top of page

QUANDO JESUS ESTÁ NA FAMÍLIA

João 2.1-11

 

Introdução

Eu sou um apaixonado por paisagens. Gosto de montanhas, gosto de mar, gosto de flores, de árvores, de terra, de pedra, de água... numa paisagem, tudo me impressiona... me dê uma gravura ou um retrato dos lugares mais diferentes da terra, e eu fico me deleitando em apreciar a paisagem.

Mas sabe o que mais me impressiona numa paisagem? ...eu quero lhe revelar isto: não são as árvores, não são as montanhas, nem as flores ou os riachos e as praias... mas são as casas, porque cada casa representa uma família – e nada é mais lindo, mais precioso do que isso: uma casa... uma família!

E se você perguntar onde fica o lugar mais lindo da cidade, eu vou lhe dizer: fica ali no Parque Tinola, no lugar exato onde está a minha casa – porque lá está a minha família.

Não tem lugar mais lindo do que o lugar onde estão a minha esposa e os meus filhos.

Não há lugar mais lindo numa paisagem, do que o lugar onde está a família... aonde está a sua família, ali está o lugar mais lindo da paisagem. Amém?

Mas a família é o palco, é o cenário, onde se passa os grandes dramas da vida.

É na família que celebramos as nossas vitórias e é também nela que curtimos a nossa dor mais amarga.

Enquanto a família é o céu de uns, ela é o inferno de outros... enquanto que para uns, a família é lugar de vida, para outros, ela é a ante-sala da morte. Que pena!

Talvez nesta manhã, pensando em sua família, olhando para dentro da sua casa, você não veja nenhuma beleza... nenhuma razão que o leve a dizer: “Aqui está o lugar mais lindo, o lugar mais agradável onde eu possa estar... o lugar do meu aconchego... o meu ninho... a minha casa!”.

Então, eu quero chamar especialmente a sua atenção para este texto da Bíblia.

Esse texto do evangelho de João 2.1-11, nos conta que Jesus foi a uma festa de família, onde acontecia a cerimônia de um casamento.

E o importante nesse texto é que ele mostra pra nós, a disposição que Jesus tem de participar conosco... de se envolver conosco...

Nesse texto, preste atenção, encontramos algumas lições que podem revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família! Vamos verificar estas lições?

 

...a primeira delas é a seguinte:

1. Jesus é a pessoa mais importante a ser convidada para a sua casa

Lemos no v.2, que Jesus estava presente naquele casamento em Caná da Galiléia... Jesus foi convidado e lá, Ele compareceu.

Mas logo no v.3, lemos de uma dificuldade surgida e que surpreendeu a família daquela casa: é que, em plena festa, o vinho havia acabado.

Então, observamos, que a presença de Jesus e a intervenção de Jesus, salvou aquela família de um grande constrangimento.

Amados, a maior necessidade das famílias hoje é da presença de Jesus.

As pessoas não estão precisando tanto de mais dinheiro ou de mais conforto em suas casas... não, o que as famílias mais estão precisando é da presença de Jesus.

Uma casa pode ter de tudo: dinheiro, conforto, saúde, amigos e prosperidade... uma casa pode ter tapete felpudo, TV de última geração, carro do último lançamento, armários com a roupa da moda...

Mas, se Jesus ainda não está presente... se Jesus não está presente nas pessoas da casa... se Jesus não está presente na família, então, está faltando o principal.

Porque só Jesus pode satisfazer os anseios da sua alma e dar sentido à sua vida e à sua família.

Por isso, a pessoa mais importante a ser convidada para a sua casa, é Jesus. Amém?

 

...a segunda lição aqui, para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família, é esta:

2. Precisamos discernir com rapidez quando a alegria está acabando

Observe no v.3, como foi que Maria, mãe de Jesus, procedeu.

Lemos aqui, que ela, usando a sua perspicácia espiritual, usando a sua profunda percepção feminina... Maria livrou aquela família de um grande vexame.

Ela havia percebido que o vinho estava se acabando e que alguma coisa precisava ser feita.

Então, observe mais: ela não ficou parada... Maria não guardou o problema só para si... Não! ela tomou uma iniciativa e foi dizer a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. Ela estava ligada!

Nós precisamos também estar com nossas antenas ligadas...

Amados, nós precisamos ter nossos olhos abertos para ver o que acontece em nossa casa... nós precisamos ter nossos olhos abertos para ver o que acontece em nossa família.

Muitos casamentos vão de mal à pior porque os cônjuges não percebem os problemas enquanto estão pequenos...

