top of page

LIVRANDO-SE DOS PESOS

Hebreus 12.1, 2

 

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”.

 

Introdução

Uma vez eu li que o cúmulo da paciência é assistir a uma lesma correndo em câmera lenta. Aquilo não deve nem ser corrida!

Corrida mesmo é aquela das modalidades olímpicas. Tem a de curta distância, 100m, 200m, algumas com barreira e outras sem barreira... tem a corrida de 800m, tem a corrida de resistência, que é aquela com mais de 2000m... e tem a corrida de maratona!

Mas nenhuma dessas modalidades de corrida, acredite, é mais desafiante e necessária, do que a corrida que Deus nos fala aqui: A Corrida da Fé... a corrida que fazem todas aquelas pessoas quando desejam alcançar a bênção de Deus para as suas vidas.

Será que você está nesta corrida? ...Bem, você está tentando alcançar, de alguma maneira, uma bênção de Deus? ...então você está nesta corrida!

Sempre quando você resolve buscar a Deus para abençoar a sua vida, nesse momento você entrou na corrida. A sua expectativa passou a ser alcançar a vitória, subir no podium e receber a bênção de Deus.

Então, você é um corredor! E Deus deseja que você, que todos aqui, seja campeão. Amém?

 

Mas para conseguir isto, Deus tem três recomendações para você:

Que você deixe todo embaraço. Há outra tradução que diz: Livre-se do peso. Livre-se do pecado. Livre-se de tudo o que te atrapalha.

Segundo, que você corra com perseverança.

E, depois, que você fite os olhos em Jesus.

 

A primeira recomendação que Deus faz é:

Que você deixe todo o embaraço, todo o peso

A Palavra de Deus nos fala em deixarmos, em nos livrarmos de todo o peso. Está bem claro!

Você já imaginou algum atleta correndo com um peso nas costas? Certamente que esse atleta irá se cansar e cair no meio do caminho.

Já imaginou um atleta da natação com uma jaqueta pesada, cheia de adereços? Vai para o fundo.

O atleta procura livrar-se de qualquer tipo de peso ou obstáculo em sua modalidade. Ele livra-se até mesmo de seus cabelos e pêlos para poder atingir sua grande meta: Que, naturalmente, é vencer.

Isso é básico! Então, se você está querendo alcançar uma vida de alegria em Deus, se está querendo alcançar a vitória sobre alguma situação, você está numa corrida! Você está correndo em busca daquilo que Deus lhe tem proposto!

Então, é mesmo muito recomendável, que você largue todo o peso!

E quais são esses pesos ou embaraços que atrapalham a nossa corrida de fé, a nossa corrida pela bênção de Deus?

 

Esses pesos podem ser:

Determinadas práticas ou costumes que você tenha, ou talvez algumas idéias que você cultiva, ou algumas relações que você mantém...

 

Deixa eu dar alguns exemplos para você entender:

Imagine uma pessoa que esteja fazendo a corrida da fé, buscando a vitória de Deus para a sua vida, mas essa pessoa tem algumas práticas ou costumes estranhos, como: dormir em excesso, comer demais, preguiça, comprar coisas sem necessidade, mania de doenças, ciúmes, vestir-se de um jeito a chamar a atenção, viver reclamando das coisas...

Veja: tudo isso não têm em si mesmo qualquer maldade ou pecaminosidade, mas são pesos que atrapalham a pessoa de fazer uma boa corrida e alcançar a vitória.

É como se o corredor tivesse uma mochila nas costas e dentro dela carregasse: cantil com água, machado, enxadão, uma marreta... com esses pesos ele não conseguirá fazer uma boa corrida!

Você também não conseguirá alcançar uma vida melhor, abençoada por Deus, se estiver com algumas práticas ou costumes estranhos na sua vida! Porque são pesos!

Esses pesos ou embaraços também podem ser certas idéias que a pessoa alimenta.

 

Por exemplo: a idéia de que ninguém a ama, a idéia de que Deus lhe foi injusto, a idéia de que nada dá certo em sua vida... a idéia de não querer perdoar, a idéia de que há coisas que não consegue fazer, o medo que sente de certas coisas, a idéia de se matar... e assim por diante...

