top of page

O INCENTIVO DE UM SONHADOR

Hebreus 12.1; Gênesis 37

 

Introdução

A vida neste mundo é como uma pista de corrida... o mundo é o estádio... enquanto você vem vindo na sua carreira, o estádio está lotado.

Então, olhando lá da pista, você está rodeado de testemunhas... se você tropeça, se cai ou se faz cara de cansado, tem os que riem de você... e mesmo que você não tropece, alguns ficam falando “Não vai conseguir, não perca o seu tempo...” são os que estão torcendo contra. Não querem a sua vitória.

Mas, entre essas testemunhas (você está rodeado delas), há pessoas de fé, gente que já correu, que fez sacrifício, que lutou, se esforçou, completou a carreira e venceu. Estas, estão na torcida por você... querem a sua vitória. Isso é muito bom!

Mas, pra qual torcida você dar ouvidos?

Conta-se que um grupo de sapinhos (olha que gracinha!) se reuniu pra uma corrida e o desafio era o seguinte: os sapinhos tinham que correr subindo por um grande paredão, e ao redor deles havia uma multidão, muita gente para torcer por eles. Aí, começou a corrida e a multidão dizia: “Não vão conseguir, não vão conseguir, não vão conseguir!” Era uma torcida ao contrário... E os sapinhos foram desistindo um por um... mas teve um deles que ficou, permaneceu na corrida, subindo paredão acima... e a multidão gritava: “não vai conseguir, não vai conseguir”, mas esse sapinho subia tranquilo. Ao final da competição, todos tinham desistido, menos esse. Então, todo mundo quis saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, aí descobriram que ele era SURDO!

Talvez você tenha um punhado de gente torcendo contra você, gente invejosa, que fica falando que você não vai conseguir... se faça de surdo, não dê ouvidos à essa torcida do contra... sabe por que? ...porque Deus está a seu favor e Ele quer a sua vitória!

Talvez hoje, você esteja sozinho, sofrendo humilhação, o desprezo e a vida está passando... quem sabe, você já considera tudo perdido e acabou a sua esperança... tá faltando pouco pra você, como o último dos sapinhos, desistir também...

Mas, eu te digo: não desiste não, porque Deus está a seu favor.

E você pode conferir isso aqui na Bíblia!

Olha só, a Bíblia mostra que tem alguém na torcida, que desce lá das arquibancadas, se aproxima da pista e dá uma palavra de incentivo pra você. Esse é dos bons, é da parte de Deus!

E esse cidadão está assim, vestido de um turbante egípcio (sabe como?), muito chique, muito fino... quem será essa figura, esse personagem bíblico muito famoso lá do Egito antigo?

É José, filho de Jacó, que, de filho privilegiado, passou pela dor da humilhação, do desprezo, mas que chegou aos palácios do Egito. Que coisa extraordinária!

Esse José... a história de vida que ele tem, é uma palavra de Deus pra você.

José tem autoridade pra te dizer assim: "Olha, os sonhos podem passar por duras provas antes de serem realizados. Até que se realizem, você passará por dias bons e maus, sofrerá adversidades, terá dúvidas... e muitas vezes você se verá diante de um dilema: Desistir ou continuar? Mas, eu José, te dou este conselho: Não desista do seu sonho".

Ah! eu considero esta palavra muito importante, porque tem gente que já desistiu de ser alguém na vida ou que está desistindo, desistindo de realizar algum projeto, de ter uma família sólida, uma vida de realizações.

Isso é terrível... para mim é o primeiro sintoma da morte. A morte não começa com a falência dos órgãos vitais, começa com a perda dos sonhos, quando algo morre dentro de nós enquanto estamos vivos.

Por isso que Benjamim Franklin, um diplomata norte-americano, costumava dizer que, a maioria das pessoas morre do pescoço para cima aos 25 anos de idade, porque deixam de sonhar.

Olha, você deve ter um projeto... seja você dona-de-casa, um aposentado, um estudante, um trabalhador que levanta cedo todas as manhãs, não se acomode... não fique patinando no mesmo lugar – Deus não quer isso pra você... tenha um alvo, tenha um sonho e não desista dele.

 

...você pode aprender várias lições com José, primeira:

1- NÃO DESISTA DO SEU SONHO, MESMO QUE A SUA LARGADA NÃO TENHA SIDO MUITO BOA.

José teve um grande sonho bem cedo, aos 17 anos de idade. Que ele tinha 17 anos, sabemos pelo v.2. Que ele teve um sonho, lemos no v.5.

E qual foi o sonho, lemos no v.7, José contando para os seus irmãos:  “Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele”.

Ó, tem sonho que a gente não conta, fica só com a gente e Deus, até chegar a hora de revelar. Como fez Maria, mãe de Jesus. O anjo disse que o Espírito Santo viria sobre ela e de maneira sobrenatural, ela ficaria grávida, que daria luz à um filho que receberia o nome de Jesus. E o evangelho de Lc 2.17 diz que “Maria guardava todas essas coisas no seu coração”. Ela não falava pro’s outros!

Mas, José, sonhou que Deus estaria com ele a tal ponto que, um dia, seus irmãos e até seu pai, se curvariam diante dele. Aí, no mesmo instante, José se empolgou e contou o sonho pra sua família, e isso deixou ele em dificuldades.

