top of page

MINHA TAREFA E MEU PRIVILÉGIO

Mateus 28.18-20

 

Introdução

Quem aqui esteve na noite de quinta-feira, foi brindado com uma poderosa porção da Palavra de Deus, que serviu para endireitar o nosso caminho.

Eu fiz a leitura deste texto e comecei a falar a respeito da nossa tarefa, da nossa principal tarefa neste mundo.

Que não é adorar a Deus... adorar a Deus não é uma prioridade pra nós nesta vida. Não é.

Por que? ...porque isso você vai continuar fazendo no céu.

Tudo que você faz nesta vida e tem continuidade no céu, não é prioridade. Tem adoração no céu? ...tem; então não é a prioridade para nós aqui nesta vida.

Mas, tem havido tanta adoração, tantos eventos de adoradores, tantos grupos surgindo e tantos CD’s sendo gravados, que até parece que essa é a prioridade pr’os crentes e para a igreja nesta vida, mas não é.

Eu sei que se for anunciado um show gospel aí na cidade, a praça se encherá de evangélicos.

Se for divulgado que Fernandinho estará cantando aqui em nossa rua, não ficará um centímetro de terra sem gente.

 

Mas eu não quero que você seja enganado a respeito da nossa prioridade.

Porque, irmãos, a igreja evangélica está sendo enganada. Tem gente pensando que ser crente é, quando chega o domingo, vir pro prédio da igreja e ficar adorando a Deus.

Tem lugares onde após o período de cânticos, o povo já vai saindo...

Aí, esse crente volta pra casa, não faz mais nada... a não ser esperar o domingo seguinte e, se der, aparecer de novo pro culto.

Mas essa não é a prioridade para nós nesta vida.

Qual é a prioridade?...você olha para as palavras finais de Jesus e saberá: a prioridade é fazer discípulos.

Portanto, igreja que fica semana após semana só na adoração, está fora do projeto de Deus.

Porque Jesus falou de uma prioridade, Ele disse: “Portanto ide, fazei discípulos” (ACF). Ele falou: “vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores” (NTLH).

O mandamento dEle é: “façam discípulos”. Não é “façam adoradores”.

Ah! mas a Bíblia diz que o Pai procura por adoradores!

Sim, Deus procura por adoradores na fileira daqueles que são discípulos, porque não há verdadeiros adoradores que, primeiro, não sejam discípulos.

Bem, e o que exatamente é ser um discípulo? O nosso texto dá uma luz quando fala: “...façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (NVI).

Olha só: discípulos são pessoas batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas isso é só o começo, porque Jesus disse: “...ensinem estes novos discípulos a obedecerem todas as ordens que Eu lhes dei” (BV). Jesus disse: “Vocês devem ensiná-los a praticar tudo que tenho ordenado a vocês” (AM).

Isso quer dizer: discípulo é a pessoa que crê nos ensinamentos de Jesus e que faz aquilo que Ele manda.

A igreja evangélica não tem feito discípulos...

Tem feito frequentadores de culto... ou, menos mal, tem feito adoradores... tem feito tem feito crentes... mas eu insisto, essa  não é a prioridade da igreja.

A prioridade, Jesus falou, é fazer discípulos.

 

E o que é fazer discípulos?

Fazer discípulos é ensinar a pessoa, o novo discípulo, a ter compromisso com a igreja, seriedade na sua decisão de seguir e servir Jesus para sempre... fazer discípulo é ensinar: “Olha, agora que você tem Jesus no seu coração, você não deve mais falar palavrões, gritar com o marido, bater na mulher, ser ignorante com os filhos... agora, você deve ter as atitudes de Jesus.  Você deve agir e reagir, de acordo com o que Jesus ensinou”.

Portanto, fazer discípulo é você ir e ganhar uma pessoa para Jesus e depois batizá-la e ensinar pra ela tudo o que Jesus mandou.

E aí, essa pessoa vai ficar muito firme em Deus e vai fazer discípulos também. Ela vai começar a pregar o evangelho, a ganhar outras pessoas para Jesus e vai ensinar essas pessoas a ter as atitudes de Jesus também.

Agora, irmãos, diante disso, é que eu digo temos tido muitas igrejas, fazendo tudo errado. Eu cresci nesse erro, mas eu não quero errar mais.

