top of page

DEUS QUER NOSSO ALINHAMENTO COM ELE

Isaías 33.9-10

 

“A terra pranteia e fraqueja, o Líbano murcha, envergonhado; Sarom é como a Arabá, e Basã e o Carmelo perdem sua folhagem.

10 "Agora me levantarei", diz o Senhor. "Agora eu me erguerei; agora serei exaltado”.

Amados, alinhamento é o tema ministerial para este ano.

Alinhamento é uma palavra comum para os astrônomos, é quando acontece dos planetas, que estão distantes entre si por milhões de quilômetros, ficarem em uma linha reta, horizontal no céu. As pessoas que amam astronomia estão tendo, inclusive, uma rara oportunidade neste mês, é que até o dia 20 de Fevereiro, é possível acompanhar o alinhamento de cinco planetas, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Dizem que pode ser visto a olho nu durante a madrugada. Depois do dia 20, vai repetir em Agosto e depois só em Outubro de 2018.

 

Alinhamento é uma palavra comum para os mecânicos. Quando você nota que o carro age de forma estranha, como ir mais para um lado ou com dificuldade de se manter na mesma trajetória, ou percebe que está havendo um desgaste irregular dos pneus, então é necessário fazer o alinhamento. As rodas precisam estar alinhadas pra dar estabilidade ao carro.

Alinhamento é uma palavra comum para os dentistas, que corrigem os dentes tortos, afastados e os encavalados, com o alinhamento deles através de aparelhos ortodônticos, que pressionam o osso, fazendo o dente chegar à posição certa. Dentes alinhados é importante esteticamente e para a saúde também. Há pessoas que sofrem dores de cabeça, dores no maxilar, por conta dos dentes que não estão alinhados.

Alinhamento é uma palavra comum para os pedreiros. Na construção desse prédio aqui, eu vi de perto, a importância dos tijolos serem alinhados. Para a parede não ficar torta, o pedreiro estica uma linha e vai cimentando os tijolos guiado por esta linha. Tem pedreiro que levanta parede no olho... aí, o que foi golpe de vista se transforma em golpe do bolso também, porque a parede fica torta e é preciso desmanchar, perdendo material, e fazer de novo.

Alinhamento é uma palavra comum na nossa igreja também. Esse ano nós vamos trabalhar focados em nos alinhar com Deus e nos alinhar uns com os outros. Isso fala de retidão, de andar correto, de estar acertado.

E, amados, Deus espera poder nos ver alinhados com Ele. Entendemos que precisamos nos alinhar, em primeiro lugar, com Deus e, nos alinhar uns com os outros, aliás, quando nos alinhando com Deus, também nos alinhamos uns com os outros.

É a figura da cruz: Quando a linha vertical está funcionando, você está conectado com Deus, cheio da presença de Jesus, a linha horizontal funciona também. Quando nos relacionamos bem com Deus, nos relacionaremos bem uns com os outros.

Eu vejo esse alinhamento proposto nas tábuas dos Dez Mandamentos. Deus deu a Moisés os dez mandamentos escritos em duas tábuas de pedra. E Deus colocou na primeira tábua, os mandamentos que tem a ver com a nossa relação com Ele.

São os mandamentos que estabelecem: Não ter outros deuses diante do único Deus; não fazer imagens de ídolos, não tomar o nome de Deus em vão... Todos alinhando a nossa vida com Deus.

E na outra tábua estão os mandamentos que alinham nossa vida horizontal, a relação uns com os outros, são os mandamentos como: honrar pai e mãe, não matar, não adulterar, não furtar, não cobiçar a mulher, o marido, nem as coisas do próximo...  Todos alinhando a nossa vida horizontalmente.

Agora, preste atenção: pra conseguir honrar pai e mãe que muitas vezes erram com a gente, alguns pais até abandonam os filhos... pra você conseguir não adulterar, não furtar, não matar, não cobiçar, sabe como isso é conseguido? ...obedecendo os mandamentos da primeira tábua.

 

Primeiro, você alinha a sua vida com Deus, aí, você vai conseguir alinhar a sua vida com as pessoas.

E, acredite, muito mais do que nós queremos acertar nossa vida com Deus e com os outros, Deus quer que acertemos, porque Ele sabe exatamente o que é bom pra nós, enquanto nós, na nossa estupidez, na nossa ignorância, no nosso orgulho, nós falamos: “Alinhar minha vida com Deus, que nada, bobagem. Eu vou perder a liberdade fazendo isso”.

Mas é justamente o contrário. São pessoas sem Deus que ficam presas a uma vida desarrumada. São pessoas sem Deus que vão para o inferno, que vão para a condenação e o sofrimento eternos.

Mas, que dificuldade é para o homem enxergar isso, e entender isso, e admitir que ele precisa de Deus.

Nosso coração é tão duro, nossa visão é tão cega, que se Deus não sacudir o homem, ele não acorda sozinho para a realidade do seu próprio estado e é deixado na sua cegueira para todo o sempre.

