top of page

A PRÁTICA DO DESABAFO

Salmos 62.8

 

Introdução

Hoje eu quero falar sobre a prática do desabafo. Você pratica?

Se você é uma pessoa normal, então você tem tido ansiedade, decepções, frustrações, problemas de todo tipo... então, precisa desabafar.

Porque muitas vezes a situação pode ficar insuportável... causando depressão, distúrbios emocionais e outras doenças.

A falta de desabafo faz mal à saúde (repita isso: a falta de desabafo faz mal à saúde); à saúde da alma e do corpo.

Uma médica cardiologista declarou que uma pessoa que sofre calada, adoece mais rapidamente.

Um psiquiatra alertou para o seguinte: “quando engolimos sapos, chega uma hora em que o organismo não suporta mais a tensão e estoura por meio de doenças”.

Já um psicanalista, médico e professor da USP, afirmou que: “um dos remédios para prevenir as doenças do coração é o desabafo”.

Então, entenda isso: o que fica dentro, te sufocando, é terrível veneno... Logo, você precisa desabafar.

Então, hoje eu quero fazer você pensar nisso... pensar no desabafo, na libertação daquilo que abafa, que sufoca te sufoca dentro.

Vamos ler o Sl 62.8: “Confie nele em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio”.

Esta palavra da Bíblia é um encorajamento ao desabafo... especialmente os livros de Jó e Salmos, estão repletos de desabafos.

Esse Sl 62.8, inclusive, é um convite para que se pratique o desabafo, está escrito: “...derrame diante dele [o Senhor nosso Deus] o coração”.  

Outro convite desse, está no livro chamado “Lamentações de Jeremias” e o nome do livro já diz tudo “lamentações”.

O profeta Jeremias diz isto no 2.19: “Levante-se, grite no meio da noite, quando começam as vigílias noturnas; derrame o seu coração como água na presença do Senhor...”.

O que é essa Palavra? ...é um convite à prática do desabafo, à prática desse derramar do coração perante Deus.

Se você olhar o Salmo 102 (veja lá), você vai observar que deram um título para ele.

O título é (NVI): “Oração de um aflito que, quase desfalecido, derrama o seu lamento diante do Senhor”.

 

TIPOS DE DESABAFO

Existem muitas maneiras de você desabafar. Uma delas e muito comum é o desabafo verbal, aquele em que você fala e alguém ouve.

Já experimentou isso? Sabe, a experiência de ser ouvido é muito poderosa... quando alguém está com o seu coração pesado, ansioso e encontra alguém com quem possa se abrir, ah! isso produz um bem-estar muito grande.

Pode ter certeza, se tiver a coragem de contar certas coisas a uma pessoa da sua inteira confiança, você não vai sofrer o que muitas vezes sofre sozinho.

É bênção de Deus achar alguém com quem se possa abrir o coração... diz a Bíblia em Pv 18.24) “há amigo mais chegado do que um irmão”. É bênção mesmo.

Por isso que no rebanho de Deus, a igreja, ninguém deveria andar sozinho, sem ter um líder e sem um discipulador...

Porque é uma bênção você ter alguém com quem abrir o coração.

O Pr Robert Lay costuma dizer que ovelha que anda sozinha vira petisco de lobo... não ande sozinho. Você precisa de alguém.

Participe de uma célula, peça um discipulador... tenha alguém para prestar conta, desabafar... Fazer bem a você.

Outra maneira legítima de desabafar é por meio de papel... você pode colocar tudo pra fora enquanto escreve.

Por isso que algumas pessoas gostam de usar uma agenda para além dos compromissos, anotar suas impressões pessoais... outras pessoas têm uma espécie de diário, blog na internet, o espaço para depoimentos em sites de relacionamento...

Olha, os médicos garantem: colocar no papel as emoções e as experiências mais traumáticas, ajuda a manter o bem-estar e afasta as doenças do coração.

Tem até um provérbio popular, muito verdadeiro, que diz assim: “Alegria compartilhada é alegria aumentada, dor repartida é dor diminuída”.

Portanto, você faz um à sua alma e ao seu coração, quando desabafa.

 

OS PARCEIROS DO DESABAFO

Agora, a questão mais delicada em torno desse assunto é a seguinte: com quem desabafar?

