top of page

ESCUTANDO A VOZ DE DEUS

Salmo 19

 

Introdução

O primeiro dos cinco sentidos humanos a entrar em funcionamento a partir da concepção do ser, no ventre materno, é o da audição.

No quinto mês de gestação o feto, com os seus 12 centímetros, e 110 gramas, normalmente é isso, já é capaz de ouvir sons. E os primeiros sons que ouve são as batidas do coração materno...

Louvado seja Deus pelo dom de poder ouvir. De poder ouvir, sobretudo, a voz de Deus, a voz do Criador.

E esta é a mensagem principal desse belo salmo, o Salmo 19.

A mensagem é a seguinte: Deus fala a todas as pessoas, ainda que nem todas queiram ouvir a voz dEle.

Mas Deus fala? É claro que sim! Deus não está indiferente... Ele se comunica conosco a todo instante. Só é preciso que a gente se disponha a escutar.

E, sabe, se você fizer isso, se você se dispor a escutar a voz de Deus, você ficará maravilhado com as coisas que vai ouvir. E se você der o passo seguinte, o passo de obedecer à voz de Deus, a sua vida será radicalmente mudada. Você será transformado!

Então, que Deus fala é um fato. Mas como Deus fala?

 

...primeiro:

1- DEUS FALA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO

Os primeiros versos do Salmo ensinam sobre isto. Diz o v.1: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”.

Cada dia e cada noite, dão testemunho a respeito do Criador. A beleza da criação proclama, anuncia, todos os dias, a existência de Deus.

A Teologia classifica isto como Revelação Geral... ou seja, que através da natureza, podemos aprender algo sobre Deus. Por isso, ninguém tem desculpa pra ser ateu, ou pelo menos, não existe ateu desinformado.

Tem gente que não crê na existência de Deus, mas isso é até chegar a hora do aperto, porque aí, a alma clama: “Ah! meu Deus do céu! Ah! meu Deus”!

Você sabe que, é incrível... mas, mesmo os indígenas mais selvagens do planeta, todos têm conhecimento de Deus, de um Ser Supremo, por isso que adoram alguma coisa (sol, lua, água, fogo...), pensando que é Deus.

Olha o que o apóstolo Paulo escreveu aos Rm 1.18-20: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis"

Como deixar de acreditar que existe um Deus? Como ignorar que Ele é poderoso, inteligente, criativo e bom?

Fídias foi o maior escultor da Grécia antiga. As estátuas mais famosas da Grécia são obras das mãos deste artista. Mas, o fato curioso com relação à Fídias, a história conta, é que ele jamais assinou qualquer uma de suas obras. É que não havia necessidade. Todos que conheciam o seu trabalho, costumavam dizer, “Apenas a mão de Fídias teria sido capaz de produzir uma arte tão bela". E era exatamente o que acontecia.

Pois da mesma forma, toda pessoa que contempla a luz das estrelas, a imensidão dos mares e a grandeza dos montes, é logo levado a dizer: “Isto só pode ser obra de Deus!”

Como diz aqui o v.3-4: Suas palavras não são ouvidas, Sua voz não é gravada, mas ela enche a terra... a verdade de Deus é propagada por toda parte.

Isto é assim, porque Deus nos fala através da criação... só é preciso termos ouvidos para escutar.

Qual foi a última vez que você se pôs a contemplar a natureza e sentir a grandeza e o amor de Deus? ...separe um tempo para fazer isto, porque tal experiência fará um enorme bem ao seu espírito!

 

...segundo:

2- DEUS FALA ATRAVÉS DA BÍBLIA

Vimos que os seis primeiros versos do salmo falam sobre a Revelação Geral de Deus... agora, os próximos versos já falam da Revelação Especial, isto é, das verdades específicas que podemos aprender sobre Deus.

Qual a diferença de uma coisa para outra? Na Revelação Geral todo mundo pode ter e tem, algum conhecimento sobre Deus.

Agora, para nos falar de modo especial, Deus escolheu usar sonhos, visões... a Bíblia está cheia de exemplos de Deus falando a pessoas através de sonhos e através de visões.

Deus dá, ainda hoje, sonhos e visões que tornam Deus conhecido...

Eu soube de um casal que dizia não acreditar em Deus. Esse casal tinha uma filha e eles nunca falaram uma palavra sequer sobre Deus para filha. Uma noite, quando a menina contava com os seus cinco anos de idade, em meio a uma briga terrível, o pai atirou na mãe, na frente da criança, e depois se matou. A menina assistiu a tudo. Após a tragédia, na falta de um familiar próximo, ela foi levada para um orfanato que era administrado por uma senhora cristã, uma crente muito dedicada, e esta senhora, falava de Jesus para as crianças, quando, para sua surpresa, aquela menininha que nunca tinha ouvido falar de Jesus em casa, levantou a mãozinha e disse: “Eu sei quem é Jesus!” A mulher, então, perguntou: “Você conhece Jesus?” E a menina respondeu: “Sim, Ele é o homem que estava me segurando no colo no dia que meus pais morreram”.

Mas sonhos e visões podem ser mal interpretados. Pode ou não pode? Claro que pode!

Então, sabe o que Deus fez em Sua sabedoria? Ele escolheu dar-nos a Sua Palavra escrita, que é a Bíblia.

Um modo até comum de chamarmos a Bíblia é dizer que ela é a Palavra de Deus, pois, essa é uma forma especial de Deus nos falar. A Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada, útil e proveitosa.

No v.7 está escrito que “A Lei do Senhor é perfeita e revigora a alma” - ela é digna de confiança, e dá sabedoria aos mais simples.