Quando se tem um sonho, no começo, a gente se enche mais de entusiasmo do que de sabedoria. E muitas vezes, começamos a falar demais... vovó dizia: “Não conte com o ovo dentro da galinha”. Espera!

Então, José teve um sonho e começou errado, precipitado, falando demais e depois se viu em apuros, porque os próprios irmãos ficaram contra ele...

E agora, desistir? Viver sem alvo, sem meta, sem aspirações, sem ter pelo que lutar? ...José não desistiu do sonho.

Talvez você tenha desistido logo no começo,  mas José te encoraja a recapturar o sonho que abandonou.

Isso é de Deus: seu sonho é bom? Não prejudica ninguém? Então não desista, porque Deus está a seu favor!

 

...segunda lição:

2- NÃO DESISTA DO SEU SONHO, MESMO QUE A FAMÍLIA NÃO TE INCENTIVE

A Bíblia diz que quando José contou o sonho que teve para sua família, o pai dele respondeu, v.10: "Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?".

E a resposta dos irmãos foi pior ainda, lemos no v19-20: "Lá vem aquele sonhador!", diziam uns aos outros. É agora! Vamos matá-lo e jogá-lo num destes poços, e diremos que um animal selvagem o devorou. Veremos então o que será dos seus sonhos”.

José não teve o apoio da família. É muito difícil manter a chama de um sonho quando a própria família não apóia.

Mas, sabe, quando o sonho vem de Deus, o sonho gruda em você e você também não consegue se largar dele.

Portanto, se seu sonho tem a aprovação de Deus, o agrado de Deus, fica firme... porque pode faltar o incentivo da família, mas não vai faltar a benção de Deus. Sabia disso?

 

...terceira lição:

3- NÃO DESISTA DO SEU SONHO, MESMO QUANDO TIVER SURPRESAS RUINS

É muito comum as pessoas desistirem, abrirem mão dos sonhos, só porque as coisas não estão como o planejado... mas, olha a vida de José, isso não é razão pra desistir.

Porque, veja por quantas surpresas ruins José passou: Confira o v.11: “Seus irmãos, pois, o invejavam”...José foi mal interpretado!

No v.28 lemos: “Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata [esse era o preço de mercado de um escravo]. E os ismaelitas levaram José para o Egito”. José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos!

Lemos aqui que ele foi levado pra viver num país estrangeiro, longe de casa, no Egito!

Lemos em Gn 39.7 que José foi muito tentado na casa de Potifar... olha que loucura: “E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo”.

Lemos no v.15 que José saiu fora, fugiu dessa mulher (não é vergonhoso um homem de caráter correr de uma mulher).

E José foi acusado sem razão por ela, olha o v.17: “...Esse escravo hebreu, que você trouxe para casa, entrou no meu quarto e quis abusar de mim”. Quanta mentira!

Por conta disso, o v.20 fala que José foi levado para a cadeia onde ficavam os presos do rei.

E você acha que tá de bom tamanho? Que chega de surpresas ruins na vida de uma pessoa? ...quem dera, porque o tempo passou e José foi esquecido na cadeia... Gn 41.1 fala que “Dois anos se passaram” e quando o rei sonhou com sete vacas gordas e sete vacas magras, aí, lembraram de José, o sonhador, lá na cadeia.

E finalmente, o v.39-41 declara isto: “Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas [ele tinha interpretado o sonho do rei], não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens... E o faraó prosseguiu: "Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito". José se tornou o governador do Egito!

Mas, por que José não desistiu? Afinal, ele teve o dobro de opções, que nós temos, para desistir ao invés de continuar... mas não desistiu.

Como José conseguiu força pra não desistir do seu sonho?

Ah! Eis o recurso: toda vez que vinha o pensamento de desistir, José percebia que o Senhor estava com ele. Era isso o que importava... José considerava: “Estou desprezado por meus irmãos, estou na prisão injustamente... mas Deus está comigo, não desistirei”.

Deus está a seu favor também! Ele mostrou isso quando Jesus, o Filho dEle, morreu na cruz. Se Deus não se importasse com você, Jesus não teria vindo ao mundo e morrido na cruz pra pagar os seus pecados.

Deus não quer você andando em derrota, de cabeça baixa, frustrado e vencido pelos vícios e pecados.

Deus quer a sua a vitória!

...quarta lição:

4- NÃO DESISTA DO SEU SONHO, MESMO QUE ELE DEMORE PRA SE REALIZAR

Do dia que José teve o sonho até o dia que o sonho se cumpriu, se passaram 23 anos. Demorou, mas aconteceu.

No final, sonho realizado, José governou sua família, se reconciliou com seus irmãos e salvou a nação de Israel.

Olha que encontro lindo de José com os irmãos em Gn 45.4-5, quando ele fala: “E José disse: —Cheguem mais perto de mim, por favor. Eles chegaram, e ele continuou: —Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês”.

Irmão, quando você estiver na metade do caminho, achando que tá demorando pra coisa acontecer, não desista.

Porque José teve tudo pra ser um perdedor, um derrotado... um homem vencido pela depressão e escravizado pelo fumo e pelo álcool... mas ele não desistiu.

 

Conclusão

Não é um incentivo pra você a experiência de José?

Não desista do seu sonho, mesmo que a família não te incentive.

Não desista do seu sonho, mesmo quando só tiver surpresas ruins.

Não desista do seu sonho, mesmo que ele demore pra se realizar.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 3/4/2011.

bottom of page