top of page

UMA COISA PEDI AO SENHOR

Salmos 27.4-6

 

Introdução

Esta noite eu tomo o Salmo 27 como texto-base para recebermos Palavra de Deus. Veremos os v.4-6.

Eu creio firmemente que o Espírito Santo vai ministrar a Palavra do Senhor ao seu coração!

4 Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar

sua orientação no seu templo.

5 Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.

6 Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.

 

Desenvolvimento do ensino

Nesses versos, o rei Davi, o salmista aqui, fala muito sobre a “casa do Senhor”.

No v.4 ele se refere à ela como templo... no v.5, como habitação e tabernáculo... e no v.6, fala novamente em tabernáculo.

São expressões que Davi usa, porque os seus pensamentos estão ocupados com o tabernáculo de Jerusalém. O tabernáculo, portanto, foi a grande inspiração para que Davi escrevesse o Salmo 27.

Mas o que era esse tabernáculo?

Essa palavra não faz parte do nosso vocabulário hoje em dia. Ela surgiu depois que o povo de Israel saiu do Egito e existiu até que o Templo de Salomão fosse construído, e a partir daí, deixou de existir. Então, é preciso aprender o que significa “tabernáculo”.

Chama-se tabernáculo à uma grande barraca portátil, dava para montar e desmontar... sempre que os israelitas mudavam o acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles... era uma barraca feita de tecido e tábuas, e que nos dias do Antigo Testamento bíblico, lá no passado, desde os tempos de Moisés, era o lugar de encontro entre Deus e os homens.

O tabernáculo então, era muito especial...  simbolizava a presença de Deus com o Seu povo, para onde o povo fosse.

Os israelitas até usavam chamar o tabernáculo de a Tenda da Revelação, o lugar onde a presença de Deus se manifestava.  

Por isso que Davi chama esse lugar de “casa do Senhor”, “sua habitação”.

E Davi declara o que ele havia pedido e estava procurando: habitar na casa do Senhor todos os dias da sua vida...

Ou seja, ter o tabernáculo de Jerusalém por casa! Davi estava dizendo: “Eu quero morar no endereço de Deus. Eu quero estar onde Deus está!”

Por quê? Ah! Ele dá quatro razões porque tinha esse desejo... mas você também deve procurar a Deus e pelas mesmas razões.

 

...a primeira razão para isso é uma questão de:

INTIMIDADE – BUSQUE A DEUS PORQUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA DE INTIMIDADE COM ELE

A primeira razão por que o salmista queria habitar na casa do Senhor era “para contemplar a bondade do Senhor”.

Veja o v.4: “Uma coisa pedi ao Senhor; é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor...”.

Outra versão da Bíblia, diz: “para contemplar a beleza do Senhor”... uma outra, diz ainda: “para contemplar a formosura do Senhor”.

O léxico de Strong (livro de estudo dos originais da Bíblia), notifica que esse contemplar implica em ter uma experiência. Com esse “contemplar” o salmista está dizendo que ele tem por objetivo conhecer a Deus mais de perto, na intimidade.

Davi faz essa declaração: “é o que procuro”.

O que você mais procura ultimamente? ...porque a Bíblia está mostrando qual deve ser a prioridade da sua vida.

Talvez você esteja à caça de um casamento... à procura de um bom emprego, passar no concurso... em busca de um livramento, em busca de um sonho realizado...

Tudo isso podem ser bênçãos, se você não desprezar o que deve ser o foco principal da sua vida...

Qual é o principal foco da sua vida? É Deus... você foi criado por Ele e para Ele!

Deus não precisava criar você, mas escolheu criá-lo para que você trouxesse satisfação à Ele.

Por isso que, o maior erro que uma pessoa comete é viver independente de Deus...  

Mas o ser humano tem essa natureza: procura ter dinheiro, sem Deus... ter prazer sem Deus... ter realização, sem Deus... ter satisfação, sem Deus... felicidade, sem Deus... casamento, sem Deus... segurança, sem Deus...

Multidões buscam todas essas coisas, (e quem sabe, você mesmo!), com empenho e com vontade, enquanto que a Pessoa Criadora, Sustentadora e Governadora de tudo que existe, e doadora de todas as bênçãos, não é procurada com alma e coração.

Muitos até chegam a alcançar aquilo que procuram, mas o sentimento que experimentam é que algo ainda está faltando...

Você não acha que tem alguma errada nisso? Claro! ...você não foi planejado para juntar coisas, mas para se relacionar com Deus.

Quando Jesus veio, Ele ensinou que ninguém deve correr preocupado, atrás do que comer, beber ou vestir...

Jesus explicou (Mt 6.33): “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.