Muitas famílias vão mal, porque marido e mulher estão desatentos... estão deixando o tempo passar... e quando vão buscar ajuda já é tarde demais.

Um sinal de que a alegria na família está acabando é quando, ninguém mais em casa, quer fazer as coisas juntos.

Quando passamos a achar desinteressante o que podemos fazer para estar junto com nossos pais, junto com nossos filhos, junto com a esposa ou com o marido... quando passamos a achar desinteressante o que podemos fazer para estar   juntos com os da nossa família, então, esse é um sinal de que a alegria em casa está acabando.

Fico pensando em Adão e Eva no começo... embora não tivessem ainda filhos, nem sogra, nem conta de aluguel pra pagar, ali estava uma família.

E eu fico imaginando o que Adão e Eva faziam o dia todo naquele paraíso... mas só consigo imaginar, eles inventando coisas para amar e ficar juntos... as atividades de Adão e Eva no paraíso, eram como que desculpas para estarem juntos. Amanhecia o dia e Adão devia perguntar: “Eva, minha querida, o que é que vamos fazer hoje? ...que tal irmos dar bananas aos macacos?” E Eva devia responder: “É isso, meu amor... vamos dar bananas aos macacos!” E assim, passavam o dia juntos, dando bananas aos macacos! Não importava muito o que faziam, mas sim, que estavam juntos!

Mas, acredito, o problema começou no momento em que eles deixaram de sentir este prazer – o prazer de estarem juntos... achando que dar bananas aos macacos era bobagem, era supérfluo.

Então, quando Eva dizia pro marido: "Vamos dar bananas aos macacos?", Adão respondia: "Larga de ser boba, mulher. Não vê que eles sabem pegar bananas sozinhos?"

Ah! Quando passamos a achar desinteressante o que podemos fazer para estarmos juntos, isso é um sinal de que as coisas não estão indo bem.

Portanto, o que aprendemos aqui da Palavra de Deus é isto: precisamos discernir com rapidez quando a alegria está acabando.

Não faça vistas grossas... se há algo acontecendo em sua casa, informe-se, procure saber o que está se passando: onde estão seus filhos, com estão os seus pais, por anda o marido e o que se passa com a esposa...

Essa é a segunda lição: Discirna com rapidez quando a alegria estiver acabando em sua casa.

 

...a próxima lição, para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família, é:

3. Precisamos recorrer à pessoa certa na hora da crise

Lendo o v.3, vemos claramente que Maria buscou a Jesus... ela levou o problema à pessoa certa.

Esse é o segredo da felicidade familiar... esse é o segredo da felicidade conjugal...

O segredo da felicidade em casa, na família, não é a ausência de problemas, mas é ter sabedoria e pressa em levar os problemas a Jesus.

Muitas famílias ao entrarem em crise, buscam solução onde não há solução...

Cavam cisternas rotas onde não há água... buscam ajuda em caminhos que só as levam para mais longe da felicidade.

Mas Jesus é a resposta para a família.

Você tem tido problemas em sua casa... tem havido problemas financeiros, problemas no relacionamento, problemas de ordem espiritual – porque tem havido medo, depressão, angústia?

Ouça: Jesus é a solução de Deus para o seu lar.

O que você precisa fazer, é levar os problemas da família à Pessoa certa... você precisa fazer como Maria fez: levar seus problemas a Jesus .

Jesus é a Pessoa certa na hora da crise... é dEle que vem o socorro... é de Jesus que vem toda a ajuda. Amém?

...outra lição para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família, é esta:

4. Precisamos obedecer e fazer o que Jesus manda

Está escrito no v.7 que Jesus mandou os serventes encher de água as talhas, os potes de pedra, que haviam ali para que cada um se lavasse.

Mas essa ordem de Jesus “Encham os potes com água”, parecia absurda... eles poderiam ter questionado, dizendo: “Senhor, nós não estamos precisando de água. O que está faltando aqui é vinho.!”

Ah! Mas se você quer ver as maravilhas de Deus acontecendo na sua casa, se você quer ver as maravilhas de Deus acontecendo na sua família, você precisa obedecer às ordens de Jesus...

Ainda que te pareçam absurdas, ainda que te pareçam estranhas, você precisa deixar de lado o que você acha e fazer aquilo que Jesus manda.

Sempre que a pessoa obedece a Jesus a vida dela é transformada.

Amados, sempre que o marido e a esposa, se dispõem a obedecer a Palavra de Deus... sempre que os filhos se dispõem a obedecer a Deus... sempre o vinho da alegria começa a jorrar de novo dentro de casa.

