top of page

JESUS É A PORTA

João 10.7-9

 

Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

 

Introdução

Qual a importância de uma porta em nosso dia-a-dia? Que problemas enfrentaríamos se não existissem portas?

Você sairia de casa, mas sem portas e sem portão, tudo ficaria mais facilitado para os ladrões.

Tirando os ladrões, tem os bichos, que entrariam, remexeriam as coisas e sairiam sem dificuldade.

É, a porta é uma coisa muito importante do nosso dia-a-dia. Sem ela nossas vidas seriam muito difíceis.

Agora, a palavra “porta” também é usada com um sentido metafórico, por exemplo, quando falamos assim: “Hoje Deus abriu uma porta para mim”. Nesse caso, porta significa “oportunidade”.

Nesse v.9, Jesus afirma ser uma porta, e é nesse sentido de oportunidade. Então, vamos ver, exatamente, qual é o significado dessa afirmação para as nossas vidas.

 

...primeiro, note que Jesus declara:

1- EU SOU A PORTA

Ao afirmar ser uma porta, Jesus está afirmando duas verdades: Ele é acesso e Ele é segurança. Jesus é uma via de acesso e uma oportunidade para as pessoas.

Sabe, o ser humano caminha por um mundo fechado. O diabo tem cercado as pessoas dentro de um sistema de enganos, de mentiras. Ele oferece coisas prometendo deixar a vida mais feliz, mas é tudo engano!

Desde o começo é assim. O diabo propôs para Eva que se ela e Adão comessem do fruto que Deus não havia permitido, eles ficariam muito melhores do que eram. Adão e Eva cederam e o que foi que aconteceu: se viram presos ao engano, presos à condenação eterna. O diabo os prendeu!

Aí, diante disso, Jesus diz: “Eu sou a porta”. Jesus veio e revelou (Jo 10:10): “eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

Jesus estava dizendo: “Eu sou a via de acesso para uma vida plena. Eu sou a porta”.

Mas, Jesus também estava se comparando aos pastores daquela época que, cuidando do rebanho de ovelhas, dormiam na porta do curral.

Interessante isso. As ovelhas eram guardadas para passar a noite no curral, que naquela época, era um cercado de pedras com uma abertura, por onde elas entravam e saiam.

Aí, os pastores mais cuidadosos, achavam de se deitar para dormir, nessa abertura. Assim, nada ou ninguém entrava sem que o pastor percebesse, também nenhuma ovelha deixava o curral sem que o pastor percebesse esse perigo. O pastor era a porta.

Então, aqui, aprendemos duas verdades: Jesus é acesso e Jesus é segurança. Jesus está ensinando que somente Ele, com o poder de Deus, é quem dá às pessoas, o acesso à uma vida boa, abençoada e segura.

Você reconhece que Jesus é a via de acesso e a oportunidade para uma vida feliz? Então dê para Ele um forte aplauso.

...segundo, note que Jesus declara:

2- SE ALGUÉM ENTRAR POR MIM, SERÁ SALVO

Saber que Jesus é a porta não é suficiente. É preciso que cada pessoa escolha entrar por Ele. É por isso que Jesus afirma: “Se alguém entrar por mim será salvo”.

Então, existe uma condição para ser salvo. Para ter uma vida feliz e segura, é preciso que a pessoa passe por Jesus, que entre por Ele para a vida abençoada.

A pessoa que sabe que Jesus é a porta, é igual a pessoa que está a 5 cm da porta, pertinho; mas como não se compromete com Ele, é como se estivesse a 5 km longe.

Portanto, saber que Jesus é o Salvador não é satisfatório. A condição para a salvação é a pessoa saber e se comprometer com Jesus.

Jesus convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Fica claro que só os que responderem “sim” é que serão aliviados.

Irmãos, Deus seja louvado, porque é muito grande, graças a Deus, o número de pessoas que já entraram pela porta que é Jesus. O número dos salvos tem multiplicado. Aleluia!

Mas, há muitos que estão apenas perto da porta, apenas sabem de Jesus.

Então, a gente tem que ajudar essas pessoas e, comece convidando para a reunião da sua célula. Um convite feito para a célula, já é um passo precioso que estará sendo dado, para essa pessoa descobrir que a porta é uma só, porém dois lados, há: dentro e fora, e de qual ela está?

Ajude as pessoas que você já tem no seu círculo de amizade, ajude que elas decidam por Jesus.

 

...e terceiro lugar, note que Jesus declara:

3- ENTRARÁ, E SAIRÁ, E ACHARÁ PASTAGEM

Jesus está pensando na relação de um pastor com suas ovelhas. Ele já afirmou ser a porta das ovelhas. Depois declarou que para entrar no aprisco, isto é, no Reino de Deus, é necessário passar por Ele. E agora Jesus fala de sair: “entrará, e sairá e achará pastagem”.

Jesus está falando: Aquele que experimenta os benefícios de se passar pela porta, agora deve sair por ela.

Esse sair é com um propósito. Tem o “vinde”, mas tem também o “ide”. Então, sobre a porta, encontramos uma placa onde está escrito assim, para quem vê de fora: “vinde” e para quem vê de dentro, a placa diz: “ide”. Porque Jesus disse, lemos em Mt 28.19: “Ide, portanto, fazei discípulos”.

Mas Jesus não parou nesse ponto, Ele acrescentou: “E achará pastagem”. Isso significa que a provisão de Deus nunca vai faltar para aquele que entrou pela porta.

Isso lembra o Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Eu entrei por Ele, estou dentro e posso sair para pregar o evangelho, sair para fazer discípulos, que, onde quer que eu esteja, sempre vou achar pastagem, terei alimento e refrigério de Deus para a minha vida. Aleluia!

Se você já entrou pela porta, se você já atendeu ao “vinde”, você tem também observado o “ide”?

 

Conclusão

Amados, Jesus é a porta para uma vida abençoada. Aquele que recebe Jesus, é como alguém que entra pela porta e encontra a vida abundante e segura.

Você está do lado de dentro, irmão? Então agora, tem o sair. Tem o convidar pessoas para Jesus, tem o fazer discípulos, tem o discipulado.

Não guarde o reino de Deus apenas para você. Deus tem outras pessoas que Ele chama para a salvação.

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page