Na época que Davi compôs o Salmo 27, ele precisava de muitas coisas.

Davi estava sendo perseguido por inimigos, era razoável que buscasse outra terra onde morar...

Davi estava sendo difamado... pessoas ruins falavam mentiras sobre ele... era razoável que buscasse por justiça...

Mas lembra do Salmo 23? São palavras de Davi: “O Senhor Deus cuida de mim. De nada terei falta”.

Davi estava com o coração focado na prioridade certa... embora precisasse de muitas coisas, ele buscava conhecer a Deus, porque confiava que com Deus as outras coisas não vão faltar!

Talvez você esteja à procura de muitas coisas, mas Deus deve ser a primeira busca do seu coração, mesmo porque, como se diz: “Quem Deus, tem tudo!”

Certa vez, quando Jesus falava aos discípulos sobre a Sua perseguição e morte, Ele disse: “...vocês serão espalhados cada um para a sua casa. Vocês me deixarão sozinho. Mas eu não estou sozinho, pois meu Pai está comigo” (Jo 16.32).

Quer bênção maior que essa? ...ser deixado sozinho, sem nenhum recurso, mas poder contar com a ajuda de Deus!  

Há uma frase que diz assim: você e Deus é a maioria... Busque a Deus... sua alma precisa de intimidade com Ele!

 

...a segunda razão porque Davi desejava estar na presença de Deus é por uma questão de:

ORIENTAÇÃO – BUSQUE A DEUS PORQUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA DE ORIENTAÇÃO DELE

Davi queria habitar na casa do Senhor, lemos no v.4, para “buscar sua orientação”. Davi queria a orientação de Deus para a sua vida.

Cabe perguntar se você quer isso?

O fato de você estar aqui, tenho para mim, sinaliza que sim! Você quer receber orientação de Deus. Amém?

Mas você precisa entender que para isso, você precisa ter tempo com Deus.

Observe que Davi fala em “viver na casa do Senhor todos os dias” da sua vida.

Não se trata de fazer uma visitinha pra Deus... porque tem quem visita Deus aos domingos... (domingo é dia de visita em casa, em hospitais, em presídios...), tem quem visita Deus aos domingos.

E tem quem visita Deus somente quando enfrenta problemas (essa é comunhão reativa: surgiu um problema, não sabe o que fazer... a pessoa reage procurando a Deus).  

Mas não era apenas assim que Davi fazia... o modo dele se relacionar com Deus não era só na base de uma comunhão reativa...

Davi passou para o próximo nível... ele buscava ter com Deus uma comunhão ativa, isto é, usava cada oportunidade para estar com Deus e poder falar e escutar a Deus.

Davi praticava a presença de Deus... então, fosse a hora que fosse, Deus estava com Davi e dava orientação pra ele.

Assim, Davi errava menos, pode ter certeza, porque quem vive debaixo da orientação de Deus, está escrito no Salmo 1, tudo o que faz, prospera (Sl 1.3).

A orientação de Deus só é para a sua vitória.

O seu casamento está beirando o divórcio? Tem uma orientação que diz: “Largue. Deixe seu marido. Deixe sua esposa… não tem jeito não!” Mas a orientação de Deus é para a vitória. Ele diz: “Vocês são uma só carne, venham à Mim e Eu vou mostrar como vocês sairão vitoriosos dessa batalha!”

A luta é com os seus filhos? Tem uma orientação que diz: “Desista deles, deixa que se virem…”. Mas a orientação de Deus é para a vitória. Ele diz: “Os seus filhos são a Minha herança. Confie em Mim, porque Eu sou Aquele que converte o coração dos filhos aos pais e o coração dos pais aos filhos”.

Então, para você se dar bem na vida, receba orientação de Deus.

Aprenda a praticar a presença de Deus... separa um tempo diário específico para você meditar, pensar na Palavra, e durante o dia, dialogue com Deus, orando no espírito e também orando com o entendimento...

Porque ao praticar a presença de Deus, você vai receber orientação dEle e, seguindo essa orientação, você vai prosperar. [quantos querem, digam: Glória a Deus!]

 

...e a razão número três porque Davi desejava estar na presença de Deus, era por uma questão de:

PROTEÇÃO – BUSQUE A DEUS PORQUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA DE PROTEÇÃO DELE

Nos v.5-6... Davi fala do dia da adversidade, os tempos difíceis... ele fala dos inimigos cercando em volta... mas Davi queria contar com a proteção de Deus no dia da adversidade.

Há muitos inimigos cercando a alma humana para ela não se abastecer em Deus e não se satisfazer nEle... e muitos não buscam proteção contra esses inimigos... então, eles vão consumindo a pessoa, e ela não busca proteção.