Estas idéias são pesos nas costas... a pessoa quer correr, quer alcançar a salvação, o livramento, a bênção de Deus... mas essas idéias do tipo: “Ah! Não vai dar não, nada dá certo prá mim! Eu quero morrer...”, são embaraços, pesos invisíveis sobre os ombros.

Mas há outros tipos de pesos ainda, como: abusos sofridos na infância, rejeição pelos pais ou por outras pessoas, timidez, frustrações sofridas, perdas de entes queridos (algumas pessoas param de avançar na vida, porque perderam pais, filhos...), outras levaram algum susto muito grande e ficaram traumatizadas, e por aí vai...

Isso tudo são pesos, são embaraços. E muitos de nós temos carregado alguns desses pesos...

Então, dá para uma pessoa correr bem, carregando um piano desses nas costas? Não. Não dá!

Já reparou naquele comercial da televisão com pessoas andando na rua carregando um piano na cabeça? ...elas saem de casa com um piano, e assim entram em lojas, descem escada, sobem escada, o tempo todo com um piano sobre os ombros!

Ora, um piano pesa 500 quilos... Mas quanto será que pesa um abuso sexual na infância? ...quanto será que pesa a rejeição dos pais? ...o trauma de um susto, a morte de um ente muito querido?

Dá para fazer a corrida da fé e alcançar a carreira abençoada que Deus preparou para nós com algum peso?

Não dá, por isso que Deus recomenda: “Se você quer cruzar a linha de chegada e alcançar a vitória, se quer subir no podium e comemorar a graça alcançada, a bênção recebida... então, [Deus diz] deixe todo o embaraço; todo o peso que você carrega até o dia de hoje”.

Mas, não apenas o peso, porque logo depois disso, vem ainda a menção de “deixar o pecado”.

Aí sabemos muito bem o que é: Pecado é tudo aquilo que ofende a santidade de Deus. O pecado é a quebra dos mandamentos de Deus, é a desobediência à vontade de Deus.

 

E a Bíblia é bastante direta e clara sobre o que devemos fazer ao pecado. Deus diz: Deixe-o.

Então, se você está carregando pesos ou pecados, Deus está falando para você, nesta noite, tomar uma atitude e uma decisão. Ele diz: “livre-se de tudo o que te atrapalha e do pecado que te envolve”.

E quem deve fazer isto? Não é Deus, porque Ele mesmo é quem diz que esta é uma ação de nossa parte: Nós é que precisamos deixar todo o peso e todo o pecado.

 

Agora, como você pode fazer para deixar essas coisas, deixar os pesos e os pecados que te atrapalham e te envolvem? Há dois passos importantes:

Primeiro: você tem que querer fazer isso.

Eu sei, por experiência, que muitas pessoas carregam pesos, mas que não se dispõem a deixá-los. Normalmente a atitude de não querer deixá-los é decorrente de um certo orgulho: “Peso!! ...que peso? Onde?”

Se você está correndo para ser abençoado, você não deve fazer isso. Você deve admitir: “É. Tenho pesos na minha vida, mas quero deixá-los”.

 

Segundo: Você deve abrir o coração para Deus.

Porque somente Deus entende o nosso coração. Basta dizer que Ele é o Criador. Foi Ele quem nos fez!

Portanto, Deus conhece você como ninguém conhece. E quando você diz: “Ta doendo aqui dentro; ou tem um peso sobre mim”, Deus se comove, porque Ele sabe a exata dimensão da sua dor.

Escute isso: Quando você chora, o barulho da sua lágrima caindo no chão, Deus ouve!

Você pode abrir seu coração para Deus, porque Ele te compreende.

Então, para livrar-se de todo o peso, de tudo o que te atrapalha e do pecado que te envolve, o procedimento é esse: querer e abrir o coração para Deus.

E quando você fizer isso, pronto! Poderá entrar na corrida da fé e conquistar a vitória de Deus para a sua vida!

