra Abraão que ele e Sara iriam ter um filho, foi difícil pra Abraão acreditar que ele poderia. Ele falava assim:

“Senhor, somos velhos demais pra isso”. Acreditar em si mesmo, continua sendo até hoje um grande desafio.

Outro que tinha essa dificuldade foi Jeremias, que pra justificar sua falta de autoconfiança, dizia: “Eu sou muito novo pra ser usado por Deus como profeta”. Aí, lemos que Deus falou pra ele (Jr 1.5-8): “…não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor”.

 

Querido, você precisa acreditar em você mesmo!

Isso não significa se tornar uma pessoa orgulhosa. É diferente. O orgulhoso faz tudo para se promover, mas a pessoa autoconfiante quer fazer tudo para a glória de Deus. Você deve ser uma pessoa que acredita em si mesma. Aliás, essa atitude é que conta muito para se ser vitorioso na vida. Se você vai fracassar ou vai vencer, depende dessa atitude.

A Bíblia conta a história de uma mulher que sofria de uma hemorragia que durava 12 anos. O texto diz que ela tocou na borda do manto de Jesus e naquela instante, ela foi curada.

Mas, tem um detalhe que chama a atenção. É o v.21 (Mt 9.20-22), que diz que ela falava consigo mesma: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”.

O que eu aprendo com isso? Que essa mulher estava desenvolvendo sua autoconfiança. Ela acreditava que Jesus era poderoso para curar os

doentes, então ela dizia para ela mesma: “Se eu tocar, se eu fizer a minha parte, se eu acreditar de verdade, vai dar certo; eu vou ser curada!”

 

Eu gosto desta parte da Bíblia que mostra que a mulher falava sozinha, falava consigo mesma. Eu gosto porque eu faço muito isso. Eu sou

introvertido pra conversar, mas comigo mesmo eu casco o bico.

Toda vez que eu ando a pé, sozinho, eu digo umas coisas para eu mesmo ouvir. E ultimamente, uma coisa que eu tenho falado muito para mim mesmo é essa: “Walter, Deus acredita em você, a sua família acredita em você, os irmãos acreditam em você, e agora é a hora de você também acreditar em você”.

Falar com você mesmo é uma coisa muito simples de ser feita. Dá impressão que é que meio doido, mas é uma maneira de você desenvolver sua autoconfiança.

Da próxima vez que você se olhar no espelho, sorria pra você mesmo e diga: “Eu acredito em você!”

 

Pr Walter Pacheco, 30 de agosto de 2015

bottom of page