Existe situação mais triste do que essa? Ter a alma consumida, a vida destruída e não se dar conta de que há inimigos terríveis querendo a sua morte?

Você sabe quais são os três piores inimigos da sua alma? São o mundo, a carne e o diabo. Jesus ensinou sobre isso em Mc 4, na Parábola do Semeador.

No v.19 lemos do primeiro inimigo: é o mundo. Jesus explica que as “preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas sufocam a palavra” de Deus no coração.  Você tem que combater esse inimigo!

No v.15 está o segundo inimigo: é o diabo. Jesus falou: “Algumas pessoas são como a semente à beira do caminho, onde a palavra é semeada. Logo que a ouvem, Satanás vem e retira a palavra nelas semeada”. Olha que inimigo.

E no v.16-17 lemos do terceiro inimigo: “Outras, como a semente lançada em terreno pedregoso, ouvem a palavra e logo a recebem com alegria. Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam”.

Esse terceiro inimigo é interno, está dentro de cada um, os outros dois são externos (o mundo e o diabo), mas o terceiro inimigo é interno: é a própria natureza pecaminosa da pessoa, a carne.

O primeiro inimigo (o mundo) é vencido com o desapego: desapego dos bens materiais... desapego das pessoas... desapego do corpo, desapego da roupa, do trabalho, da casa, dos prazeres, do dinheiro... desapego.

O segundo inimigo (o diabo) é vencido pela humildade. Humildade implica reconhecer Jesus como Senhor, como Salvador... humildade implica em obediência... humildade  implica em oração, em dependência de Deus... humildade.

Agora, o terceiro inimigo (a carne) é vencido com a morte para o próprio EU... é a cruz todos os dias: morte para o pecado... morte para a carne que quer que você minta, que você, brigue, que se encha de ódio, de inveja, de ciúmes... mas você vence a carne matando esses desejos... morte para o eu.

Agora, Davi sabia que ele não tinha condição natural para fazer isso não.

Então, sabe onde ele queria estar? ...na casa do Senhor, no tabernáculo, no lugar onde Deus está, porque ali há proteção.

E não apenas isso, mas, com Deus ao seu lado, Davi sabia que podia vencer os inimigos. No v.6 ele fala: “triunfarei sobre os inimigos que me cercam”.

Irmão, há inimigos terríveis querendo destruir a sua vida... por isso você precisa de proteção e isso você encontra em Deus. Corra para Ele.

 

...e a quarta razão porque Davi desejava estar na presença de Deus, era por uma questão de:

LOUVOR – BUSQUE A DEUS PORQUE VOCÊ TAMBÉM PRECISA LOUVÁ-LO

A quarta razão por que Davi queria habitar na casa do Senhor era para louvá-lo.

Lemos no final do v.6: “cantarei e louvarei ao Senhor”. O tabernáculo era um local de culto, de adoração... portanto, habitar nele, significava ter o hábito de louvar a Deus.

Eu oro para que você entenda isso: você foi criado para o louvor da glória de Deus. Está escrito em Ef 1.12: “...com o fim de sermos para louvor da sua glória”.

Isto significa que você somente será feliz se adorar a Deus. Se fizer diferente, se falhar nisso, você não será feliz.

Portanto, você precisa cumprir com o propósito da sua existência: dar louvor a Deus.

A Bíblia menciona muitas formas de louvor: cantar, ajoelhar, dançar, levantar as mãos... mas o melhor estilo é aquele que melhor representa o seu amor por Deus.

E o que é o louvor? ...é um elogio, uma homenagem. Você precisa honrar a Deus.

Deus não criou você? Ele não tem sustentado a sua vida, lhe dado a respiração, o fôlego? Você deve honrá-Lo.

 

Conclusão

Portanto, habitar na casa do Senhor é ter tudo o que se precisa para viver bem.

O melhor lugar para você estar é na casa de Deus...

Agora, aqui nós temos aprendido: a casa do Senhor, hoje, não é um lugar... esse prédio da igreja não é a casa do Senhor.

Hoje, pra você ir à casa do Senhor, você não vai a um local... você vai à uma pessoa. Deus está naqueles que pertencem a Ele.

Você quer andar na presença de Deus? ande com as pessoas que são de Deus... e se Deus habita o seu coração, então você pode encontrá-Lo onde quer que você esteja.

Se você já se tornou filho de Deus, filha de Deus, então, não perca mais tempo, sua felicidade depende:

Da sua intimidade com Deus,

Da orientação e proteção que vem dEle

E do seu louvor à Ele.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 16.5.2010

bottom of page