Glória a Deus? ...você precisa fazer o que Jesus manda!

 

...lição número cinco, para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família:

5. Precisamos ser guiados pela fé e não pelos nossos sentimentos

No texto, verificamos no final do v.7, que aqueles serventes não questionaram... Jesus havia mandado: “Encham os potes com água”, e eles não relutaram e nem duvidaram da ordem de Jesus.

O que observamos aqui é que eles obedeceram prontamente: Eles creram e agiram... eles encheram de água aqueles potes... e, no v.8, lemos: eles levaram a água ao encarregada da festa.

Mas, quando o encarregado da festa, enfiou a cuia dentro da água, um milagre aconteceu: a água se transformou em vinho.

Amados, o milagre da transformação acontece, quando nós nos dispomos a crer e a confiar.

Quando você faz o que Jesus ordena, mesmo que a sua razão não consiga explicar, você vai experimentar milagres extraordinários.

Feliz é a família que vive pela fé... feliz é a família que obedece a Palavra de Deus. Amém?

...próxima lição, para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família:

6. Quando Jesus intervém na família, o melhor sempre vem depois

Você pode observar o finalzinho do v.10 e ler que o vinho que Jesus ofereceu era de melhor qualidade?

Está escrito: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

O costume era sempre oferecer primeiro o melhor vinho, depois então, servia-se o inferior... hoje em dia isto equivale a fazer uma festinha e primeiro oferecer Coca-Cola, o refrigerante... e depois, que todo mundo estiver satisfeito, servir o refrigereco.

Mas com Jesus o melhor vem sempre depois. [diga aí à pessoa a seu lado]

Com Jesus, o casamento de ninguém, a família de ninguém, precisa ser uma descida ladeira abaixo...

Não! Com Jesus, a casa da gente, a família da gente, é o lugar mais lindo da paisagem...

Com Jesus... quantos maridos e esposas têm aqui? ...eu quero lhes dizer isto: Com Jesus, os melhores dias do seu casamento, não foram os da lua de mel... os seus melhores dias são os que estão vindo pela frente!

Amados, quando Jesus reina na família, é feliz o lar!

Esse é um corinho que aprendi na infância: “Se com a família está Jesus, é feliz o lar... se com o papai está Jesus, é feliz o lar... se com a mamãe está Jesus, é feliz o lar” – e não tem como não ser!

Muitos casais, infelizmente, estão juntos, mas só por causa dos filhos... moram na mesma casa, dormem na mesma cama, mas o coração está vazio de amor.

Eu gosto muito de retratos, álbum de fotos... e vou lhe dizer: O que mais dói é ver uma família que só é unida no retrato... a mão dele no ombro dela é constrangido... o sorriso dela é de plástico...

Ah! Mas quando Jesus intervém na família, o amor é restaurado, a alegria volta e a família inteira experimenta os milagres do céu.

Quando Jesus intervém na família, o melhor sempre vem depois. Aleluia!

 

...e finalmente, para revolucionar a sua vida e abençoar para sempre a sua família:

7. Quando Jesus intervém na família, as pessoas glorificam a Deus e passam a crer nele

Não há milagre maior do que o milagre de uma família transformada.

Não há nada que promova tanto a glória de Deus do que ver um casamento sendo restaurado e uma família experimentando a alegria verdadeira, depois de um tempo de tristeza e dor.

Muitos dos discípulos de Jesus passaram a crer nEle depois que esse milagre da transformação da água em vinho aconteceu, e muitas pessoas glorificaram a Deus.

Lemos no v.11: “Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele”.

O maravilhoso de tudo isso, é que quando Jesus intervém na família, abençoando a família, as pessoas passam a glorificar a Deus e a crer nEle.

 

Conclusão

Jesus é o mesmo hoje. Ele não mudou...

Jesus ainda continua fazendo milagres na vida das famílias... e Jesus pode restaurar também a alegria lá na sua casa. Jesus pode mudar a sua sorte. Jesus pode curar as suas feridas, restaurar a sua alma... Jesus pode refazer o seu lar.

Jesus pode derramar amor em seu coração... Jesus pode dar para você a capacidade de perdoar... Jesus pode transformar o seu casamento triste em um casamento feliz.

Jesus pode fazer florescer no seu coração a esperança de uma nova vida, de um casamento restaurado, e de uma família cheia de amor e felicidade!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira – Fonte: Hernandes Dias Lopes. 21.05.2006

 

bottom of page