Sabe porque alguns são salvos? Não pense que é por causa de terem feito alguma coisa pra merecer, porque como pecadores (que todos somos), o que é merecido por nós é somente a morte, é somente o castigo eterno!

Mas, sabe porque alguns são salvos? É porque ouviram a Palavra de Deus e por ouvir a Palavra, a fé veio para eles como um presente de Deus e, como se a fé fossem as mãos, eles agarraram, eles tomaram posse da salvação que Deus trouxe em Cristo Jesus.

É como se dissessem, no momento em que clareou o entendimento: “Opa! Eu sou pecador e vou para o inferno? Essa é a verdade? Mas Deus me amou e enviou Jesus para me salvar da morte e da condenação eterna, morrendo na cruz? Então, eu creio, eu recebo isto que Deus fez por mim sem ao menos eu merecer! Eu tomo posse, eu aceito o que Deus fez por mim”.

É assim que alguns são salvos e outros não.

Tem gente ouvindo a Palavra de Deus desde o berço, desde criança, mas ainda não estão salvos porque não receberam fé para tomar posse da salvação.

Pessoas assim deveriam gritar: “Deus, se eu preciso crer que sou um pecador e que o Senhor enviou Jesus pra morrer na cruz no meu lugar, pra eu não ser levado para a condenação eterna? Oh! Deus, então me dá essa fé, abra o meu entendimento pra eu crer na Sua salvação”!

Porque, amado, o desejo por um alinhamento brota espontaneamente no coração de Deus, mas no nosso coração esse desejo precisa ser plantado.

Que esse desejo é natural no coração de Deus, o profeta Isaías deixou claro, porque no texto sagrado, aparece o Senhor dizendo: "Agora me levantarei... agora eu me erguerei". Deus falou ao Israel antigo.

Mas, em Jesus e através de Jesus, Deus está dizendo as mesmas coisas para nós hoje.

Quando Deus diz: "Agora me levantarei”, é porque a terra estava "gemendo e desfalecendo". Estava tudo fora da vontade dEle.

A terra toda lamentava e definhava. O Líbano, local das grandes florestas de cedro, estava acabando; Sarom, a fértil faixa de terra ao sul do monte Carmelo, havia se tornado um deserto; Basã, outra planície fértil, lugar de grande produção agrícola e florestas de carvalho, estava perdendo as suas folhas. O mesmo acontecia com a região do monte Carmelo. A produção agrícola estava acabando. A fertilidade e a beleza estavam desaparecendo.

E quando Deus fala “Eu me levantarei”, Ele estava expressando o desejo que tinha de ter o Seu povo novamente alinhado com Ele, porque tais coisas estavam acontecendo porque Israel havia se afastado de Deus, permitindo que o inimigo avançasse trazendo destruição.

Então, Deus, movido de compaixão, movido em amor pelo Seu povo, estava dizendo: “Eu amo muito vocês para deixar que continuem nessa situação. Eu me levantarei”.

É por isso que em Is 44.3-4 está escrito do Senhor declarando: "Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas”.

Deus estava dizendo: “Israel, meu povo querido, Eu vou dar água para matar a sua sede e para regar os seus campos secos. Eu vou derramar o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os seus filhos. Eu me levantarei, porque não posso deixar que se percam”.

E é exatamente isso que Deus quer fazer a você que, aos olhos dEle, está "gemendo e desfalecendo" em seu completo desalinho, desordem e desarrumação.

Eu fico feliz com a certeza que tenho de que o Senhor dirige essas palavras para nós também hoje a noite: "Derramarei água sobre o sedento, e torrentes sobre a terra seca".

Espiritualmente falando, será que não é terra seca o que se encontra dentro da Igreja hoje?

Quantos que só são religiosos, mas não são dedicados a Deus de verdade?

Levantamos nossas mãos no prédio da igreja, mas cruzamos os braços diante de Deus durante a semana... domingo nos envolvemos com Deus, mas durante a semana nos envolvemos com o mundo: mentimos no trabalho, desrespeitamos os pais, não honramos a Deus em nossas conversas, em nossas atitudes...

Nosso coração está de tal forma parecido com o da Igreja de Sardes no livro do Apocalipse, que tem nome de quem vive, mas na verdade está morto!

Terra seca é sinônimo de morte. E é justamente isso que muitos estão experimentando em seus corações, estão sendo torturados por seus pecados, por suas culpas, por suas decepções, por suas amarguras, seus maus tratos. Estão indo a passos largos para a perdição... isto é ter um coração seco e sem vida.

Mas é justamente aí, amado, onde tudo está seco e sem vida, que o Senhor quer derramar torrentes de água.

Ah! O Deus eterno realmente espera, com um desejo ardente, poder finalmente fazer aquilo de que fala o profeta Isaías também em 30.18: "o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça".

Estamos prontos para nos alinhar com Deus? Como que a gente se alinha com Deus?