 

Agora, outra recomendação que Deus faz é:

Que você corra com perseverança

Sim, depois que você tiver resolvido a questão dos embaraços e pecados, isto é, depois que tiver deixado tudo, todo o peso, tudo o que te atrapalha, Deus fala para você correr com perseverança.

Sabe o que é uma corrida? ...é um movimento esforçado, é dar uma carreira, isto é, correr muito, com velocidade! ...então correr implica em trabalho e dedicação. Esforço, suor e até dor.

Você sabe que um atleta, para vencer, vai até o limite de suas forças e às vezes vai além das próprias forças.

Está lembrado de uma das olimpíadas, quando uma atleta foi a última a cruzar a linha de chegada? ...ela não corria, porque não agüentava mais – então ela se jogava para a frente e tentava se equilibrar com as pernas. O vencedor daquela prova ninguém se lembra, mas da perseverança daquela moça, o mundo não se esqueceu!

Você quer ser abençoado por Deus, certo? Mas até onde você está indo na corrida da fé? ...até que ponto você está perseverando nisso, se esforçando nisso?

Deus agora está falando de perseverança; você é perseverante?

 

Que é perseverança? ...é você se conservar firme numa resolução. Aquela atleta olímpica, se manteve firme na resolução de cruzar a linha de chegada, não importando se em primeiro ou último lugar. Ela foi perseverante!

A lâmpada elétrica foi um invento de Thomas Edison. Dizem que ele precisou fazer mais de mil tentativas para inventar essa lâmpada. Mas ela está aí, acima de nossas cabeças, porque ele foi perseverante!

Pablo Picasso, o famoso pintor, foi desenhar um touro, mas fez dezenas de esboços, até que conseguiu produzir uma obra-prima.

E que você acha do exemplo do Luiz Inácio Lula da Silva?

...pernambucano de Caetés, foi engraxate e vendedor ambulante em São Paulo. Trabalhou numa fábrica de parafrusos, onde perdeu o dedo mínimo. Depois, ingressou na política, concorreu três vezes nas eleições presidenciais, até que se tornou o presidente do Brasil! ...o que é isso? PERSEVERANÇA.

 

Na Bíblia, um exemplo notável de correr com perseverança, é o de Jacó. Quando ele desejou a bênção de Deus, Deus mandou um anjo. Jacó agarrou o anjo do Senhor, lutou com ele e disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”. Então a Bíblia diz que Jacó lutou com Deus e com homens e venceu!

É muito importante que, depois que você tiver deixado todo o peso e o pecado, você corra com perseverança, você busque a Deus com vontade, garra, determinação. É isso que Deus quer!

Mas como é comum as pessoas falharem nisso. Muitos fazem assim: ouvem a Palavra de Deus, descobrem o que Deus quer e partem em disparada... mas lá para segunda-feira à tarde, começam a diminuir o ritmo da obediência a Deus, da busca por Deus, da vontade de ser ajudado por Deus, que até param de correr...

Os atletas pouco experientes costumam sair correndo, largando na frente... a televisão até chega a dar um close neles... mas logo que chegam a um determinado ponto, diminuem o ritmo, são ultrapassados e até abandonam a corrida!

Você já assistiu aquela Maratona de São Silvestre, tradição brasileira no último dia do ano, que acontece na Av. Paulista, em São Paulo? ...alguns atletas partem em disparada. Mas depois de um quilômetro de corrida, eles vão ficando e outros atletas vão assumindo a liderança. Por que isto acontece com eles? ...porque lhes falta perseverança no ritmo!

Ouça: quando você tiver dado ouvidos à primeira recomendação de Deus, isto é, deixado todo o peso, todo o embaraço e todo o pecado, então Deus manda que você corra com perseverança.

Isto significa que para Deus, não importa muito se você pode começar acelerado, e disparar em alta velocidade – não; o que importa para Deus é que você corra com perseverança, mantendo o ritmo, conservando-se firme na resolução que tomou de deixar todo o peso e todo o pecado.

Porque numa corrida não é a velocidade que conta, mas a perseverança no ritmo.