E qual é o erro? ...fazer crentes, pregar pra ter convertidos.

O negócio da igreja não é fazer crentes... o nosso negócio é fazer discípulos, discípulos de Jesus.

Porque crente é assim, preste atenção pra você pegar a diferença... como eu fiz na quinta-feira, vou ler algumas coisas aqui:

O crente espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.

O crente luta pra crescer; o discípulo luta para se reproduzir.

O crente se ganha; o discípulo se faz.

O crente gosta de elogios, de mimos; mas o discípulo gosta do sacrifício.

O crente entrega o dízimo, a oferta; mas o discípulo entrega toda a sua vida.

O crente cai na rotina, domingo após domingo é a mesma coisa; já o discípulo é um revolucionário.

O crente precisa ser sempre estimulado: “Irmão, vamos; Domingo de manhã tem estudo bíblico lá no prédio da igreja!”; já o discípulo procura estimular os outros.

O crente espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo pega e faz.

O crente reclama e murmura; o discípulo obedece, nega-se a si mesmo.

O crente cobra que os outros o visitem; o discípulo visita.

O crente busca na Palavra as promessas, as bênçãos para a sua vida; o discípulo já busca vida para receber as promessas da Palavra.

O crente pensa em si mesmo; o discípulo pensa nos outros.

O crente senta pra adorar; o discípulo anda adorando.

O crente, quando é velho, é problema pra a igreja; já o discípulo, quanto mais velho, quanto mais maduro, é problema pro inferno.

O alvo do crente é ir pro Céu; o alvo do discípulo é ganhar almas pra povoar o Céu.

O crente pede que os outros orem por ele; o discípulo ora pelos outros.

O grande interesse do crente é uma almofadinha; do discípulo é a cruz.

O crente só se preocupa em pregar o evangelho; o discípulo já se preocupa em fazer outros discípulos.

 

Irmão, todo discípulo é um crente, mas a questão é que nem todo crente é um discípulo.

Você sabia que a palavra convertido aparece só duas vezes na Bíblia? A palavra crente aparece quinze vezes... evangélico não aparece em lugar nenhum! Agora, a palavra discípulo já aparece 3 vezes no Antigo Testamento e 258 vezes no Novo Testamento.

É muito comum encontrarmos pessoas que falam assim: “É, eu sou convertido, eu sou crente”. E pode ser verdade mesmo, porque elas creem sinceramente que são salvas.

Tem pessoas convertidas e tem também as convencidas... e tem aquelas que são conversadas.

Se você perguntar se elas desejam consagrar mais a vida para Deus e obedecer a Jesus em tudo, elas vão dizer: “ainda não... agora não... talvez um dia eu me consagre totalmente”.

Isto é uma grande contradição, pois como alguém pode se considerar salvo ou convertido de verdade, se ainda não se entregou totalmente para Deus?

Jesus quer discípulos, porque discípulos são convertidos de verdade... são pessoas dispostas a negar a si mesmas, a renunciar tudo, pra viver em total obediência a Deus.

 

Portanto, uma boa definição de discípulo é a seguinte: discípulo é aquele que crê em tudo que Jesus disse e faz tudo o que Jesus manda.

E esse é o nosso negócio aqui na igreja: fazer discípulos.

O que eu mais quero como pastor é levá-los a crer em tudo que Jesus disse e a fazer tudo o que Jesus manda.

FAZER DISCÍPULOS É O “NEGÓCIO” DA NOSSA IGREJA.

Na verdade, toda igreja e todo verdadeiro cristão deveria estar envolvido nesse negócio, aliás, se uma igreja não está fazendo discípulos, ela não é séria e se um cristão não está fazendo discípulos, ele não é um cristão normal... endoidou, perdeu a cabeça...

 

Conclusão

VOCÊ JÁ PODE COMEÇAR LOGO a fazer discípulos!

Não é preciso esperar muito. Você já pode começar resolvendo no seu coração: “De hoje em diante, eu não quero mais ser um mero crente... o meu negócio é ser um discípulo fazedor de discípulos! Porque esse também é o negócio da igreja... é a minha tarefa e o meu privilégio”. Aleluia!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page