Afinal, você não pode desabafar com as paredes, derrubando e quebrando tudo o que está na frente.

Chutar o balde não resolve... ponta-pé no cachorro também não.

É preciso que você encontre alguém, de inteira confiança sua e que tenha os ouvidos dispostos para ouvir.

Orelha todo mundo tem, mas ouvidos para escutar, é mais raro... então, é uma grande bênção quando você encontra.

Veja que interessante verso da Bíblia temos em 1Sm 22.2... lemos de Davi, numa época em que estava sendo perseguido pelo rei Saul.

Talvez você não saiba, mas Davi tinha o dom de ouvir os outros. Veja o que diz a Bíblia: “Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele”.

 

Davi tinha inclinação para ouvir e por essa razão, quatrocentos homens com problemas, alguns estavam endividados, outros estavam descontentes, se juntaram a ele. E depois, não demorou muito, esse número aumentou para seiscentos (27.2).

O que Davi tinha de especial? ...a disposição de ouvir!

Ah! Cada um deveria ter um Davi participando lá na sua célula... um Davi pra escutar os problemas de dinheiro, de casamento, de família, de trabalho... Não seria uma bênção você poder desabafar e ser ouvido?

Agora, quem sabe, você possa se apresentar pra Deus usar você no papel de Davi lá na célula? Com certeza, tem alguém lá precisando abrir o coração e ser ouvido!

Então, já imaginou você, muito fiel a Deus, cheio do Espírito Santo, em quem todo mundo confia, sendo procurado por pessoas que precisam abrir o coração? É um ministério e tanto!

E tem irmão que fala que não tem condição pra fazer nada... ora, se disponha a ouvir mais!

Há um tipo de desabafo que a Bíblia recomenda muitas vezes: é o desabafo mútuo.

A Palavra de Deus diz em Gl 6.2: “Levem os fardos pesados uns dos outros ...”.

Essa forma de desabafo acontece, por exemplo, entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre os amigos, entre as pessoas da célula...  

Eu já presenciei momentos lindos na célula de que participo, Elizamar é a líder. Me lembro de um encontro, não faz muito tempo, alguém abriu o coração com uma espontaneidade tão grande, que todos pararam para escutar, com muito amor e carinho, enquanto a irmãzinha colocava a sua dor para fora e, no final, o Espírito Santo usou uma pessoa para aconselhar, depois usou outra e mais outra, até que no fim de tudo, aquela pessoa começou a se sentir encorajada e fortalecida.

Eu quero dizer pra você: participar de uma célula é ter uma família...

Se você vive sem uma célula, você está perdendo. E se você tem célula, mas não está sabendo tirar proveito, também está perdendo... porque a célula fornece o

ambiente ideal para o desabafo mútuo.

Deus usa pessoas para abençoar pessoas.

 

Uma outra maneira de desabafar é através do desabafo clínico.

É o desabafo que se faz diante de um conselheiro capacitado, de um pastor ou de um psicólogo... sabe como?

Deus levanta profissionais e ministros específicos para dar assistência à alguma área da vida que se fizer necessária.

Por exemplo, há conselheiros especializados em assuntos conjugais, outros em questões de filhos, outros em finanças...

Eu gosto muito de assistir, sempre que posso e lembro, o programa supernany... a educadora tem 40 anos de experiência e a gente que tem filhos aprende muito. Mas o que mais me admira naquele programa é a humildade dos pais em pedir ajuda profissional e, quando falta humildade , o trabalho da orientadora não tem sucesso...

A questão é essa: Toda pessoa deve ser humilde para, se preciso for, procurar alguém capacitado e desabafar.

E quem sabe, este seja o seu caso? ...quem sabe, você precisa procurar alguém e abrir o jogo, falar do que está acontecendo?

Eu quero encorajar você a fazer isso, porque o plano de Deus para a sua vida estabelece o seguinte, o apóstolo João declarou (3Jo 1.2): “oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma”.

Então, colabore com a sua própria felicidade...  Não sofra calado, não engula sapos. Amém?

E tem mais uma maneira de desabafar que, pela bondade de Deus, é gratuito, está disponível todos os dias, a qualquer hora, inclusive aos sábados, domingos e feriados, e te digo mais, é a forma mais segura que existe...