O apóstolo acrescenta (2Tm 3.16): “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça".

A Bíblia é a farmácia na qual encontramos alívio para os nossos sofrimentos. Ela é a caixa de ferramentas onde encontras recursos para transformar situações e a nós mesmos. A Bíblia é o kit de sobrevivência com o qual podemos enfrentar as lutas do dia a dia. A Bíblia é o mapa que nos mostra o caminho a seguir.

Você nunca deveria ficar um dia sem ler um texto da Bíblia, pequeno que seja.

Eu e você precisamos ouvir a voz de Deus, a qual nos chega através dos sonhos e visões, mas, melhor ainda, através da Bíblia, a Palavra viva de Deus porque é perfeita, ela é isenta de erro.

O que não acontece com os sonhos e visões... porque você pode errar na interpretação... Conta-se que certo irmão teve uma visão que no estacionamento da igreja só tinha carro zero km. Aí, claro, a maioria era só “glória a Deus” pra cá, “aleluia” pra lá... até que um irmãozinho mais centrado, ponderou o seguinte: “Olha, você deve estar confundindo estacionamento com concessionária!”.

Por isso, sempre que você tem um sonho ou visão, você logo deve buscar a confirmação da Palavra de Deus, porque no v.8 está escrito que “Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração”.

Quando você lê e estuda a Bíblia, Deus realmente fala ao seu coração, e, quando você obedece àquilo que Deus diz, você é ricamente abençoado.

Experimente! Consiga um caderninho de anotações e anota lá: “Terça-feira, eu li Salmo 23 e Deus falou comigo que eu não preciso ter medo de nada, porque Ele está sempre comigo!” Não será maravilhoso registrar estas coisas?

 

...e, terceiro:

3- DEUS FALA ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO

Nos versos 12 a 14, o salmista se refere à uma voz interior, através da qual, Deus fala conosco em um nível mais profundo e particular.

É claro que, tanto através da natureza quanto da Bíblia, o Espírito Santo está falando... muitas vezes, porém, Deus faz isso diretamente. Isto é, Deus realmente fala conosco por meio de uma voz suave, específica e pessoal no nosso interior por meio do Espírito Santo.

Eu lembro, ainda era criança, quando ouvi a seguinte história: Estava um pai com o seu filho pequeno, caminhando pelo jardim. Numa distração, o pai pisou sobre um formigueiro e as formigas ficaram alvoroçadas, correndo em todas as direções. O garotinho viu aquilo e com dó das formigas, disse: “Papai, você vai ter que pedir desculpa pras formiguinhas!” E o pai, consolando disse: “Mas, filho, se eu falar com as formigas elas não vão me entender. Só tem um jeito delas me compreenderem: e o jeito é que eu me faça de formiguinha como elas”.

Pois foi o que Deus fez: Ele se fez carne, Ele Se tornou ser humano através de Jesus Cristo, para melhor Se comunicar conosco! Aleluia!

E porque Jesus morreu na cruz, ressuscitou e voltou para o trono no céu, é que temos hoje conosco, em nós e ao nosso lado, o Espírito Santo.

Essa voz interior do Espírito de Deus no nosso espírito, não é de acusação ou para nos deixar atormentados com sentimentos de culpa... Não, não! Quando Deus fala no nosso íntimo por meio do Seu Espírito, o que Ele deseja é tratar as doenças e as feridas do nosso coração. É dizer pra nós: “Meus filhos, eu amo vocês!”

Por isso, é muito importante que você não abafe a voz do Espírito Santo no seu íntimo, como, inclusive, a Bíblia adverte: "Não entristeçam o Espírito Santo de Deus" (Ef 4.30).

Se você não quiser entristecer o Espírito de Deus, então você deve não apenas evitar o que desagrada a Deus, mas, também deve buscar aquilo que Deus Se agrada.

Você precisa procurar aquelas coisas que honram a Deus, que alegram o coração de Deus.

Por isso que o salmista Davi, concluiu o Salmo 19 com uma declaração assim. v.14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!”

Que seja essa a sua declaração também!  Amém?

 

Conclusão

Os livros de história contam que, em 1876, o Imperador D. Pedro II, compareceu a uma grande exposição que acontecia nos Estados Unidos. Naquela exposição eram apresentados os maiores avanços científicos e tecnológicos da época. Foi naquela ocasião, inclusive, que Alexander Grahan Bell mostrou ao mundo o seu maior invento: o telefone. Então, o imperador brasileiro foi um dos primeiros a testá-Io. E, conta-se que, quando D. Pedro escutou a voz que saía do aparelho, ele arregalou os olhos e admirado, exclamou: "Esta coisa fala!"

...em 1876, um homem se admirou por poder ouvir a voz de outro homem transmitida por um aparelho.

Pois, maior admiração é sentir que, quando, quem nos fala, é o próprio Deus, o Senhor, o Criador.

Ah! O privilégio de escutar a voz de Deus é maior, muito, muito, muito maior do que o bebê de cinco de meses no ventre materno, ouvir as batidas do coração da sua mãe.

Você não pode deixar de ficar maravilhado e agradecido pelo fato de Deus falar com você!

Deus já tem falado com você de muitas formas e Ele quer revelar mais coisas, coisas grandes e firmes que você ainda não conhece.

Então, abra o coração, fique ligado no que Deus fala, porque a sua vida será grandemente abençoada se você ouvir a voz de Deus e obedecer a Ele.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira - Fonte de dados: “Salmos Vivos”, Marcelo Aguiar.

 

bottom of page