 

Um professor de educação física declarou que o atleta que arrancar acelerado, não consegue ir mais do que 40 ou 50 metros e, que numa corrida de 100 metros, o que decide a prova é a resistência do corredor.

Oh! Amado: pessoas que alcançam a bênção de Deus para as suas vidas, são pessoas que deixaram todo o peso e todo pecado, e que se puseram a correr com perseverança!

Será que você está mesmo disposto a deixar todo o peso e pecado e se manter nesse ritmo de obediência a Deus?

 

Se você está, há uma terceira recomendação de Deus para você:

Que você olhe para Jesus

O v.2 diz: “...olhando para Jesus”.

 

Mas o sentido desse “olhar” para Jesus, na realidade, é “fitar”. Como diz a NTLH, esse “olhar” significa ter “os olhos fixos em Jesus”, de modo que a atenção não seja desviada para mais nada.

Deus quer que você corra assim, olhando para Jesus. Por que? ...porque Jesus é o modelo a ser imitado.

Geralmente o atleta tem um modelo em quem se inspira.

Mas ouça, em termos de correr para a bênção, nunca ninguém fez uma corrida tão vitoriosa neste mundo, como fez Jesus Cristo!

Deus tinha uma posição de honra proposta para Jesus.

 

Mas o diabo quis colocar um piano sobre os ombros de Jesus, um peso que O atrapalhasse na corrida, oferecendo-Lhe: satisfação ilícita dos apetites, glória ilícita e poder ilícito.

Porém, Jesus se manteve firme. Mesmo quando estava para ser traído e crucificado, Ele não abandonou a corrida.

É verdade que Jesus chegou a orar: “Pai... afasta de mim esse cálice”, mas logo Ele completou dizendo: “não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres” (Mc 14.36).

Jesus se manteve obediente ao Pai, Ele perseverou! Aqui no final do v.2 está escrito que devido à isso, Jesus hoje, “está assentado à direita do trono de Deus” no céu; e em outra parte a Bíblia, diz, que “Deus o exaltou [Jesus] soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Aleluia!!

Ninguém é igual a Jesus. O padrão de vida dEle é digno de ser imitado, por isso que Deus te recomenda hoje, olhar para Jesus, porque Ele correu essa corrida, Ele conheceu o percurso dessa corrida, e Ele venceu extraordinariamente essa corrida!

Portanto, Deus está dizendo: Olhe para Jesus, Ele vai te ajudar nessa corrida!

 

Conclusão

Essas são as recomendações de Deus para você.

Deus te propõe uma vida de alegria, uma carreira abençoada.

Deus quer honrar você, abençoar sua família, abençoar você – há uma abundância de bênçãos que Deus preparou pra você!

Tudo que você precisa fazer é seguir essas três recomendações de Deus:

Primeiro, deixar todo embaraço. Todo o peso. Todo pecado. Livre-se de tudo o que te atrapalha.

Segundo, que você corra com perseverança, firme no propósito de obedecer a Deus.

Terceiro, que você fite os olhos em Jesus, tendo-O por inspiração, por modelo a ser imitado.

 

Amém?

 

MINISTRAÇÃO

Agora, eu quero que você se levante em seu lugar... faça um silêncio profundo agora. Feche seus olhos. Procure considerar o que Deus está te falando.

Sabe, se você tem carregado alguns pesos até aqui, se você tem tido alguns embaraços na vida, muitos sofrimentos, muitas dores, ...e lágrimas até, que você tem derramado, eu quero te dizer que Deus se comove com isso. Deus fica comovido com o seu sofrimento.

Mas há algo muito importante que você deve saber: Hoje Deus está abrindo os céus para abençoar você. Deus vai entrar em ação e vai mudar a história da sua vida! Amém?

Então, se Deus está tocando o seu coração para você, a partir de hoje, largar todo o peso, todo o embaraço e correr com perseverança olhando para Jesus, eu quero chamar você aqui à frente para uma oração comigo. Eu quero abençoar a sua vida.

Enquanto você ouvir uma canção, venha, venha para Jesus!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page