É o Desabafo espiritual... o desabafo feito diante de Deus em oração.

Não precisa marcação de hora, nem pagamento de plano... você só precisa ter uma coisa: confiança em Deus.

Veja novamente o Sl 62.8, como o salmista afirma essa verdade. Ele diz: “Confie nele [isto é, o Senhor Deus] em todos os momentos, ó povo; derrame diante dele o coração”.

Você precisa ter confiança para entrar na presença de Deus e falar com Ele sobre os seus problemas ou sobre quais são as suas preocupações ou ansiedades.

Você confia em Deus? Crê que Ele existe e que recompensa aqueles que buscam por Ele?

Então, entra no seu quarto, fecha a porta e experimente derramar o coração perante Deus... Jesus afirmou que o Pai vai te ver e vai te recompensar.

Desabafar com Deus não é pecado!

 

Quem desabafa, é verdade, põe pra fora o que está lá dentro... e muitas vezes fala coisas absurdas, loucas... Mas Deus não fica ofendido quando ouve essas coisas!

Já ouviu falar sobre Jó e de como ele se desabafou com Deus?

Jó perdeu todos os bens, todos os filhos e toda a saúde que tinha...

Jó chegou a amaldiçoar o dia em que nasceu... ele desejou a própria morte e questionou, Senhor: “Por que me prolonga a vida, se o meu fim é certo?”

E você acha que Deus ficou irritado e castigou Jó? ...não; Jó desabafou e Deus sustentou e abençoou a vida dele!

A Palavra de Deus diz que o Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira.

Outro caso marcante de desabafo na Bíblia é o de Ana, esposa de homem chamado Elcana e mãe do extraordinário profeta Samuel.

Ana tinha uma incapacidade de engravidar... numa época em que mulher casada que não gerava filhos, era a coisa mais humilhante que havia.

A outra esposa (autorizada) de seu marido, aproveitava a situação para irritá-la e Elcana não conseguia controlar as duas.

Então, Ana começou a entrar em pânico, a ter desequilíbrio emocional... se tornou uma pessoa triste, passou a ter crises freqüentes de choro, falta de apetite.

Aí, veio a ideia de desabafar diante de Deus... então ela ficou sozinha no templo, expôs os seus sentimentos, chorou, suplicou...

O sacerdote Eli até pensou que ela estivesse embriagada (que conclusão mais infeliz)... porque Ana estava, era, desabafando com Deus...

E sabe o final da história? Ana mudou de semblante e recuperou a vontade de comer, e poucas semanas depois, Deus deu pra ela os primeiros sinais de uma gravidez.

Mas a história do desabafo de Ana não pára por aí: É preciso dizer que ela engravidou outras cinco vezes e que o primeiro filho dela foi um dos mais famosos homens de Deus do Antigo Testamento! Aleluia!

Talvez você já fez de tudo, mas ainda não derramou seu coração perante Deus...  

Sabia, que até Jesus praticou o desabafo? A Bíblia conta de Jesus ter reunido os três discípulos mais próximos dEle (Pedro, Tiago e João), para abrir o coração  e falar com eles da dor que estava sentindo.

No evangelho de Mateus 26.38 está escrito que Jesus disse pra eles: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal”. Foi um desabafo...

Numa outra ocasião, Jesus desabafou: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”(Mt 8.20).

Mas o Pai ouviu o desabafo do Filho e no fim da missão, está escrito que Deus O exaltou soberanamente.

 

Conclusão

Desabafo não é pecado, não... o que é pecado é a murmuração, porque é reclamar de Deus, dizer desaforos para Deus.

Mas desabafar é abrir o coração, é falar com Deus e não contra Deus... por isso, pratique essa ideia.

Quem sabe, tem alguém aqui esta noite, que tem passado dias profundamente triste, sentindo desgosto, sem vontade de viver... alguém que se pergunta como que Deus pode permitir essa situação...

Eu quero incentivar você, nesta semana, a tirar um momento pra desabafar com Deus.

Eu tenho certeza que o desabafo bem feito, trará alívio à sua alma e você vai experimentar o que Jó experimentou, o que Ana experimentou, o que Jesus experimentou...

Eu acredito que você vai falar como Davi no Sl 40: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12.6.2010. Fonte: Elben César

bottom of page