Amado, para alcançarmos um alinhamento real com Deus, certas condições precisam estar presentes em nossa vida. Mas existe uma outra coisa que não devemos esquecer quando falamos de alinhamento: é a oração. Você tem que orar por um alinhamento pessoal. Temos que orar por um alinhamento!

A Bíblia conta de Asafe, que no Salmo 80 orou três vezes: "Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos”.

No contexto do profeta Isaías, dá a impressão que se tratava de um alinhamento exterior, da natureza, dos campos, das planícies... Mas quando se conhece a história de Israel mais profundamente, então se sabe que um alinhamento exterior sempre era resultado de um alinhamento interior que acontecia antes.

Por isso, quando Israel orava por uma restauração, isso era também um clamor por vida espiritual, por um alinhamento interior.

Tem gente querendo a financeira arrumada, as contas pagas, o dinheiro dando pra adquirir coisas, mas com a vida interior desarrumada... querem ter a vida financeira alinhada, a vida amorosa no jeito, feliz, boa, mas não querem ter o coração alinhado com Deus.

Tem pessoas querendo se dar bem na vida, ser um jogador de futebol bem sucedido, um profissional de sucesso, mas não fazem nada pra ter o coração alinhado com Deus.

Acha que vão conseguir alguma coisa? O segredo, amados, é se acertar primeiro com Deus. Não tenha medo de perder a melhor chance do mundo, “temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mt 10.28).  

 

Outro exemplo de oração por alinhamento interior, está no Salmo 85. Lemos no v.6 dos filhos de Coré clamando: “[Senhor] Dá-nos forças novamente e assim o teu povo se alegrará por causa de ti”.

Um terceiro exemplo de oração por alinhamento temos em Hc 3.2, onde o profeta exclama: "Ó SENHOR, ouvi falar do que tens feito e estou cheio de temor. Faze agora, em nosso tempo, as coisas maravilhosas que fizeste no passado, para que nós também as vejamos. Mesmo que estejas irado, tem compaixão de nós!"

Amados, será que nós também vamos orar por um alinhamento? Você está entendendo o que Deus quer? Vamos recordar as palavras de Isaías 44.3: "Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”.

É preciso que oremos por um alinhamento pessoal com Deus neste ano, porque tem coisas que somente Deus faz, se nós fizermos oração.

Por exemplo, em Lc 10.2 está escrito: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara".

O Senhor poderia mandar trabalhadores para a Sua seara sem a nossa oração, mas Ele não faz sem que oremos! Ele quer que oremos! Vamos orar por um alinhamento do nosso coração ao coração de Deus?

Amados, esse alinhamento significa, em primeiro lugar, que aqueles são crentes mornos, cansados, preguiçosos, devagar quase parando, acordem para entrar outra vez nos "rios de água viva".

Aliás, o acontecimento mais espetacular do alinhamento com Deus é quando os crentes e espiritualmente preguiçosos, se tornam outra vez entusiasmado pela comunhão com Deus e pelo envolvimento com as coisas que são dEle.

O profeta Elias, que em sua vida nunca foi morno, mas passou por um período de grande desânimo

espiritual, se embrenhou no fundo de uma caverna... ele precisou de um alinhamento.

E como que Deus fez isso? O texto bíblico conta que: "...um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante dele, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo um cicio tranquilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?" (1 Rs 19.11-13). Era Deus tendo um novo encontro com Elias, gerando novas forças, gerando um conserto. E, amado, e isso aconteceu no silêncio!

É assim, o alinhamento do nosso coração com o de Deus, começa desse jeito, no quarto de escuta, no TSD, no Tempo Sozinho com Deus em oração.

No quarto de guerra, já assistiu o filme? É a história de um casal em crise de relacionamento, à beira do divórcio e que não consegue chegar a um acordo. Mas um dia, uma senhora idosa apresenta o poder da oração e isto muda tudo.

Amado, o alinhamento com Deus começa e acontece é no ambiente de oração, é no seu momento com Deus... não vai ser num retiro, não vai ser num culto de fogo puro, não vai ser na agitação de um espetáculo gospel... mas, vai ser no silêncio do seu quarto de oração.

Nos dias do Novo Testamento, os fariseus achavam que o reino de Deus viria de uma maneira extravagante, espetacular, com barulho e efeitos luminosos... até perguntaram para Jesus “quando vai chegar o Reino de Deus”.

E Jesus respondeu aos fariseus: "Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês" (Lc 17.20-21).

Meus irmãos e irmãs, vamos orar por um alinhamento assim, “dentro de nós”?

Que o Senhor nos abençoe nesse propósito, porque disso que precisamos! Amém.

 

Ministração

É de um alinhamento que você precisa? Sua vida é como aquele carro puxando para um lado, que não se mantém na mesma trajetória?

Você precisa se alinhar com a vontade de Deus. Enquanto você se recusar a fazer isso, não haverá ordem na sua vida.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16/02/2016

bottom of page